Tempos atrás, o Guariento Portal viajou até as regiões de Kanto e Johto em um Especial sobre os grandes campeões da Liga Pokémon. Nesses dois continentes, falamos um pouco sobre Lance, Trace, Blue e o todo poderoso Red, um dos personagens mais icônicos da franquia. Agora, indo para a ensolarada e cheia de água Hoenn e a velha Sinnoh, temos novos Campeões. Que com toda certeza são igualmente marcantes. Apresentado inicialmente em Pokémon Ruby e Sapphire, Steven Stone o aguarda com o seu Metagross ao fim da Liga Pokémon, sendo sucedido por Wallace, o rei aquático e outrora Líder de Ginásio de cidade de Sootopolis. Depois, pesquisando as lendas da Criação do Mundo e de Sinnoh, temos ninguém menos do que Cynthia com seu impressionante Garchomp e com toda a pompa em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Então, vamos embarcar nessa Parte 2 dessa jornada?
Steven Stone, o Mestre de Pokémon Metálico, mesmo não tendo um time completo desse time. Seu Metagross (ou Mega Metagross em Omega Ruby e Alpha Sapphire) são um peso pesado para que o jogador se torne o Campeão de Hoenn.
Primeiramente, vamos começar em ordem cronológica. Em Hoenn, nos primeiros games da região no Game Boy Advanced, enquanto a Equipe Aqua e a Equipe Magma tentam acordar Groudon e Kyogre, temos o aparecimento de Steven Stone. Filho do Presidente da Devon Corporation, a empresa que faz Pokébolas especiais da mesma forma que a Silph Company em Kanto, Steven é um colecionador de pedras raras. Em especial também fósseis, e por isso mesmo seu time tem dois fósseis, Armaldo e Cradily. No entanto, e estranhamente ele é conhecido como um especialista de Pokémon do tipo Metálico. Contudo, da mesma forma que Lance em Johto, a maior parte de seu time tem membros que não correspondem a sua especialidade. Durante os eventos do acordar do lendário da região, Steven aparece sempre dando detalhes sobre a luta titânica de Groudon e Kyogre e de como o mundo pode desaparecer nesse embate.
Depois da captura do lendário da versão, Steven finalmente se aquieta e o aguarda na Cidade de Ever Grande. Seu time é composto de Skarmory, Aggron e Metagross no time Metal, além de Cradily, Armaldo para Pedra e Claydol para o grupo dos Terra. Então, tenha um time com golpes de Terra, capaz de detonar meio time, com Aggron, Armaldo e Metagross, inclusive em Omega Ruby e Alpha Sapphire, onde Metagross ganha uma forma Mega. Skarmory é Voador e para ele, é bom um Golpe de Fogo. Já para Claydol um golpe Noturno ou Água é o suficiente, enquanto Cradily o feitiço se volta contra o feiticeiro com um golpe Metal. Em Pokémon Emerald contudo, Steven não é mais o Campeão, estando quietinho na Meteor Falls. Mesmo que em outras Gerações ele seja o Campeão canônico, no game de Rayquaza quem toma o seu lugar é Wallace.
Wallace depois toma o lugar de Steven em Pokémon Emerald. Com um chatíssimo Milotic que se recupera como ninguém, é bom o jogador ter paciência com o tanto de Full Restores que ele irá utilizar em seus Pokémon.
Normalmente, os games terceira versão de uma região sempre possuem alguma “diferença” entre as versões originais. Isso começou com Pokémon Crystal e se aprofundou no enredo de Emerald, também do Game Boy Advanced. Aqui, o Team Magma e o Team Aqua pretendem, ao mesmo tempo acordar os lendários da região. No entanto, é necessário o aparte de Rayquaza para que a paz volte a reinar. Nesse Universo Paralelo por assim dizer, Steven tem importância na história ao informar dos futuros acontecimentos. Porém, é Wallace quem passa a deter o título de Campeão de Hoenn. Anteriormente líder do ginásio da Cidade de Sootopolis, onde a briga do Trio do Clima ocorre, seu posto é tomado por Juan, que foi mestre de Wallace em um tempo anterior ao game. Destaca-se que, além de Líder e Campeão, Wallace também é conhecido por gostar dos Contests, competições acaloradas em Hoenn e Sinnoh.
Todos os Pokémon de Wallace são do Tipo Água, então pode parecer que os Tipos Planta e Elétrico serão fundamentais para derrotar seu time. De fato, o raciocínio está certo, com algumas exceções. Em primeiro lugar, seu principal Pokémon é Milotic, detentor de Recover e Ice Beam, o protegendo contra possíveis Plantas. Então, é melhor ter um golpe Elétrico. O mesmo se aplica para Wailord, Tentacruel e Ludicolo. Gyarados também está presente, porém tem o golpe Earthquake. Então, seja mais rápido! Por fim, o time Elétrico ficará sem sentido com Whiscash, uma vez que além de Água o Pokémon também é Terra. Nesse caso então, é bem necessário um time Plantoso na equipe. Por fim e não menos importante, como Campeão Pokémon, Wallace terá quatro Full Restores. Então, paciência será uma virtude, da mesma forma que com nossa Campeã de Sinnoh, Cynthia com seu nada calmo Garchomp.
