A estreia da Platinum no Switch
A Platinum Games é conhecida por fazer bons jogos que, além de um combate excelente, costumam trazer histórias envolventes. Então, Astral Chain surgiu, em 2019, como um exclusivo do novo console da Nintendo, e muita gente acabou deixando ele passar batido. Por isso, eu vim aqui não só apresentar ele para algumas pessoas, como também para mostrar o que esse jogo tem de bom, e ruim. Lançado em 30/08/19, sendo desenvolvido pela Platinum Game e publicado pela Nintendo exclusivamente para Nintendo Switch. Tratando-se de um jogo de ação e aventura, com combate hack’n slash e elementos plataforma, ambientado em um futuro cyberpunk.
A Corrente Astral.
Astral Chain começa com um homem misterioso chamado Yoseph acompanhando um experimento. Nesse experimento, nós vemos uma criatura que acaba escapando do tanque onde estava sendo mantida. Porém, os cientistas conseguem usar uma corrente astral (daí o nome do jogo) para conter essa criatura. Então, já ouvimos falar sobre o nosso personagem, que pode ser homem ou mulher, e somos mandados para a tela de criação. Depois disso, já nos vemos em alta velocidade montados em uma moto passando por um túnel. E aqui que a nossa aventura começa!
Conhecendo os Legions.
Astral Chain possui um combate com vários pequenos detalhes que, a princípio, podem parecer complicados, mas com o tempo você acaba acostumando. Nós podemos andar, correr, agachar, esquivar, usar itens durante o combate, usar o nosso Legion e controlá-lo, além de pular (com ajuda) e executar combos solo ou com o Legion.
Mas, como já deve ter ficado claro, o maior destaque desse combate vai para os nossos fieis companheiros, os Legions. Eles nada mais são do que criaturas criadas pelos Neuron. Existem cinco tipos ao total. São eles: Sword, Arrow, Arm, Beast e Axe. Cada um com seus golpes e habilidades específicas. Como eu disse, você pode executar vários combos sozinho. Mas, é muito melhor utilizar os Legions para isso. Então, vou explicar como eles funcionam.
De olho na energia.
Primeiramente, quando eles são invocados (apertando ZL) uma barra de energia vai aparecer e será consumida a medida que o tempo passa, e ainda irá se esgotar mais rápido quanto mais você atacar com o seu Legion. Mas, ela se recupera quando o Legion não está invocado, então é tranquilo.
Além disso, à medida que o jogo se desenrola, vamos liberando os outros Legions e com isso podemos ter novos estilos de gameplay. Por exemplo, o nosso personagem é capaz de usar três armas. Um bastão leve e rápido, uma espada mais forte e mais pesada e uma pistola para ataque a longa distância. E o Legion Arrow, também ataca a distância com as suas flechas, então, usar ele em conjunto com a pistola acaba ornando bastante, entende?
Trabalhando em Equipe.
Todavia, os Legions em Astral Chain vão muito além de combos em equipe. Como você só pode usar um por vez, cada um vai contar com uma habilidade específica. O Sword, por exemplo, consegue cortar vários fios ao apertamos o L. O Arm vai se transformar em uma armadura para você. Enquanto o Beast vira uma montaria bem veloz! E por aí vai. Então, cada um vai ser útil em uma situação. Existem itens que só o Arrow consegue alcançar, enquanto outros somente o Arm consegue levantar. É uma variedade muito legal e muito bem utilizada durante toda a campanha! Foi uma aula de game design! A título de curiosidade, o Sword foi meu fiel parceiro, inclusive me salvando no chefão final. Mas o Arrow também me salvar de várias enrascadas!
Coletando o Material Code.
Porém, se você pensa que acabou eu posso te garantir que ainda tem mais. Cada Legion possui uma árvore de habilidades própria. Nela nos usamos os gene codes, que são a experiência adquirida ao derrotar os inimigos. Mas, em certos pontos a habilidade vai estar bloqueada. Então você vai precisar de Material Code, que é o mesmo item que utilizamos para fortalecer tanto as nossas armas quanto o dispositivo de invocação dos Legions (Legatus). Portanto, pense bem na hora de escolher quais Legions fortalecer!
Além disso, eles também trazem duas opções de skills que podemos equipar, e esses skills são liberados na árvore. Mas, a parte mais importante são os chips que podemos equipar. Podemos aumentar a capacidade dos chips que podemos equipar também nas árvores de habilidades, e assim vamos colocando vários chips que dão bônus para o Legion específico.
