TEMOS QUE PEGAR!
Tudo começou lá em 1996. Pokémon chegou, meio como quem não quer nada, ali só para Gameboy, e, do nada, virou uma febre. Após ganhar um anime em 1997, daí para frente meus amigos, é história. Depois de marcar mais de uma geração, com vários jogos, tanto da série principal, quanto dos spin-offs, Pokémon se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo.
Porém, isso traz um peso enorme. Uma cobrança que vem de todas as frentes (até de quem não é fã). Além disso, tanto a GameFreak quanto a The Pokémon Company, sentaram em um trono na zona de conforto e, por isso, a franquia ficou estagnada por algum tempo, chegando ao auge da decadência com Sword e Shield. Mas, como os jogos sempre vendem muito, todo mundo achou que eles viveriam tranquilos, mesmo com a chuva de críticas.
DO NADA, UM GAME NOVO:
Entretanto, todos foram surpreendidos com o anúncio de Pokémon Legends Arceus. Um jogo que aparentava ser um salto à frente para a franquia, um passo na direção certa para a evolução tão pedida pelos fãs, onde finalmente teríamos o ‘’jogo dos sonhos’’. Mas, será que as expectativas foram alcançadas?
Lançado em 28/01/2022, foi desenvolvido pela GameFreak e publicado pela Nintendo como um exclusivo de Nintendo Switch. Tratando-se de um RPG de ação, com combate em turnos, num mundo semiaberto lotado de Pokémon agressivos!
VAMOS A LA PLAYA:
Antes de mais nada, vamos à premissa. Aqui, nós começamos em uma espécie de limbo, sem entender muito bem o que está acontecendo. Até que Arceus se comunica conosco, se apresentando, e dizendo que em breve iremos parar em um mundo habitado por pokémon.
Então, nós acordamos em uma praia, onde já avistamos os três monstrinhos iniciais do Legends: Rowlet, Cyndaquil e Oshawott, juntamente com o professor Laventon . Ele é o professor padrão que existe na saga, onde seu objetivo é estudar os Pokémon, e pede a nossa ajuda para isso, como sempre. Porém, aqui as coisas são um pouco diferentes, por isso, vou dar uma pequena contextualizada.
O REFÚGIO EM JUBILIFE VILLAGE:
Legends Arceus é ambientado na região de Hisui, que nada mais é do que uma versão antiga da região de Sinnoh onde os jogos da quarta geração se passam (Diamond, Pearl, Platinum). E o nosso protagonista, é o mesmo que se aventurou por Sinnoh na quarta geração, mas que foi sugado por essa fenda anos depois, vindo parar em Hisui. Nessa época, os Pokémon ainda são criaturas misteriosas e desconhecidas dos humanos. Eles não convivem em harmonia (na maioria dos casos) e não existe sequer uma Pokédex.
Por isso, o comandante Kamado juntou algumas pessoas e criou a Jubilife Village, onde eles poderiam viver a salvo dos pokémon. Além disso, existe o Galaxy Team, composto por pessoas dedicadas a proteção da vila e sua administração (uma espécie de prefeitura). E ainda, dentro do Galaxy Team, existe a Survey Corps, as pessoas encarregadas da pesquisa dos Pokémon, e das missões em campo. É aí que nós entramos!
O professor Laventon nos conta que inventou um dispositivo capaz de capturar os pokémon, as chamadas pokébolas. Então, após um tutorial onde mostramos prodigiosa habilidade com o objeto recém-criado, ele nos pede para ajudar com a criação de um arquivo onde o comportamento dos Pokémon ficará registrado, a famosa Pokédex. A partir daí, nós conhecemos os personagens da vila, e começamos a nossa jornada em Hisui.
