Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são os pares dos remakes de Sinnoh que integram a oitava geração da franquia de monstros de bolso. Trazendo praticamente o mesmo enredo que Pokémon Diamond e Pearl do Nintendo DS, o jogo retorna a Sinnoh, um mais antiga dentre as regiões do Mundo Pokémon. Onde o Mito da Criação do mundo pode ser visto no alto do Monte Coronet. Como todo game da série Pokémon, o jogador começa com a dificílima escolha desde Kanto, obter o seu Pokémon inicial. Turtwig, Chimchar e Piplup o esperam. A gente sabe como é difícil essa escolha. Mas o Guariento Portal tem agora uma ótima notícia. É possível não só capturar os outros iniciais que você não escolheu como também os das três regiões anteriores, Kanto, Johto e Hoenn. Veja então meu nobre jogador de Nintendo Switch como isso é possível no Grand Underground.
Vivencie a história nostálgica do jogo Pokémon Diamond ou Pearl em uma aventura reimaginada, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, agora disponível no Nintendo Switch! As aventuras no jogo Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl acontecerão na conhecida região de Sinnoh. Rica em natureza e com o poderoso Mount Coronet em seu núcleo, Sinnoh é uma terra de muitos mitos passados de geração em geração. Você poderá escolher Turtwig, Chimchar ou Piplup para ser seu primeiro parceiro Pokémon e, em seguida, partirá em sua jornada para se tornar o campeão da Liga Pokémon. Ao longo do caminho, você irá se deparar com a misteriosa organização Team Galactic e poderá encontrar o Pokémon Lendário Dialga ou Palkia, a depender da sua versão.
Descrição de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, levemente alterada no Site Oficial da Nintendo no Brasil.
Esqueça aquilo de ter somente um Pokémon inicial. Em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, é possível ter todos os iniciais de Sinnoh, e das outras regiões anteriores.
Primeiramente, uma das [poucas] coisas vistas como novidade em relação aos originais, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl expandiu o Underground de Sinnoh como nunca antes visto. Ao invés de apenas procurar itens valiosos e fósseis, agora o jogador terá áreas a explorar com Pokémon que aparecem da mesma forma que na Wild Area de Pokémon Sword e Shield. Para esse primeiro contato, o jogador deve ter obtido a insígnia de Roark, o líder do ginásio da cidade de Oreburgh e chegar na seguinte, a cidade de Eterna. Um senhorzinho lhe falará e dará um item onde o jogador poderá ter acesso aos imensos túneis debaixo da região de Sinnoh. E agora, algumas áreas terão Pokémon, muitos deles vistos de forma exclusiva nessa região. Em um primeiro momento, não terá muito surpresa não, pois a maior parte das criaturas serão as mesmas da superfície.
Contudo, as coisas começam a mudar depois de você levar uma coça da Campeã da Elite dos 4 Cynthia e finalmente derrotá-la. Assim como completar a Sinnohdéx. Mas não fique desesperado. Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl libertam esse pós-game desde que o jogador tenha visto, não necessariamente capturado todos os 150 Pokémon disponíveis originalmente nessa região. Depois disso tudo, com a National Déx, um verdadeiro mundo se abre debaixo dos seus pés. E o Nintendo Switch se torna um palco para todos os Pokémon das regiões anteriores. O Grand Underground agora está apto para que o jogador capture todos os iniciais. De Bulbassaur, Charmander e Squirtle de Kanto, passando por Chikorita, Cyndaquil e Totodile em Johto. Depois, Treecko, Torchic e Mudkip de Hoenn e é claro, Turtwig, Chimchar e Piplup de Sinnoh. Mas cada um deles estão em áreas específicas dentro do Grand Underground.
Com um upgrade formidável, o Underground se tornou Grand Underground. E espere por encontrar criaturas exclusivas nessas profundas cavernas da Região de Sinnoh.
Mas não é somente isso, os Pokémon disponíveis do Grand Underground possui algumas diferenças, como movimentos exclusivos por ovos. O grupo de Planta por exemplo estará disponíveis nas Grassland Cave, Sunlit Cave, Riverbank Cave e Still-Water Cavern. Os nomes são difíceis, mas no mapa de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl podem ser vistas como as áreas verde, verde e azul, seja a maior ou a menor. Já os foguentos podem ser vistos em Sandsear Cave e Volcanic Cave, em cores vermelha ou vermelha e marrom. Por fim, os Pokémon que preferem uma aguinha ficam em Fountainspring Cave, Riverbank Cave e Still-Water Cavern. Exatamente, os dois lugares em que aparecem os iniciais de grama também podem aparecer os de água. E em ambos tem a cor azul lá disponível no mapa do Underground de Sinnoh.
Claro que existe uma certa aleatoriedade de qual Pokémon aparecer, mas o jogador pode tentar melhorar suas chances em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Para isso, ele deve procurar os tesouros do Grand Underground e montar sua própria Base Secreta. Você deve ter percebido que além de pedras da evolução e fósseis, o jogador encontra caixas com estátuas. Essas estátuas podem decorar a sua base, e elas impactarão nos Pokémon que você poderá encontrar. Por exemplo, se o jogador colocar estátuas de Monferno e Infernape, haverá uma maior chance de que Pokémon do tipo Fogo aparecerão em suas regiões. O mesmo acontece com praticamente todas as outras estátuas. Então, é recomendado que o jogador decore suas bases e parta para as áreas destacadas. Se caso o Pokémon que o jogador quer não aparecer, basta ele sair e retornar novamente, pois as criaturas serão reformuladas lá dentro.
Lembrando que Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl só contam com os 493 Pokémon até a Região de Sinnoh. De Bulbasaur até Arceus. Esses podem ser pegos facilmente, salvo os Pokémon exclusivos de eventos.
Assim, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, tirando algumas raras exceções como os Pokémon Míticos de Eventos permite que o jogador complete praticamente a sua Pokédex. Vale destacar que nesses jogos, produzidos pela ILCA para o Nintendo Switch, o registro de criaturas é de até o número 493, Arceus. A partir da jornada de Unova de Pokémon Black e White os Pokémon não estão disponíveis. Claro que o cerne que esteve presente em todas as regiões e jogos, a troca, também está disponível. Outras mudanças a se destacar dos remakes de Sinnoh é a extrema [extrema mesmo] dificuldade nas rematches dos líderes de ginásio, da Elite dos 4 e de sua Campeã, assim como o Ramanas Park, local que dá a vez do Pal Park e onde se pode capturar praticamente todos os lendários de Kanto até Hoenn. Mas isso é uma outra história.
Como dito, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl foram lançados em Novembro de 2021 para o Nintendo Switch de maneira exclusiva. São os primeiros games não produzidos diretamente pela Game Freak e que fazem parte da franquia principal. Nesse caso, a produção partiu do estúdio ILCA. Os dois games fazem com Pokémon Sword e Shield o parelhamento da oitava geração dos monstros de bolso, que ainda terá Pokémon Legends Arceus, sendo este produção de fato da Game Freak. Vale lembrar que Pokémon Legends Arceus, mesmo sendo da franquia principal apresentará uma nova formatação da franquia, trazendo um mundo já visto, a região de Sinnoh, porém em tempos passados, onde a localidade era chamada de Hisui. Os games de Galar e da atual Sinnoh podem ser compradas na eShop do Nintendo Switch ou na Nuuvem, enquanto Legends será lançado em Janeiro de 2022 também para o Nintendo Switch.