Um Legion limpo é um Legion feliz!
Cada chip ocupa, normalmente, entre um e três espaços. E os benefícios são diversos, como por exemplo, o Auto Heal que vai recuperando o HP do nosso personagem aos poucos enquanto o Legion estiver invocado. Ou também, um que aumenta o ataque, ou a defesa, e até um que libera uma onda de choque quando a energia do seu Legion chega ao final.
Portanto, é possível montar uma build diferente com cada Legion e isso faz muita diferença, principalmente a partir da segunda metade do jogo onde os chefões vão ficando cada vez mais fortes, e principalmente no último! Pense bem e use os chips sem medo! Um detalhe curioso, é ao fim de cada missão podemos limpar os nossos Legions e isso era algo que eu sempre fazia.
O ataque das Chimeras!
Agora, nada disso adianta se não existirem bons inimigos não é? Por isso, Astral Chain contou com as Chimeras. São seres vindos do plano astral, que nada mais é do que outra dimensão. E existem vários tipos de Chimeras! Para você ter uma ideia, depois de 20 horas de campanha, eu ainda estava sendo apresentado a inimigos novos! ‘’Mas Zaka, elas são totalmente diferentes?’’ Então, obviamente existem variações do mesmo inimigo, onde um solta fogo enquanto o outro solta gelo.
Porém, mesmo assim, a variedade é muito grande! Os chefões, as vezes tem um design um pouco genérico. Mas, tem outros que são bastante memoráveis! Já sobre a dificuldade, no geral, eles são tranquilos. Mas, se você abaixar a guarda, eles pegam!
Caso Vermelho e Caso Azul.
Em seguida, eu quero comentar bastante sobre o que podemos encontrar nos cenários de Astral Chain. Aqui eu já devo adiantar que fiquei muito surpreso! Astral Chain possui um mapa linear que é cheio de segredos e de missões secundárias! E eu te garanto, são muitas! Ao todos são impressionantes, 185 missões. Contando as principais e as secundárias. Existindo dois tipos. Os casos vermelhos, são missões um pouco mais complexas que incluem fechar fendas, investigar crimes, e até derrotar chefões secretos.
Já os casos azuis, se baseiam em ajudar a população da Ark de todas as maneiras possíveis. Eu já comprei sorvete para uma criança, levei uma menina até a sua mãe, devolvi o gato de uma senhora e até brinquei de esconde-esconde com um grupo de crianças (usei meu Legion Beast para rastrear os pequeninos). É uma variedade impressionante!
Diversidade dos apetrechos.
Astral Chain é ótimo para aquelas pessoas que gostam de fazer tudo que aparece no mapa, porque ele não só traz uma grande quantidade de missões, como a grande maioria é muito divertida de interessante! Tem até perseguição de criminosos! É incrível! Inclusive, existem missões escondidas também que só conseguir completar ou explorando bem, ou passando por espaços fechados que são abertos somente depois de zerarmos!
Outro detalhe são os itens. Em Astral Chain nós podemos usar itens de cura, de ‘’buff’’ ou seja, itens que aumentam status como ataque, defesa e até recuperação de energia. E também itens de ataque, como granadas, minas, granadas de atordoamento, etc. Ou seja, o combate também tem essa variação de apetrechos. Admito que não usei nenhuma granada ou algo de gênero e que as bebidas que aumentam status eu só usei no último chefão. Mas, caso você queira, elas vão ajudar bastante!
O Lendário: modo foto.
E todos esses itens podem ser comprados e também achados nos mapas, seja em caixas ou através do drop dos inimigos que derrotamos. Inclusive, eles também podem deixar chips com habilidades para trás, dentre outras coisas como itens de reciclagem que servem para vendermos e ganharmos dinheiro. Lembrando que, para fortalecer as armas e o Legatus, precisamos de dinheiro também!
Além disso, as missões e os inimigos, também nos dão os itens de upgrade que já mencionei antes. São os Material Codes, que vão desde o comum até o premium. E, falando em missão, queria comentar rapidamente que em Astral Chain existem até missões de fotografia! Você tira a foto em lugares específicos e vai ganhando recompensar como filtros para fotos e cores para os Legions! Vale muito a pena.
A cura do Blue Shift.
Outro detalhe interessante, é que as Chimeras estão destruindo o mundo, infectando pessoas e também sequestrando elas para o plano astral (assim criando novas Chimeras). E isso acaba acarretando em várias coisas, como uma partícula chamada Red Matter que fica espalhada pelos mapas e podemos limpá-la com o nosso Legion. Sem falar na infecção que acaba transformando as pessoas em aberrações, que é uma mistura de pessoa e Chimera. Mas, podemos curar as pessoas usando o nosso Legion Sword com a habilidade Blue shift.
