A volta da magia.
Depois do sucesso de Super Mario World no início dos anos 90, lá no Super Nintendo, o Mario acabou se aventurando nos jogos 3D, começando por Mario 64 (1996) e indo até o Super Mario Odyssey em 2017. Mas, os fãs de Mario 2D continuaram tendo um amor por essa vertente da franquia e por isso a série New Super Mario Bros fez a sua estreia em 2006 para o Nintendo DS e, apesar de suas qualidades, ainda faltava uma certa magia, se comparada ao World e seus antecessores.
Então, depois de alguns jogos da vertente New, e 30 anos passados, a Nintendo trouxe Super Mario Bros Wonder! Todavia, fica a questão: Ele tem essa tal ‘’magia’’ ou é apenas um jogo colorido qualquer?! Lançado em 20/10/23, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo exclusivamente para Nintendo Switch. Tratando-se de um jogo de plataforma 2D, com aquela sensação de aventura, elementos online e uma energia fenomenal!
O belo Reino Flor.
Super Mario Bros Wonder começa um pouco diferente da maioria dos jogos da saga. Dessa vez, Mario, Luigi, Peach, Daisy, Yoshi e os Toads estão visitando um reino diferente chamado de Reino Flor. Mas, ao chegarem lá, presenciam o terrível Bowser roubando uma Flor Fenomenal (ou Wonder Flower) e assim adquirindo poderes absurdos, podendo até mudar um pouco da realidade! Então, nossos heróis partem junto com rei Florian para conseguir derrotar o vilão mais uma vez!

Bendito freio.
Primeiramente vamos aquela que é, de longe, a parte mais importante e divertida de Super Mario Bros Wonder: a gameplay. Inicialmente, nós temos os comandos básicos da saga. Você consegue andar, correr, agachar, executar o famoso ‘’pancadao’’ com a bunda, nada, pular e fazer um wall jump bem breve nas paredes, além de um rodopio para ganhar mais altura. E tudo, sem exceção, é de uma fluidez absurda. Eu sinceramente não faço ideia de como eles consegue fazer comandos tão simples serem tão gostosos. Talvez o segredo seja a simplicidade.
Inclusive, uma novidade bem legal é que os personagens possuem um pequeno ‘’freio’’ quando vão cair em algum buraco. Se você estiver correndo a toda velocidade, e conseguir apertar a analógico para trás, na beirada do buraco, o personagem não irá cair! Isso vai te salvar!

A beleza da bolha e a sagacidade da broca.
Além disso, é claro, nós temos os power-ups sendo quatro no total. Temos o Elefante, a Broca, a Bolha e a Flor de fogo, além da estrela clássica que deixa a gente invulnerável. O Elefante consegue usar a trompa tanto para bater quanto para jogar água (sempre molhe as plantinhas) e, por ser muito forte, quebra vários blocos. Já a broca, nos da um chapéu em forma de broca e com isso podemos andar dentro da terra, inclusive no teto e passar de forma bem fácil pelos inimigos!
Devo admitir que a Broca foi o poder que mais gostei! Mas, o poder que ganha o prêmio de mais bonito é o da bolha. Com ele, os personagens ganham uma roupa roxa (o vestido da Daisy fica lindo com o poder da bolha) e com ela é possível prender os inimigos em bolhas (eles morrem, claro) e ainda usarmos ela como um impulso para o pulo. Já a flor de fogo, é clássica né? Roupa branca e fogo no lombo dos inimigos, não tem erro.

Coleção de insígnias.
Agora, uma adição incrivelmente bem-vinda na jogabilidade são as insígnias. Como eu adiantei, o nosso querido Rei Florian vai nos acompanhar nessa aventura. Mas, ele não é só um espectador. Graças à ele, nós podemos usar diversas insígnias que nos dão melhorias na jogabilidade.
Por exemplo, uma nos permite carregar um pulo bem alto, enquanto outro libera um cipó que gruda na parede, e uma outra auxilia durante a natação. Além disso, tem outras que servem como bônus passivo, como uma que funciona tal qual um sensor que ajuda a encontrar segredos e outra que atrai as moedas como um imã. E ainda existem muitas outras. A variedade me surpreendeu porque eu pensei, de verdade, que seriam poucos. Mas tiveram algumas que nem usei! E todas têm a sua utilidade. Vai depender da sua escolha pessoal.

