Mesmo sendo versões melhoradas, os títulos não apresentam inovações o suficiente para revisitar Alola. Porém, para os viajantes de primeira viagem, Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon são as derradeiras versões.

Na franquia Pokémon, existe certa normalidade de se criar terceiras versões de seus duplos títulos principais. Com exceção dos jogos da Sexta Geração, Kalos, praticamente todos foram assim. Yellow, Crystal, Emerald, Platinum, Black 2 e White 2. Não por menos, as atualizações também foram produzidas em Alola, desta vez com Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon. Os últimos games da franquia para o Nintendo 3DS. Com a promessa de ser uma versão definitiva dos títulos originais Sun e Moon. O título segue a cartilha a risca das atualizações. Tem uma Pokédex expandida, uma história mais acentuada, um pós game com mais conteúdo e gráficos bem trabalhados. Contudo, talvez não seja o suficiente para segurar o jogador a se aventurar para Alola uma vez mais.

Aliás, Alola está mais bela e verdejante. Mesmo diante de uma versão mais antiga do Nintendo 3DS. É perceptível o polimento gráfico e o acréscimo de certos elementos do cenário. A Game Freak, estúdio responsável pela franquia mostra que o tempo entre os originais e suas versões estendidas foram bem utilizadas. Infelizmente, a queda de quadros por segundo continua a mesma que em Sun e Moon em batalhas em dupla. A melhora ocorre em casos pontuais, como a Mega Evolução, onde a fluidez é bem mais visível.

Mesmo com tal situação em termos gráficos, a trilha sonora do título foi melhorada, com arranjos que lembram o original. Usando-se de Ukuleles para ambientar o clima tropical das ilhas baseadas no Havaí. Da mesma forma que o cenário, a cereja do bolo do título está melhorada, a Pokédex. Com mais de oitocentas criaturas disponíveis na história da franquia, torna-se um ultraje a existência de apenas trezentos e cinquenta para capturar. Em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, monstros de bolso que não apareceram anteriormente como a linha de Chansey dão as caras. Tornando ainda mais variável a “fauna” se é que se pode chamar assim, local.

pokemon_ultra_sun_moon_alola_analise_review

Com a disponibilidade do Pokémon Bank, é possível transferir criaturas anteriores de Pokémon X e Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire e até mesmo dos games da Primeira e Segunda Geração do Virtual Console do Nintendo 3DS. Sendo assim, por mais que não existam entradas na Déx regional de Alola para todas as criaturas. Elas podem ser jogadas, treinadas e trocadas livremente.

Em termos de história, não existe muita coisa nova, pelos menos nos pontos iniciais. Você, personagem, agora mora na Ilha Melemele, uma das quatro ilhas do arquipélago de Alola. Originário de Kanto, cabe a você pegar o seu Pokémon inicial, Rowlet, Litten ou Popplio. Batalhar contra os rivais que encontrar pelo caminho e finalmente ser o primeiro campeão da Liga de Alola. Da mesma forma que Sun e Moon e diferente de todos os demais, Alola é um continente onde inexiste os famosos líderes de ginásio. Em seu lugar, entraram desafios, os Trial que permitem que o jogador evolua na narrativa e pegue espécies de “carimbos” demonstrando que evoluiu. Tal mecânica repete os acontecimentos de Sun e Moon, porém com refinamentos históricos e com o acréscimo de um trial ou outro.

pokemon_ultra_sun_moon_analise_review

O que muda em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon é o plot de Necrozma, o terceiro lendário da região. Sendo o responsável por ter roubado a luz de Ultralópolis, uma cidade que fica em uma dimensão distante da do Mundo Pokémon. O jogador conhecerá o Ultra Recon Squad, que trará estes novos eventos. Contudo, sem dúvida é o pós-game melhorado que se sobressai. Aqui, existe a possibilidade de encontrar praticamente todos os lendários de gerações anteriores. Tudo através do Ultra Wormhole, buracos de minhoca para outras dimensões. O jogador também poderá encontrar Pokémon não nativos de Alola, aumentando ainda mais o rol de criaturas capturáveis. Por fim, a Equipe Rocket, os vilões de Kanto e Johto aparecem melhorados, simplesmente com outros membros de equipes vilãs antigas. O Team Rainbow Rocket é um desafio final interessantíssimo e que só tem a acrescentar para Ultra Sun e Ultra Moon.

Quanto as novidades, o acréscimo de dois novos minigames também pode dar uma sobrevida as interações de Alola. O primeiro deles, o Mantine Surf faz com que o jogador aproveite as belas praias de Alola para surfar. O prêmio será Battle Points, que poderão ser trocados por itens e Ataques exclusivos dos chamados Move Tutor, disponíveis em cada uma das ilhas. Outro minigame, já relatado inclusive envolve a possibilidade de fendas temporais. Na garupa de Solgaleo ou Lunala, dependendo da versão , você encontrará buracos de minhoca que levarão o jogador para outra dimensão. Quando mais distante e rápido conseguir, maior é a possibilidade de que na luz ao fim do túnel existe um Pokémon lendário. Lugia, Mewtwo, Dialga e Palkia são apenas alguns dos exemplos disponível nos jogos.

No fim, Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon pecam por um motivo. Serem versões melhoradas vendidas como jogos inteiros. Isso por que todas as novidades envolvendo enredo, aumento da Pokédex, novos minigames e mecânicas específicas, como alguns Z-Moves exclusivos poderiam muito bem ser restruturados nas versões iniciais, Sun e Moon. Ou então a Game Freak poderiam muito bem produzi-los e incorporá-los como uma DLC paga para as versões originais. De fato, houve uma melhora gráfica, contudo, em termos de inovação, o título peca por ser apenas uma versão mais robusta. Caso o jogador tenha se aventurado por Alola em Sun e Moon, dificilmente terá argumentos para se aventurar novamente. Claro, se você é fã da franquia com toda certeza Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon é altamente recomendado.

pokemon_ultra_sun_moon_analise_review_01

Nota: 72 de 100. Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon fecha com gosto agridoce a vida da franquia no Nintendo 3DS. Infelizmente, suas melhorias não sustentam o preço cheio cobrado pelo título. Para todos aqueles que já jogaram Pokémon Sun e Moon, o título só vale a pena para os mais entusiastas. Agora, se você não conquistou Alola ainda, as versões melhoradas são as melhores para você conhecer as ilhas tropicais. Meleme, Akala, Ula-Ula e Poni estarão te aguardando ansiosamente. Afinal, com uma nova Pokédex, com gráficos ainda mais verdejantes. Uma história com meandros mais complexos e um pós-game melhor trabalhado. Sem dúvida se for para começar em Alola a sua jornada, que comece por Ultra Sun ou Ultra Moon.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.