Por fim, gostaria de ressaltar a incrível versatilidade dos Legions no quesito mundo. Nosso personagem não pula. Mas, o jogo conta com vários momentos de plataforma, e esses momentos podem ser feitos graças aos Legions. Basta você mandar seu Legion até uma área e depois abertar o ZR, e assim o Legion puxa a gente pela corrente astral que nos une. Essa mecânica é muito interessante, mas nem sempre funciona e isso é um ponto negativo. Porque existem vários momentos plataforma e às vezes você vai se frustrar por errar pulos simples e acabar caindo no limbo!
A legião dos hackers.
Inclusive, meu conselho é que você treine bastante os pulos com o Legion porque no chefão final existe uma sequência enorme de plataforma! O jogo deduz que você se especializou nisso no decorrer da campanha. Então, por favor se especialize! Mas, é bom ressaltar também que os Legions fazem coisas incríveis como hackear câmeras de segurança, e até escutar conversas a distância. Como eles não são vistos por pessoas comuns, você pode mandar eles espionarem e voltarem com informações para você que te auxiliam nas investigações!
E já que falei delas, vou me aprofundar. Astral Chain tem uma mecânica muito parecida com a série Batman Arkham. Aqui, em vários momentos, vamos ter um mistério para desvendar. Você chega em uma área, percebe que houve algum problema, e usa o dispositivo chamado IRIS, para ver coisas como trajetória das pessoas, ou de projéteis. Além disso, IRIS podem identificar Red Matter, e outras coisas. Então, você sai pelo mapa conversando com os NPCs e juntando pistas para no final fazer um dossiê e desvendar o ocorrido.
Rápido e Rasteiro.
E eu devo ressaltar que isso é muito divertido. Claro que, no final, você vai acabar passando de toda forma pela missão. Mas, é muito legal você se sente em uma investigação mesmo, colhendo provas e interrogando pessoas! Inclusive, em algumas vezes até interrogamos suspeitos que podem tentar fugir, ou até te atacar mesmo. Ou seja, também existem lutas contra humanos! É muito bom! Outro detalhe, é que existem sequências de stealth. Isso mesmo, um jogo de hack’n slash com momentos furtivos. Normalmente, temos que passar pelos guardas sem sermos vistos, e para isso nos agachamos e nos esgueiramos pelos cenários, podendo usar o Legion para prender e assim atordoar os guardas.
Inclusive, podemos até passar por caminhos alternativos, por cima (por exemplo), para fugir da vista e chegar ao final sem precisar nocautear quase ninguém! Mas, algumas partes o stealth é opcional, enquanto outras não. Nas que ele é opcional você ir para cima tranquilamente. Mas quando ele não for, caso você seja pego, terá que tentar passar novamente. Ainda bem que não é muito punitivo já que esse não é o foco. E eu devo dizer que simplesmente amei todas as sequências de stealth! Da um ar diferenciado para a campanha!
Rumo à salvação!
Agora é hora da história de Astral Chain, e nossa que história! Após a sequência com a moto, nos vemos em uma zona de batalha. Vários policias estão sendo feridos. Então, prontamente vamos ajudar os nossos colegas. Até que um grupo de anomalias acaba derrubando um helicóptero e depois atacando a gente.
Depois disso, encontramos a nossa irmã (ou irmão) Akira. Mas, do nada, vemos um portal se abrir e dois monstros invisíveis nos atacam sem mais nem menos. E nessa hora só resta sobreviver e rezar, já que não podemos nem ver os adversários. Porém, a equipe da Neuron nos manda o nosso Legatus e assim podemos invocar o Legion pela primeira vez! Sendo o nosso o Sword e da nossa irmã o Arrow! E é assim, depois da aquisição do Legion e da integração no esquadrão de policias, que a nossa aventura para salvar o mundo começa!
Digna de um JRGP!
Então, a trama se passa em 2078, em um futuro onde as Chimeras destruíram quase todo o mundo e só restam alguns humanos em uma cidade chamada Ark (sim, tem a ver como a Arca de Noé). Então, nosso objetivo é derrotar os inimigos e conseguir trazer a paz de volta a humanidade, além de lutar pela sobrevivência.