CORRA E ROLE:
Agora, vamos para a parte que mais interessa: A gameplay renovada! Primeiramente, quero ressaltar que essa parte é a mais complicada, algo que nunca achei que diria sobre a gameplay de Pokémon! Então, vou explicar todos os aspectos da forma mais simples possível. Em Legends Arceus nós podemos andar, correr, agachar, rolar, mirar e arremessar a pokébola, focar a mira em um pokémon ou então ativar a câmera em primeira pessoa (quando você aperta o ZL sem um Pokémon selvagem ao alcance, a visão fica em primeira pessoa ao invés de focar no monstrinho), e desligar os elementos na tela (HUD) apertando o analógico direito.
Mas, qual o objetivo? Então, vamos lá. Pokémon sempre teve uma mecânica bem simples (nos jogos principais), onde você anda pelas graminhas e encontra um pokémon. A partir desse momento, você pode derrotar o Pokémon em batalha, ou enfraquecê-lo para poder capturá-lo, ou simplesmente tacar a pokébola sem nenhuma cerimônia e rezar para dar certo (a Quick Ball foi feita para essas ocasiões).
O STEALTH EM POKÉMON:
Porém, na Gen 7, com Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee, nós ganhamos a possibilidade de observar os pokémon no ‘’overworld’’, então não era mais aquele encontro surpresa. Assim, perdemos a possibilidade de batalhar contra os pokémon selvagens, o que, para mim, não foi uma troca justa. Mas, em Sword/Shield, tivemos uma mistura entre as duas opções. Nele, nós vemos os pokémon no mapa, mas precisamos entrar em batalha e depois decidir o que fazer. E foi aí que, finalmente, Legends Arceus trouxe a verdadeira forma perfeita!
Agora, nós vemos eles andando por aí, e temos imediatamente duas opções: iniciar uma batalha, ou arremessar a pokébola direto sem aviso! E isso é simplesmente incrível e dinâmico. Além disso, as graminhas ainda existem, porém, quem se esconde nela, dessa vez, somos nós e não os bichinhos. Ou seja, Legends Arceus tem um modo stealth. Então, podemos nos agachar e nos esgueirar para perto dos pokémon selvagens e assim descolar arremessos críticos, que acontecem quando atingimos um pokémon pelas costas, ou até, deixar ele tonto para começar a batalha com dois turnos de vantagem. É a mesma coisa do arremesso pelas costas, mas ao invés de uma pokébola normal, você deve arremessar uma com seu pokémon.
A CHEGADA DOS STYLES:
Já sobre o combate, ele é simples na sua essência, mas possuí várias camadas que acabam complicando. Por isso, vamos focar somente no básico. O combate de turnos funciona de forma padrão. Ou seja, os pokémon atacam um de cada vez. Porém, existem variáveis que influenciam quem ataca primeiro, ou se o pokemon irá atacar mais de uma vez em sequência. A Speed do Pokémon e golpes com prioridade de ataque, como Mach Punch, Bullet Punch, Quick Attack, etc, costumam fazer seu Pokémon ganhar uma vez extra no ataque, mas não é sempre.
Além disso, à medida que os pokémon sobem de nível, eles acabam aperfeiçoando os golpes, liberando assim os Styles Strong e Agile. O Strong aumenta o dano, mas pode deixar que o inimigo ataque duas vezes, enquanto o Agile causa menos dano, porém te permite atacar duas vezes (na maioria das vezes). Uma dica boa de combate é, caso você precise de muito dano, é usar o agile para ganhar um turno extra, e depois usar o strong para dano massivo. Lembrando que, cada golpe possui uma quantidade de PP, um limite de vezes que você pode usar sem ter que dormir no acampamento, ou ter de consumir um Ether para recuperará-lo, e usar um style consome dois PPs ao invés de um.
Com os combates, seus pokémon vão ganhar experiência, e por consequência, nível. E assim, eles vão aprendendo novos golpes que, diferente dos jogos anteriores, nós podemos ensinar a qualquer momento, em qualquer lugar (menos durante as batalhas, claro). E isso é, como dizem, ‘’uma mão na roda’’. Realmente, não ter que usar os famosos TM’s (Technical Machine) para ensinar um ataque, adianta bastante o processo, deixando tudo mais dinâmico.
