Fechando o nosso triunvirato de Análises, o Guariento Portal desta vez sai da América e da Europa e vai diretamente para o continente africano. Há um tempo atrás, fizemos uma Análise especial de Victoria II, título de estratégia em tempo real produzido pelo estúdio sueco Paradox Interactive para o PC lançado nos meados de 2010. Depois, veio a primeira grande DLC, A House Divided, com o foco na Guerra Civil Americana (1861-1865) e algumas melhoras acrescentando força as facções nacionalistas. Agora, no entanto, o foco além de ser a África é também a diplomacia no segundo e último DLC do game. Chamado de Heart of Darkness, buscando uma homenagem ao romance homônimo de Joseph Conrad, o jogador é trazido para um mundo com algumas mudanças, em especial na colonização afro-asiática. Pegue então seu barco pelo Rio Congo e veja esta Análise aqui no Guariento Portal.
Victoria II: Heart of Darkness é a segunda expansão para o grande simulador de estratégia e política Victoria II. Esta expansão concentra-se na Partição da África. Entre em competição com outras potências coloniais e experimente crises internacionais que exigem a mediação das Grandes Potências se o mundo quiser evitar a guerra nesta experiência criada pelo Paradox Development Studio.
Descrição de Victoria II – Heart of Darkness na Steam.
O Século XIX é marcado pela Partilha da África e da Ásia pelas potências europeias. E em Heart of Darkness, seus olhos são voltados para essa exploração. Busque mercado consumidor e matérias primas como ocorreu na América séculos antes. Mas outras Potências estarão no seu calcanhar.
Primeiramente, o destaque mais óbvio dessa Análise de Heart of Darkness, última DLC de Victoria II e fazer o mesmo que o seu antecessor. Isso é, dar valores e importâncias as chamadas áreas periféricas do globo. Mesmo que de certa forma, a Europa retorne a sua importância histórica durante o Século XIX. Aqui, o sistema de colonização foi praticamente todo reformulado, trazendo algumas novas dinâmicas que favorecerão determinadas nações da mesma forma que no cenário real ocorreu. Por exemplo, nações que gastem muito com exércitos e que buscam por si só uma independência no cenário europeu terão menos condições daquelas já completamente desenvolvidas. Respectivamente, estamos falando como exemplos clássicos a Alemanha e o Reino Unido. Não entanto, não pense que um Exército não será necessário. Ele é parte vital para manter sua colônia.
No entanto, a África e a Ásia do século XIX também serão responsáveis por uma série de dor de cabeças ás chamadas Grandes Potências. Isso se deve ao fato de que existe uma grande diferença entre dominar e conquistar. Com os atributos corretos, uma Grande Potência pode abocanhar parte da costa africana e ali permanecer. Mas isso não significa que rebeliões cada vez mais poderosa e reinos ou regiões vizinhas não vão entrar em conflito direto por mais autonomia ou independência. Ou seja, além de todo o palco europeu, Heart of Darkness trás ainda mais dificuldade ao cenário de guerra, trazendo diversas frentes que o jogador, a depender de como desejar jogar terá de compreender antes de movimentar suas peças nesse tabuleiro tridimensional de xadrez. Com essas mudanças, o jogador acaba sendo limitado por forças reais em sua agenda neocolonialista.
O sistema de alianças é colocado em xeque em todo o momento dentro desta expansão. Assim, tome cuidado com quem decida fazer uma aliança militar. Isso pode ser o estopim para uma simples crise ou então uma guerra de proporções gigantescas. Algo que você já deve ter visto lá na região dos Balcãs em 1914…
E, falando em Grandes Potências, que em Victoria II são chamados de Grandes Poderes, temos mais uma inovação que abarca acontecimentos reais do Século XIX. Chamado de Sistema de Crises, essa nova formatação diplomática trás os sistemas intricados de alianças que ocorreram desde o Congresso de Viena de 1815 para tela de um game que não é simples, como já falamos antes em outras Análises. Claro que com essa nova DLC, Heart of Darkness. Aqui, problemas locais podem ser resolvidos por tratados ou por diplomacia através do poder destas Grandes Potências. O problema é que, quanto maior o sistema de alianças desenvolvido pelo jogador, mais provável de que em algum momento, um de seus subalternos acabe abrindo um casus belli contra uma outra grande nação.