O fenômeno das flores.
Todavia, existe um ponto que pode casar perfeitamente com o uso das insígnias, que são as Flores Fenomenais! E essa é, sem dúvida, a maior novidade na gameplay de Super Mario Bros Wonder!
O conceito é bem simples. Em toda fase, que você terminar, o prêmio será uma semente fenomenal. Mas, em todas as fases, irá existir uma Flor Fenomenal, muitas vezes escondida, que vai transformar a fase em uma loucura completa! E eu não estou exagerando!
Para você ter uma noção, as maluquices vão desde você se transformar numa bola de gosma, até presenciar uma fase totalmente rítmica ou ainda se deparar com um quis do nada! Ou seja, prepare-se porque vai ter muito ‘’wonder’’ na sua jornada!

É muito WONDER.
Entretanto, eu posso imaginar uma dúvida surgindo na sua cabeça: ‘’Será que é legal ter um jogo tão maluco?’’ E aqui eu posso te garantir que não é legal. É simplesmente FENOMENAL! Super Mario Bros Wonder é, com certeza, um dos jogos mais criativos que já joguei. Você vai se surpreender com os efeitos das Flores Fenomenais do início ao fim! Isso se acontece porque existe todo tipo de efeito imaginável! Eu arrisco dizer que é impossível você prever exatamente qual vai ser o efeito. A surpresa é garantida!

Nada melhor do que uma lojinha.
Logo depois das Flores, é bom falar um pouco sobre um outro elemento novo nos mapas de Super Mario Bros Wonder que são as moedas de flores. Nada mais são do que moedas roxas que ficam espalhadas pelas fases (inclusive cada fase conta com três moedas grandes que valem por dez!), e que aparecem com mais abundancia na hora que ativamos o efeito da Flor Fenomenal.
A função delas é serem gastas nas lojinhas espalhadas pelos mapas do mundo. Com elas você compra insígnias, vida, poses para deixar nas fases no modo online, e ainda concerta caminhos para os habitantes do Reino Flor! Elas são extremamente úteis! Pegue todas que passarem no seu caminho!

O incansável Bowser Jr.
Mas, é sempre bom lembrar que você terá que passar pelos inimigos! E aqui, eu adianto que vários inimigos antigos retornam, como os koopas e os goombas. Porém, os novos são bem interessantes! Os meus favoritos são os Maw-Maws! Eles comem os pequenos goombas e isso os aterroriza! Existem outros também, bem legais, como os hoppycats e os konks.
Agora, algo que não me empolgou foram os chefões. Você sempre enfrenta o Bowser Jr, todas às vezes, com mudanças relacionadas aos efeitos das fases. Eu esperava uma variedade maior. Tanto que, no final, eu já estava triste por sempre enfrentar o pequeno vilão.

O determinado Rei Florian e as flores tagarelas.
Em seguida, é hora de comentar um pouquinho sobre a história. E aqui, como mencionei no Super Mario 3D World, ela segue a tradição de ser simples. Porém, o refresco de um novo reino, como novos personagens e novas maluquices ajuda muito na progressão. Agora, a missão é coletar as Sementes Magnas espalhadas pelos cenários para liberarmos a barreira no castelo do Bowser e assim derrotarmos o vilão!
A trama conta com uma quantidade considerável de diálogos com os NPCs, além de momentos onde os ajudamos (com as moedas) e até podemos encontrar um personagem muito querido na franquia, meio perdido! Sem mencionar, a quantidade enorme de personagens cativantes. O Rei Florian mesmo é muito legal, determinado e divertido, e com certeza vai ganhar a sua simpatia assim como as flores tagarelas que soltam uma frase sensacional atrás da outra!

