Provavelmente, você alguma vez, sozinho em seu quarto sentiu um arrepio inexplicável em sua espinha. Ou então achei ter visto alguma coisa passar por trás de seus ombros. Bem, de fato, isso pode ser um Dybbuk, um encosto, e poderíamos indicar alguém para tirá-lo de sua vida. Mas não sabemos quem faz isso com propriedade. Porém, no Mundo de Hogwarts, onde a magia e a bruxaria existem, esses sintomas podem ser sentidos por trouxas quando Dementadores se aproximam. Já os bruxos podem ver o negro véu que cobre essa criatura, que não está viva, nem morta, mas apenas existe! São uma das mais cruéis entidades vistas em Harry Potter, série de livros da escritora britânica J. K. Rowling e que deu origem ao Universo que inclui filmes e Hogwarts Legacy, o game, e esta Curiosidade do Guariento Portal pronta para pegar o Expresso 9 ¾ ou ir para Azkaban.
Atenção: Sabemos que a base para a criação dos Dementadores, de acordo com a própria escritora foi à depressão que ela sentiu por um tempo. É por isso que o principal “alimento” dos Dementadores em Harry Potter são as lembranças mais felizes de alguém. Deixando assim para trás, na memória, apenas as memórias mais dolorosas e que criam um verdadeiro poço sem fundo. O Guariento Portal apenas tem uma coisa a dizer; se você se sente sozinho, saiba que você não está. Todos nós lutamos contra nossos próprios Dementadores, alguns tendo bem mais do que os outros. Mas ainda assim, dentro do que há de melhor em suas lembranças, existe uma luz, tal como o Feitiço do Patrono. Sinta-se confortável se quiser conversar em nossas redes sociais (Twitter, Koo e Email) ou através do número 188. Agora, trajando nossas roupas de Hogwarts, vamos partir para esta Curiosidade.
Achados em Azkaban, os Dementadores transformaram-se em seus guardas.
Aparecendo primeiramente em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, os Dementadores por si só já tem uma história tenebrosa. E que está estritamente ligada com uma Ilha do Mar do Norte que, tempos mais tarde se transformou na mais nefasta prisão bruxa; Azkaban. No século XV, essa ilha era a morada de um bruxo das trevas pior do que Lorde Voldemort, chamado Ekrizidis. Além de praticar magias que nem mesmo o Ministério da Magia quis saber, ele era conhecido por trazer marinheiros trouxas para a sua ilha, torturá-los e matá-los. Não se sabe como ele conjurou os Dementadores, mas com a morte de Ekrizidis e com o desaparecimento das proteções em Azkaban é que os bruxos britânicos receberam a ilha de presente, e os Dementadores de brinde. A título de Curiosidade, como são não-seres, os Dementadores não se reproduzem e também não podem morrer.
É então que, com o aparecimento de Azkaban, surgiu um problema para o Ministério da Magia Britânico. O que fazer com esses Dementadores e com a ilha inteira? Essa resposta foi resolvida apenas no Século XVIII, quando Damocles Rowle foi reeleito para o Cargo de Ministro da Magia, muitos anos antes do nascimento de Harry Potter ou Tom Riddle. Sob sua tutela, a ilha se transformou em uma prisão-fortaleza para todos aqueles que ousassem contrariar as leis mágicas, e os Dementadores seriam seus guardas. Afinal, eles já moravam na região conhecendo todos os pontos de Azkaban. É mais fácil morrer em suas celas ou enlouquecer do que conseguir passar por estes guardas. Mais para frente, certos bruxos se tornariam antipáticos com esta ideia, como o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore, mas fato é que até mesmo após a fuga de Sirius Black, os Dementadores cumpriam o seu papel.
Amorais, os Dementadores se alimentam de todos os bons sentimentos.
O problema está em como exatamente estas criaturas cumpriam seu papel. Fisicamente, os Dementadores são parecidos com coisas cadavéricas cobertas com um manto negro. Cegos, eles localizam suas presas através das suas emoções. É aliás, seu modus operandi singular que causava pavor e medo em qualquer bruxo quando mandado para Azkaban. Como sendo criados através de sentimentos depressivos, os Dementadores sugam tudo que há de bom nas pessoas. São essas lembranças que guiam os Dementadores como um rato para um queijo. Eles somente se satisfazem quando o bruxo ou bruxa já não tem mais nenhum bom sentimento. Curiosidade dita, eles ainda podem roubar completamente a alma de alguém com seu beijo, usado como pena capital para os piores infratores, como os que já usaram uma das Maldições Imperdoáveis. Os estudantes de Hogwarts conhecem essa criatura em seu terceiro ano, na aula de Defesa contra as Artes das Trevas.