Isso acaba criando um realismo histórico ainda mais proeminente e profundo, uma vez que neste período, existiam especialmente na Europa, alianças como a Quádrupla Aliança e a Santa Aliança, que foram paulatinamente destruídas com o passar das décadas, trazendo um severo desequilíbrio ao que foi pactuado em Viena e levando, por derradeiro, ao primeiro conflito em escala global no início do século XX. Assim, simples problemas de fronteiras como a região dos Balcãs, ou a independência de alguma nação como a Polônia podem levar a todos os Grandes Poderes a entrarem em conflito. E claro, se o jogador estiver no meio desse imbróglio, e ainda mais possuir colônias, deverá tomar cuidado redobrado. Até pelo fato de que um terceiro fator foi severamente modificado, e para melhor em Heart of Darkness, as batalhas e a artilharia naval.
“Victoria II: Heart of Darkness” tem um jogo áspero e incompleto e trás polimento de algumas facetas existentes enquanto adiciona algumas novas. As maiores adições giram em torno de aventuras coloniais.
Análise de Heart of Darkness na Gaming Nexus.
As águas também ganham melhorias. Ou melhor dizendo, as batalhas navais. Embora não tenhamos o Bismarck alemão (um dos mais poderosos navios de guerra já construídos), a estratégia se faz necessária. Mesmo que ao custo de certa performance.
Antes da DLC, o game da Paradox Interactive trazia uma simplificação pelo menos quando a batalha ocorria em água. Quanto mais navios o jogador detiver, melhor. Com a DLC Heart of Darkness, Victoria II muda também de maneira drástica. Sabendo que o game é de estratégia em tempo real, o jogador deverá colocar a cabeça para funcionar, pois quantidade não é a única variável que vai determinar a vitória ou a derrota. O desenvolvimento de melhorias em termos de tecnologia, assim como a criação de diversos tipos de navios são fundamentais. Ou seja, navios destinados a proteção costeiras e navios de alto mar terão cada um suas especificidades. E por isso mesmo, mesmo uma marinha mais crua em termos de quantidade, agora com a estratégia correta pode derrotar alguém maior. No melhor estilo Campanha de Galípoli, onde a monstruosa Marinha Britânica foi derrotada pelo combalido Império Turco Otomano.
Como se percebe nessa Análise de Heart of Darkness, as novidades colocadas sob esta DLC aprofundam ainda mais conceitos históricos e de estratégia, onde de fato Victoria II tem seus melhores argumentos. Até mesmo a criação de um jornal que de tempos em tempos aparece melhora a visibilidade do jogador para os acontecimentos ao redor do mundo. Contudo, nem só de bons tiros de canhão vive um Império. Heart of Darkness carece exatamente dos mesmos problemas que sua DLC antecessora, A House Divided em suas partes negativas. Não há melhoria gráfica e nem de trilha sonora em ambos. Porém, a última DLC ainda apresentou algumas variações negativas de performance, trazendo algumas quedas de frames por segundo perceptível. Especialmente nas batalhas navais, que ganharam todas estas melhorias.
Dificuldade? Depois de ver o game original e a primeira expansão, você achou que realmente a dificuldade ia melhorar? Ou que pelo menos uma ser menos pior? Pois Rogerinho já tinha o mote na ponta da língua; achou errado!
E quanto a dificuldade de Heart of Darkness e seu game principal, Victoria II? Bem, é possível dizer que embora o jornal possa dar uma melhorada nas informações ao redor do mundo, com o advento dessa DLC o game da Paradox Interactive continua, e aumenta ainda mais a sua dificuldade. Não sendo de fato um título esperado para todas as idades. Se, por ventura, o jogo original de 2010 apresentava já diversos pontos de observação, como Diplomacia, Forças Armadas, Cultura e Política, agora a Colonização ganha um papel central, da mesma forma que a Diplomacia e seus problemas e gerenciamento de crises podem levar a uma guerra bem mais cedo do que o esperado. Isso fará com que a vida do jogador, pouco importando onde esteja no mapa mundo, terá uma vida bem mais agitada e difícil de se dominar. Exatamente como foi o Século XIX.
Heart of Darkness é a DLC definitiva e que trás ainda mais conteúdo dentro do épico que é Victoria II, game da Paradox Interactive. Um período complexo como o Século XIX só pode ser vivido dessa mesma forma, com dificuldade para um realismo dramático dentro de algoritmos de computador. E funciona!