BEM-VINDOS DE VOLTA A SINNOH:
Agora, vamos à região de Hisui e sobre o que podemos fazer nela. Como eu disse, Pokémon Legends Arceus possui vários mapas abertos, mas que não são interligados. Portanto, temos mais cinco grandes regiões que podemos nos aventurar, mas todas contam com os mesmos elementos básicos.
Primeiro, e mais óbvio, os pokémon. Pokémon Legends Arceus, traz uma Pokédex de 242 monstrinhos. Quanto a isso, tive uma confusão de sentimentos. A primeira vez que soube pensei ‘’nossa, muito pouco’’. Quando comecei a jogar, eu descobri um local em Crimson Mirelands onde tem um ‘’ninho’’ de Goomy e pensei ‘’meu Arceus, eu andei tanto, e só agora eu descobri que eu podia achar um Goomy aqui! Realmente, 242 é o suficiente’’. Porém, quando eu cheguei em Alabaster Icelands, a última área, e encontrei pokémon que eu vi na primeira (no caso o Stantler), fiquei decepcionado…
SAUDADE INEVITÁVEL:
Acho que caberiam mais alguns. Senti falta de Houndour, Girafaring, Phanpy, Slugma, Numel, Tropius e até do pequenino Gulpin. Porque, a ideia, foi trazer de volta todos os pokémon de Sinnoh, porém, a dex dessa região é uma das menores da franquia (pegando de forma separada, sem National Dex). É aquela coisa, tem muito pokémon, inclusive eu ainda não completei a minha Pokédex, mas senti falta de uma turminha.
Além disso, também temos diversos itens para coletar. Em Pokémon Legends Arceus, temos a missão de sobreviver no continente, pois os pokémon daqui, não são amigáveis, e como eu mencionei, encontramos eles no overworld, ou seja, cara a cara! Por mais que, alguns sejam pacíficos, outros querem ver seu sangue, sem nenhuma cerimônia. Principalmente os Alphas que, no início, devem ser evitados a todo custo! São fortes, hostis, e espertos em batalha.
CHEGA DE ABRAÇAR ÁRVORES:
Agora, falando dos colecionáveis, aqui tenho um elogio gigantesco para esse jogo. Existem minerais, plantas, e árvores com berries e apricorn para serem coletadas. Você que jogou Sword/Shield lembra como era chato coletar berries naquele jogo? Ter que ficar balançando árvore igual um idiota, para cair apenas umas migalhas de berries? Impressionante como Sw/Sh erra em praticamente tudo… Pois é, agora no Pokémon Legends Arceus, tudo ficou mais dinâmico! Para coletar minerais e berries, você só precisa jogar um pokémon na direção do minério ou da árvore (e nem precisa ser totalmente preciso) que ele irá coletar para você.
E, pasmem, é possível coletar de até seis fontes diferentes! Sim, você pode ir jogando os pokemon da sua equipe em tudo quanto é minério ou árvore em volta e coletar tudo de uma vez, sem enrolação, sem perder tempo, e sem ter que abraçar uma árvore! Isso é de uma ajuda tão grande, você está correndo pela região, avista uma árvore, arremessa o pokémon e sai andando, que ele já irá coletar e voltar para a pokebola independente da distância que você está! Genial!
Além disso, nós temos as Lost Satchels. Elas são bolsas deixadas por jogadores (seja online, ou NPCs), que morreram naquela área. Ao coletarmos elas, ganhamos pontos que podem ser trocados por itens evolutivos! Colete, sempre que possível! Outro detalhe, se você morrer, seus itens serão roubados. Por isso, tome bastante cuidado.