Deixando bem claro, os Dementadores não são seres morais. Eles sequer são seres no sentido estrito da palavra. No entanto, até que se provasse o contrário, tanto esse grupo sombrio quanto o Ministério da Magia tinham certa sinergia, uma vez que cada um cuidava de seu próprio quadrado. Afinal, Azkaban não ganhou a sua fama por menos. Porém, como criaturas de caráter amoral e sombrio, existia dúvida quanto a lealdade dos Dementadores. Porém, o Ministério, burocrático como qualquer outro – seja ele britânico; americano ou brasileiro – usou o famoso exemplo do “time que está ganhando não se mexe” e manteve os Dementadores até depois da fuga de Sirius Black, entre 1993 e 1994, levando alguns espécimes para inspecionar as terras de Hogwarts. Afinal, até aquele momento, nenhum leitor sabia que Black era do bem, mas com toda certeza iria atrás de Harry Potter, sempre ele por sinal.
O Diretor de Hogwarts tinha dúvida quanto a lealdade dos Dementadores.
Entretanto, com o ganho de poder de Lorde Voldemort após retornar em Harry Potter e o Cálice de Fogo, os Dementadores começaram a gostar do lado negro da força sem o Darth Vader. Esse está em outra franquia. Alguns elementos eram vistos lançados seus encantamentos contra trouxas. Os sinais de aparição dos Dementadores se mantinham, uma escuridão completa e um frio congelante. Bruxos e bruxas viam sua forma, mas os trouxas sentiam seus efeitos. Tempos depois, na Batalha de Hogwarts, os Dementadores estiveram do lado de Lorde das Trevas. Dumbledore podia estar morto, mas suas constatações sobre os Dementadores sempre estiveram corretas. Sorte e Curiosidade ao mesmo tempo é que os Dementadores até podem ser imortais e não morrerem no final, mas podem ser repelidos. E isso Harry Potter sabe fazer como ninguém. Até pelo fato de ter aprendido em seu terceiro ano na escola o feitiço correto.
Para repelir a presença de Dementadores, é necessário saber – e usar bem – o feitiço do Patrono, em latim Expecto Patronum. É dito no Universo de Harry Potter que cada pessoa tem o seu próprio patrono e que os Comensais da Morte – servos de Lorde Voldemort – não conseguem produzir um destes. Existe sentido nesta Curiosidade, uma vez que para criar o Feitiço do Patrono, é necessário se focar em boas lembranças, exatamente o contrário deixado pelos Dementadores. Como os Comensais são vistos como Bruxos das Trevas, não há muita coisa de alegre que eles possam pensar para criar um Patrono. Somente um Comensal é conhecido por ter um patrono, Severo Snape. Porém, essa é uma história bastante particular e o principal plot twist de Harry Potter e as Relíquias da Morte e capaz de criar uma Curiosidade própria aqui no Guariento Portal sobre a dualidade – bem representada – por Severo Snape.
Hogwarts ensina em seu terceiro ano o Feitiço do Patrono.
O uso do Feitiço do Patrono se tornou bastante regular após o terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, pelo fato de que a história criava contornos bem mais negativos e sombrios. E sendo assim, os Dementadores, como o suprassumo da negatividade deveriam se apresentar nas fileiras do antagonista de toda esta narrativa. Mesmo assim, se você foi afetado de alguma forma por um dos vários Dementadores que rondam por aí, é possível melhorar depois de alguns pedaços de chocolate. De fato, em Harry Potter, o chocolate pode não ser o remédio para afastar estas criaturas das trevas – ou não criaturas, se preferir – mas o corpo de quem foi machucado melhora bem mais rápido com esse pedaço adocicado de alegria. Mais uma vez, isso se deve ao período que a autora dos livros passou em depressão e melhorava quando comia chocolate.
Assim sendo, e encerrando esta Curiosidade, os Dementadores são uma das mais sinistras criaturas que habitam as terras mágicas de Hogwarts e o Universo de Harry Potter. Algumas semelhanças com certa trupe de Reis que se uniram ao lado do mal por causa do Um Anel são indiscutíveis. Quer você seja fã de O Senhor dos Aneis ou de Harry Potter. Porém, no mundo bruxo em que todo mundo queria receber a sua carta para estudar em Hogwarts os Dementadores são bem definidos. Não é da natureza de um Dementador perdoar, mas sim absorver tudo aquilo que o outro pode ter de bom. O resto é deixado como uma casca, sem expectativa. Roubando assim aos poucos a vida de todos que passam em seu caminho, como uma depressão faz aos poucos com o deprimido. É por isso que cabe a você encontrar seu próprio Patrono e destruir seus Dementadores.