EXPLORAÇÃO, SIMULAÇÃO E ARTILHARIA NO MEIO DO ESPAÇO SIDERAL:
O Espaço é tão interessante quanto o buraco negro de Interestelar (2014) ou da Via Láctea. Ao mesmo tempo, é a fronteira final da jornada da Enterprise de Star Trek e um local onde seus gritos não podem ser ouvidos, como em Alien: Isolation (2019). Se essas três obras apresentam o infinito do espaço, suas aberrações e seus perigos, o Xbox Series S/X, da Microsoft, também é capaz de trazer ao seus jogadores uma exploração do espaço de longa duração, em pelo menos três games. Também a disposição do Game Pass. Embora existam muito mais! Sendo assim, confira o exclusivo e gigantesco Starfield, passando pelas atualizações que transformaram completamente No Man’s Sky, chegando até a exploração criativa e cheio de tiroteios e humor ácido de The Outer Worlds. Esses 3 Games sem sombra de dúvida darão aos seus jogadores outras percepções sobre uma jornada espacial.
#1 – STARFIELD (2023), DA BETHESDA GAME STUDIOS:
Não há como começar uma jornada espacial no Xbox e não mencionar Starfield. O título, lançado em Setembro de 2023 como um exclusivo da Microsoft foi projetado pela americana de Maryland, Bethesda Game Studios. Justamente após a sua compra pela Gigante Americana, que já havia se enveredado pelo espaço com a franquia Halo e com Gears of War: Ultimate Edition (2015). Em Starfield, os jogadores conhecem uma vasta galáxia com mais de mil planetas para explorar, sendo um membro da organização “Constellation”. Com fortes elementos de RPG, é possível customizar seu personagem, as formas de combate e a história, que se desenha conforme as escolhas. Além disso, o game possui uma história repleta de intrigas, descobertas científicas e conflitos entre facções, algo já conhecido pela desenvolvimento de franquias com estes mesmos conceitos, como o fantasioso The Elders Scrolls e o pós apocalíptico Fallout.
Com sua ênfase em liberdade, Starfield oferece uma experiência expansiva onde os jogadores podem construir suas próprias naves, minerar recursos e tomar decisões que moldam o universo ao seu redor. A estética de Starfield mistura alta ficção científica futurista com inspirações retrô. Além disso, o game destaca-se por sua densa atenção aos detalhes, ramificação de diálogos e um sistema de progressão que incentiva a exploração cada vez mais. Starfield é amplamente reconhecido como uma das maiores e mais ambiciosas criações da Bethesda, de games como Wolfenstein: The New Order (2014), Doom Eternal (2020) e Quake: Remastered (2021). Aliás, essa ambição não foi deixada de lado, e um ano depois, uma DLC, intitulada Shattered Space foi lançada trazendo ainda mais conteúdo. Starfield, além de exclusivo, é um dos maiores títulos do plantel do Xbox Game Pass, disponível no Xbox e também no PC.
#2 – NO MAN’S SKY (2016), DA HELLO GAMES:
Alguns dizem que se Starfield existe hoje, é porque alguém antes explorou o desconhecido com No Man’s Sky. O título, lançado pela indie britânica de Guildford Hello Games em Agosto de 2016 tem um passado sombrio. Com uma promessa e alta expectativa, o game não agradou nos seus anos iniciais pela falta de conteúdo. Mas o tempo foi o seu melhor remédio, e com inúmeras atualizações gratuitas, o título se transformou naquilo que almejava ser. No Man’ Sky se destaca por seu vasto universo gerado proceduralmente, oferecendo mais de 18 quintilhões de planetas únicos para os jogadores explorarem. Cada planeta possui flora, fauna e condições ambientais distintas. O game também inclui elementos de sobrevivência, exigindo que os jogadores gerenciem recursos, melhorem equipamentos e enfrentem perigos nas diversas condições climáticas extremas. De outra forma, No Man’s Sky combina sobrevivência, elementos de RPG e simulação em um único game.