Tão lindo que emociona.
Agora, chegou o momento de falar sobre o lado técnico de Super Mario Bros Wonder e eu vou começar pela trilha sonora. Eu achei ela incrível, desde o começo. No aspecto, música tema, eu ainda prefiro a do 3D World. Mas, ainda assim, a do Wonder me encantou em diversos momentos, sendo incrivelmente memorável da primeira fase até o último chefão!
Já sobre os gráficos, eu devo dizer que estão de encher os olhos! E não digo isso somente no aspecto visual, mas também nos detalhes. Super Mario Bros Wonder traz personagens com muita vida durante as fases. Em todos os movimentos eles mostram uma vivacidade que eu não via a muito tempo! Desde o Mario Elefante se espremendo para entrar no cano, até os goombas com medo quando um amigo morre na frente deles!

Uma onda de criatividade.
Além disso, o level design desse jogo é uma experiência incrível. Como eu disse, as Flores Fenomenais mudam muito os cenários e só isso já deixaria tudo maravilhoso. Mas, além disso, o jogo conta com desafios de insígnia, onde usamos uma só no mapa. Ou até, outras onde temos que focar em derrotar inimigos, e até fases de corrida! Outro detalhe legal, é que chega um momento onde o jogo se abre e podemos escolher a ordem dos mundos que iremos! E isso é bem legal! Sensação de liberdade nos jogos do Mario é algo muito gostoso, sempre!
Por fim, Super Mario Bros Wonder ainda conta com alguns extras. O primeiro, e o mais clássico, são os mundos especiais. Aqui, eu não vou entrar em detalhes por ser um grande spoiler. Mas, eu posso adiantar que: É DIFÍCIL. Nesse ponto, é o momento de você ir caso esteja com bastante paciência e disposição, porque a situação vai complicar! (Boa sorte)!

Chame os amigos.
E, para fechar, o jogo conta com um modo online (e também co-op local) para até quatro jogadores! Com uma grande quantidade de personagens, fica muito divertido jogar com os amigos! E ainda tem o detalhe interessante que é o fato dos Yoshis e o Ledrao terem uma gameplay diferente dos outros, já que eles não podem usar nenhum power-up, mas são mais difíceis de morrerem (e você ainda consegue montar no Yoshi). No modo online, os personagens fora do seu mundo, ficam como sombras. Mas, podem te salvar e ainda deixar recados. É divertido também, todavia, eu prefiro jogar de dois mesmo, lado a lado!

Conclusão.
Em síntese, Super Mario Bros Wonder trouxe de volta aquela magia incrível que os jogos do Mario 2D da era NES e do SNES tinham. Não me leve a mal. A série New tem sim o seu valor. Mas o salto aqui foi FENOMENAL (trocadilho intencional). Ele traz uma gameplay fluída, precisa e viciante, com power-ups muito legais e a ótimo adição das insígnias. Além disso, seu ótima trilha sonora, level design maravilhoso e personagens carismáticos, tornam esse jogo uma experiência obrigatória para os donos do Nintendo Switch.
Fora as fases desafiadoras que vão, com certeza, te segurar por umas boas horas, dependendo da sua habilidade! Ele traz uma campanha que pode ser finaliza em 9 horas mais ou menos, e que se estendem até umas 18 horas, caso você busque o 100%. Mas, lembre-se que isso varia muito, já que existem fases que são, de fato, bem complicadas!
Números
Super Mario Bros. Wonder
Super Mario Bros Wonder é um jogo de plataforma 2D, que pode ser jogado em co-op local (e online) de até 4 jogadores! Ele traz gráficos lindos, uma ótima trilha sonora, uma gameplay viciante e vários personagens carismáticos. Além disso, ele conta com várias frases incrivelmente criativas, do início ao fim! Acaba pecando um pouco na baixa variedade dos chefões.
PRÓS
- Jogabilidade precisa e viciante
- Gráficos lindos
- Ótima trilha sonora
- Personagens vivos e carismáticos
- Level design incrível
- Co-op local diverte muito
- Novos inimigos legais
- Novos power-ups muito bons
CONTRAS
- Os chefões poderiam ser mais variados