Pokémon é uma série que sem dúvida é sinônimo de dinheiro… muito dinheiro. Seja através de seus jogos, sempre nas plataformas da Nintendo ou em sua série de televisão, que ultrapassou a décima nona temporada, a franquia noventista ainda mantém um rastro de curiosidades quanto a sua produção. E isso desde as suas origens, quando apareceu no Game Boy em 1996 com o lançamento da Geração de Kanto em Pokémon Red e Green, que depois virou Red e Blue no Ocidente. Uma das Curiosidades desta gigantesca produção cai sobre quem seria a primeira criatura que de fato foi criada. Claro que se você conhece especialmente o anime de Pokémon, pode indagar que Pikachu foi o primeiro entre seus pares. Mas infelizmente o rato elétrico e parceiro de Ash (Satoshi no Japão) não foi o primeiro que deu as caras, e o Guariento Portal vai te falar quem é.
O primeiro Pokémon foi Rhydon, seguido por Clefairy e Lapras. Inicialmente planejávamos ter Pokémon vivendo ao lado dos humanos, tornando suas vidas mais fáceis. Então, durante os estágios iniciais de desenvolvimento [de Pokémon Red e Green], muitos personagens surgiram com papéis bem claros. Como é o caso de carregar coisas por aí, ou então navegar pelo mar carregando alguém em suas costas. Também pensamos em personagens mais fofos, como o Clefairy, para ser uma espécie de bichinho de estimação.
Ken Sugimori foi e ainda é um dos responsáveis pela franquia Pokémon, ao lado de Satoshi Tajiri. Conhecido por criar o design dos 151 Pokémon originais da Região de Kanto. Quanto a Rhydon, a resposta foi dada através de uma entrevista em comemoração aos 20 anos da franquia, em 2016.
Mew pode ser uma lenda por excelência na Região de Kanto e também fora dela. Clefairy pode ser rosa e fofo e gostar do luar na Montanha da Lua. Mas no mundo Pokémon, Rhydon, do tipo Pedra e Terra detém um lugar especial no panteão de uma das maiores franquias do mundo dos games.
Outros Pokémon que se pode pensar como “primordiais” podem ser Mew e Clefairy. O primeiro, a mãe e o pai de todos é descrito como o detentor do DNA de todas as criaturas deste Universo. E é tão especial que possui sua própria mitologia, sendo um easter egg colocado dentro do game. E um dos motivos de que na Enciclopédia destas criaturas, ele esteja no número 151, enquanto Mewtwo, seu clone, é o de número 150. Já Clefairy de fato foi um dos primeiros Pokémon produzidos. O Pokémon Normal, transmutado em Fada com a criação da Sexta Geração, a de Kalos, teria um design diferente do que hoje em dia é possível ver em Pokémon Sword e Shield e Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Na verdade, o primeiro entre os pares, o papa dos Pokémon é ninguém menos do que Rhydon.

Isso pode ser detectado já nas primeiras viagens pela Região de Kanto, como a Mansão Pokémon da Cidade de Cinnabar e as estátuas encontradas em ginásios, como as da Cidade de Cerulean. Se você notar bem, percebe que a silhueta destas estátuas são semelhantes, para não dizer iguais a um Rhydon. Bem, isso de fato não é uma simples suposição. Ken Sugimori (1966), um dos primeiros ilustradores da franquia de jogos e amigo pessoal de Satoshi Tajiri (1965), o idealizador de toda a franquia Pokémon revelou que Rhydon foi a primeira criatura criada. Na verdade, como todo o processo de desenvolvimento de jogos, os personagens começam sendo criados com uma determinada aparência e com suas características, e isso vai sendo alterado com o desenvolvimento. Por exemplo, a primeira ideia para as criaturas de Pokémon seriam animais saurópodes e mais rústicos, ou seja, com aparência de dinossauros.
Rhydon de fato pode ter sido o primeiro dentro de seus pares, mas acabou perdendo seu posto para criaturas ainda mais fofinhas. Clefairy bem que tentou entrar na fila, mas é claro que Pikachu e seu temperamento nenhum pouco amigável na série animada ajudou a elevar o amigo inseparável de Ash como o mascote oficial e mais conhecido de Pokémon.
Não por menos, Lapras é um saurópode e ainda por cima é usada para transportar pessoas de um local para o outro. Pelo menos isso foi visto na animação. Mas as coisas começaram a mudar no desenvolvimento de Pokémon. Porém, como forma de premiar a importância de Rhydon, ele foi o escolhido para ser visto como as estátuas de vários locais de Kanto, tanto nos originais quanto em suas versões remakes. Soa de maneira peculiar duas conclusões; a primeira que Rhydon foi criado antes mesmo do que sua pré-evolução, o rinoceronte Rhyhorn, que é da mesma região. Segundo que, embora tenha sido o primeiro, Rhydon acabou perdendo o posto de mascote para Clefairy, que seria a priori o mascote de toda a franquia, mas foi retirado pelo apego do rato elétrico Pikachu, do qual todos nós com certeza conhecemos muito bem.
* Para você que gosta de Pokémon e o mundo dos games, o Guariento Portal tem alguns conselhos a dar. Claro que se você gosta da franquia de monstros do bolso, obviamente deve ter um Nintendo Switch. E se tem o híbrido da Nintendo pode jogar Pokémon Sword e Shield e suas expansões, The Isle of Armor e The Crown Tundra. Ambas é claro com Análises. Já embarcando para Sinnoh temos uma aventura nos dias de hoje e uma num passado bastante distante. Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl foram produzidos como remasters pela japonesa ILCA. E claro temos Análise também aqui no Guariento Portal. Já indo para o mundo de Hisui, temos Pokémon Legends: Arceus, produzido pela própria Game Freak. Esse aliás é o título mais diferente da franquia principal, e o último lançado até a publicação de Pokémon Scarlet e Violet, os futuros games da franquia Pokémon.
Tem também a história de que Clefable e Gengar seriam a contraparte um do outro. Acho que essa faz bem sentido.
Sim, de fato tem essa questão de Clefable e Gengar serem um a contraparte do outro. Dá até um especial de Curiosidades de Pokémon. Mas antes, vamos treinar nosso Cyndaquil que apareceu em Paldea pra virar um ótimo Typlhosion e depois esperar por sua versão de Sinnoh do Passado.