O MUNDO ABERTO REVOLUCIONÁRIO!
Hoje em dia, é difícil alguém não conhecer GTA. Porém, ouve uma época em que a franquia não era tão grande quanto hoje (acredite se quiser!). Com os lançamentos de GTA 1 e 2, a franquia já recebia boas críticas, mas ainda afastava algumas pessoas principalmente por causa da sua visão top down. Entretanto, a Rockstar, também responsável pelo polêmico Manhunt, decidiu inovar e entrar com os dois pés na porta na nova geração com GTA 3! Trazendo um mundo aberto totalmente 3D muito bem feito e assim, revolucionando a indústria!
Lançado em 22/10/01, sendo desenvolvido e publicado pela Rockstar Games para PS2 e, nos anos seguintes, recebendo versões para PC (2002) e Xbox (2003). Além disso, recebeu ports para diversas plataformas, como o PS4 por exemplo, e, mais recentemente, no dia 11/11/21, ganhou um remaster para PS5, Xbox Series S|X, Nintendo Switch, Pc, PS4, Xbox One e até celulares! Tratando-se de um jogo de ação, em um mundo aberto, com muito tiro, traição e claro, roubo de carros! Essa review inclusive tem como base a versão para Nintendo Switch do título da Rockstar.
“A CONFIANÇA É UMA MULHER INGRATA”…
GTA 3 começa com nosso protagonista Claude, participando da fuga de um assalto com a sua namorada Catalina. Porém, ela decide trair nosso grande amigo e acaba atirando na garganta dele! Logo depois, vemos Claude preso, sendo transportado em um carro forte. Mas, existe uma gangue na cidade que estava libertando alguns presos e, por sorte, acabamos sendo um deles. Então, pegamos um carro e já vamos procurar um lugar para trocar de roupa! E é assim, que a exploração do mundo aberto começa!
O PERIGO DO MAR!
Primeiramente, vamos aos controles e aqui, podemos dizer que temos altos e baixos. Os movimentos são bem básicos, já que podemos andar, correr, mirar e atirar, dirigir vários veículos, lutar com os punhos ou armas brancas. Como você deve ter percebido, não podemos agachar e nem nadar. Duas coisas que podem te fazer morrer durante a gameplay!
Mas, é inegável que o jogo funciona bem. A dirigibilidade de todos os veículos é boa e traz uma diferença legal entre eles. Cada carro possui uma física diferente, ou seja, não se deixe levar por carros bonitos, já que você pode odiar dirigir eles. Já sobre o tiroteio em si, você pode escolher entre a mira livre ou assistida (na versão remaster) e eu zerei sempre com a assistência e devo dizer que funcionou bem. Claro que, as vezes vai em quem você não quer, mas é contornável.
SEMPRE BUSCANDO TRABALHO:
Agora, tem uma dica interessante que eu posso dar. Claude possui uma estamina simplesmente ridícula. Ele corre por menos de dez segundos e já cansa. Porém, se você completar as missões secundárias da ambulância, você receberá a habilidade de correr sempre, sem cansar! Então, caso esse sedentarismo te irrite, saiba que tem solução (e não é academia!).
Então, já que mencionei as secundárias, vamos a elas. GTA 3 é praticamente o pai do mundo aberto. Ou seja, as coisas ainda eram mato nesse jogo. Todavia, eu fiquei positivamente surpreso com a quantidade de atividades. Temos as missões de ambulância onde devemos levar pessoas férias ao hospital. Além disso, temos as taxistas e de policial, que também são autoexplicativas. E todas elas você pode ativar, a hora que quiser, enquanto estiver dirigindo uma ambulância, taxi ou viatura.
ALÔ? AQUI QUEM FALA É O CLAUDE:
Mas, não pense que GTA 3 é só isso. Em cada uma das três áreas do mapa, existe um orelhão. Nele você pode pegar diversas missões com uma variedade bem interessante! Temos desde colocar uma bomba em um caminhão de sorvete e colocar ele perto de uma gangue rival, até levar um gerente de banco para uma fábrica de comida de cachorro, e até vencer uma simples corrida!
Você só pode ir fazendo uma de cada vez, mas é um conteúdo extra bem divertido e variado se comparado as missões principais! Foi, de fato, uma agradável surpresa! Além disso, temos alguns pacotes ocultos espalhados pelo mapa, que servem como colecionáveis. Sem falar nos saltos com veículos e alguns circuitos secretos (como um que eu devia manobrar no estacionamento, dentro do tempo).
A CLÁSSICA RODA DE ARMAS:
Em seguida, quero falar um pouco sobre a variedade de armas. Ela é baixa, mas cumpre todos os requisitos! Não tem um estilo de arma clássico, faltando. Se você gosta de jogar com pistola, rifle, sniper, shotgun, metralhadora, lança foguetes, aqui você vai encontrar! Inclusive, nunca se esqueça de comprar colete a prova de balas! Salva vidas! No remaster, GTA3 traz até a clássica roda de armas que é para todo mundo ficar habituado!
