Durante o evento realizado pela Sony intitulado PlayStation 5 Showcase, a Sony, produtora da plataforma revelou uma massiva quantidade de informações acerca da sua nova geração. Primeiramente, o mais óbvio, o PlayStation 5 já possui data de lançamento. Para alguns mercados, como os Estados Unidos e o Japão, o videogame será lançado ainda este ano, em 12 de Novembro. Para o restante do mundo, e aparentemente para o Brasil, o PS5 chegará uma semana depois, em 19 de Novembro. A plataforma chegará em duas versões; uma exclusivamente digital e outra que poderá ler mídia física. Além disso, também foi revelado uma espécie de plano que permitirá que o jogador possua jogos da geração anterior, do PlayStation 4.
Duas versões, duas possibilidades de escolhas:
Vamos aos preços. A versão exclusivamente digital gira em torno de US$ 399,00. O que em cotação livre é de cerca de dois mil reais, livre de impostos. Já a versão com leitor de mídia física terá o preço de US$ 499 dólares. Para efeitos de comparação, o PlayStation 5, em sua versão digital será mais caro do que a versão mais singela do Xbox Series, o S, que custará algo em terno de 299 dólares. Entretanto, a concorrência é direta com as plataformas de ponta, sendo o mesmo preço para ambas. Vale destacar que, como diferencial, além dos títulos, a Sony anunciou a PlayStation Plus Collection, para fazer frente ao Xbox Game Pass.
Nessa modalidade da Sony, o jogador poderá desfrutar de títulos anteriores sem gastar além disso. O preço para a PlayStation Plus no PlayStation 5 não foi revelado. Contudo, é importante dizer que a PlayStation Plus Collection já estará disponível desde o lançamento e contará com games como God of War, Bloodborne, Monster Hunter World, Fallout 4 e Uncharted 4, o que em um momento de lançamento de plataforma é uma forma otimizada de aumentar a sua janela de lançamento. Por fim e não menos importante, a PlayStation Plus promoverá jogos gratuitos a seu assinante que, em algum momento já foram vendidos ou anunciados na PlayStation Plus do PS4. Sejam eles entre jogos próprios ou multiplataformas. No fim das contas, as fichas já foram lançadas, PS5 e Xbox Series X estão a caminho de seu lançamento em Novembro de 2020. E o Switch correndo por fora.