Que a Cronologia da franquia The Legend of Zelda é um espaço conturbado e fértil para teorias todo mundo sabe. Porém, isso foi parcialmente “arrumado” com a publicação do livro Hyrule História, que publicou uma cronologia dita oficial até aquele momento. E, embora cada um tenha sua função, fato é que o game The Legend of Zelda: Ocarina of Time tenha uma importância fundamental pois graças ao seu enredo, a história do Herói é dividida em três linhas do tempo. Em uma delas é quando o Herói cai pelas garras de Ganondorf, o Rei dos Ladrões. Assim, detendo as três partes da Triforce, a Coragem, o Poder e a Sabedoria, Ganondorf parte para o Reino Sagrado. É então que tudo se prepara para a Guerra do Aprisionamento e para A Link to the Past.
https://www.youtube.com/watch?v=wkH2zETKqws
Primeiramente, é preciso entender que para a Guerra do Aprisionamento ocorrer, Link deve morrer:
Cronologicamente falando, a vitória ou derrota de Link em Ocarina of Time pode produzir ao todo três linhas temporais. Quando o Herói cai por exemplo, temos os acontecimentos que levam imediatamente para o game The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado originalmente para o Super Nintendo. Por muitos anos, Ganondorf esteve dentro do Reino Sagrado, aprisionado pelos sábios de Ocarina of Time ao tomas as outras partes da Triforce. Isso devastou completamente o Reino, que se transformou em uma versão tenebrosa do que Hyrule seria se fosse governado por Ganondorf. Que aliás, se transformou em uma criatura de aparência suína Ganon, o Rei dos Demônios. Antes o céu que era dourado se tornou escuro pois nuvens o enegreciam. A flora foi murchando, se tornando amarronzada e as criaturas se tornando mais monstruosas. O local então se tornou o Dark World, ou o Reino das Trevas.
É esse Reino aliás, que com o Espelho Mágico o Link de A Link to the Past consegue, junto dos Portais disponíveis em Hyrule chegar até o Dark World para buscar as donzelas que estão aprisionadas em masmorras. No entanto, esses acontecimentos aconteceriam gerações após a invasão de Ganon. Até pelo fato de que moradores de Hyrule, de má índole souberam da existência deste mundo, e buscavam uma forma de encontrá-lo. Por meio de portais, eles chegavam até o Reino das Trevas e se tornavam criaturas de acordo com os seus desejos mais cruéis. Todos a serviço do Rei daquele lugar, Ganon. E aos poucos, ele foi criando seu próprio exército. Percebendo o aumento de seu contingente, Ganon esperou pacientemente até que tivesse um grupo suficiente para invadir novamente Hyrule. Lembrando que ele é desta região pelos acontecimentos do game The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Não restando alternativa e sem um Herói, só restam aos Sábios selar Ganon para conter a Guerra do Aprisionamento:
É então que temos a Guerra do Aprisionamento. Aqui, de alguma forma, Ganon consegue levar seu exército para Hyrule, uma vez seu desejo de controlá-la também. Seu um Herói, coube aos Cavaleiros de Hyrule tentar repelir a ameaça, o que durante a Batalha, o fizeram com coragem descomunal. Junto a eles, existiam Sete Sábios, daquele tempo, que não viram outra alternativa. Por mais que Ganon estivesse com o poder da Triforce e o Reino Sagrado estivesse corrompido, a melhor forma de vencer a Guerra do Aprisionamento era óbvia. Aprisionando a criatura. E assim, enquanto os Cavaleiros davam sua vida, os Sete Sábios se uniram para prender Ganon e todo o seu exército, criando um selo e restaurando a paz, pelo menos temporariamente. Pelos acontecimentos do game The Legend of Zelda: A Link to the Past, os novos sábios sempre são “descendentes” de outras figuras que foram sábios.
