Que J. R. R. Tolkien é um dos maiores escritores de ficção que já passaram por essa Terra não tem o que se discutir. E além da imensa Literatura e Mitologia da Terra Média, temos pontos que se tornaram ícones da cultura pop. Claro que um deles, obviamente é o Anel do Poder forjado por Sauron, o antagonista da trilogia de filmes e do livro O Senhor dos Anéis. Com um background incrível que mistura a criação de línguas e culturas (até por Tolkien ser um filólogo, estudioso em línguas), o Anel possui uma inscrição própria para dominar a todos e um passado sombrio. Produzido com palavras da Língua Negra de Mordor, o Um Anel se tornou símbolo da tirania e da corrupção de Sauron. Mas o que está escrito nele? É o que você vai descobrir agora nessa Curiosidade do Guariento Portal.
https://www.youtube.com/watch?v=2uKVrIjtWEE&
Atenção: Sabemos que já tem um tempão do lançamento dos filmes O Senhor dos Aneis, assim como O Hobbit. Os livros não precisamos nem mencionar. E, como falamos de um objeto de estimado valor dentro dessa mitologia, não precisamos dizer que essa Curiosidade terá spoiler. Então, se você não leu ou ainda não assistiu, o que você está fazendo? Brincadeiras a parte, você pode desejar não ler essa matéria, e depois volte para curtir um pouco mais aqui do Guariento Portal. Assim, se não, sinta-se a vontade de ler um pouco mais sobre as escrituras do Um Anel.
Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu; Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores; Nove para os Homens Mortais fadados a morrer; Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono, Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Poema com a descrição da Criação dos Aneis do Poder.
Sauron sempre foi visto como ardiloso, e antes de forjar o seu Um Anel, se disfarçou de Annatar para se tornar brother dos Elfos de Eregion. Assim, começou a criação dos Aneis do Poder, os Três, os Cinco e os Sete. E logo depois o Um Anel.
Primeiramente, é importante destacar que o Um Anel, peça chave para o clássico livro O Senhor dos Aneis é a personificação do poder de Sauron, o Senhor do Escuro. Mas não o primeiro deles. Seu escrito, que só pode ser visto se o Um Anel for aquecido está no alfabeto Tengwar, o mesmo escrito para o Élfico. Contudo, a língua é diferente pois se trata da Língua Negra de Mordor. Uma língua feita pelo próprio Sauron para controlar suas hordas dentro das fronteiras de sua terra. Nem mesmo Gandalf, de vez em quando, ousa falar essa língua. No entanto, atribuindo letras latinas, as escritas ficam com a seguinte mensagem: Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk, agh burzum-ishi krimpatul. Assim, provavelmente, você não entendeu nada do que está escrito, até por se tratar de uma língua que nem Tolkien escreveu tanto nesta Curiosidade.
No Português, a frase fica como algo: Um anel para a todos governar, um anel para encontrá-los, Um anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los. Percebe-se então as verdadeiras intenções de Sauron na criação de seu Anel e de tudo que ele viria a causar entre as Segunda e a Terceira Era. Contudo, mais importante do que saber os escritos, o background da Criação dos Aneis do Poder também merecem ser comentados. Pois o Um Anel não foi feito da noite para o dia. E muito menos a primeira criação. Existiram vários outros Aneis de Poder. Nenhum com tanta influencia quanto o de Sauron, forjado no fogo de Olodruin, a Montanha da Perdição. Para isso, é necessário viajar um pouco no tempo, antes dos acontecimentos de O Senhor dos Aneis, mais exatamente para a Segunda Era.
No entanto, na Terra de Mordor, Sauron usa de seu poder e o coloca dentro do Um Anel. Um Anel aliás para controlar a todos, e a todos que encontrar, na escuridão aprisioná-los. Em Tengwar, os escritos que o rodeiam estão na Língua Negra de Mordor, que poucos tem a coragem de pronunciar. E a gente nessa Curiosidade muito menos.
Depois da queda do primeiro Senhor do Escuro, Morgoth, Sauron até então um general tenente pediu clemência aos vencedores, porém fugiu antes mesmo de seu julgamento. Assim, tempos se passam, e então a região de Eregion é habitada por elfos, que recebem uma visita, a de Annatar, o Senhor dos Presentes. Interessados em aprender mais sobre a arte de forjar, os elfos o agradecem. Porém, nem todos ficaram contentes com a chegada deste visitante. O ano era cerca de 1.500 da Segunda Era, e é aqui que vários aneis começam a ser forjados pelos Elfos sob a supervisão de Sauron. Dentre os Grandes Aneis, se destacam os Sete e os Nove. Esses, com os olhares de Sauron atentos seriam dados aos Anões e aos Homens. No entanto, três outros seriam feitos por Celembribor, chefe das Forjas de Eregion. A estes, seriam dados aos Elfos.