Por fim, a inteligência em forma de pessoa se vê na pele de Cynthia, a Campeã Pokémon de Sinnoh. E sem dúvida uma das personagens mais amadas dentro da franquia. Com um descomunal Garchomp que só aumentou as dificuldades nos remakes do Nintendo Switch, uma revanche com ela é uma batalha digna dos melhores.
Indo agora para os mitos de Sinnoh, talvez temos uma das mais conhecidas e idolatradas Campeãs dentro da franquia Pokémon. Além de muito estilo e inteligência, Cynthia é conhecido por pesquisar a fundo todos os mitos e lendas de sua região. Em especial no que tange ao Tempo e ao Espaço, lugar de fala de Dialga e Palkia e dos games Pokémon Diamond e Pearl. No decorrer da narrativa, na pele de Lukas ou Dawn, o jogador deve buscar as oito insígnias de ginásio enquanto Cynthia, vez ou outra, aparece para falar algo de importante até que ocorra o fatídico encontro do lendário da versão jogada no Spear Pillar. Nativa da Cidade de Celestic, sua avó pode lhe dar a única forma de ver o lendário da versão oposta para completar sua Pokédex. Depois disso, ela estará te aguardando, assim como Steven e Wallace no topo da Liga Pokémon.
Porém, se prepare pois o time de Cynthia é completamente versátil. E em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, as revanches (ou Rematch) são ainda mais poderosas. Chegando ao ponto de que a treinadora detém o Pokémon mais poderoso, um Garchomp de Nível 88 junto com o Pikachu de Red em Heart Gold e Soul Silver. Versátil é a palavra para derrotar Cynthia, pois além de Garchomp, tempo o lutador Lucario, o plantoso Roserade, Milotic novamente, além de Spiritomb e Gastrodon, que é trocado para Togekiss em uma revanche. Cuidado excessivo com Garchomp que mesmo sendo Dragão tem Poison Jab para cuidar das Fadas. Um golpe Gelo cobre além do mascote de Cynthia também Roserade e Togekiss. Planta pode servir para Milotic e Gastrodon, e o próprio Fada também para Spiritomb. Mas em nenhuma hipótese, espere por uma batalha tranquila. Sendo uma das mais complicadas da franquia.
Aliás, Cynthia também é conhecida por dar umas voltinhas em outras regiões. Sendo vista em Johto e Alola por exemplo. Mas também em Unova, onde iremos repousar em breve com seu Campeão, ou seus Campeões na verdade, assim como a deliciosa Kalos.
Ainda podemos dizer com maestria que Cynthia é uma das personagens que mais aparecem nas franquias de Pokémon. E inclusive andando pelas regiões que não são Sinnoh. Ela por exemplo é vista perambulado por Unova (palco de Pokémon Black e White e seus sucessores, do Nintendo DS) e por Alola (de Pokémon Sun e Moon e de suas continuações no Nintendo 3DS), onde participa junto de Red da Battle Tree. Porém, também não podemos esquecer de Johto, onde através de um evento com um Arceus especial, era possível entrar nas Sinjoh Ruins, no qual o jogador ganharia um dos lendários de Sinnoh no Nível 1, por meio de um ovo. Nos remakes de Sinnoh, Cynthia se transformou na jogadora mais difícil dentre todos os games, pois além do nível 88, ela tem todos os Pokémon com treinamento competitivo, pronto para saculejar o jogador no melhor estilo.
Assim, dando um pulo nessas outras duas regiões, conhecemos um pouco mais dos Pokémon de seus Campeões. De Steven e de seu Metagross, passando pelo Milotic de Wallace e do Garchomp de Cynthia. Contudo, se as quatro regiões originais do Japão acabaram, engana-se quem acha que o Mundo Pokémon terminou. Terras distantes nos aguardam com outros Campeões. É o caso de Unova, de Black e White, onde veremos Alder com sua Volcarona e nas continuações com Iris e seu Haxorus. Já na francesa Kalos, de X e Y, Diantha pode ter um rosto pacífico, mas sua Mega Gardevoir é um problemão para os jogadores que desbravam a região. Assim, vamos voar para a cidade de Castelia, ver as Ruínas de Relic e depois aproveitar as belezas de Santalune e da Torre de Lumiose em Kalos. Temos mais viagens a desbravar no Mundo Pokémon conhecendo seus verdadeiros Campeões.