“A VINGANÇA NUNCA É PLENA…”
Depois que falamos do jogo no geral, chega a hora da história. Logo depois de sermos libertados, vemos Claude começar a fazer missões para várias pessoas, desde a máfia até a Yakuza. E, tudo isso, para poder encontrar a maldita Catalina e ter vingança pelo tiro na garganta (ser traído é o de menos, mas perder a fala foi sacanagem!).
Ou seja, temos aqui uma história bem simples e direta, sem desenvolvimento de personagem (nem do Claude nem dos secundários) e o nosso foco é: Roubar carros e atirar em pessoas. Sinceramente, eu esperava um pouco mais. Talvez por já ter vindo dos GTA’s mais novos, eu pensei que sempre tivesse sido assim. Mas não é o caso. Mas, devo dizer que a Catalina é uma personagem bem memorável. Por mais que ela apareça pouco, quando aparece consegue roubar a cena. Claramente é um jogo aonde a gameplay vai te levar do começo ao fim!
UMA TRILHA DIGNA DE CD:
Por fim, vamos ao lado técnico de GTA 3. Que, graficamente, é bem impressionante. O que a Rockstar fez logo no seu primeiro jogo na nova geração, é de se elogiar sempre! Algo que depois foi visto com Red Dead Redemption 2 anos depois. E isso vale para o remaster. Claro que, por ser um remaster, não faz nenhuma magica. Mas, ainda assim, traz uma iluminação melhor, bons efeitos nos carros e até cenários um pouco mais detalhados!
Já sobre a trilha sonora, não tem muito o que dizer. Logo no começo, assim que você entra no jogo, já temos uma abertura com uma música sensacional! Sem falar nas que foram escolhidas para as rádios! Eu realmente acho que GTA nunca erra nas trilhas sonoras! É incrível.
BEM VINDOS A LIBERTY CITY:
Por último, vemos um level design simplesmente inovador! Eu não posso cravar aqui que GTA 3 foi o primeiro mundo aberto em 3D, porque não joguei todos os jogos do mundo. Mas, sem dúvidas ele foi o primeiro a dar muito certo! Liberty City é uma cidade pequena para os dias de hoje, mas muito bem feitas! Os NPCs tem vida, o transito é bem denso e a grande maioria das missões são muito divertidas! Inclusive, é legal somente sair andando pela cidade!
CONCLUSÃO:
Em síntese, GTA 3 traz uma história simples, mas tem gráficos bonitos, uma boa jogabilidade no geral, ótima trilha sonora e um level design impecável! É um dos jogos mais revolucionários de todos os tempos e, como esperado, tem uma qualidade incrível! A jogabilidade pode escorregar as vezes, com a falta de estamina do Claude e o fato dele não poder nadar (já perdi missão por isso). Mas, esses detalhes não chegam nem perto de estragar a experiência!
Com uma campanha que pode ser finalizada em 10 horas e um conteúdo que te rende até umas 38 horas para finalizar tudo, ele é, sem dúvidas, um dos grandes jogos dessa franquia tão famosa! E foi onde ela começou a despontar no mundo!
LIBERTY CITY TE ESPERA ATRAVÉS DA NUUVEM:
GTA 3 faz parte de um pacote em trilogia disponível em diversas plataformas, inclusive no Nintendo Switch. Sendo este o responsável por esta Review. Com um Gift Card Digital 250 Reais, é possível saborear não somente Liberty City como San Andreas. Mas se engana que a Rockstar vive apenas de GTA. Pode ganhar muito dinheiro com essa franquia, mas ela não é a única.
Especialmente no PC, a Nuuvem é capaz de promover uma viagem para o mundo investigativo de L.A. Noire ou o faroeste de Red Dead Redemption 2. E melhor, todos estes títulos podem ser parcelados no seu cartão de crédito. Só a Nuuvem é capaz de fazer isso. Claro que antes, aconselhamos a ver as configurações de seu PC, afinal, ver a beleza de Red Dead Redemption 2 vai exigir de sua máquina da mesma forma que GTA V fez num tempo passado.
Números
GTA 3 (Nintendo Switch)
GTA 3 traz um combate divertido, uma dirigibilidade bem sólida, gráficos bonitos, um level design muito inovador e uma trilha sonora incrível! Acaba pecando um pouco em algumas missões meio sem graça, e na história sem muita profundidade.
PRÓS
- A trocação de tiro é franca e divertida
- Os veículos tem diferentes tipos de dirigibilidade
- Bons gráficos
- Ótima trilha sonora
- Mapa pequeno e muito bom de explorar
- Boa variedade de atividades secundárias
CONTRAS
- Algumas missões chatas
- A falta de estamina no Claude incomoda
- História pouco inspirada