2020 já está com seus dias contados. Infelizmente, o ano sem dúvida será marcado pela contaminação e disseminação do Coronavírus. Praticamente, nenhum grupo econômico ficou ileso, sofrendo as consequências das quarentenas ao redor do mundo. Isso também se faz presente com as produtoras de jogos eletrônicos. De outra forma, 2020 foi um ano atípico no catálogo de games. Não que títulos não tenham sido publicados, porém a consistência de grandes clássicos foi sumariamente afetada pelo Home Office e o Novo Normal. Contudo, como já dito anteriormente, isso não quer dizer que não tenhamos obras primas para aproveitar nesse período. No Nintendo Switch por exemplo, tivemos lançamentos de peso que muito provavelmente mantiveram entretidos os jogadores por muito tempo. Baseando-se de maneira quase exclusiva na média de notas apresentadas do Metacritic, vejamos um especial com os quatro melhores games de 2020 lançados para o híbrido da Nintendo.
#4 – Xenoblade Chronicles: Definitive Edition – Nota 89 no Metacritic.
Começando com ninguém menos que um dos maiores RPG lançados pela Nintendo. Xenoblade, a franquia é uma criação da Monolith Soft, estúdio adquirido pela Gigante de Kyoto em 2007. Sendo a primeira etapa da franquia, o título já tinha sido lançado originalmente para o Nintendo Wii em 2010 e para o New Nintendo 3DS em 2015. Contudo, no Switch, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition consegue brilhar como ninguém. Com uma repaginada no visual, a versão de Nintendo Switch apresenta uma capítulo especial, aumentando ainda mais a longevidade de um título já conhecido por ser longo. Aliás, é possível se desviar da história principal e encontrar diversas histórias secundárias. Diante disso, também se destaca o primor visual com o mundo imersivo e colossalmente gigantesco, abrindo a necessidade de exploração de alto nível. O título aliás, está disponível na e-Shop brasileira desde o seu lançamento, em 29 de Maio de 2020.
Junte-se à luta entre homem e máquina na edição definitiva deste RPG aclamado pela crítica
Descubra as origens de Shulk enquanto ele e seus companheiros lutam contra uma ameaça mecânica aparentemente imbatível. Empunhe uma lâmina que prevê o futuro, use ataques em cadeia e posicione os membros da sua equipe cuidadosamente neste combate estratégico em tempo real, enquanto atravessa um mundo imenso. Durante o ataque de invasores mecânicos conhecidos como Mechon, Shulk descobre que ele pode acessar o poder de uma lâmina misteriosa conhecida como Monado. Com a poderosa Monado em mãos, Shulk parte para derrotar os Mechon de uma vez por todas.
Além de Mechon, você irá se deparar com criaturas dóceis e mortais. Fique de olho no que atrai a atenção de monstros para evitar conflitos indesejáveis… Ou tente acabar com um monstro superpoderoso. Selecione equipamentos, melhore as habilidades de armas e use pedras preciosas que lhe conferem vantagens para aprimorar a sua equipe enquanto avança em sua aventura. Coloque seus companheiros de confiança ao trabalho enchendo a barra de equipe para disparar um ataque em cadeia, investindo contra inimigos em uma sequência rápida!
#3 Animal Crossing: New Horizons – Nota 90 no Metacritic e Selo de Must Play.
Não existe franquia mais despretensiosa da Nintendo do que Animal Crossing. Inicialmente pensado para ser lançado em 2019, Animal Crossing: New Horizons sofreu um atraso e chegou ao Nintendo Switch apenas em 20 de Março de 2020. Dando a possibilidade de imersão completa em uma ilha, o jogador terá ao seu alcance um incrível simulador de vida com todo o carisma que a franquia já possui. Dentre suas principais qualidades está a quantidade absurda de customizações disponíveis, no qual o jogador poderá fazer o seu jogo a sua imagem. Além disso, o título pode ser considerado orgânico pois acaba induzindo o jogador a sempre retornar ao título, uma vez que o tempo passa, e as transformações, como mudanças climáticas e a partida de personagens acontecem. Logo, um dia jamais é como o outro. Não por menos, sua qualidade foi reconhecida ganhando o título de GOTY promovido pelo Japão.
