A SEGUNDA CHANCE
Apesar de a recepção ser abaixo do esperado do primeiro título, o extinto Japan Studios da Sony, responsável por Astro’s Playroom (2020) e The Last Guardian (2016) não desistiu de Knack e decidiu que a sua sequência ia aprimorar vários pontos do primeiro jogo, trazendo assim, uma experiência melhor! Mas, será que conseguiram?! Lançado em 05/09/17, sendo desenvolvido pela Japan Studios e publicado pela Sony exclusivamente para PlayStation 4. Trata-se de um jogo de ação e aventura, com muitas plataformas, câmera em terceira pessoa e um mapa linear.
UMA CIDADE EM COLAPSO:
Knack 2 começa com uma recapitulação dos acontecimentos do primeiro jogo, contada por Lucas, o ajudante e o doutor. Aqui nós vemos que Knack se tornou um herói amado por todos. Após salvar o mundo, o pessoal de New Heaven vivia em paz! Até que a cena corta para os dias atuais, onde vemos Lucas dizendo que causou a destruição da cidade e Knack precisa salvar todo mundo, novamente! E é assim, no meio de uma cidade atacada por robôs, que o jogo começa!
KNACK LUTADOR:
Primeiramente, vamos ao combate de Knack 2 e, como sempre, vou falar somente o que mudou. Para começar, os golpes especiais super poderosos foram retirados completamente. Lembra que tínhamos várias barras de energia solar? Pois é, agora só temos uma! E essa energia serve como um escudo para o Knack ao invés de munição para os ataques. Eu senti falta dos ataques de apelo para me salvar dos problemas. Mas, com o tempo, você se acostuma.
Além disso, foram adicionados os movimentos de chute (e chute voador), que são bem úteis, uma capacidade de se defender e dar parry, e a possibilidade de planar para ajudar durante os momentos de plataforma! Outro detalhe legal é que o Knack está mais leve do que antes (lembra que reclamei disso?) e, por isso, o combate fica mais fluído de forma geral e isso é ótimo! Deixando a gameplay mais viciante do que o anterior!
A CLÁSSICA ÁRVORE DE HABILIDADES:
Juntamente com as adições diretas aos movimentos, nós também temos ataques que podem ser executados segurando bolinha, quadrado ou triângulo e todos são liberados no decorrer da campanha e são muito bem importantes (use e abuse de todos eles!). Por último, mas não menos importante, Knack 2 trouxe uma árvore de habilidades. Agora, todos os inimigos derrotados concedem experiência e podemos usar esses pontos na árvore e essa árvore tem habilidades que vão facilitar bastante as lutas! A que eu mais gostei foi uma que faz o Knack dar dano nos inimigos enquanto esquiva! Mas temos as clássicas que aumentam dano, velocidade e área dos ataques. São quatro árvores que vão sendo liberadas a medida que progredimos na árvore anterior.
VERSATILIDADE NAS FORMAS:
Agora, um aspecto que para mim foi excelente em Knack 2 é a capacidade de mudarmos de forma sempre que quisermos! Ao apertar R1, você pode diminuir ou aumentar de tamanho e isso é genial! Graças a essa função, nós podemos passar por lugares apertados para achar itens, progredir no cenário e até desviar dos ataques inimigos! Inclusive, é bom ressaltar que em Knack 2, nós vamos diminuindo de tamanho à medida que levamos dano. Porém, se você esperar um pouco, as peças voltam automaticamente para o Knack e seu HP é recuperado! Ou seja, se estiver morrendo, você pode começar a fugir da luta até que suas peças voltem! Não tem nada de covarde em ter cautela!
A MELHORIA DOS CHEFÕES:
Em seguida, vamos ao que podemos encontrar no mapa. Knack 2, apesar de seguir o mesmo conceito do primeiro jogo, acaba trazendo suas diferenças. Os inimigos seguem sendo bem variados até o final. Porém, as batalhas de chefão melhoraram muito! E isso inclui a batalha final, que é bem mais divertida e a gente se sente poderosíssimo! Claro que tudo é potencializado por um combate melhor e mais fluido. Mas, ainda assim, a evolução é nítida no design das batalhas!