Dentro da Mitologia da Terra Média, existe um poema no qual conta a Criação dos Aneis de Poder. Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu; Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores; Nove para os Homens Mortais fadados a morrer; Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono, Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam. Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los, Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam. Desta forma, Galadriel por exemplo, no Prólogo de O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (2001) conta exatamente essa história e um pouco mais além, com a primeira queda de Sauron. Percebe-se que, além dos Três, dos Sete e dos Nove, Sauron tinha um plano em mente, que era forjar um Anel no qual controlaria todos.
Assim, com a destruição de Eregion, Sauron presenteia os Anões e os Homens. Os Anões são torrados pelos dragões por sua ganância ao ouro. Enquanto os homens, embora se tornando imortais, tornaram-se servos do Senhor do Escuro. Especialmente um…
É então que Annatar vai até a Montanha da Perdição criar o Um Anel de tal forma que ele parece ordinário, apenas de ouro e sem nenhuma gema. Contudo, a maior parte de seu poder estava embebido no objeto. Até pelo fato de conseguir controlar todos os outros. Os elfos, assim que sentiram o uso do Um Anel por Sauron constataram suas reais intenções, e temendo o pior esconderam todos os outros. A frase no Um Anel, conta-se, foi proferida pelo próprio Sauron em sua forja, como forma de colocar seu poder dentro do objeto. Décadas humanas se passaram, até que Sauron finalmente conseguiu conquistar e destruir Eregion, capturando os Sete e os Nove Aneis. Celebrimbor, o mestre das Forjas foi capturado, torturado mas não acabou morrendo sem contar o paradeiro dos Três, que ficaram com os Elfos.
Assim que tomou posse dos Aneis de Poder de Eregion, Sauron os corrompeu e os deu para os anões e os homens respectivamente. Aos anões, devido as características da raça segundo o próprio Tolkien, o Um Anel não detinha poder. E assim Sauron ficava de fora da mente de seus reis. Porém, esses Aneis acabavam trazendo a avareza e a ânsia de cada vez mais acumular riquezas. Isso levou com que dragões aparecessem cada vez mais perto de suas terras, uma vez que os mesmos também curtiam ouro e riquezas. O resultado foi que a maioria dos Sete foi destruído por fogo de dragão, junte de seus Reis nos saguões das montanhas. Agora, quanto aos Nove, devido a mente e ao coração humano, embora “imortais”, os homens começaram a se tornar marionetes de Sauron, e cada vez mais espectros, nazgul na língua negra é espectro do anel.
Quanto ao Um Anel. Ele se perdeu no tempo. Mas sem sua destruição, Sauron ainda vivia. Depois do assassinato de Isildur, ele foi encontrado por dois hobbits, e depois por Bilbo, no que daria início a jornada de Frodo Bolseiro em O Senhor dos Aneis, a obra prima de Tolkien. E que é indicada por esta Curiosidade:
Dentre esses homens que se tornaram espectros, o pior, ou o melhor para Sauron foi o Rei Bruxo de Angmar. Mencionado em O Hobbit e visto na Trilogia do Senhor dos Aneis, ele é o que Sauron foi outrora para Morgoth. O Líder dos Nazgul, os espectros e soldados mais fieis do Senhor do Escuro. Quanto ao próprio Um Anel, depois da primeira queda de Sauron em sua derrota por Isildur, este foi tomado pela vontade de poder que o Anel detém, mas por pouco tempo. Sem destino foi ser assassinado por Orcs e o Anel se perdeu no tempo, até que foi encontrado por dois primos enquanto pescavam. Que aliás eram hobbits: Sméagol e Déagol. Sendo tragados pelo Anel, Sméagol acaba matando seu primo, e se tornando com o passar do tempo a tenebrosa figura de Gollum, que o vê como seu Precioso.
Assim, é claro que depois disso, temos os acontecimentos de O Hobbit, onde Bilbo Bolseiro encontra o Um Anel, ou é encontrado pelo Anel, como assim desejar. E é claro toda a jornada de Herois de Frodo e a Sociedade do Anel para derrotar Sauron e derreter o Um Anel no fogo da Montanha da Perdição. Como é o caso de O Senhor dos Aneis. Fato é que, agora sabendo que a frase do Um Anel é: Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los. Você com toda certeza sabe as reais intenções de Sauron na Terra Media. E se não leu nenhum dos textos de Tolkien, está esperando o quê? Assim, além dessa Curiosidade do Guariento Portal, você saberá por exemplo o motivo de Galadriel o chamar de “servo de Morgoth”. Porém, com mais propriedade!