UMA LENDA DOS VIDEOGAMES:
Sonic é, sem dúvidas, um dos personagens mais icônicos do mundo dos jogos. Até porque ele foi um daqueles que passou pela geração 2D e fez a transição para o 3D! Por isso, a Sega decidiu criar um jogo que unisse essas duas gerações do ouriço azul e lançou o Sonic Generations! Entretanto, anos depois, ela acabou relançando essa obra com uma campanha extra, focada no estilo Shadow! E assim nasceu Sonic x Shadow Generations! Mas, será que essa dupla funciona?
Lançado em 22/10/24, sendo desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela SEGA, para PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S|X e PC! Trata-se de um jogo de plataforma (2D e 3D), com alta velocidade e alguns robôs que explodem! Antes de tudo, quero deixar claro que essa review vai ser dividida em duas partes: Primeiro o Sonic e depois o Shadow. Portanto, se você já conhece o Generations do Sonic (que foi lançado em 2011 para PS3 e Xbox 360) e só quer saber como está a campanha do Shadow, pode pular para o final!
O SEQUESTRO DOS AMIGOS!
Sonic Generations começa com o nosso ouriço e seus amigos dando uma pequena festinha. Todo mundo feliz, rindo e se divertindo, tal qual uma reunião com os aliados deve ser. Porém, o céu muda e uma espécie de monstro aparece e suga todos os nossos amigos! Além disso, ele nos leva até uma dimensão esquisita! E nela, nós descobrimos que devemos passar pelas fases para refazer a linha do tempo e salvar todo mundo! E justamente por existir essa quebra temporal, que os dois Sonic’s (passado e futuro) acabam se encontrando e se juntando para resolver esse problema!

FALTA POLIMENTO:
Primeiramente, vamos aos controles. Sonic Generations é um jogo de plataforma focado em velocidade. Por isso, os controles são básicos! Nós podemos andar, correr, pular e atacar os inimigos. O problema é que os controles acabam por deixar de desejar. O Sonic não é gostoso de se controlar, inclusive em alta velocidade! Claro que, quando você está correndo, as coisas parecem boas, mas nunca fica totalmente satisfatório ser um ouriço veloz (passa muito pelo level design também, mas explico mais adiante). É normal que os controles se embananem aqui no Sonic Generations. Então, às vezes, você não vai conseguir executar um pulo simples! É bem chato.

EQUIPANDO O OURIÇO
Agora, um detalhe importante são os itens que podemos equipar. A cada fase, nós ganhamos pontos que podemos trocar por itens que nos dão bônus durante as fases e isso é bem legal! Desde escudo até vida extra! Vale a pena sempre checar a lojinha ao fim de cada fase! Além disso, Sonic Generations conta com algumas missões que devemos cumprir para liberar o caminho até o chefão. São diversas opções, como desafio de velocidade, de técnica, de derrotar inimigos, dentre outros.

ESCOLHA SEU SONIC:
Qualquer desafio pode ser finalizado com qualquer Sonic, então vai da sua preferência. Mas, saiba que o desafio muda dependendo da geração. Ou seja, o desafio de tempo não será o mesmo entre os dois Sonics. É algo simples, mas bem divertido e rápido de se fazer! Para fechar, nós também temos as batalhas pelas esmeraldas do caos que são legais também! Nela, nós enfrentamos chefões como Shadow e Silver, em troca de uma esmeralda. Dessas fases, eu gostei bastante!

SIMPLES E DIRETA:
Em seguida, vamos para a história de Sonic Generations. E eu já contei tudo o que acontece. Os dois Sonics, com dois Tails, começam a salvar todo mundo e devem derrotar o vilão no final. Simples, e direta. E assim, não posso negar que achei a história sem graça. Claro que não é foco desse jogo, assim como Super Mario Bros. Wonder (2023), por exemplo. Mas, a partir do momento que os desenvolvedores se propõem a contar algo, cabe a nós avaliarmos essa trama. Não chega a ser ruim, só é, sem graça.

UMA TRILHA LENDÁRIA:
Por último, vamos ao lado técnico e aqui temos muita coisa para comentar! Começando pelos gráficos! Sonic Generations é um jogo belo e com cores bem vivas! Todas as fases são bonitas e os personagens bem feitos! A água, a grama, até as fases na cidade são belas! O jogo enche os olhos do início ao fim. Já sobre a trilha sonora, chega a dar até uma emoção! É uma das trilhas mais lendárias dos jogos, não tem jeito! E as músicas novas também são simplesmente excelentes! Eu nunca vi Sonic errar em trilha sonora, e aqui não foi diferente! Simplesmente arte!
Por fim, vamos à parte mais complexa do Sonic Generations que é o seu level design. Como eu adiantei, a ideia aqui é explorar as duas versões do ouriço. Por isso, todas as fases podem ser feitas tanto em 2D quanto em 3D e é assim que a progressão funciona. Eu gostei muito dessa ideia e variei, com muito gosto, entre as duas perspectivas.

PUNIDO POR SER VELOZ!
Porém, o maior problema é que o design das fases, no geral, é bem fraco! Lembra quando eu disse que nunca é realmente satisfatório andar em alta velocidade?! Então, Sonic Generations contam com fases que te punem por ir muito rápido! Seja por te fazer cair num espinho, ou inimigo, ou até buracos! Aí você soma isso aos controles que se confundem do nada, e tem uma frustração bem grande em momentos que deveriam ser pura diversão!
Sinceramente? Isso me deixou bem triste! Inclusive, eu não posso deixar de ressaltar como os dois últimos chefões possuem batalhas tenebrosas! Principalmente o último! Não consigo acreditar que alguém testou isso e aprovou para a versão final! Sempre lembrarei como uma das piores coisas que já vi!