GANHANDO PRESTÍGIOS NA SURVEY CORPS:
Vale ressaltar que, todos os itens que coletamos servem para craftar outros itens. Os minérios, juntos com a apricorn, servem para as pokébolas. Já o Oran Berry, juntos com a planta Medicinal Leek, servem para poção, e por aí vai. Logo em frente ao prédio da Galaxy Team, existe um NPC que vende as receitas, e vamos ganhando algumas também a medida que nosso personagem se fortalece. Então, colete tudo que ver pela frente, mas sempre tomando cuidado com o espaço da sua bolsa.
Ou seja, nos mapas, nosso objetivo é capturar/derrotar pokémon para subir de nível na Survey Corps e, com isso, receber novos itens e novas receitas, além dos pokémon mais fortes passarem a nos obedecer, bem semelhante aos ginásios dos jogos principais. E também, coletar os itens da área para craftar novos itens que ajudam na nossa sobrevivência e basicamente é isso.
O BENDITO DINAMISMO:
Porém, chega um momento que fica repetitivo, pois você já capturou todos os pokémon que queria naquela área, então não tem muito o que fazer, a não ser caçar alguns shinies. Eu mesmo não volto na primeira área, Obsidian Fieldlands, a muito tempo.
Todavia, o fato de tudo ser muito dinâmico, inclusive as batalhas, torna tudo bastante divertido e recompensador. Além disso, Pokémon Legends Arceus, possui mais uma mecânica interessante, onde quanto maior a diferença de nível do seu pokémon para o adversário, menos experiência você ganha ao derrotá-lo. Ou seja, dá uma segurada e não deixa você ficar super forte antes da hora. Além do que, quando entramos no Space-Time Distortion, o fato de não sermos tão fortes, deixa tudo mais difícil. Mas, vou explicar melhor sobre ele no guia de sobrevivência.
MISSÕES SECUNDÁRIAS EM POKÉMON?
Agora, mais uma novidade que Pokémon Legends Arceus traz são as missões secundárias. Existem muitas, sem exagero, mas muitas mesmo. Claro que elas são, em sua maioria, simples. Daquele estilo ‘’vá ali e traga um pokémon para mim’’, e isso é recorrente. Deixa um pouco cansativo, mas no começo você fica bem determinado a fazer todas, até porque, dão alguns itens interessantes.
Mas, para não dizer que todas são iguais, existem umas bem legais, como a de coletar os ‘’wisps’’ pelas áreas de Hisui, ou a da Ponyta, ou até mesmo a do homem que pede para você capturar um Wurmple e podemos ver ele assustado enquanto o pokémon vai evoluindo aos poucos. Vale a pena fazer a maioria, na verdade.
Além disso, existe uma missão, no decorrer da história, em que nós conhecemos as Miss Fortune Sisters. São três irmãs, muito interessantes. Mas, o mais legal, é que após finalizarmos as missões com elas, é possível encontrar as três pelos mapas de Hisui. Independente de ser a Charm, a Coin ou a Clover, sempre que você vencer uma delas, ela irá deixar para trás um punhado de Stardust, ou Nugget caso você já tenha zerado o jogo. Ambos os itens podem ser vendidos, e o stardust é usada para fazer Star Piece e ganhar ainda mais dinheiro!
Admito ser meio chato encontrar elas quando você está ocupado com algo, mas, ao menos a recompensa é gratificante.
ACALMANDO OS LORDES:
Em seguida, vamos para a história. Pokémon, nunca foi famoso por ter uma história super complexa dentro do jogo. As questões interessantes sempre ficaram para a lore do universo, como a origem do mundo, dos pokémon, histórias de tempos antigos, guerras e etc. Porém, Black/White (BW) e Black2/White2 (B2W2) trouxeram uma história mais séria, e até reflexiva. Anos depois, Sun/Moon (SM) e Ultra Sun/Ultra Moon (USUM), também tentaram fazer um enredo mais denso, cheio de diálogos e até com um plot twist interessante. Mas, fora esses quatro jogos, a franquia nunca se esforçou muito no storytelling.
