Xerneas, Yveltal e Zygarde. As criaturas de Pokémon X e Y (2013) são frutos da mitologia nórdica. Os cervos do plano terreno, a águia cega que a tudo observa do topo da Yggdrasil e a serpente que rói nas profundezas da terra as raízes da árvore da vida.

Pokémon é uma série bastante conhecida, disso não há dúvida. Mas o que poucos sabem é que, de vem em quando, ou na maior parte das vezes, a ideia para uma nova criatura, uma nova região já existente. Afinal, nada se cria, tudo se copia. E falando mais especificamente sobre a região de Kalos e suas criaturas lendárias, Xerneas, Yveltal e Zygarde. Os títulos Pokémon X e Pokémon Y foram lançados em 2013 para o portátil Nintendo 3DS. Baseado na região da França, o título também viajou um pouco mais ao Norte, pois suas principais criaturas tem suas bases na mitologia nórdica.

Exatamente, a mesma tradição que conta com Thor, Odin, Hela e Surtur também é a responsável por Xerneas, Yveltal e Zygarde. A concepção de ambos pode ser imaginada com a Yggdrasil, a árvore da vida que segura os Nove Reinos. Xerneas seria o plano terreno, Midgard, no qual representa cervos que comem as folhas da árvore. Yveltal é a águia sem nome que observa tudo, é o plano celeste. Enquanto Zygarde seria a serpente dracônica Nidhogg. Representa o subterrâneo e é responsável por roer as raízes da Yggdrasil, Mas vamos por partes e falar exatamente de cada um deles, a começar pelo cervo de Pokémon X, Xerneas.

 xerneas-yveltal-zygarde-pokemon-mitologia
Xerneas, Yveltal e Zygarde. Pokémon originais de Pokémon X e Y (2013) baseados na mitologia nórdica. Nos jogos, representam respectivamente a Vida, a Morte e a Ordem.

Com preguiça de ler toda toda a matéria? Não devia. Eu sei que você gosta de mitologia nórdica, afinal está aqui não é mesmo? Mas, se mesmo assim você prefere um resumo desta pequena matéria sobre o mito por trás dos lendários originais de Kalos, a versão do mito nórdico, confira:

  • Xerneas, Yvelta e Zygarde foram apresentados pela primeira vez em Pokémon X e Y (2013) para o Nintendo 3DS. Na região baseada na França, os lendários são nórdicos. E cada um representa um plano. Xerneas é terreno, tal como um cervo. Yveltal é celeste, e observa tudo, enquanto Zygarde é a serpente das profundezas do mundo.
  • Xerneas é a personificação de quatro cervos que comem as folhas da Yggdrasil, a árvore da vida. Seus nomes são Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór. Cada um deles possui uma cor em seus chifres.
  • Yveltal é a personificação da águia cega e sem nome que mesmo assim observa os acontecimentos dos Nove Reinos. Possui um aliado, uma falcão que se comunica com um esquilo que anda por todos os lados da árvore da vida soltando fofocas para todos os outros animais. Em especial nas profundezas de Nilheim.
  • É no plano do frio e gelo de Nilfheim que está Nidhogg, a serpente dragão que rói as raízes da grande árvore. E é claro o personagem responsável pela criação de Zygarde. Sua função é de manter o equilíbrio entre o bem e o mal. Enquanto o terceiro guardião de Pokémon tenta equilibrar a vida (Xerneas) e a morte (Yveltal).

Nos jogos, Xerneas é apresentando como a reencarnação da vida. E, em sua forma ativa, seus chifres contêm diversas pedras em cores distintas. Na mitologia, não existe apenas um cervo, mas sim quatro que se alimentam das folhas da árvore da vida. Seus nomes são Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór. Cada um possui uma cor em seus chifres, variando de vermelho, azul, amarelo e violeta ou púrpura. Elas são identificados através dos escritos de Snorri Sturluson, diplomata e escritor islandês da Idade Média. Ele é o responsável pela Edda em Prosa, principal escrito da mitologia nórdica. A representação de significado dos cervos ainda permanece um mistério.

xerneas-yveltal-zygarde-pokemon-mitologia
Xerneas como apresentado no trailer de apresentação de Pokémon X e Y (2013).

Do lado de Yveltal e o protagonista de Pokémon Y temos uma água que não tem nome. Sua guarida é no mais alto de Yggrasil, observando o que acontece com todos os Nove Reinos. Uma peculiaridade é que, embora não tenha nome, ela é cega. Isso pode ser verificado com a coloração dos olhos do Pokémon. A águia é responsável por assoprar ventos fortes, mas diferentes do que supõe o jogo da Game Freak, ela não tem o prelúdio de ser o significado da morte, diferente de Yveltal. A água tem como aliado um falcão, chamado Veðrfölnir e é este quem fica falando com o esquilo que anda por todos os lados da árvore, Ratatosk.

Ratatosk definitivamente é aquele que passa as informações de um lado para o outro. Assim que conversa com Veðrfölnir ele desce até as profundezas de Yggdrasil, em Nilfheim. Roendo as raízes está o dragão Nidhogg, que é a base para o terceiro lendário de Pokémon X e Y, Zygarde. O significado de seu nome é um tanto afirmativo, “o Percursor da Malícia” e sua função é manter o equilíbrio entre o bem e o mal. Afinal, ele é o responsável por devorar os cadáveres de assassinos e pessoas más. Mesmo depois do Ragnarok, Nidhogg seria uma das poucas criaturas sobreviventes, justamente por sua função primordial de assegurar o equilíbrio. Na série Pokémon, Zygarde é conhecido como o Pokémon que equilibra a natureza, a vida (Xerneas) e a morte (Yveltal).

xerneas yveltal zygarde pokemon mitologia
Arte representando o encontro de Yveltal, a Morte, e Xerneas, a Vida. Fruto da mitologia nórdica.

Sendo assim, a tríade que representa a vida e a morte em Pokémon X e Y até pode também ser identificado com conceitos hindus. Como é o caso da trimúrti indiana de Shiva, Brahma e Vishnu. Contudo, o uso dos animais e suas similaridades com a mitologia nórdica é bastante evidente. Mesmo que com algumas licenças poéticas para o mundo das criaturas de bolso. Xerneas, o percurssor da vida é a representação dos quatro cervos terrenos. Yveltal é a águia sem nome e cega que a tudo observa no topo da Yggdrasil. Já Zygarde, a serpente do equilíbrio provém de Nidhogg, cujo papel é manter o equilíbrio entre o bem e o mal. Quem disse que no fim das contas Pokémon também não é cultura…

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.