Escape para a sua própria ilha paradisíaca
Escape para uma ilha deserta e crie o seu próprio paraíso enquanto explora, cria e customiza em Animal Crossing: New Horizons. A sua ilha traz uma variedade incrível de recursos naturais que podem ser usados para criar de tudo, desde objetos para o seu conforto a ferramentas. Você pode caçar insetos ao amanhecer, decorar o seu paraíso durante o dia ou desfrutar do pôr do sol na praia enquanto pesca no oceano. A hora do dia e as estações do ano correspondem à realidade, então aproveite a oportunidade de conferir a sua ilha a cada dia para encontrar novas surpresas durante o ano todo. Mostre a sua ilha utópica a seus amigos e familiares, ou faça as malas para visitar as ilhas deles. Seja jogando online* ou com amigos ao seu redor, a vida na ilha é ainda melhor quando compartilhada.
Crie a sua comunidade do zero em uma ilha deserta repleta de possibilidades.
Crie o seu refúgio particular e customize seu personagem, lar, decorações e até a paisagem.
Colete materiais para construir de tudo, desde móveis a ferramentas! Em seguida, use o que você criou para dar um toque especial à sua ilha.
Veja as horas do dia e as estações do ano se comportarem como na vida real, independentemente do seu hemisfério! Cada dia traz oportunidades para novas surpresas e descobertas
Conheça os habitantes da ilha, divirta-se com jardinagem, pesca, decoração e até busca por fósseis e muito mais.
Exiba o seu paraíso, jogando no mesmo console em um grupo de até 4 jogadores, ou jogue online ou usando a comunicação local sem fio em uma diversão para até 8 jogadores.
#2 Ori and the Will of the Wisps – Nota 93 e selo de Must Play no Metacritic.
Tempos atrás, seria impossível indicar uma certa amizade entre a Nintendo e outra gigante do mundo dos games, a Microsoft. No entanto, o tempo parece ter mudado. Assim como Cuphead e Ori and the Blind Forest, o Switch foi sortudo de ganhar a sequência deste último. Ori and the Will of the Wisps, feito pela Moon Studios, foi anunciado na E3 de 2019, e lançado primeiramente no Xbox One. Mantendo praticamente tudo o que deu certo no primeiro, Ori and the Will of the Wisps aprimora o combate e os cenários, ainda mais vibrantes e coloridos. Além do mais, destaca-se sua trilha sonora, uma das melhores do ano, assim como a história, que consegue envolver e emocionar ainda mais. Infelizmente, Ori não está disponível na e-Shop brasileira, mas pode ser comprada na e-Shop americana ou mexicana desde 17 de Setembro de 2020.
Jogue a obra-prima aclamada pela crítica.
Dos criadores de Ori and the Blind Forest, vem a tão esperada sequência, Ori and the Will of the Wisps. Embarque em uma nova aventura em um mundo vasto e exótico, onde você encontrará inimigos enormes e quebra-cabeças desafiadores em sua busca para descobrir o verdadeiro destino de Ori. Mergulhe em uma experiência narrativa feita à mão com uma narrativa profundamente emocional, ambientes incrivelmente bonitos e uma trilha sonora impressionante. Domine novas habilidades para guiar Ori por uma jornada de perigos incalculáveis usando armas, feitiços e ataques espirituais recém-adquiridos.
Utilize um sistema de fragmentos totalmente novo para energizar as novas habilidades de Ori. Enfrente chefes gigantescos e busque a ajuda de um vasto elenco de novos personagens que o ajudarão a descobrir o misterioso destino de Ori. Corra até o topo das tabelas de classificação no novo modo Spirit Trials, onde os jogadores correm, tocam, lutam e saltam para altas pontuações em desafios únicos de corrida de velocidade ao longo do jogo.
