Qual a cobra mais venenosa do mundo? Essa resposta é clara, a Taipan do Interior (Oxyuranus microlepidotus) da Austrália. Esqueça najas, cascavéis e mambas, com o veneno da Taipan, é possível matar cem homens adultos de uma só vez.
No mundo das serpentes, ou você tem veneno suficiente ou força suficiente para esmagar seu futuro almoço. Desta forma, o mundo ofídio se divide basicamente entre duas máquinas de guerra; as cobras com venenos (como najas, jararacas e cascavéis) e as cobras constritoras. Nesse caso, elas matam se agarrando e usando seus poderosos músculos para apertar a vítima. Aqui temos as sucuris americanas e as pítons asiáticas. Mas, por enquanto, vamos esquecer esse segundo grupo e nos focarmos no primeiro. Provavelmente, você já deve ter visto aqui no Guariento Portal que a Mamba Negra é um membro assíduo do grupo venenoso. Sendo responsável por um número considerado de mortes na África. Contudo, ela não é a mais venenoso do mundo. Este título peculiar se encontra na Austrália, com a Taipan do Interior.
Com preguiça de ler toda toda a curiosidade? Então, aqui vai um resumo:
- No mundo das serpentes, temos a divisão entre as cobras venenosas e as constritoras. A Taipan do Interior é a rainha do mundo venenoso, tendo o coquetel mais tóxico do mundo das serpentes.
- Por ser constituído de toxinas que afetam o sistema nervoso, os músculos, o sangue e os rins, a morte é praticamente certa, e ocorre em menos de uma hora. Seu veneno é uma arma da natureza usado especialmente para a caçada de animais de sangue quente.
- Mesmo com todo o perigo que representa, seu temperamento não é violento. É mais calma que suas parentes mais próximas, e seus hábitos noturnos dificultam o encontro com os seres humanos. Mesmo assim, se o contato acontecer, é praticamente um caminho sem volta.
Chamada cientificamente de Oxyuranus microlepidotus, a Taipan do Interior é uma máquina de guerra. Seu veneno é uma armadilha da natureza, feito especialmente para a caça de animais de sangue quente, em especial os mamíferos. Seu habitat, pelo menos, presume-se bem distante de seres humanos. As áreas desérticas do centro da Austrália. O que diminui a possibilidade de contatos entre humanos e esta serpente. Ela ganha o título de serpente mais peçonhenta da Terra, deixando para trás, além de competidores de peso, como a naja indiana, a cascavel de Mojave e a víbora áspide. Tudo pelo fato de que, ao se considerar a dose média para matar um camundongo, seu veneno tem capacidade para matar aproximadamente cem homens adultos.
Seu veneno é um coquetel com as mais variáveis chagas possíveis. Composto de neurotoxinas, hemotoxinas, miotoxinas e nefrotoxinas. Ou seja, ao entrar em contato com o organismo de um mamífero, afeta o sistema nervoso, o sangue, os músculos e os rins. A morte vem em torno de trinta ou quarenta e cinco minutos. E, normalmente é fatal pois seu habitat é distante de qualquer centro urbano para que o indivíduo consiga tratamento. Contudo, vai um ponto positivo sobre esta serpente. Diferente de sua parente mais próxima, a Taipan costeira, ela não apresenta comportamento agressivo. A não ser que seja tentada a se defender. Além disso, sua preferência é pela caça noturna, o que ajuda ainda mais a diminuir a possibilidade de interação dos seres humanos. A não ser é claro que você queira viajar para o deserto Australiana e passear por ele durante a noite.
Porém, mesmo sendo extremamente venenosa, existem animais que se mostram imunes. É o caso da Pseudechis australis, ou Cobra Marrom Rei. Também do grupo venenoso dos elapídeos, estas serpentes conseguem aguentar o veneno das Taipan do Interior mais jovens, devorando-as assim mesmo. Claro que, com o crescimento, seu veneno fica ainda mais poderoso e assim sim, a Cobra Marrom passa a não apreciar mais a carne de Taipan para não arriscar a sua vida. Um outro animal que não se importa com o veneno é o Lagarto Monitor Varano Gigante. Ambos dividem o habitat com a Taipan do interior. Por isso, cuidado quando for visitar a Austrália, e quiser passear pelo deserto durante a noite. Mesmo sendo pacífica se comparada com outras cobras, ainda assim a Taipan do Interior é mortal. Não se arrisque querendo brincar com uma dessas. Você não vai ter tempo necessário para receber o soro antiofídico.
Quer saber de mais curiosidades do Mundo Animal? Então se liga nessas duas outras reportagens que você pode gostar.
Sabia que mesmo com o seu grande corpo e cara de cansado, o Hipopótamo esconde sua ferocidade?