Assim sendo, Heart of Darkness, segundo e último DLC do game Victoria II se consagra como a melhor expansão do título original lançado em 2010, não desmerecendo o seu companheiro antecessor, A House Divided, de 2012. A razão é simples, o conteúdo acrescentado dentro de Victoria II pode não aumentar significativa a longevidade, mas trás ainda mais possibilidades de aberturas de conflitos e dificuldades na expansão e na manutenção das nações que o jogador escolher. As colonizações não são mais tão simples, assim como as batalhas navais, que exigem estratégia. E da mesma forma que no mundo real e atual, a interferência de um Grande Poder na esfera de influência de outro Grande Poder pode levar a conflitos generalizados. A África agora terá os olhos do jogador, mesmo que de forma obrigatória.
Heart of Darkness é, portanto, uma expansão que não deve faltar no disco rígido de todos aqueles que amam Victoria II. É hora de voltar para liderar o Império, é hora de reescrever a história!
Análise de Heart of Darkness na Eurogamer Itália.
Por outro lado, e como você pode ver nessa Análise, Heart of Darkness acaba pecando nos mesmos aspectos de seu antecessor. Ou seja, toda a estrutura gráfica, técnica e de trilha sonora se mantém as mesmas. Está claro que o time de desenvolvimento da Paradox Interactive não buscava a alterações desses pontos. Porém, por se tratar de uma DLC, uma expansão que acrescenta conteúdo, poderia ter algo a mais nesses quesitos. Além disso, a queda de frames por segundo nas batalhas navais incomoda, embora não seja para todo o sempre. Por fim, a ideia de que o game poderia ser mais acessível é completamente esquecida. Ele não é impossível de ser jogado. Mas é que tentando emular a realidade histórico, Victoria II acaba sendo um game com muitas informações.
Divertido nesta Análise? Bem, da mesma forma que o game original e A House Divided, se você é um jogador que curte esse estilo de game, certeza que vale a pena. Agora, se não conhece, tente o básico para começo de conversa, e depois vá adquirindo cada uma das expansões para elevar sua jogatina.
Assim, e destacando mais uma vez todos os aspectos desta Análise do Guariento Portal você pode se perguntar. Afinal, a DLC Heart of Darkness é divertida e merece o dinheiro gasto? De certa forma, e seguindo a lógica para este tipo de game de estratégia, se você curtiu o game original é necessário que você obtenha essa DLC. Sem dúvida, as adições vão muito mais além, trazendo ainda mais situações importantes e aumentando uma dificuldade que emana de um mundo real que realmente é difícil de administrar. Além disso, toda a narrativa histórica é aprofundada, uma vez essa melhoria no sistema de alianças com o Gerenciamento de Crises. No fim das contas, o passeio de barco pelo Rio Congo vai ser tempestuoso e cheio de desafios. Embora existam momentos de desgaste. Mas no fim, Heart of Darkness trás ainda mais interesse a um game já interessante como Victoria II.
* Victoria II foi lançado em 2010 e produzido pela Paradox Interactive para PC. O Guariento Portal custeou de seu próprio bolso uma cópia por meio da Steam para a Análise do Game e de sua segunda DLC. A título de Curiosidade, o game possui duas expansões que trazem algumas alterações. São elas A House Divided, de 2012, que você acabou de conferir a Análise, e a própria Heart of Darkness, de 2013. Depois de cinco anos, o CEO da Paradox Fredrik Wester informou que a franquia Victoria não estava na escolha para uma nova sequência. Porém, parece que algo mudou pois em 2021, durante o evento da Paradox Interactive Conference (PDXCON 2021), Victoria 3 foi confirmado como em produção. Embora sem qualquer tipo de data de lançamento. O último lançamento da Paradox até este post foi Crusader Kings III, que você pode ver aqui no Guariento Portal.
Números
Heart of Darkness (PC).
Atravesse os Rios Congo e Níger e entenda um pouco mais do processo de fratura da África diante de Potências Ocidentais, assim como o destino de outras nações em Crises Mundiais em Heart of Darkness, segunda e última DLC do game Victoria II, da Paradox Interactive para PC.
PRÓS
- Mais conteúdo que transforma a ficção em uma realidade originária do Século XIX.
- Sistema de colonização completamente reformado. Agora, as nações tem limites coloniais com base realmente em seu poder metropolitano.
- As batalhas navais estão ainda mais necessárias e estratégicas, admitindo além da quantidade para se vencer.
- O sistema de Gerenciamento de Crises muda o estilo da diplomacia, criando mais apreensão na jogabilidade de cada partida.
- Diversão equilibrada e ainda mais realista, com mais questões de jogabilidade, sem adicionar excesso de longevidade.
CONTRAS
- Queda de performance especialmente em batalhas navais, assim como se mantém inalterado gráficos e trilha sonora.
- Dificuldade está em seu auge, mesmo que os dados se apresentem de maneira mais orgânica.