Antes exclusivo do PlayStation 4, Horizon: Zero Dawn terá uma nova casa. Título será transportado para o PC para aumentar o mercado da empresa.

Em mundo competitivo como é o mercado dos jogos eletrônicos, qualquer passo é friamente calculado. Sony e Nintendo, cada uma de sua forma, mantém sua própria lista dos chamados exclusivos. Tradicionalmente, são jogos produzidos por suas subsidiárias que serão lançados unicamente para seus consoles. Ou então estas empresas pagam para que terceirizadas façam o jogo, porém com a garantia de fidelidade eterna. Contudo, este mercado foi pego com surpresa com a núncio oriundo da própria Sony. A gigante japonesa confirmou, numa passe inusitado que Horizon: Zero Dawn deixará de ser exclusivo da casa PlayStation. Sendo anunciado uma versão para o PC, que chegará no ano de 2020, e que já conta com uma prévia no Steam, o sistema de compras da Valve.

A confirmação se deu por meio de Hermen Hulst, presidente mundial da marca PlayStation. Segundo o mesmo, Horizon: Zero Dawn é um dos jogos Triplo A que se encaixam perfeitamente na jogabilidade de um PC. E como seu lançamento ocorreu em 2017, trata-se de uma forma de alargar o mercado consumidor da Sony. Afinal, a ideia de levar o jogo para outros consoles é a introdução de novos jogadores para o mundo da marca PlayStation. Vale destacar que, mesmo não desta forma, a Nintendo vem fazendo o mesmo com aplicativos de celular. Já foram lançados franquias como Mario, Mario Kart, Pokémon e Fire Emblem para dispositivos móveis. Mesmo que todos estes sejam na verdade experimentos que induzam os possíveis jogadores a conhecerem as franquias. Parece que é o mesmo caminho que a Sony vem a percorrer.

horizon-zero-dawn

No entanto, o caminho não será de porteira aberta. A missão da Sony, nas palavras de Hulst, não é de produzir jogos concomitantes para PC e para os consoles PlayStation. A empresa ainda mantém o foco em seus dispositivos dedicados. Essa mudança de cenário da Sony vai de encontro a estruturação que a empresa teve mais recentemente. O próprio Hulst, que anteriormente era Chefe da Guerrilla Games (estúdio de Horizon) assumiu a presidente da Worldwide Studios. Braço dos softwares da marca. Seu antecessor, Shuhei Yoshida se manteve na empresa, porém no setor destinada aos jogos indies e o trabalho com estes desenvolvedores.

Horizon: Zero Dawn, lançado originalmente para PlayStation 4 em 2017 não tem data para a sua versão PC. Nem mesmo maiores detalhes, como a configuração do computador, assim como as DLC’s já lançadas. A estimativa é que o título chegue por volta do segundo semestre de 2020. Ganhador de uma ampla variável de prêmios no ano em que foi lançado, Horizon se destacava como uma exclusividade da biblioteca da Sony. Agora, em busca de aumentar seu mercado consumidor, a expansão para outras plataformas está no radar da Sony. Se entretanto, o consumidor possuir o PlayStation 4, pode comprar o título disponível na loja da Sony. No Brasil, o título se encontra por R$ 79,90 e pesando quase 50GB.

Fonte: Mundo Bignada, Games Industry.

#Games, #Curiosidades

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.