Então, Pokémon Legends Arceus, veio com algo no meio-termo. A história já começa com dois mistérios. Primeiro, nós caímos de uma fenda no céu, e logo depois, raios atingiram os lords de cada área e deixaram eles malucos e bem agressivos. Portanto, nossa missão ao entrar para Survey Corps é acalmar os Lords e, se Arceus assim permitir (amém), recuperar a nossa memória.
ESCOLHA UM CLÃ:
E, por incrível que pareça, o jogo segue nessa pegada até o final. Mas, existem alguns personagens muito interessantes, incluindo pessoas que vieram do futuro, igual à gente! Eu mesmo saí da campanha apaixonado pelo Adaman, e gostando muito da Irida. Eles são os líderes dos clãs Diamond e Pearl respectivamente. Cada clã, acredita que o ‘’todo poderoso Sinnoh’’ criou o mundo com algum poder específico. Adaman e seu clã acreditam que foi o poder do tempo (Dialga), enquanto Irida e seu clã, defendem que foi através do espaço (Palkia).
SURPRESAS NO FINAL:
Ou seja, existem várias figuras bem legais durante a nossa jornada, e a história, por mais que seja simples, consegue cativar em vários momentos e conta com alguns diálogos bem interessantes. Porém, se eu contar que a melhor parte está no post game, vocês acreditam? Pois é, confiem, e vão na fé, porque há uma surpresa para quem zerar.
Agora, uma observação que preciso fazer: uma dublagem faz falta na hora de contar a história. Admito que, pelo fato de não existirem vozes, e a história ser, simples e às vezes até meio parada, me bateu aquele soninho enquanto lia alguns diálogos.
UM LEVEL DESIGN SURPREENDENTE:
Logo depois, vamos entrar na parte mais polêmica do Pokemon Legends Arceus: O lado técnico. Em primeiro lugar, a trilha sonora. Aqui, seguimos o mesmo nível da franquia, com músicas de certo modo simples, mas extremamente cativantes, com direito a trilha sonora tema para os Alphas! Em alguns momentos, a trilha de Pokémon Legends Arceus, me lembrou os jogos de Digimon World do PS1. Ou seja, eu amei.
Já falando sobre o level design, eu diria que me surpreendeu bastante de forma positiva! Aqui, nós temos alguns pokémon especiais que são montáveis, igual vimos em SM e US/UM. Com eles podemos nadar, voar, e escalar montanhas. Admito que não esperava que um mundo novo se abriria para mim quando as montarias fossem liberadas. Na minha cabeça, eu simplesmente ganharia formas de locomoção mais práticas, mas não. Com elas, nós alcançamos áreas totalmente novas em mapas que já havíamos explorado bastante, com direito até a pokémon novo, inclusive Alphas! O próprio Alpha Raichu, eu só encontrei após zerar o jogo porque ele estava em uma área que eu nunca havia pensando em escalar (inclusive cheguei lá voando, ou seja, mais de uma possibilidade). Então, esse é um ponto muito positivo e inesperado.
FEIO E CHARMOSO:
Agora, vamos à parte mais complicada: Os gráficos. Eu, sinceramente, não sei como um jogo pode ter cenários feios e bonitos ao mesmo tempo, e ainda contar com golpes muito bem renderizados. É uma mistura de sentimentos. Por exemplo, Crimson Mirelands é o cenário mais feio, facilmente. Porém, o cenário seguinte, Cobalt Coastlands, tem locais bem charmosos. Alabaster Icelands, soa extremamente simples, mas a vegetação do Obsidian Fieldlands faz você querer tirar altas fotos do seu pokémon lá (e ainda temos um fotógrafo em Jubilife).
Eu diria que Pokémon Legends Arceus peca muito no macro. Sabe a foto da capa do Zelda Breath of The Wild? Aquela que mostra o Link olhando para um horizonte bonito, que inclusive, é uma das primeiras coisas que você vê ao sair do templo com ele? Então, aqui é impossível criar esse ‘’momento Breath of The Wild’’. Simplesmente não existe um cenário onde o horizonte é bonito. Muito pelo contrário. Se você subir no alto de uma montanha em Crimson Mirelands, você sairá traumatizado com a visão horrível que irá encontrar.
