COMO SEMPRE, EXISTEM POKÉMON QUE SÓ POR TROCA VOCÊ TERÁ:
Quem já jogou alguma vez na vida um jogo da franquia Pokémon sabe que com exceção de Pokémon Legends: Arceus (2021), diferente desde a sua concepção, toda uma nova geração é lançada em pares. Foi com Red e Blue (1997), com Sword e Shield (2019). E, é claro, com Scarlet e Violet (2022), sendo esses últimos disponíveis no Nintendo Switch. Embora contem praticamente a mesma história, todas essas versões possuem diferenças, em especial as criaturas à disposição do jogador. Porém, no meio de Galar e Paldea, foi possível retornar para a Região de Sinnoh em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (2021). Esses foram os primeiros remakes que não foram produzidos diretamente pela Game Freak, a desenvolvedora oficial da franquia. Mas sim pela ILCA, responsável por One Piece Odyssey (2023) e Sand Land (2024), através de uma parceria com a Bandai Namco.
Mantendo a estrutura elementar dos jogos Pokémon Diamond e Pearl (2006), do Nintendo DS, com algumas amarras de Platinum (2008), a terceira versão de Sinnoh, os remakes do Nintendo Switch continuam com a questão de apresentarem criaturas exclusivas entre as versões. Ou seja, para completar a Pokédex, é necessária a troca entre as versões. Algo que inclusive é necessário com Kadabra, Machoke e Haunter, que se transformam respectivamente em Alakazam, Machamp e Gengar. Com o surgimento do Pokémon Home, um aplicativo próprio para o Switch e para os dispositivos mobile, essa situação ficou mais fácil. Afinal, criaturas obtidas anteriormente podem ser transferidas para os títulos do Switch. Porém, ainda assim, o jogador de Brilliant Diamond e Shining Pearl tem Pokémon Exclusivos, a depender de sua escolha entre Dialga, o Mestre do Tempo, ou Palkia, o Guardião do Espaço e Dimensões, parte do Trio da Criação do Mundo Pokémon.

AINDA NA SINNOHDÉX, SÃO POUCOS OS POKÉMON EXCLUSIVOS:
Hisui, ou melhor, Sinnoh, durante os eventos dos jogos da 4ª geração, contava com cerca de 150 criaturas que, após o decorrer da história e o confronto contra a Campeã Cynthia, se transformava na National Déx, com as 493 criaturas disponíveis até então. Melhor dizendo, todos os Pokémon nativos das regiões baseadas no Japão: Kanto, Johto, Hoenn e a própria Sinnoh. Nesse começo, poucos eram os Pokémon exclusivos, e assim se manteve. Além de Dialga e Palkia, que estampam as capas como os Lendários, há as linhas evolutivas de Murkrow, Misdreavus, Cranidos, Shieldon, Glameow e Stunky. Nesse caso, Murkrow, Cranidos e Stunky só podem ser capturados de forma selvagem em Brilliant Diamond. Já Misdreavus, Shieldon e Glameow estão à disposição em Shining Pearl. Vale lembrar que esses remakes mantêm o mesmo padrão da Pokédex das versões originais e não a expansão de Platinum.
As coisas evoluem quando o jogador consegue obter a National Déx. Isso lhe abre uma nova área de exploração, algumas mecânicas criativas como o Poké Radar e os Enxames e o encontro de novas criaturas no Grand Undergound. Sem dúvida, uma das poucas novidades dos remakes em relação aos originais. Em Brilliant Diamond estão disponíveis as linhas evolutivas de Caterpie, Ekans, Growlithe, Seel, Scyther, Gligar, Elekid, Larvitar e Seedot, enquanto em Shining Pearl temos toda a linhagem de Weedle, Sandshrew, Vulpix, Slowpoke, Teddiursa, Magby, Lotad e Bagon. É possível perceber que cada linha se comporta uma como contraparte da outra. É o caso de Vulpix e Growlithe e Caterpie e Weedle que também fizeram o mesmo papel nos remakes Pokémon Fire Red e Leaf Green (2004). Ou de Seedot e Lotad em Ruby e Sapphire (2002) e seus remakes, Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire (2014).

ATÉ LENDÁRIOS SE DIVIDEM ENTRE O DIAMENTE E A PÉROLA:
Porém, não é só de linhas evolutivas que vive Pokémon. Existem criaturas que não evoluem. Nesse caso, suas contrapartes normalmente são outras criaturas que também não evoluem. É o caso de Mawile, Zangoose, Solrock e Kecleon em Brilliant Diamond e Pinsir, Stantler, Sableye, Seviper e Lunatone em Shining Pearl. Há também o Ramanas Park, uma espécie de localidade onde é possível capturar Pokémon Lendários. Enquanto o título que remete a Dialga contém Raikou, Entei e Suicune, as Feras Lendárias de Johto, nascidas do incêndio da Torre de Ecruteak e seu Mestre, Ho-Oh, com Palkia é possível capturar Articuno, Zapdos e Moltres, as Aves Lendárias de Kanto e seu Mestre, o Grande Guardião Lugia. Percebe-se que a troca entre os remakes assim como no Pokémon Home continuam tão fundamentais para completar a Pokédex como foi no início dos tempos dessa franquia. E em Brilliant Diamond e Shining Pearl, não é diferente.
Galera, só passando pra avisar que, por questões editoriais, estamos deixando aos poucos o X. Afinal, não é possível questionar uma rede social e se manter nela sabendo que existem similares. Desta forma, optamos pelo Bluesky. Além deles, também começamos a colocar as nossas coisas no Threads. Então, agradecemos se quiserem dar aquela olhada e seguir tudo isso e mais um pouco.
Bluesky: https://guarientoportal.bsky.social
Threads: https://www.threads.net/@guarientoportal