No mundo do horror, nomes como Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo não precisa de agradecimento para que todo mundo saiba quem é. No entanto, outra lenda desse Universo pode até ter sido esquecida no churrasco, muito pelos filmes terríveis, tenebrosos e horrorosos. Com exceção do de Hellraiser: Renascido do Inferno e Hellraiser: Renascido das Trevas, o primeiro e o segundo filme, respectivamente. Na verdade, Hellraiser é uma franquia que se iniciou com o livro The Hellbound Heart, do britânico Clive Barker. Entre suas figuras, a mais notável dentro do clã de Cenobitas – criaturas trazidas pela Configuração dos Lamentos e servos de Leviathan – é a de Pinhead, nosso querido Cabeça de Prego. Mas afinal, de onde eles vêm? Como vivem? Essas respostas não estão no Globo Repórter, mas se você quiser, pode ver algo aqui nesta Curiosidade do Guariento Portal ou no novo filme da Hulu.
Atenção: A franquia Hellraiser, para quem não conhece versa sobre o estilo de terror mais visível, aquele que apresenta muito sangue e fratura exposta. Além do mais, algumas de suas nuances também brinca com a prática do sadomasoquismo, tipo de parafilia onde a pessoa se excita ao afligir dor ou ser afligida de alguma forma. O próprio Pinhead deixa bem claro em diversas aparições ser o arauto do prazer. Só que apenas para ele! Então, algumas imagens e o trailer disposto nesta Curiosidade podem ser perturbadores e causar certa aflição se você caro leitor ou leitora tem estômago. Embora se você já está aqui para este assunto, provavelmente curte o gênero de terror e essa atenção será desnecessária. Prossigamos assim para descobrir um pouco mais sobre a Configuração dos Lamentos e os Cenobitas.
São uma ordem monástica. Mas estão longe dos monges tradicionais.
Para começo desta Curiosidade, o termo Cenobita tem origem latina, e pode, dada as devidas alterações ser um spoiler do que são os ditos cujos de Hellraiser. Trata-se de uma palavra usada para aqueles que são membros que vivem juntos em uma ordem monástica. Ou seja, começamos com uma palavra que leva uma distorção surpreendente. Afinal, o conceito de “Deus” para eles é um pouco diferente. Os Cenobitas de Hellraiser são criaturas extradimensionais, bem distante do mundo humano, mas que podem ser convocados por artefatos místicos. Essas criaturas, que são vistas como anjos para alguns e demônios para a maior parte do mundo inteligente, são serventes da Ordem de Gash, uma ordem bem específica do Inferno que tem alguns problemas com os conceitos de dor e prazer. Esses termos aliás, são fundamentais para entender como um Cenobita é criado, e como ele lança sua bênção em outros seres.
Funciona basicamente assim; para que um humano troque contatinho com esses seres, é necessário desvendar um enigma, normalmente uma caixa quebra cabeça. Um exemplo de caixa foi a criada por Philipe Le Marchand, e detém o nome de seu pai, a Caixa de LeMarchand. Mas para alguns pode ser chamada de Configuração dos Lamentos. Quem resolve o enigma da caixa, em busca de prazeres inenarráveis – sim, essa palavra é usada diversas vezes na franquia – abre na verdade um Portal onde os Cenobitas adentram este mundo. Com o jeitinho deturpado e fetichista que só eles possuem, aquele que abriu de fato garante o prazer no conceito de um Cenobita. Através de correntes, muito sangue, cortes e feridas, a pessoa simplesmente é destroçada. Isso, para os cenobitas, é o êxtase do prazer.
Dor e prazer são “levemente alterados” para a Ordem de Gash.
Contudo é importante entender que eles não são ruins simplesmente pelo fato de gostarem de matar. Mas o que gostam mesmo é infligir dor e torturar alguém. Isso, na ótica Cenobita hedonista é o que leva esses seres a conhecer a verdadeira felicidade, o prazer absoluto que não é conhecido nem mesmo com o sexo. Isso cria uma amoralidade surreal entre eles. Então, basicamente o que estão fazendo é algo da natureza de sua ordem. Essa deturpação conceitual se arrasta mais fortemente com o uso de muito couro em seu guarda-roupa, assim como correntes e outros instrumentos de tortura. Mas que podem igualmente ser usados em sadomasoquismo enquanto você escuta S&M da Rihanna, ou a muito contragosto, assiste a franquia Cinquenta Tons de Cinza, que não é nada comparado com Hellraiser. Afinal, os Cenobitas são vistos como exploradores de todas as formas de dor e prazer.
