Chegando a quase 20 km por hora, a Mamba Negra é uma máquina. Rápida, astuta e mortal. Não por menos, na África, onde habita é conhecida por dar o Beijo da Morte.

O mundo selvagem guarda diversos segredos. Você poderia até não acreditar, mas agora sabe que o Hipopótamo não tem nada de pacato. Sendo uma das espécies mais violentas encontradas na África. Contudo, nem sempre o tamanho espelha o real perigo de algumas criaturas, e ainda no continente africado, tanto a água, quanto a terra e as árvores podem esconder animais peçonhentos e mortais. Um dos maiores exemplos sem dúvida é a serpente mais rápida do mundo. Provavelmente, se você viu o filme Kill Bill de Quentin Tarantino notou que estamos falando do apelido de Bellatrix Kiddo. A Mamba Negra. Esta serpente, mesmo não sendo a mais mortal do mundo conta com um veneno neurotóxico poderoso. E que se não combatido a tempo pode levar um homem a morte. Esguia, ela detém o título de mais rápida pois pode chegar a impressionantes 20 km por hora.

No entanto, da mesma forma que a Mamba Negra é cercada de mistérios, nem tudo vai para o senso comum. Seu nome poderia indicar que tal serpente tem a coloração negra. Mas tal situação é errada. E o nome se deve a parte de dentro da boca do animal, este sim negro. O corpo da cobra normalmente é encontrado em cores de metal ou verde. Raros são os espécimes completamente negros. Além disso, mesmo violenta, não tem a primazia de atacar os humanos por qualquer motivo. Seus sentidos conseguem detectar qualquer pessoa em um raio de quarenta metros. Assim, ela prefere se esconder embaixo de pedras e troncos de árvores. Se por ventura ela se sinta ameaçada, então não haverá dúvida de que ela usará todo o corpo e o veneno para atacar.

mamba-negra-01

Sendo também uma das maiores serpentes venenosas, a Mamba Negra pode chegar aos quatro metros de comprimento. Assim, fazendo com que seu corpo possa propulsionar e inocular veneno até mesmo em áreas como o rosto e o pescoço de um ser humano. Se de fato for confrontada, quaisquer movimentos abruptos podem originar uma reação em cadeia da cobra. Que inoculará veneno em várias e rápidas mordidas. Diferente de outros venenos que causam necrose na região afetada, o neurotóxico da Mamba Negra não tem este efeito. Além disso, ele também não tem efeito de destruição das células do sangue. Contudo, outros sintomas igualmente terríveis podem ser encontradas, sendo seu início cerca de 10 minutos depois do ataque. Sabor metálico, vertigem, visão turva, dificuldades em engolir e de respirar são os mais simples.

Há ainda a possibilidade de ocorrer dor abdominal, paralisia em partes do corpo, vômito e náusea, diarreia, sudorese e perda de consciência. Por fim, após 45 minutos sem ter a administração de um antídoto para o veneno, o corpo entra em parada respiratória. Mesmo sendo temida, a tendência é de que a serpente não se envolva em conflitos com seres humanos. Mas inevitavelmente, alguns entram em seu território, momento em que seu instinto como animal peçonhento surge. A Mamba Negra tem algumas particularidades, além de seu veneno e a coloração de sua boca. Além de terrestres, elas são arborículas, excelentes escaladoras. Não por menos, nas horas do dia, para se aquecerem, costumam ficar nos galhos mais altos das árvores.

 mamba-negra-02

Sua memória parece ser igualmente poderosa, pois sendo diurnas, podem ir a longas distâncias para caçar, normalmente roedores, mas retornam para o seu ninho á noite para dormir. A questão de ser mais jovem ou não pouco importa para as cobras dessa espécie. Desde pequenas, elas possuem veneno o suficiente para matar um ser humano, e sendo assim, todo cuidado é pouco. Sejam com cobras mais velhas ou com as mais jovens. Nada disso importa, pois se for viajar para a África, faça de tudo para não encontrar uma Mamba Negra. Se acaso não tiver essa sorte, a única coisa que qualquer um pode aconselhar é que encontre atendimento o mais rápido possível, pois sem socorro, a mordida desta cobra é fatal.

Fonte: Wikipédia e Megacurioso.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.