Com o selo construído e Ganon e todo o seu exército aprisionado no Reino das Trevas, Hyrule pode ter vencido a Guerra do Aprisionamento, porém ficou empobrecida com o conflito. O que levou tempo para a sua reconstrução. Mesmo com as vidas perdidas dos Cavaleiros, ainda assim o povo buscava a felicidade, uma vez que finalmente Ganon estava em um plano longe da existência de Hyrule. No entanto, o tempo se passa e Hyrule é atingida por enfermidades inexplicáveis. O Rei Hylian da época deu sua confiança a um feiticeiro estranho que conseguiu deter estas catástrofes, chamado de Agahnim, alter ego do próprio Ganon. Quando este rapta donzelas descendentes dos Sete Sábios e quase faz o mesmo com a Princesa Zelda, fica claro que sei intuito é trazer novamente Ganon. No entanto, há a existência de um Herói, o Link do game A Link to the Past.

Com o Hyrule História, a cronologia dos games de The Legend of Zelda ficou mais estável. Porém, há pequenas diferenças se considerar apenas o que os games falam por si só:
No entanto, como dito anteriormente, a Guerra do Aprisionamento tem suas próprias contradições. Até pelo fato de que foi com o Hyrule Historia que se compilou a linhagem cronológica da franquia. Anteriormente, o game A Link to the Past colocava o encontro de Ganon, o Rei dos Ladrões com a Triforce por acaso. Conta-se que ele, junto de outros companheiros encontraram um Portal para o Mundo Sagrado, e bem numa montanha, brilhava a Triforce, que foi tomada por este. No entanto, agregando os acontecimentos de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, na verdade, Ganondorf se torna Ganon em Hyrule, ao derrotar Link e pegar a Triforce da Coragem e também abocanhar a Triforce da Sabedoria de Zelda. Por este motivo, os Sete Sábios de Ocarina não veem escolha a não ser selar Ganon no Mundo Sagrado, que pelo poder maligno de Ganon já havia sido corrompido.
No entanto, se a parte inicial pode ter suas facetas, em ambas as narrativas Ganon se manteve como Rei do Reino das Trevas, que outrora fora o Reino Sagrado. Toda a aparência local foi completamente alterada, e as criaturas se tornavam cada vez mais monstruosa. O tempo se passou até que Ganon finalmente forjou uma nova rodada de conflitos, retornando a Hyrule e sendo confrontado por uma nova leva de Sete Sábios e de Cavaleiros de Hyrule. Esta Guerra leva ao segundo aprisionamento (segundo Ocarina of Time) e a Guerra do Aprisionamento propriamente dita pelos arquivos de The Legend of Zelda: A Link to the Past. Não importando de fato como iniciou a guerra, o importante a dizer é que a Guerra do Aprisionamento é um dos principais acontecimentos após a Queda do Herói, marcando toda a lenda de Hyrule e de seus herois.

Duvido que você não curtiu essa Lenda de The Legend of Zelda – quase rima não é mesmo? Pois saiba que temos muito mais. Se temos Lendas do Mundo Pokémon, também temos Lendas de Hyrule.
* A série The Legend of Zelda é cheia de Curiosidades. E o Guariento Portal ama falar sobre estes momentos, seja dos games e dos filmes. Então, se acaso tenha uma Curiosidade que deva ganhar um espaço neste lugar, pode mandar abaixo, nos comentários. Ou então enviar um e-mail para guarientoportal@gmail.com. Caso tenha interesse, fazemos especiais curiosos sobre outras franquias, como já o fizemos com Resident Evil, o próprio Pokémon e também uma análise e Lendas de Ecruteak e da criação de seu mundo. Quanto aos games de Zelda, obviamente temos The Legend of Zelda: Ocarina of Time, em sua versão de Nintendo 3DS, e The Legend of Zelda: Phantom Hourglass para o Nintendo DS. Pode dar aquela conferida!
* The Legend of Zelda: A Link to the Past pode ser jogado no Super Nintendo Online no Nintendo Switch. Para ter acesso, o jogador deve possuir o Nintendo Switch Online, serviço da plataforma. Os lançamentos mais recentes da franquia foram The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Majora’s Mask como remasterizações para o Nintendo 3DS. O mesmo para The Legend of Zelda: Link’s Awakening para Nintendo Switch. Também é possível dar uma jogadinha em A Link Between Worlds, continuação “quase direta” de A Link to the Past para o Nintendo 3DS. Por fim, e não menos importante, além de esperar a continuação de Breath of the Wild, é possível ao jogador também se aventurar em The Legend of Zelda: Skyward Sword. Antigo lançamento do Nintendo Wii que agora ganha uma versão remasterizada para o Nintendo Switch.