A BELEZA EM SER ATACADO:
Entretanto, os golpes, meus amigos, os golpes. Cada um mais bonito do que o outro, e isso sem mencionar os que ganharam animações novas, como Flamethrower, Dark Pulse, Water Pulse. E mesmo os que mantiveram as antigas, ficaram ainda mais bonitas, como Hydro Pump, Fire Blast, Ice Beam. Realmente, o capricho com os golpes é louvável! Ah, e claro, os golpes novos dos pokémon de Hisui, também são lindos.
Se eu tivesse que resumir, diria que Pokémon Legends Arceus tem uma direção de arte bonita, mas gráficos bem fracos. Mas, o jogo é muito mais detalhado do que eu imaginava. Por exemplo, quando você batalha contra pokémon aquáticos dentro da água, se um de água ele vai nadar, mas se for de outra tipagem, aparece uma plataforma para ele ficar em cima enquanto luta. Ou também, o fato da Alpha Rapidash, que guarda território em Obsidian Fieldlands, não aparecer quando está chovendo. E até, o detalhe que seu pokémon sai da pokébola tonto, caso esteja com o Hp no vermelho!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Pokémon Legends Arceus, é o maior acerto da GameFreak/Pokémon Company desde Omega Ruby/Alpha Sapphire (ORAS). Pois, SM/USUM, tem uma quantidade excessiva de diálogos, além da ausência de ginásio que faz muita falta, Let’s Go Pikachu/Eevee é lindo, mas deixa a sensação de que falta alguma coisa, já que vários elementos foram cortados. Sword/Shield (SwSh) trouxe um jogo com uma mecânica horrível (Dynamax), tecnicamente preguiçoso e uma história incrivelmente chata, enquanto Brillant Diamond e Shining Pearl (BDSP) são o maior cashgrab da história da saga, e eu sinceramente finjo que esse jogo não existe.
Ou seja, os fãs estavam realmente desanimados. Mas Pokémon Legends Arceus acertou em tudo a que se propôs, e ainda reascendeu a paixão de muitos fãs que haviam largado a franquia, além de trazer esperança para aqueles que, como eu, se manteve firme mesmo nas horas ruins (o famoso trouxa).
O MELHOR DO SEU TEMPO:
Ele trouxe uma gameplay dinâmica, um mundo bastante aberto e explorável, uma história interessante com personagens legais, e ainda, novos pokémon bem lindos! Além de uma campanha que que dura por volta das 25 horas, e pode chegar até as 78 horas para fazer 100%. E podendo passar das 200 horas, com tranquilidade, se você for caçar alguns shinies.
Eu não sou capaz de prever o futuro, mas, se a GameFreak pegar o que fez aqui e ir aprimorando, a franquia tem tudo para voltar aos seus momentos de glória. Porque, pessoalmente, os jogos de Unova (BW) seguem sendo os melhores já feitos, até com uma larga vantagem. Porém, da era 3D, Pokémon Legends Arceus é o melhor sem fazer nenhuma força! Simplesmente obrigatório para quem gosta de Pokémon!
Números
Pokémon Legends Arceus
Pokémon Legends Arceus chegou pra elevar de vez o nível da franquia que já estava estagnada a muitos anos! Com um sopro de ar fresco ele trouxe uma gameplay ótima e renovada, uma história bem interessante, uma ótima trilha sonora, um mundo semiaberto muito vivo e ainda um trio de iniciais memorável.
PRÓS
- Gameplay viciante
- Direção de arte bonita
- História intrigante
- Um level design bem feito
- Boa trilha sonora
- Vários Pokémon legais
CONTRAS
- A falta de dublagem pesa muito contra
- Os gráficos poderiam ser muito melhores
- Faltou um pouco mais de treinadores para batalhar