Guariento Portal
  • Início
  • Análises
    • Filmes
    • Games
  • Curiosidades
  • Especiais
  • Games
    • Microsoft
    • Nintendo
    • Sony
    • SteamNovo
  • Filmes
Sem resultado
Ver todos resultados
Guariento Portal
  • Início
  • Análises
    • Filmes
    • Games
  • Curiosidades
  • Especiais
  • Games
    • Microsoft
    • Nintendo
    • Sony
    • SteamNovo
  • Filmes
Sem resultado
Ver todos resultados
Guariento Portal
Sem resultado
Ver todos resultados

A Lenda de La Llorona, ou o Fantasma da Mulher que Chora

Vitor Guariento por Vitor Guariento
abril 20, 2020 - Updated On agosto 23, 2020
em Curiosidades, Lendas, Viagem
Reading Time: 5 mins read
Início Curiosidades

Segundo a Lenda, Maria era uma mulher humilde que se apaixonou por um homem, e juntos tiveram dois filhos. Contudo, amargurada com o casamento e com ciúmes, ela mata seus dois filhos afogados e depois se mata. A partir de então, ela se torna uma alma penada, buscando e sequestrando outras crianças.

la-llorona-lenda

No imaginário popular, é comum que mitos e lendas sirvam de argumentos para mídias, como o cinema e o teatro. Se você é um espectador assíduo do Guariento Portal, sabe que uma das análises já produzidas foi sobre o longa A Maldição de Chorona. Produzido em 2019, o filme usa-se de uma lenda mexicana de uma mulher, A Mulher que Chora, um fantasma que busca encontrar seus filhos novamente. Depois é claro de que ela mesma os afogou em um rio em um ataque de fúria. O que pouca gente sabe é que, mesmo com o sangue mexicano, a lenda é conhecida em toda a América Espanhola. E, suas particularidades vão de encontro com outras lendas locais, como a Bela da Meia Noite no Brasil e particularidades da Banshee céltica. Então se prepare para entender um pouco sobre a lenda de La Llorona.

Com preguiça de ler toda toda a lenda? Então, aqui vai um resumo:

  • La Llorona é uma lenda tipicamente da América Espanhola, embora tenha versão também no Brasil. Contudo, é o México o detentor da principal versão. Esta que foi utilizada no filme de 2019 A Maldição de Chorona.
  • Segundo o conto, Maria era uma mulher que vivia na zona rural mexicana. Ao conhecer o homem de sua vida, tem dois filhos com ele. Contudo, com o passar do tempo, o casamento fica cada vez pior, até que ela encontra seu marido com outra mulher.
  • Ela decide então destruir aquilo que ele mais ama, e num momento de fúria, mata afogado seus dois filhos. Depois disso, acaba se matando do mesmo modo. Por ter cometido tal crime, ela não vai nem para o Céu nem para o Inferno.
  • Assim, ela se tornou um espírito errante que busca seus filhos para encontrar a paz. Contudo, nesta lógica ela passa a sequestrar outras crianças, especialmente as desobedientes ou as que ficam nas ruas. Estas terão o mesmo fim que seus filhos, e morrerão afogadas.

Como pode-se imaginar, existe uma infinidade de histórias sobre esta lenda, cada uma contando a partir de um ponto. Contudo, a principal, de origem no México tem bastante similaridade com a que é contada no filme. E é uma das principais no imaginário deste país. Numa vila rural no século XVI, vivia uma jovem humilde chamada Maria. Contudo, era conhecida por sua formosura e graça. Até que um belo dia, um homem se aproximou do vilarejo e se encantou por Maria, o que foi retribuído de imediato. Eventualmente, os dois então se casaram. Tudo estava se encaminhado para uma vida de família feliz, e o casal teve dois filhos, no qual os nomes não são mencionados. Porém, os problemas começaram com o passar do tempo e com o nascimento das crianças.

Relacionado

Maratona-Fidípides

História: Quem foi Fidípides? Conheça o Mensageiro de Maratona

Diablo II Resurrected Game Blizzard RPG Boxart

Confira Diablo II: Resurrected, uma experiência “Excelente” nos Consoles.

mamba-negra

Venenosa, a Mamba Negra é a cobra mais rápida do mundo

horizon-zero-dawn-analise

Análise de Horizon: Zero Dawn (PS4)

Ver mais

O marido não ficava em casa a maior parte do tempo. Dizia viajar a trabalho. E o pouco tempo que passava em casa, Maria percebeu que ele não lhe dava atenção. Passou a maior parte do tempo cuidando dos filhos. Chegou a um ponto em que ele não se despedia mais dela, apenas abraçava e beijava seus filhos. Aquilo passou a incomodar Maria cada vez mais. O ponto alto para sua desconfiança foi quando, ao voltar para a vila, seu marido trouxe uma mulher consigo. Para a mente de Maria, tudo se encaixava, ele não mais lhe dava atenção pois estava envelhecendo. E as crianças roubaram o coração do homem que ela ainda amava. Tomada por uma raiva incontrolável acobertada por mágoa, Maria tomou o seguinte pensamento; o de retirar deste mundo aquilo que seu marido mais amava.

la-llorona-lenda-02

Ela então pega seus dois filhos e os levam até um rio, onde os afogam. Já sem vida e sem os corpos, levados pela correnteza, Maria volta a sanidade. Percebendo o que fez, ela começa a procurar seus filhos e a chorar, mas seu efeito algum.