Como uma ordem monástica do lado sombrio da força, os Cenobitas são servos de uma criatura. E ela tem o nome de Leviathan. Diferente do animal marinho descrito na Bíblia e adversário de Behemoth, Leviathan foi criado primeiramente como um ser quase cósmico, algo visto também nas obras de H.P Lovecraft e seu Necronomicon. Contudo, há ainda o conceito de dimensão infernal devido ao sofrimento existente ali, e uma vez que ele é o Rei destas terras e algumas fontes usam esse verbete para falar desse mundinho. Conta-se que a criação de qualquer Cenobita passa pelo crivo de Leviathan, que é responsável por trazer o conceito de como ele será gerado. Sendo todos de pele pálida, embora com músculos e carne aparecendo, não se sabe se tais seres estão vivos, no conceito biológico humano, ou se essa “vida” tem um caráter mais sobrenatural.
Não são assassinos em série. Apenas esperam pacientemente.
Há uma questão importante a se falar nesta Curiosidade. Os Cenobitas, no lado original e esquecendo completamente a galhofa que é o terceiro longa, não correm atrás das pessoas matando todo mundo. Isso é deixado para Freddy Krueger e seus pesadelos por exemplo. Nem mesmo Leviathan tem ou mostra interesse nisso. O que ocorre é que a humanidade, na pele de alguns seres humanos, buscando aquilo que mais desejam, abrem portas que jamais deveriam ser abertas. Os Cenobitas não batem na porta de ninguém as oito horas da manhã de domingo para que leiam um pouco da palavra de Leviathan. São os seres humanos que os buscam ao desvendar a Configuração do Lamento. E todos que tiveram com ela em mãos são bem avisados. Esta caixa lhe dará prazer inenarrável. É claro que para ele, será o pior martírio da vida, mas para aqueles seres, saciarão completamente a sua vontade.
É por esse motivo que, embora de caricatura medonha, e de fato serem representações repugnantes com feridas abertas e muitas correntes para todo o lado, os Cenobitas não devem jamais ser considerados serial killers. No Universo de Hellraiser, todo aquele que busca a Configuração dos Lamentos já se encontra em um mundo corrompido ou de fato apresenta características negativas que o levaram a corrupção. Ou seja, desnecessário é o trabalho de recolher almas tal como o conceito Cristão diz para o lado maligno. Eles simplesmente esperam. Seja para transformar outros seres em cenobitas – algo mencionado nos filmes, já que os Cenobitas foram humanos no passado – ou simplesmente satisfazerem suas vontades com muita dor e sofrimento. Mas que para eles, é um sentimento mágico. Por isso, se estiver com uma Caixa das Lamentações e curiosidade em mãos para descobrir esse sentimento, saiba exatamente onde você está se metendo!
Vem cá meu irmão, me conte, era então esse filme que você estava vendo ontem a noite e ficou até as duas da manhã no celular? Eu não prefiro nem imaginar que você vai escrever uma crítica sobre esse treco ai, mas não me marca no Twitter dessa vez não. Tá aí um filme que eu NUNCA vou ver, nem o original que você fala muito menos esse daí.
Irmãzinha do meu coração, preste atenção. Se eu te marco é para você fazer propaganda do Canal, já que você está envolvida nele. E respondendo a sua pergunta, sim, era esse filme que estava vendo no celular para fazer uma Crítica futura, sempre construtiva como sempre faço. Afinal, vai que algum dia dão razão as loucuras que eu falo aqui no Guariento Portal. E pode deixar que eu vou pessoalmente marcar você em todas as suas redes sociais pra passar a mensagem da Configuração dos Lamentos e dos Cenobitas para o mundo todo. Está anotado! XD