Mesmo não tendo aparecido na E3 de 2021, a franquia Dragon Quest já tinha dado as caras bem antes. Graças a um teaser trailer em que a Square Enix destaca o próximo game da franquia. Chamado de Dragon Quest XII: The Flames of Fate terá seu lançamento em uma mesma data ao redor do mundo. Porém, o que parece é que o título promoverá algumas mudanças que marcarão o futuro da franquia de games. Além de ver um trailer claramente com uma pegada mais sombria e nebulosa, desenvolvedores próximos ao jogo destacam que o game será mais “Adulto” do que os outros já produzidos para a franquia. E é então que, o que devemos esperar com o pouco de informações que temos sobre Dragon Quest XII: The Flames of Fate. É o que veremos nesta Curiosidade do Guariento Portal.
Dragon Quest XII [The Flames of Fate] está sendo desenvolvido levando em conta os próximos 10 a 20 anos da série Dragon Quest. Há partes que permanecem consistentes com a imagem tradicional de Dragon Quest, mas novos elementos também são necessários. Afinal, como marca, sempre precisamos inovar.
Yusuke Matsuda, CEO da Square Enix em reportagem da Semanal Famitsu.
Mais adulto, com uma historia mais complexa e mudanças no combate estarão presentes em Dragon Quest XII. E irão alterar profundamente a franquia pela próxima década:
Primeiramente, é bom lembrar que Dragon Quest XII: The Flames of Fate está em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Isso pode ser visto tanto pelo teaser trailer, que tem pouco a oferecer, como também das indagações de Yuji Horii, ninguém menos do que o criador da série. No entanto, o cuidado que estão tendo com a franquia é tamanho que suas possíveis alterações irão mudar e criar precedentes para os próximos dez ou quinze anos. Conforme o que é dito inclusive pelo próprio CEO da empresa, Yusuke Matsuda. Como Curiosidade, o pouco que se tem de informação é que atualmente estão trabalhando em protótipos para uma nova forma de combate. O que logicamente quer dizer que toda a estrutura já conceitualmente estabelecida de Dragon Quest pode mudar. No entanto, ele ainda destaca que alguns comandos tradicionais continuarão a fazer parte do game.
Shin Megami Tensei, franquia JRPG da Atlus por exemplo, é bem conhecida por conter e explorar temos bem complexos e filosóficos. E que embora não seja a vontade de Dragon Quest, a décima segunda etapa da franquia de games irá também explorar uma temática mais profunda. Tanto é que, o que escapou da equipe de desenvolvimento é que o foco da narrativa está sendo o propósito da vida. Além disso, as escolhas do jogador estão sendo produzidas para que tenham grande impacto no jogo. Desta forma, o jogador não será do tipo passivo, ao observar uma história já delineada, mas se tornará uma criatura ativa capaz de alterar os eventos do jogo. Pelo menos é isso que até o momento a Square Enix revelou de Dragon Quest XII: The Flames of Fate.

Dragon Quest XII ainda não tem data de lançamento definida. Mesmo que você tenha ou esteja na Curiosidade de saber quando será. Terá de esperar novas informações da Square sobre o game. Ou então jogar seus antecessores, que tal?
Por fim, mas não menos importante, Dragon Quest XII: The Flames of Fate embora tenha sido anunciado não possui sequer plataformas ainda definidas para seu lançamento. Muito menos uma data específica em que se encontrará nos mercados mundiais. O que se sabe contudo, é que seu lançamento será mundial, assim como o motor gráfico do game, que será a Unreal Engine 5. Desde 2020, havia uma incidência de informações que divulgavam que a Square Enix poderia estar trabalhando em uma aventura inédita de Dragon Quest. Contudo, mesmo que seja realidade, o problema pandêmico mundial de 2019 e 2020 fez com que produções, inclusive no mundo do entretenimento eletrônico fossem paralisadas ou diminuíssem seu ritmo de produção. E com a Square Enix não foi diferente. Novas informações e Curiosidade devem ser publicadas no decorrer do desenvolvimento do game.
Dragon Quest, é juntamente com Final Fantasy, duas das principais franquias de JRPG da Square Enix, estúdio japonês conhecida por este gênero. Em relação a Dragon Quest, seu último lançamento da franquia principal foi Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age. O game aliás está disponível para Nintendo 3DS, Nintendo Switch, PlayStation 4, além de PC e Xbox One e Series S/X. Importante destacar que, nos consoles da Microsoft, o game está disponível através do serviço de assinatura Game Pass Ultimate. Outra curiosidade é que a versão de Nintendo 3DS teve lançamento restrito ao Japão. Para jogar o game em uma plataforma da Nintendo, pode-se optar pelo Nintendo Switch, que possui o game em praticamente todas as regiões. E que aliás é publicado pela Gigante de Kyoto, enquanto em outras plataformas, a própria Square foi responsável pela publicação, em algo similar também ao que ocorreu em Octopath Traveler.