Ela então pega seus dois filhos e os levam até um rio, onde os afogam. Já sem vida e sem os corpos, levados pela correnteza, Maria volta a sanidade. Percebendo o que fez, ela começa a procurar seus filhos e a chorar, mas seu efeito algum. Não lhe restando alternativa, ela volta para a casa, a espera de seu marido. Quando ele novamente chega, sua primeira pergunta é onde estão seus filhos. É então que Maria lhe conta toda a verdade, que os afogou no rio. O homem então diz que eles só estarão juntos novamente se Maria encontrasse seus filhos e os trouxesse de volta. Como isso é praticamente impossível de acontecer, uma vez estarem mortos, Maria decide tirar sua própria vida. Ela o faz da mesma forma que com seus filhos, com o afogamento.


Continua após o anúncio

Porém, dado o crime que cometeu contra sua própria cria, a mulher se torna um fantasma errante, que deve vagar pela Terra se lamuriando de tudo que cometeu. E buscando encontrar seus filhos para então cumprir as palavras de seu marido. A partir de então, o fantasma de Maria ficou conhecido como La Llorona justamente por chorar pela perda de seus filhos. Dizem que se você a ouvir chorando, o ideal é correr na direção oposta. Além de que esse som de seus gritos pode causar agouro e é um prenúncio de morte e infelicidade. Ela também sequestraria crianças desobedientes ou que ficam de noite vagando pela rua. E todas teriam o mesmo destino que seus filhos, morrerem afogadas.

la-llorona-lenda-02

Sua aparência é de uma mulher com um vestido branco com um véu que tampa parte de seu rosto.

Sua aparência é de uma mulher com um vestido branco com um véu que tampa parte de seu rosto. E normalmente, suas aparições são próximas de locais com água, como rios e lagos. No México, a tradição mais antiga diz que o fantasma de Maria já foi avistado no lago de Tenochitlán, onde hoje se encontra a Cidade do México. Assim sendo, cuidado ao escutar os choros e lamentos de uma mulher em busca de seus filhos, pode ser a Mulher que Chora, ou La Llorona.

Curiosidade: Diferente do que é visto em A Maldição de Chorona, não é encontrado na lenda que suas lágrimas causam algum tipo de queimadura. Tirando este pequeno detalhe, a criação da personagem com uma roupa branca e um véu se mantém fiel ao mito. Assim como sua predileção em sequestrar crianças e afogá-las, especialmente em rios, riachos e lagos. Mesmo que no filme outros locais como piscinas também são usados.

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: CulturaFilmesHistóriaLla LloronaMéxicoMitos
CompartilharCompartilharEnviarCompartilharTweet96

Continua após o anúncio
Post Anterior

Crítica de X-Men: Fênix Negra (2019)

Próximo Post

O Palácio do Parlamento da Romênia; o maior, o mais caro e o mais pesado do mundo.

Vitor Guariento

Vitor Guariento

Morador de Japeri – RJ (Baixada Fluminense para os mais íntimos). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRRJ e Pós Graduando em Defesa Nacional pelo IMES. Outrora Agente Administrativo, agora Auditor Federal. Campeão da Região de Johto e Herói de Hyrule. Fundador do Guariento Portal, site destinado a curiosidades e críticas de filmes e jogos em geral.

Relacionados

Análise / Review de Astral Chain (Nintendo Switch).

Análise / Review de Astral Chain (Nintendo Switch).

A estreia da Platinum no Switch A Platinum Games é conhecida por fazer bons jogos que, além de um combate...

Leia MaisDetails

Especial Campeões Pokémon: Do Metal, da Água e a Mestre de Sinnoh.

Wallace-Steven-Cynthia-Hoenn-Sinnoh

Tempos atrás, o Guariento Portal viajou até as regiões de Kanto e Johto em um Especial sobre os grandes campeões...

Leia MaisDetails
Próximo Post
palacio-do-parlamento-palatul-parlamentului

O Palácio do Parlamento da Romênia; o maior, o mais caro e o mais pesado do mundo.

Deixe uma respostaCancelar resposta

🔥 Em Alta!

  • museu-oculto-dos-warren

    O Museu Oculto dos Warren: lar de Annabelle e do sobrenatural.

    3430 compartilhamentos
    Compartilhar 1368 Tweet 855
  • Alfabeto, Abugida, Abjad e Silabários. Quatro formas diferentes de se escrever algo.

    142 compartilhamentos
    Compartilhar 56 Tweet 35
  • Curiosidades: A Freira, o Castelo Corvino e o Turismo na Romênia.

    418 compartilhamentos
    Compartilhar 166 Tweet 104
  • Crítica: Premonição 6: Laços de Sangue (2025) – Começo do Fim

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 20 melhores filmes que chegam na Netflix em maio!

    33 compartilhamentos
    Compartilhar 13 Tweet 8

+ Conteúdo

Paldea-Grande-Cratera
Curiosidades

Teoria Pokémon: A Grande Cratera de Paldea e a Arma Suprema de Kalos

alfabeto-abjad-abujida-silabario
Curiosidades

Alfabeto, Abugida, Abjad e Silabários. Quatro formas diferentes de se escrever algo.

Best-Battle-Scenes-TV-Cinema
Disney +

Lista: As Três Cenas de Batalhas mais Incríveis do Cinema e da TV



  • Home
  • Contato
  • Sobre
  • Privacidade

© 2020 - 2025 Guariento Portal Todos os Direitos Reservados.

Sem resultado
Ver todos resultados
  • Início
  • Análises
    • Filmes
    • Games
  • Curiosidades
  • Especiais
  • Games
    • Microsoft
    • Nintendo
    • Sony
    • Steam
  • Filmes
%d