E eu vou te falar, que história. Astral Chain tem uma campanha muito grande e por isso consegue desenvolver bem os personagens. Então, ele entrega vários amigos e até inimigos bem legais! Tem o Max, o Hal, a Olive, a Marie, a Jena e principalmente a nossa irmã Akira (ou irmão né, caso você escolha começar como mulher). Eles acabam deixando tudo muito interessante.
Mas, a história também conta com seus momentos tristes, tensos e felizes! Ela traz uma energia de JRPG sabe? Com bons personagens e uma história profunda, que inclusive traz arquivos que conta mais sobre o universo do jogo. É realmente um prato cheio para você que curte um bom enredo! Eu fiquei simplesmente vidrado nessa aventura!
A beleza da estética cyberpunk.
Em seguida vamos ao lado técnico de Astral Chain, e, como sempre, começando pelos gráficos. Eu sinceramente não esperava que o jogo fosse tão bonito. Fui pego totalmente de surpresa não só pela estética cyberpunk linda, mas como pelo gráfico mesmo propriamente dito. Tudo é muito bonito, desde os Legions, até os cenários e os efeitos como as faíscas, e as luzes neon que aparecem. O jogo é um show visualmente, tanto no modo portátil quanto na Tv!
Já sobre a trilha sonora, sendo bem sincero com você, eu não consigo descrever o quão boa ela é. Por isso, eu vou deixar aqui a playlist completa. Mas, para se ter uma ideia, depois de zerar eu simplesmente baixei a música tema no meu celular porque ela é simplesmente incrível! A trilha de Astral Chain é uma das melhores composições que já vi. E eu acabei percebendo que isso é coisa da Platinum, porque todos os jogos deles tem trilhas excelentes. Incluindo os três Bayonetta.
Level design feito com carinho!
Por fim, temos o level design e como você já deve ter percebido, ele é maravilhoso! O mapa é muito bem feito e preenchido com várias coisas. Tem seus segredos, e suas variações de gameplay, tanto que as sequências de stealth não é só um mapa normal que você deve se virar. Não. Ele é pensado e moldado para te ajudar na furtividade. E isso vale para as sequências de plataforma também. Tudo faz sentido!
A única coisa que pode te incomodar, é que algumas vezes somos levados ao lar das Chimeras, o plano astral. Algumas vezes apenas para enfrentar chefões, outras para resolver puzzles e até algumas sequências enormes com as duas coisas! E a estética, visualmente, é bem parecida. Então, por mais que o design da fase mude, você pode se incomodar com a visão igual e inclusive, até se perder por ser meio parecido.
Detalhe: Astral Chain conta com vários puzzles que devemos resolver usando os Legions, e todos são bem legais e nenhum chega a ser muito difícil. Até porque, esse não é o foco do jogo. Mas é bom para varias também a gameplay.
Conclusão!
Em síntese, Astral Chain é um hack’n slash com um combate que traz o selo de qualidade da Platinum! É extremamente viciante e gostoso de jogar principalmente pelos Legions que não só trazem uma identidade única ao gameplay, como aumentam o leque de abordagem. Mas, ele carrega muito mais! Com uma história cativante, ótimos personagens, gráficos lindos, uma direção de arte incrível, um level design excelente, uma variedade inacreditável de missões e uma trilha sonora simplesmente absurda!
Sem dúvidas é um dos melhores exclusivos disponíveis no Nintendo Switch. Ele me chamou atenção em 2019, antes até deu ter um Switch, e eu só fui comprar ele agora em Julho e eu não consigo mensurar o tanto que perdi tempo por não jogar essa obra incrível!
Ele te entrega cerca de 20 horas de campanha e, graças aos seus muitos afazeres, pode chegar até a 80 horas para você fazer 100%! É um jogo que além de ser muito bom, ainda vai render bastante! Inclusive, assim que você zerar vai liberar um novo file, com diversas missões de combate. Porém, eu já aviso, essas missões são para testar as suas habilidades até o limite! Boa sorte.
Números
Astral Chain
Astral Chain é um jogo de ação, com elementos plataforma e momentos de stealth. Ele traz um combate excelente, uma ótima trilha sonora, uma história envolvente e um level design muito bem feito! Além das sua grande variedade de inimigos e ótimos personagens!
PRÓS
- Gameplay divertida e variada
- História envolvente
- Missões secundárias divertidas
- Trilha sonora excelente
- Level design muito bem feito
- Mecânica dos Legions é bem inovadora
- Gráficos lindos
CONTRAS
- O plano astral é um pouco repetitivo