Todo Nintendista provavelmente já foi zoado por alguém ao falar que sua plataforma preferida só vivia de Super Mario e The Legend of Zelda. Não que essas franquias não sejam maravilhosas, ditando tendências e tudo mais (sim, estamos falando de você Breath of the Wild). Porém a Nintendo tem bem mais franquias do que estas. E, depois do lançamento de Metroid Dread, game de plataforma para o Nintendo Switch os números começaram a sair. E é claro que o Guariento Portal trás um compilado dessas informações. Pra começo de conversa, se números indicam alguma coisa, a Nintendo pode apostar e muito na franquia, pois sua introdução para o híbrido da Gigante Japonesa superou os valores estimados, com o melhor lançamento da franquia em tempos. Mas vamos com calma e começaremos com uma das três regiões, o Japão.
No Japão e no Reino Unido, Metroid Dread deu o que falar. No primeiro, game foi o melhor lançamento desde o ano 2000. Já no outro, game é simplesmente o maior lançamento da franquia.
No outro lado do planeta, a série pode até não ter vendido bem se você observar termos absolutos. Afinal, Metroid Dread, que foi desenvolvido com pelo estúdio espanhol Mercury Steam e lançado em 8 de Outubro de 2021 angariou cerca de 87.000 cópias. Isso não é próximo ao absurdo sucesso que Pokémon e Monster Hunter fizeram na plataforma com Pokémon Sword e Shield e Monster Hunter Rise respectivamente. Porém, ao observar a franquia como um todo, é fácil dizer que Metroid Dread foi a melhor estreia da franquia desde o ano 2000. Para efeitos de comparação, o lançamento anterior, Metroid Samus Return do Nintendo 3DS vendeu no território japonês apenas 29.000 unidades em sua semana de lançamento. Essas informações foram dadas por David Gibson em sua conta oficial na rede social Twitter.
Já no Reino Unido, terra que normalmente a Nintendo não se sai tão bem, as informações vieram de Christopher Dring, da Games Industry. Segundo ele, Metroid Dread obteve a maior estreia de toda a série quando o assunto é a venda na Terra da Rainha. Infelizmente, Dring não revelou números, mesmo que tenha destacado, que de forma geral, a franquia não passou em termos números do sucesso de Super Mario 3D World + Bowser’s Fury e de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo. Porém, como falado, a série já é conhecida por não ter o mesmo sucesso comercial do que outros medalhões dentro da Nintendo. O que não significa ter falta de qualidade. Mesmo assim, Metroid Dread retirou de Metroid Prime 3: Corruption do Nintendo Wii o título de melhor vendagem em sua semana de lançamento do Reino Unido. Falta agora um local, os Estados Unidos.
Já nos Estados Unidos foi onde Metroid Dread foi realmente visto como um sucesso. 845.000 cópia no seu mês de estreia. Provavelmente, mais um game a entrar no hall de Million-Sellers do Nintendo Switch.
E é talvez nesse território que Metroid Dread tem o seu melhor pico de sucesso. Pois no total, foram cerca de 845.000 unidades vendidas durante todo o mês de Outubro. Data de seu lançamento aliás. Em comparação com o último que alcançou algo parecido, o primeiro Metroid Prime, Dread conseguiu dobrar os lucros da Nintendo com o game. Além disso, a nova aventura de Samus em plataforma também angariou o título de melhor lançamento de todos os tempos na história da franquia, conseguindo o terceiro lugar durante a sua semana de lançamento. Dessa vez, temos duas fontes, o analista Met Piscatella em sua conta na rede social Twitter, assim como o Washington Post. Então, acho difícil não acreditar nessas informações não é mesmo? Samus retornou com os pés na porta. Sinal de que a franquia pode bem mais.
Vale lembrar que o game Metroid Dread foi lançado em Outubro de 2021 para o Nintendo Switch e está disponível até mesmo na rede brasileira da plataforma. Mais a frente, temos como oficial pela Nintendo que Metroid Prime 4 está em desenvolvimento pela empresa desde 2017, quando foi anunciado na E3 daquele ano. Desde então, apenas consta a informação de que o game se encontra em produção. Anteriormente informado que Bandai Namco estaria em auxílio do game, o título foi passado diretamente para a Retro Studios, subsidiária da Gigante Japonesa sediada nos Estados Unidos. E que foi a responsável pela trilogia principal. Assim, o título foi reiniciado em 2019, e aguarda novas informações acerca de quantas andas, e quem sabe, quando será seu lançamento. Afinal, pelos valores angariados por Dread, há um grupo de pessoas ansiosos por mais games da franquia.