No meio da pandemia de Coronavírus, Jair Bolsonaro parece viver em outra realidade. Uma realidade irresponsável para um Chefe de Estado.

Para quem acompanha o Guariento Portal, sabe que normalmente falamos de curiosidades em geral. Vez ou outra, é possível encontrar análises de séries, filmes e jogos, dicas de software e algumas verdades sobre o reino animal. Contudo, visto o desencadear de certas situações, não é possível ficar quieto acerca de acontecimentos que diretamente impactam não só a vida de uma pessoa. Mas também da sociedade. Todos já devem ter conhecimento da pandemia que cerca o mundo através da cepa do Coronavírus. Originário de Wuhan, na China, o patógeno já se espalhou para o mundo. A Europa por exemplo, vive o contraditório de fechar suas fronteiras em uma região de União Européia. Governos vem fazendo indicações técnicas para que a população não se aglomere. No Brasil, a exemplo do Presidente da República, Jair Bolsonaro, vivemos em uma outra realidade. De irresponsabilidade.

Vejam só; os órgãos técnicos do Ministério da Saúde dizem o seguinte. Aconselhamos que a população não se envolva em aglomerações. Como o vírus é transmitido através de espirros e gotículas pelo ar, tal orientação faz sentido. Contudo, parece que parte da sociedade ainda não entende. Ou pelo menos finge não entender. Praias cariocas estavam lotadas, e as manifestações a favor do Presidente da República também. Espanta acreditar que, no meio de uma reação pandêmica com respostas mundiais de quarentena, parte dos brasileiros simplesmente deram as costas para o que diz o Ministério da Saúde. No entanto, isso se torna ainda pior quando o próprio Presidente da República, que deveria coordenar através de um Gabinete a situação que está por vir, simplesmente vai agraciar as manifestações em Brasília.

bolsonaro-coronavirus-irresponsavel

O cúmulo da contradição está presente. Dias antes, o Presidente, num ato que pelo visto não foi de sua cabeça. Mas de seus assessores foi até a TV pedir para que a população não se aglomere. No Domingo do dia 15 de Março, data da manifestação, ele faz completamente o oposto. Membros da comitiva, que já somam onze, do Presidente que foram aos Estados Unidos foram diagnosticados com Coronavírus. Mas isso parece não incomodar o mandatário da República. Em entrevista a CNN Brasil, nova emissora de jornalismo no país, Jair Bolsonaro chamou de histeria a questão da pandemia contra o Coronavírus. Seus argumentos são o oposto do seu Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Que ontem, no mesmo canal, defendeu o Sistema Único de Saúde e que a população siga a risca as orientações do Ministério da Saúde.

Exemplos de como a pandemia foi controlada não faltam. Assim como exemplos de como nações demoraram em agir e transformaram-se em situações caóticas. A China e a Coréia do Sul são apontadas como exemplos. As duras medidas de restrição no comércio e na livre movimentação de pessoas impostas por Seul e Pequim são visíveis. A diminuição drástica da curva de infectados. Tais providência não indicam que a comunidade não vá pegar a doença. Porém, ela diminui o afogamento do sistemas nacionais de saúde. Do outro lado, mesmo com as medidas de Roma e Madrid, Itália e Espanha parecem se encontrar em um pesadelo. Não promoveram as medidas a tempo, e agora buscam compensar o tempo com medidas ainda mais restritivas.

bolsonaro-coronavirus-irresponsavel

No Brasil, o quinto país do mundo em termos de habitantes, não existe sistema de saúde que suporte uma alta demanda. E Bolsonaro, assim como seus manifestantes não se importam com isso. Uma clara demonstração de que o Presidente joga contra a saúde pública, doa a quem doer. É mais do que qualquer obra do surrealismo imaginar que no meio de Chefes de Estado que buscam um alinhamento para conter esta pandemia. O Presidente da República do Brasil se mostre inerte. Ou melhor, contrário a medida de seu corpo técnico. Uma afronta completa a Saúde pública. De fato, o Brasil carece de uma figura de um Chefe de Estado e de Governo eficiente.

Estamos em um momento em que a figura máxima brinca com o perigo, não aceita as recomendações técnicas e mais, pode ser contestado através de ameaça a saúde pública. Crime segundo as normas do direito brasileiro. Então, como pedir a população para que fique em casa, e que vem desobedecendo ordens e recomendações se nem mesmo o Presidente da República o respeita? Não se trata de uma histeria coletiva, basta ver os números mundo afora. A pandemia de Coronavírus impactará na economia, na vida e na sociedade mundial. Mas Bolsonaro ainda vive em seu mundo de fantasia, onde tudo está contra ele. Resta então a pergunta; a irresponsabilidade de Jair Bolsonaro e seus seguidores custarão, mais cedo ou mais tarde quanto ao Sistema Único de Saúde do Brasil?

Observação: Como o Guariento Portal é composto de duas pessoas, é importante destacar que este Artigo não expressa a opinião da equipe. Trata-se de uma argumentação pessoal de seu escritor.

6 comentários »

  1. Serio, até ia fazer um comentário mais elaborado, mas quando a pessoa não quer entender não adianta…deixa o cara governar, pais de merda esse que tem que voltar pro PT e virar uma Venezuela mesmo, para alguns jumentos morrerem de fome.

    Curtir

    • Então Sr. Arno, ninguém está proibindo o Presidente de trabalhar. Pelo contrário, acho fundamental que ele trabalhe. Afinal, Merkel já está tomando providências, Boris Johson, Macron, Trump, todos eles, seja fechando fronteiras ou ordenando que fiquem em casa. Ontem mesmo, nações da América do Sul se reuniram em vídeo conferência. Eram presidentes. Sabe quem não foi? Bolsonaro. Mandou o Ministro das Relações Exteriores.
      E infelizmente, não adianta falar que as reformas estruturantes vão adiantar de imediato pois não vão. Elas são para longo prazo. Agora, do meu ponto de vista o ideal é fechas as fronteiras e ordenar a quarentena como vem fazendo Itália e Espanha. Mas para isso o Presidente tem que se comprometer, e não falar que é histeria…
      Mas, eu não sou o Presidente, é ele. Então ficamos nas mãos de seu grupo e de sua competência, ou não…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.