Análise de Game Dev Tycoon (Android)

Produzido pela Greenheart Studios, Game Dev Tycoon é um jogo singular. Bom, bonito e barato. Entre na mente de um magnata do mundo dos jogos e sobreviva produzindo os melhores títulos do mundo.

Jogos de simulação são comuns no mercado do entretenimento eletrônico. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de simuladores de zoológicos, simuladores de parque de diversões. Também temos outros mais exóticos como Universe Sandbox 2, simulador de Universo, e também Thief Simulator, simulador de roubo. Nesta infinidade, surge mais uma curiosidade. Produzido pela Greenheart Studios, temos Game Dev Tycoon, disponíveis para diversas plataformas e também para aparelhos Android. Trata-se de um encontro com a história dos jogos eletrônicos, onde o jogador está na pele de um entusiasta deste mundo. Ele decide então abrir uma empresa de jogos em sua garagem. E o objetivo é levar a sua recém-empresa a outro patamar. Passando pelos consoles mais populares da história, produzindo o seu próprio triplo A e quem sabe o seu próprio console. Agora, será que essa viagem dá certo?

Para começo de conversa, Game Dev Tycoon aborda tudo que é interessante no mercado de games. No começo da década de 70, o jogador contará com versões de consoles que lembram videogames reais. As empresas existentes, como Sony e Nintendo, são chamadas de Vonny e Ninvento. Com o passar do tempo, os consoles e portáteis começam a aparecer, e cada vez mais modernos. Como realmente o é na vida real. Cabe ao jogador evoluir sua “Engine Gráfica” para produzir jogos que cada vez mais contam com excelentes pontuações. Nesse cenário, o simulador destaca que não cabe apenas cuidar de atributos técnicos como gráficos, som e motores, mas também é necessário entender como vender o seu jogo. Provavelmente, de nada adiantará você vender um software em uma plataforma que não tem tanto público. Ou que melhor, não se adapta ao estilo do seu jogo.

game-dev-tycoon-analise-01

Veja bem, as possibilidades são as mais variadas. Game Dev Tycoon conta com tipos de games, modalidades e classe etáriaa. No primeiro cenário, temos os já conhecidos como Pós-Apocalíptico, Corrida, Construção, Ovnis. No outro, temos que escolher entre seis modalidades; Ação, Aventura, Casual, Simulação, Estratégia e RPG. Já o terceiro é uma adequação ao público; se adulto, livre para todos os públicos ou para adolescentes. Cada um desses tipos contém uma forma de ser produzida. Existirão jogos que a história deverá ser dada prioridade, como é o caso do RPG. Outro os gráficos, como os jogos comuns de Ação. Outros ainda são focados para o público adulto, como os de Zumbi ou de Faroeste. Tendo cuidado com isso, em breve é possível que o jogador arrecade dinheiro para melhorar seus equipamentos, e isso gradualmente aumentará as notas de seus jogos produzidos.

Com sua evolução, é possível contratar mais pessoas para auxiliar, assim como mudar para um edifício com mais condições de trabalho. Infelizmente, da mesma forma que é possível evoluir, o jogo também mostra acontecimentos da vida real que desestabilizam sua empresa. É possível que uma empresa aleatória entre na justiça contra você por quebra de patente. Outra pode indicar mundos e fundos, mas apenas tem o intuito de roubar o seu dinheiro. A propaganda, como muitos dizem é a alma do negócio. E a apresentação dos jogos em feiras do entretenimento eletrônico, como a E3 do título não poupa dinheiro, mas pode ser uma boa jogada para elevar as vendas do seu título ou da espera pelo seu lançamento.

game-dev-tycoon-analise-01

Além disso, é interessante além de evoluir os requisitos técnicos de seu software, treinar todos os seus colaboradores. Quanto mais eles se focarem em partes do jogo, e mais atributos tiverem, mais perfeito o título será produzido. Dito de outra forma, Game Dev Tycoon permitirá que o jogador entre de forma profunda na mente de um magnata dos jogos eletrônicos. São praticamente ilimitadas as variáveis para se preocupar. Mesmo com toda essa dinâmica que parece surreal, o título tem uma jogabilidade fácil de aprender e praticamente intuitiva. Depois de escolher o que será de seu novo jogo, o jogador deverá se focar em sua produção, aumento certos atributos fundamentais para aquele estilo.

Depois, a venda e a propaganda devem ser necessárias para aumentar ainda mais a quantidade de dinheiro entrando. E claro, quando maior as notas dos críticos, melhor e mais bem visto será o seu título. Tudo fica maios tranquilo até mesmo para aqueles que não sabem inglês. Pois o título também está disponível em Português. Infelizmente, dois pontos podem ser destacados como aquém do Game Dev Tycoon produz. Em determinado momento, o estilo de simulação torna-se repetitivo demais, sem alguma novidade para que aqueça o cenário dos games. Salvo com modificações técnicas e de pessoal, o passo a passo é o mesmo sempre. Desde o seu início até o fim. O outro ponto é a dificuldade. Se de um lado, a retirada do mundo da pirataria do jogo torna a estrada para ser uma grande empresa mais fácil, quando se acrescenta essa variável o título torna-se absurdamente difícil, não existe um meio termo.

game-dev-tycoon-analise-01

Nota: 8/10. Game Dev Tycoon é um ótimo simulador para android. Com o intuito de levar o jogador para o mundo dos videogames, você produzirá um título e deve vendê-lo, se atentando para a sua qualidade. Com uma infinidade de possibilidades, e as mais variadas plataformas, cabe ao jogador escolher que rumo tomará. Um simulador de construções para PC, ou um jogo de Ação para o PlaySistem por exemplo. Participar de feiras de jogos, assim como treinar a sua equipe parece ser fundamental para que sua empresa não se perca no meio de um mercado tão competitivo. Infelizmente, a jogabilidade repetitiva e a falta de balanceamento da dificuldade prejudicam o jogo. Contudo, Game Dev Tycoon é um ótimo passatempo para Android, e agradará especialmente aqueles que conhecem o mercado de games e sua história.

Game Dev Tycoon pode ser adquirido na loja digital do Google por US$ 4,99. Já para o PC, é possível comprar o título através do sistema da Valve, a Steam, por R$ 19,99. Vale lembrar que esta análise foi feita para a versão mobile do aplicativo e que na Steam, Game Dev Tycoon não conta com o idioma Português do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.