Por meio de sua conta oficial no Twitter, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, compartilhou ao mundo a compra dos estúdios da Bethesda Softworks ela Microsoft. Contudo, a compra originada pela Microsoft é da empresa mãe, a Zenimax Media, que controla a Bethesda. Com isso, a empresa americana agora é detentora dos estúdios Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online, Arane, Alpha Dogs, Rondhouse Studios e Machine Games. Vale lembrar que a Bethesda como um todo é responsável por franquias consagradas da atualidade, como The Elder Scrolls, Doom, Quake, Dishonored e Wolfenstein. Desta forma, todos esses títulos passarão a ser First Party da Microsoft, e obviamente participarão do catálogo das próximas plataformas, como o Xbox Series X além do PC. O comunicado traduzido, pode ser lido abaixo:
Os criadores aclamados pela crítica de The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, DOOM, Dishonored, Quake, Starfield e mais se juntam ao Team Xbox
Primeiramente, hoje é um dia especial, pois damos as boas-vindas a alguns dos estúdios mais talentosos da indústria de jogos. Estamos entusiasmados em anunciar que a Microsoft celebrou um acordo para adquirir a ZeniMax Media, empresa controladora da Bethesda Softworks.
Como um dos maiores, mais aclamados pela crítica, desenvolvedores e editores de jogos privados do mundo, Bethesda é um grupo incrivelmente talentoso. Contando com 2.300 pessoas em todo o mundo que constituem alguns dos estúdios criativos mais talentosos em nossa indústria em Bethesda Softworks e Bethesda Game Studios , id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. Estas são as equipes responsáveis por franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, DOOM, Dishonored, Prey, Quake, Starfield e muitos mais.
Dando as boas-vindas às equipes talentosas e às amadas franquias de jogos da Bethesda para o Xbox
Antes de mais nada, os jogos da Bethesda sempre tiveram um lugar especial no Xbox e nos corações de milhões de jogadores. Nossas equipes têm uma história estreita e histórica de trabalho conjunto. Desde o incrível primeiro DOOM e seu motor id Tech , inovando jogos em PCs até Bethesda trazendo seu primeiro jogo de console para o Xbox original, o inovador The Elder Scrolls III: Morrowind. Com o decorrer dos anos, tive muitas conversas profundas com os líderes criativos da Bethesda sobre o futuro dos jogos. Desde aquele momento há muito compartilhamos visões semelhantes sobre as oportunidades para os criadores e seus jogos alcançarem mais jogadores de mais maneiras.
Assim como deram os primeiros passos ousados para trazer a franquia The Elder Scrolls para o Xbox original, Bethesda foi um dos primeiros apoiadores do Xbox Game Pass, trazendo seus jogos para novos públicos em todos os dispositivos e têm investido ativamente em novas tecnologias de jogos, como streaming de jogos em nuvem . Estaremos adicionando franquias icônicas da Bethesda ao Xbox Game Pass para console e PC. Uma das coisas que mais me entusiasma é ver o roteiro com os jogos futuros da Bethesda, alguns anunciados e muitos não anunciados, para o console Xbox e PC, incluindo Starfield , o novo épico espacial altamente antecipado atualmente em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios.
Junte-se a mim para dar as boas-vindas a todos os nossos amigos da Bethesda para a Equipe Xbox.
Como nós, a Bethesda Softworks acredita apaixonadamente na construção de uma ampla gama de experiências criativas. Assim como na exploração de novas franquias de jogos e em contar histórias de maneiras ousadas. É claro que todo o excelente trabalho deles continuará e crescerá e estamos ansiosos para capacitá-los com os recursos e suporte da Microsoft para expandir suas visões criativas para mais jogadores de novas maneiras para você.
Todo o nosso trabalho e a base do nosso relacionamento com você começam com o compromisso de fornecer uma variedade de jogos incríveis para descobrir e jogar no Xbox. Nas últimas semanas, ficamos entusiasmados em compartilhar mais detalhes sobre elementos importantes de um plano para o qual estamos construindo há anos. Um plano que é o cumprimento de uma promessa, para você, jogador do Xbox, de oferecer experiências de jogo de última geração com o máximo desempenho, imersão e compatibilidade, e a liberdade de jogar jogos de sucesso com seus amigos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta forma, hoje é um marco em nossa jornada juntos e estou incrivelmente energizado com o que esta etapa significa para o Xbox.
A maior compra da indústria dos games:
A compra da Bethesda Sofworks está avaliada em nada menos do que 7,5 bilhões de dólares. Assim como acredita-se que estará concluída sua integração a Microsoft no segundo semestre de 2021. Essa é a maior aquisição da indústria do entretenimento eletrônico desde que a mesma Microsoft comprou a Mojang, criadora de Minecraft em 2014. Naquela aquisição, o valor foi de 2,5 bilhões de dólares. Até este momento de inclusão, segundo o vice presidente senior global da Bethesda Pete Hines, os jogos que já estão sendo produzidos serão publicados pela Bethesda.
Entretanto, isso não quer dizer que os jogos lançados até esse data serão multiplataformas. Além disso, existem problemas que não foram respondidos. Como exemplo, Doom Eternal tem uma versão para o Nintendo Switch ainda em desenvolvimento. Além disso, Deathloop está com exclusividade temporária para o PlayStation 5. Entretanto, a Bethesda Softworks silenciou-se de falar sobre esse assunto. Desta forma, até que se prove o contrário, os títulos anunciados para outras plataformas continuam com sua produção normal. No fim das contas, sem duvida alguma, a Microsoft fez uma excelente aquisição para toda a sua família de plataformas.