Bem, que a Disney é um Império que comanda dos heróis da Marvel até o Imperador Palpatine de Star Wars todo mundo sabe. Sabe também que suas animações tentam a todo custo se manter longe de polêmicas, mesmo que isso, várias vezes, não seja possível. De mensagens subliminares, bruxas sendo devoradas por aves e até frames com nudez, tudo isso se encontra na Casa de Mickey Mouse. E dentro desse comboio, é impossível não falar de O Corcunda de Notre Dame, animação de 1996 que conta com o vilão mais maléfico das animações. Claude Frollo, o Juiz de uma Paris medieval, é baseado no mesmo personagem do romance do francês Victor Hugo. Ele é é dono da principal canção vilanesca que deu um trabalho para a Disney. Trata-se de Hellfire, literalmente, “Fogo do Inferno” em Português. Algo que você não encontraria em uma animação infantil no streaming Disney+.
Na verdade, O Corcunda de Notre Dame tem tudo para não ser uma animação infantil. Embora suavizado do romance francês, o filme da Disney trata de assuntos definitivamente polêmicos. A danação da alma pelos pecados mundanos, xenofobia, assassinato e limpeza étnica são apenas alguns dos elementos da história de Quasímodo e sua paixão platônica por Esmeralda. Tudo bem que a Disney havia se aventurado um ano antes ao falar sobre a exploração do Novo Mundo com Pocahontas (1995), mas essa era a primeira vez que a animação tinha tantos temas complexos que somente depois de crescidos, as crianças iriam entender melhor. E nesse caldeirão mais quente que o de Fantasia, Hellfire é o brinde que levou o filme a ter uma classificação PG nos Estados Unidos. Algo que no Brasil equivale a classificação para maiores de 12 anos.
O desejo eterno do mal é o estopim!
Hellfire é o ponto mais próximo que o Frollo da animação se aproxima de seu parceiro do romance de Victor Hugo. Basicamente, depois de ver Esmeralda dançar em frente a Catedral, o juiz – que é arquidiácono no romance – passa a ter uma obsessão em possuir a cigana. Sim, a “possessão” é do jeito carnal, mesmo que ela não queira. Em caso de recusa, Frollo amaldiçoa a alma de Esmeralda a queimar no inferno. Simples assim. Aliás, o uso da palavra inferno somente nessa música é recorde na Disney. Nenhum outro filme usa o Submundo da Cristandade tanto quanto O Corcunda de Notre Dame. Hellfire é construída para ser isso mesmo, apavorante e mostrar que um vilão não precisa ser uma bruxa do mar, um feiticeiro árabe ou um leão com problema de personalidade. Ele é um homem comum, com muito poder.
Um dos animadores do filme, Floyd Norman relembra que, se tratando de um musical animado, Alan Menken – do longa Aladdin (1992) – e Stephen Schwartz tiveram de mostrar as músicas que iriam compor o filme antes para a alta cúpula da Disney e outras personalidades. Ele se lembra que quando Hellfire tocou, os diretores estavam se contorcendo com caras nervosas em imaginar algo do tipo em um filme infantil. No entanto, Michael Eisner, CEO da Walt Disney na época, aprovou a ideia de manter Hellfire dentro do filme. Assim, ela foi animada da forma que os diretores queriam, sendo a primeira vez que a canção de um vilão ganhava mais destaque que a dos protagonistas. Aliás, a dualidade entre pecado e virtude e céu e inferno é bastante evidente. Não por menos, Hellfire vem logo depois de Heaven’s Light, “Luz Celestial” no bom Português, a canção de Quasímodo.
Não é a mim a quem culpar, foi a cigana bruxa a me enfeitiçar.
A animação de Frollo cantando Hellfire foi feita pelos estúdios de animações da Disney na França. E abusa dessa estética de pecado e virtude. Temos cantos gregorianos, orações em latim – como o Confiteor – e a todo o momento, o Juiz declarando que nada é culpa dele. Tudo que ele sente é culpa de Deus, que fez o homem bem mais fraco do que o mal. De Esmeralda, a cigana bruxa que o enfeitiçou. Afinal, ele é um homem justo e bondoso, diferente da plebe tão vulgar e merece a proteção de Maria, que deve destruir Esmeralda se ela não for dele. A obsessão que Frollo passa é tão real que sem dúvida faz de O Corcunda de Notre Dame uma das mais assustadoras animações da Disney. E Hellfire uma das mais notáveis canções vilanescas da Disney. Seja a americana de Tony Jay ou a brasileira de Rodrigo Esteves.
O uso do fogo também é abusado em Hellfire, algo bem similar com Be Prepared, ou “Se Preparem” em O Rei Leão (1994). Tanto é que mesmo sendo “muito justo”, Frollo incendeia toda a Paris no dia seguinte. Esse fogo, que para Frollo era do Inferno, também foi palco de controvérsias na Disney. Em determinado ponto da canção, uma Esmeralda em chamas aparece dançando sensualmente para a loucura do Juiz. Foi necessário que os diretores, junto do supervisor de animação Chris Jenkins tivessem de vistoriar frame por frame. Por isso, Esmeralda está vestida dentro das chamas. Isso não diminui em nada o impacto da cena, que como dito, faz de O Corcunda de Notre Dame uma das animações mais questionáveis da Disney. Até mesmo dentro do game Kingdom Hearts: Dream Drop Distance, da Square Enix para o Nintendo 3DS, onde a Catedral francesa tem um cenário.