Desde seu lançamento, No Man’s Sky passou por uma impressionante evolução graças a uma série de atualizações gratuitas que expandiram significativamente sua jogabilidade. Novos recursos como construção de bases, multijogador online, personalização de naves e veículos, missões de história e realidade virtual transformaram a experiência original. Não por menos, contando o período de 2016 até 2024, No Man’s Sky contou com 28 atualizações gratuitas. Sendo a última inclusive, inspirada no Necronomicon e nos horrores espaciais de H.P Lovecraft. De outra forma, No Man’s Sky se transformou em um exemplo de longevidade, resiliência e comprometimento de sua desenvolvedora, conquistando uma base sólida de fãs e se estabelecendo como um dos jogos de exploração espacial mais completos e imersivos disponíveis. Sem sombra de dúvida, o passado de No Man’s Sky está lá atrás, e seu nome registrado no Xbox Game Pass.
#3 – THE OUTER WORLDS (2019), DA OBSIDIAN ENTERTAINMENT:
Por fim, porém não menos importante, The Outer Worlds marca seu nome nessa lista de aventura espacial. Produzido pela californiana de Irvine Obsidian Entertainmet, responsável por Avowed e Pentiment e lançado em Outubro de 2019, o título é ambientado em um futuro alternativo em que corporações gigantescas controlam colônias espaciais. The Outer Worlds mistura humor satírico com temas distópicos. Os jogadores assumem o papel de um colono despertado de um sono criogênico, que se envolve em uma conspiração para salvar ou moldar o destino da colônia de Halcyon. A narrativa é altamente influenciada pelas escolhas do jogador, permitindo decisões que afetam personagens, facções e obviamente, o desfecho do jogo. Não por menos, os textos aqui não são apenas explicativos, eles precisam ser compreendidos para que o melhor final seja perseguido. Algo visto também em franquias como Shin Megami Tensei e Persona, ambas da Atlus.
Combinando tiroteios em primeira pessoa, combate tático e elementos clássicos de RPG, The Outer Worlds se destaca por seus diálogos envolventes, personagens memoráveis e um tom irônico que critica o capitalismo corporativo. O que pode ser um ponto negativo para os mais libertários e que odeiam o comunismo. The Outer Worlds apresenta mundos variados e coloridos, além de mecânicas de exploração e personalização de equipamentos e habilidades. Não por menos, existem comparações com Fallout: New Vegas, do mesmo estúdio, consolidando-se como uma experiência marcante no gênero de RPG’s espaciais. Assim como Starfield e No Man’s Sky, The Outer Worlds ganhou expansões. Elas foram Peril on Gorgon em 2020 e Murder on Eridanos em 2021. A franquia inclusive vai se expandir, com o desenvolvimento já revelado de The Outer Worlds 2, exclusivo da Microsoft e mais um membro do Xbox Game Pass.
O ESPAÇO, SEUS PERIGOS E POSSIBILIDADES NA NUUVEM:
Para os amantes de uma grande exploração espacial e com o cadastro no Xbox Game Pass, as possibilidades com esses três games são quase infinitas. Mas não são as únicas. Outros games, como Destiny 2, Halo Infinite e Stellaris, apenas para dar alguns exemplos também se enquadram nesse rol. Basicamente, todos os três títulos possuem fortes elementos de RPG, como a customização e evolução de habilidades em geral. Porém, enquanto Starfield se destaca em termos de narrativa, No Man’s Sky tem na exploração, sobrevivência e simulação o seu ponto forte, ao passo que The Outer Worlds, o FPS e o humor ácido estão a disposição. No fim das contas, o espaço de fato é a fronteira final, e se encontra disponível a varejo ou no atacado, e em ambos os casos disponível na Nuuvem, a parceira do Guariento Portal no mundo dos games.