Há 70.000 anos atrás, a erupção do Monte Toba, na Indonésia, foi sem precedentes. Responsável por alterar o clima na Terra, acredita-se que esta erupção gerou um gargalo populacional na história humana. Os 10.000 homens primitivos que deram origem a humanidade são sobreviventes desta Catástrofe.

 monte-toba-erupcao-lago

Vulcões são elementos comuns nas chamadas bordas das falhas tectônicas. Mais recentemente, o Anak Krakatau, na Indonésia entrou em erupção. Esse pequeno ser (que em indonésio quer dizer filho da montanha flamejante) é recente. A antiga montanha Krakatoa explodiu em 1888, levando consigo a totalidade da ilha. Assim como gerando ondas de tsunami e alterando o clima do planeta. Contudo, se essas consequências foram drásticas, saiba que esta nem de longe foi a maior catástrofe envolvendo um vulcão. Cerca de 74 mil anos atrás, no desenvolvimento da história humana, outro vulcão na região de Sumatra, na Indonésia entrou em erupção. Era o Monte Toba. Seria o suficiente para mudar toda a história do ser humano na Terra. E quase extinguir a humanidade ainda em evolução.

Com preguiça de ler toda a notícia? Então, aqui vai um resumo:

  • O Monte Toba é um supervulcão que existe na Ilha de Sumatra, na Indonésia. Cerca de 70.000 anos atrás, ele foi o responsável pela maior erupção vulcânica em 25 milhões de anos. Seu Índice de Explosividade foi máximo, atingindo o Nível 8.
  • Resquícios da grande atividade vulcânica e do inverno que se procedeu são encontrados ao redor do Índico, no Mar da China e em gelos eternos da Groenlândia.
  • Com a mudança nos padrões de clima da Terra, os seres humanos primitivos sofreram. Uma espécie de gargalo populacional levou com que este grupo chegasse a ter cerca de 1.000 ou 10.000 indivíduos.

Voltando na história da Terra, vamos para o período de mais ou menos setenta mil anos atrás. Nessa época, os seres humanos ainda se reuniam de maneira arcaica, e a Terra tinha divisões de hominídios. Enquanto na região da atual África estaria os homens primitivos, em outras áreas existiam por exemplos os Neanderthais e os Floresiensis. Tudo caminhava tranquilamente na história evolutiva da Terra, até que do outro lado do globo, na Ilha de Sumatra, o Monte Toba começou a expelir lava. A título de comparação, a erupção foi tão forte que em termos de massa foi 100 vezes mais forte que a do Monte Tambora, também na Indonésia. Esse último, quando explodiu em 1815, foi responsável por criar o Ano sem Verão e mudar de forma drástica o clima na Terra. Foi a maior explosão que a Terra tinha visto em cerca de 25 milhões de anos.

[…] A erupção do Monte Toba foi classificada como Nível 8 no Índice de Explosividade Vulcânica. Ganhando a titularidade de Mega Colossal […]

Cientificamente, a erupção do Monte Toba foi classificada como Nível 8 no Índice de Explosividade Vulcânica. Ganhando a titularidade de Mega Colossal, a mesma que tem como precedente a última erupção do gigante Yellowstone. O Krakatoa original ficou em Nível 6 e o Tambora em Nível 7. Mesmo que não exista nenhum escrito alertando sobre esta gigantesca erupção, o ambiente foi capaz de mostrar provas do que realmente ocorreu. Gelos da Groenlândia marcavam uma anomalia na temperatura, ligada a emissão de gases que acobertavam os raios solares. Anéis de árvore também indicam que durante este período, a radiação solar não foi o suficiente.

monte-toba-erupcao-lago

Cerca de quinze centímetros de cinzas cobriu toda a região do Sul da Ásia. E parte de material vulcânica foi encontrado nos Mares da Arábia e da China Meridional. Ao todo, a erupção do Toba pode ter levado a uma diminuição de 3º a 5ºC na Terra. Sendo assim, impactando na biosfera como todo, chegando a criar um verdadeiro gargalo nas populações humanas. Depois deste evento, os sobreviventes da espécie humana começaram a migrar, da África para a região asiática e depois para a Oceania. Foi o início do espaçamento humano ao redor dos continentes.

Acredita-se que em nesse momento da história, os seres humanos quase foram extintos. Por meio de evidências genéticas, é compreensível dizer que todos os seres humanos que existem hoje são descendentes de uma mesma população. Que pode ter sido de 1.000 até 10.000 pessoas. A população pode ter sido quase dizimada a chegar a este número pois uma catástrofe vulcânica levou a um desastre ecológico sem precedente. Lembrando que ainda colhedores, os homens primitivos necessitam do meio ambiente para sobreviver. E, mudanças por exemplo, levando as secas ou a diminuição de chuvas trariam fome nas regiões tropicais. Porém, vale destacar que não somente os seres humanos sofreram com um Gargalo Populacional. Outros animais, como guepardos, tigres e orangotangos tiveram uma diminuição acentuada de suas populações, de forma análoga a humana.

[…] Mesmo que com algumas arestas a serem aparadas, uma espécie de consenso se abateu sobre a Teoria do Toba. Ela de fato aconteceu, e foi uma das mais poderosas erupções que a Terra já experimentou.

 monte-toba-erupcao-lago

Mesmo com todos estes dados, existem divergências acerca do que de fato aconteceu no evento do Monte Toba. Ou melhor, quais as consequências que a Teoria da Catástrofe pode implicar. Se o gelo da Groenlândia informa uma mudança no padrão de clima da Terra, o mesmo não pode se dizer de outros locais, como a Antártica. Além disso, o tempo ao qual os efeitos foram sentidos também é discutido, chegando a décadas, séculos e um milênio. Mesmo que com estas arestas a serem aparadas, uma espécie de consenso se abateu sobre a Teoria do Toba. Ela de fato aconteceu, e foi uma das mais poderosas erupções que a Terra já experimentou. Hoje, o que sobrou da montanha do Toba na verdade é um imenso lago na Ilha de Sumatra, resquícios da enorme caldeira do Monte Toba.

Curiosidades: Dentro do Lago Toba, existe uma ilha chamada Samosir. Acredita-se que ela foi criada após a erupção de setenta mil anos atrás. Samosir detém um recorde natural. É a maior ilha dentro de uma outra ilha no mundo. Mesmo com toda essa aparente calmaria, Samosir guarda algumas fumarolas do antigo Toba.    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.