Groudon é a criatura que controla as terras emersas em Hoenn, continente de Pokémon. Contudo, a criatura é baseada em Behemoth, um monstro terreno encontrado na mitologia judaica. Seu rival mortal é uma fera das águas, Leviatã, tal como Kyogre na franquia da Game Freak.

Groudon e Behemoth. Quando se cria uma franquia de sucesso, imaginação é que o não pode faltar. Porém, isso não quer dizer que não se pode pegar emprestado de algum lugar. A Nintendo e a Game Freak sabem muito bem disso. Em Pokémon, a segunda franquia mais rentável da companhia, a mitologia é ponto de partida pra quase tudo. Seja do Japão, da China, da Europa e da América, contos históricos e personagens são bases para a criação dos monstros de bolso. Em Hoenn em especial, uma criatura bíblica foi o barro inicial para a criação de Groudon, o lendário terreno. Senhor dos Continentes, a tradição judaica tem um personagem similar.
 
Trata-se de Behemoth. Chamado também de Bahamut em sua versão árabe, a criatura é colocada como uma criação divina. Seu propósito, na versão judaico ortodoxa é de ser o eterno rival de Leviatã, outra criatura, desta vez o Senhor dos Mares. Nesse conflito de proporções épicas, seu criador um dia lhe pedirá para que mate Leviatã, e Behemoth o fará, também padecendo no processo. Mesmo assim, ele terá cumprido o seu propósito, e será agraciado por isto. Em termos de características, Behemoth é mencionado no Livro de Jó. Suas características mesclam uma grande criatura herbívora, uma vez dado a passagem de que “come erva como boi”.
 
groudon-behemoth-05
Groudon em sua forma Primal disponível em Pokémon Omega Ruby (2014) para o Nintendo 3DS.

Com preguiça de ler toda toda a matéria? Não devia. Eu sei que você gosta de Pokémon, afinal está aqui não é mesmo? E outra, essa curiosidade é bem pequena. Contudo, se você quer saber um resumo sobre Groudon e sua versão mítica, Behemoth, confira:

  • Groudon é a estrela de Pokémon Ruby e Omega Ruby, jogos da franquia Pokémon que se passam no continente de Hoenn. Senhor das Terras Emersas, Groudon é uma espécie de dragão ou dinossauro que adormece dentro de um vulcão. Seu poder é capaz de secar os oceanos e aumentar a quantidade de terras.
  • De forma similar ao Pokémon, a criatura Behemoth é descrita como um monstro ctônico. Um animal que Deus criou como um rival de uma fera marinha, Leviatã. No fim, Behemoth estaria destinado a morrer e destruir Leviatã em uma luta colossal, tal como Groudon e Kyogre fazem na maior parte dos jogos disponíveis em sua região.

Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada. Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano.

groudon-behemoth-04.
Groudon e Kyogre em sua batalha titânica entre a Terra e a Água. O mito que deu origem a essas criaturas ocorre na mitologia judaica, com Behemoth e Leviatã.
Pela descrição, Behemoth poderia ser na verdade um boi, um búfalo, até mesmo um hipopótamo. Uma vez que todos se encaixariam nas características apresentadas no Livro de Jó. Até mesmo um saurópode – isso mesmo, um dinossauro – pode se encaixar. Fato é que este último exemplo foi o utilizado para a criação de Groudon. Na região de Hoenn, apresentada em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, Groudon é descrito como o guardião da Terra. Sua contra parte é Kyogre, o guardião dos oceanos. Em determinado momento da jornada, Groudon e Kyogre, por serem forças opostas desencadeiam um cataclismo mundial. Somente a força de Rayquaza, um terceiro elemento pode acalmar o coração destas duas criaturas. Que pode levar ao desolamento da terra ou sua inundação completa.
 
Essa “luta”, embora seja implícita na Bíblia, ocorre de fato em livros ditos apócrifos. O Livro de Enoque, datado do século II da Era Cristã detalha Behemoth como o monstro invencível da terra (tal como Groudon). Leviatã, a serpente primordial do mar (tal como Kyogre, embora este seja uma baleia). E por fim, Ziz, a fera primordial do Céu (tal como Rayquaza). As moradas destas criaturas titânicas também são similares. Leviatã moraria no Abismo, que pode ser lido também como o fundo do mar. Behemoth vive em um deserto praticamente invisível a leste do Jardim do Éden. Já Ziz não tem morada, sua presença é vista na camada de ozônio da atmosfera terrestre.
 
groudon-behemoth-06
Groudon em sua versão Primal apresentado na animação Pokémon Origins. Ao lado, versão Mega de Rayquaza. Ambos são encontrados em Pokémon Omega Ruby de 2014, e são as personificações de Behemoth e Ziz.
Na Hagadá, chamada de “Narração” e usada durante os eventos da Páscoa na cultura judaica, Behemoth é mais uma vez destacado. Conta-se que sua força atinge o ápice durante o solstício de verão, o ponto alto do Sol. Nesta época, Behemoth soltaria um estrondoso rugido que todos os animais terrestres escutariam e tremeriam de medo. Porém, esse rugido serviria para acalmar os ânimos de toda a fauna, por um ano.
 
Os animais mais dóceis conseguiriam viver longe dos animais mais selvagens. Se, por acaso o rugido desta criatura não fosse produzido em 21 de Junho, data do solstício, os animais se tornariam mais selvagens e ferozes. Dito tudo isso, o titã da Terra do Trio do Clima é uma perfeita releitura da criatura bíblica. Da mesma forma que seus pares, Kyogre e Rayquaza. Você que achou que Pokémon era só um jogo, pois bem, ele também é cultura minha gente!
 

Quer saber mais curiosidades sobre Pokémon Sword e Shield ou sobre a franquia Pokémon?

Então, saiba que cada uma dessas versões do Nintendo Switch tem seus Pokémon Exclusivos.

Pokémon já foi completamente banido na Arábia Saudita.

Na antiga região de Kalos, baseada na França, temos o contato da franquia com a Mitologia Nórdica. Os lendários Xerneas, Yveltal e Zygarde são representações de histórias dos antigos povos nórdicos.

Tem ainda um Nintendo 3DS, então é bom você ver a nossa análise de Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, os últimos da franquia principal para a plataforma.

E de Mitologia? Aqui no Guariento Portal também falamos de diversas mitologias. Temos um especial de Mitologia Nórdica, que você pode conferir, além dos Pokémon ali acima da região de Kalos, temos também.

Você conhece Hela ou Surtur? São criaturas que a Marvel adora usar em suas animações e quadrinhos. Mas eles tem suas próprias histórias na mitologia nórdica.

Cavaleiros do Zodíaco também usou os segredos do povo do Norte. Pelo menos na Saga de Asgard, um “filler” muito bem feito que coloca os Cavaleiros de Bronze contra os lendários Guerreiros Deuses.

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.