# 1 – Hades: Nota 93 e Selo de Must Play no Metacritic.
A colocação de Hades demonstra uma situação. Títulos indie podem sim superar blockbuster desde que feito de maneira primorosa. Produzido pela Supergiant Games, que criou os também ótimos Bastion e Transistor, Hades é um rogue like extremamente respeitoso e competente. Primeiramente, com uma visão isométrica, o jogador é colocado na pele de Zagreu, Príncipe do Inferno. Decidido a fugir do reino de seu pai, o então Zagreu deve procurar uma saída se aproveitando da ajuda de deuses gregos. Além de uma jogabilidade rápida e seu ritmo acelerado, que combina com sua própria trilha sonora, o que mais chama a atenção em Hades é sua criação de mundo. Diferenciado, o Inferno grego é vibrante, carismático e ao mesmo tempo desafiador. Não por menos, ele é até o presente momento, o título de 2020 mais bem avaliado desde o seu lançamento, em 17 de Setembro de 2020, assim como na Steam.
Desafie o deus dos mortos enquanto você se arrasta para fora do submundo neste rogue-like dungeon crawler dos criadores de Bastion e Transistor.
BATALHE FORA DO INFERNO:
Como o imortal Príncipe do Submundo, você empunhará os poderes e as armas míticas do Olimpo para se libertar das garras do próprio deus dos mortos, enquanto fica mais forte e desvenda mais da história a cada fuga única tentativa.
DESENCADEIE A FÚRIA DE OLYMPUS:
Os olímpicos protegem você! Conheça Zeus, Atenas, Poseidon e muitos mais, e escolha entre dezenas de Bênçãos poderosos que aumentam suas habilidades. Existem milhares de construções de personagens viáveis para descobrir conforme você avança.
SEJA AMIGO DE DEUSES, FANTASMAS E MONSTROS
Um elenco de personagens coloridos e gigantescos está esperando para conhecê-lo! Aumente seu relacionamento com eles e experimente milhares de eventos de história exclusivos enquanto aprende sobre o que realmente está em jogo para esta família grande e disfuncional.
NADA É IMPOSSÍVEL
As atualizações permanentes significam que você não precisa ser um deus para experimentar o combate emocionante e a história emocionante. Porém, se acontecer de você ser um, aumente o desafio e prepare-se para alguma ação com força total que colocará suas habilidades bem treinadas à prova.
ESTILO DE ASSINATURA DA SUPERGIANT GAMES
A apresentação rica e atmosférica e a combinação única de jogabilidade e narrativa que tem sido o núcleo dos jogos da Supergiant Games estão aqui com força total: ambientes espetaculares pintados à mão e uma trilha sonora original dão vida ao Submundo.
Ainda há lançamentos para o Nintendo Switch, e 2021 pode ser um ano “especial”:
Assim, é terminada a lista até o presente momento com os melhores títulos lançados em 2020 para o Nintendo Switch. Mesmo sendo Novembro, o ano de fato ainda não terminou, e o Nintendo Switch ainda deve receber títulos interessantes até o final do ano. Por parte da Nintendo, temos Hyrule Warriors: Age of Calamity, que pretende trazer o mundo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild de volta as telas do Switch. Inclusive, já possuindo um versão demonstrativa aberta aos jogadores. Além da Nintendo, haverá ainda o lançamento de Need for Speed: Hot Pursuit da Electronic Arts e de Immortals: Fenyx Rising da Ubisoft. Mais recentemente, a Nintendo publicou Pikmin 3 Deluxe, versão do título originalmente lançado para o Nintendo Wii U.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta lista dos principais games, e que são obrigatório para quem possui o Nintendo Switch. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você gostou dessa listagem sobre estes games, e concorda ou discorda que Xenoblade Chronicles: Definitive Edition, Animal Crossing: New Horizons, Ori and the Will of the Wisps e Hades merecem seus troféus, deve gostar do Guariento Portal. Afinal, temos um espaço dedicado ao mundo dos games. Primeiramente, é importante destacar algumas análises feitas de títulos já lançados ou com versões para Nintendo Switch, como é o caso de Limbo, Party Hard, The Flame in the Flood e Super Bomberman. Agora, se o assunto é Pokémon, um dos sobrenomes dos consoles da Nintendo, além de uma crítica de Isle of Armor, também é possível encontrar dicas de como capturar os Regis disponíveis e as Espadas da Justiça em The Crown Tundra. Vale lembrar que o pacote de expansão está disponível para Pokémon Sword e Shield, lançados em 2019 para a plataforma.