E CHEGA ENTÃO O SHADOW:
Ao passo que falamos do Sonic, chegou a hora de falar do Shadow Generations! Nesse jogo, nós vemos que o Shadow foi criado por um cientista e que vivia feliz com ele e com a sua neta. Porém, ambos acabaram morrendo e isso fez com que o Shadow odiasse a humanidade! Todavia, durante os eventos do Sonic Generations, Shadow estava na ARK (onde foi criado) para desvendar alguns mistérios e é nela que o jogo começa!

UMA EVOLUÇÃO NATURAL:
Primeiramente, vamos aos controles. E eu já quero adiantar que Shadow Generations mostrou que o tempo faz muito bem! Sonic Generations saiu em 2011, ou seja, 13 anos depois veio o Shadow, e a Team Sonic soube trabalhar bem nesse tempo! O Shadow é infinitamente superior ao Sonic no quesito controle! E isso vale tanto para quando você está em alta velocidade ou em baixa! Além disso, Shadow Generations traz diversas habilidades para o ouriço negro. Como o poder de parar o tempo (muito bem utilizado nas fases) e até asas para planar! Com o tempo, você vai liberando todos e isso dá uma sensação de progressão bem melhor do que as habilidades do jogo anterior.

EXPLORAÇÃO DIVERTIDA:
Outro detalhe importante é que em Shadow Generations nós temos um mapa maior para explorar enquanto estamos fora das fases. Nele, somos capazes de brincar com os controles (existem trilhos e outras coisas para ficar andando e subindo nas coisas) e isso é recompensado com colecionáveis espalhados pelo mapa! Temos músicas, ilustrações e até inimigos! Vale a pena passear! Mas, era de se esperar que os desafios para liberar os chefões retornassem e eu devo dizer que elas também se beneficiaram com a passagem de tempo! Os desafios são parecidos, mas contam com uma criatividade maior (e é claro que o fato do Shadow ter um gameplay melhor contribui para a qualidade dos desafios). Porém, é bom lembrar que para abrir os baús precisamos de chaves que encontramos durante a jornada. Por isso, fica de olho!

O CARISMA DE SHADOW:
Em seguida, vamos para a história de Shadow Generations. Só pelo background que o Shadow possui, já deixa a trama mais interessante. Todavia, ela ainda é simples. Só que Shadow acaba descobrindo mais sobre o seu criador e sobre outros personagens com quem ele se importa ao longo da campanha. Sendo sincero, eu achei a história bonita! Mesmo sendo simples, ela foi capaz de fazer com que eu gostasse bastante do Shadow (personagem com o qual tive muito pouco contato ao longo dos anos), e isso para mim é um ponto bastante positivo!

O OURIÇO DO ROCK:
Agora, é hora de finalizar com a parte técnica de Shadow Generations. Começando pelos gráficos, não é surpresa que ele seja tão bonito quanto o Sonic Generations. Até porque os dois jogos vêm juntos no mesmo pacote. Você vai se encantar aqui, tanto quanto no jogo anterior! Já sobre a trilha sonora, ela é mais focada no rock e é tão boa quanto a anterior! Eu gosto mais da primeira, mas se você for fã de rock, vai se apaixonar totalmente pela trilha do Shadow Generations!

VIVA A VELOCIDADE:
Por fim, o level design e, como você deve imaginar, ele faz o inverso do Sonic Generations. Lá, o level design ruim acentua os controles fracos, enquanto aqui, o bom level design acentua os bons controles! As fases do Shadow são muito, mas muito melhores! É aquele jogo que te diverte da primeira fase até o último chefão! São criativas, velozes e radicais! Sem aquele problema péssimo de te punir por ir rápido! É justamente o contrário! Sem falar que no Sonic Generations, as batalhas de chefão não são nada memoráveis (só pelo lado ruim), e aqui é o oposto! Todos os chefões são legais! Shadow Generations é a prova de que podemos sempre melhorar!
As fases contam com diversos momentos bem legais!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Sonic x Shadow Generations traz duas campanhas bem distintas em qualidade! Enquanto Sonic Generations traz uma história meio sem sal, controles atrapalhados, um level design bem sem graça e batalhas terríveis contra os chefões, o Shadow Generations conta com uma história interessante, controles ótimos, um level design muito divertido e ótimas batalhas! Além disso, ambos contam com ótimas trilhas sonoras, bons upgrades e fases extras divertidas.
Ambas as campanhas podem ser finalizadas em 5 horas, e podem chegar até as 20 horas para os entusiastas de platina. E é inegável que a campanha do Shadow está muito a cima da campanha do Sonic. Por isso, eu digo que vale a pena comprar caso você goste desse estilo veloz de gameplay do ouriço, mesmo que você só queira jogar a campanha do Shadow (eu acho que vale a pena testar a do Sonic de todo modo). Porque, por mais que o Sonic Generations tenha seus deslizes, ele ainda consegue te divertir!
Números
Sonic x Shadow Generations (PlayStation 5)
Sonic x Shadow Generations traz duas campanhas bem distintas em qualidade! Enquanto Sonic Generations traz uma história meio sem sal, controles atrapalhados, um level design bem sem graça e batalhas terríveis contra os chefões, o Shadow Generations conta com uma história interessante, controles ótimos, um level design muito divertido e ótimas batalhas! Além disso, ambos contam com ótimas trilhas sonoras, bons upgrades e fases extras divertidas.
PRÓS
- Gráficos lindos
- Trilha sonora maravilhosa
- Campanha do Shadow é muito divertida
CONTRAS
- Campanha do Sonic é fraca
- Os controles no Sonic Generations não são responsivos
- Level design do Sonic Generations deixa a desejar