Outro ponto são os colecionáveis. Temos os aparelhos e as pedras preciosas retornando, ambos com as mesmas funções. A diferença é que em Knack 2 eu consegui equipar mais aparelhos do que antes. Mas seus efeitos seguem sendo úteis. Todavia, agora eles usam a função de encolher do Knack para que a gente possa encontrar segredos no mapa! Muitas peças, e caixas de experiência, estão escondidas em buracos ou passagens que só o Knack pequeno pode alcançar! E isso é muito legal!
O SUPER CRISTAL:
É bom ressaltar que aqui o mapa segue tão variado quanto antes. Temos ainda florestas e cavernas com gelo, mas também temos cidades, minas e fábricas! Para fechar, quero comentar que em algumas batalhas nós podemos encontrar um super cristal que, ao ser quebrado, deixa o Knack invencível e recuperar totalmente seu escudo! Sempre que esse cristal aparecer, use-o! Além disso, agora nós temos vários puzzles espalhados pelo mapa (coisa que faltou no primeiro jogo) e todos são bem divertidos. Ou seja, além dos momentos de plataforma bem mais presentes, temos também que resolver alguns enigmas durante a campanha. Eu, particularmente, adorei essas adições e deixou a exploração, de que eu já gostava, ainda melhor!
A AMIZADE COM OS MONGES:
Logo depois, vamos à história e aqui Knack 2 fez uma coisa que eu adoro: expandiu o universo! Depois de um passeio na cidade sendo atacada, nós voltamos no tempo e seguimos a história de trás para frente. A questão é que os goblins retornaram e temos que descobrir o que está motivando eles. Para isso, fazemos amizade com um grupo de monges, liderado por Xander. Ele e sua fiel escudeira Ava, decidem ajudar a gente a derrotar os novos inimigos, os Altos Goblins, que eram temidos na época das guerras de cristal, anos atrás! Então, com essa união formada, podemos derrotar os goblins de uma vez por todas!
Knack 2 traz novos personagens interessantes (eu adorei a Ava), conta mais sobre o passado desse mundo e ainda traz um conflito ainda mais interessante, com surpresas e momentos de ação muito legais! Inclusive, algumas ceninhas contam com quick time events, deixando as ações de Knack ainda mais radicais! A Japan tentou trazer uma campanha mais cinematográfica e conseguiu!
UMA EVOLUÇÃO NATURAL:
Por fim, temos o lado técnico de Knack 2. No quesito gráfico, nós temos uma clara evolução! E isso vale até para a física. As relíquias de Knack são mais impressionantes e possuem uma física própria! Além disso, o design dos personagens mudou um pouco, devido à passagem de tempo na história. Mas tudo segue bem bonito! Já sobre a trilha sonora, nós temos mais uma evolução! Não temos uma música tema, mas todas as trilhas são ótimas e memoráveis! Ainda mais que antes! E eu já gostei bastante das primeiras!
PUZZLES MUITO BEM VINDOS:
Finalmente, o level design! E, não tem como, a evolução aqui foi inacreditável! Além dos puzzles, dos momentos de plataforma divertidos e da possibilidade de encontrar segredos graças ao mini Knack, o jogo ainda traz variações de gameplay muito bem-vindas! Knack 2 conta com momentos stealth, ou seja, onde controlamos tanques, robôs gigantes e até voamos em um avião atirando em tudo! Realmente, a progressão desse jogo é muito melhor que a anterior e foi um acerto muito grande da Japan Studios! O level design foi, sem dúvidas, o aspecto de que mais gostei! E, como esperado, o coliseu e o modo tempo retornam! Com as mesmas funções de antes! Além disso, é possível zerar ele jogando de dois!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Knack 2 evoluiu tudo que foi apresentado no primeiro! Teve gráficos, trilha sonora, level design, combate, história, exploração, progressão, inimigos, tudo aprimorado! Fazendo com que ele seja, de fato, o melhor Knack! Com uma campanha que pode ser completada em 12 horas, podendo chegar até 19 para fazer tudo, ele é um jogo obrigatório para quem gostou do primeiro!
Números
Knack 2
Knack 2 pegou tudo que deu certo e expandiu. Trouxe um combate melhor, um level design ainda mais criativo, trilha sonora e gráficos melhorados e uma história expandida!
PRÓS
- Combate e movimentação mais dinâmicas
- Gráficos mais bonitos
- Trilha sonora mais legal
- Level design mais criativo
- Expansão do universo
- História mais interessante