O mundo Pokémon tem uma série de softwares sendo produzidos ou esquecidos no churrasco de domingo. Pokémon Sleep por exemplo, dorme em berço esplêndido a um bom tempo. Já os remakes de Sinnoh Pokémon Brilliant Diamond e Shinning Pearl serão lançados para o Nintendo Switch em Novembro de 2021. Enquanto isso Pokémon Legends: Arceus chega em 28 de Janeiro de 2022. Embora nenhum deles tenha aparecido na Conferência da Nintendo na E3. Esta tendo como palco principal Link e Samus, que ganharam continuações de suas franquias, assim como Mario e seus novos amigos Rabbids. Agora no entanto, a The Pokémon Company e a TiMi Studio Group revelaram novas informações e um trailer do MOBA Pokémon UNITE. Ou como os jogadores costumam chamar, PokéLoL, que deve aparecer no console híbrido da Nintendo em Julho de 2021. E depois será lançado para os dispositivos mobile.
Boas-vindas à Ilha Aeos em PokéLol. Ou, melhor dizendo, Pokémon UNITE:
Pokémon UNITE se passa na Ilha Aeos, um lugar mitológico que dizem se encontrar nos limites inexplorados do oceano. Na Ilha Aeos, os jogadores encontrarão o Unite Battle Committee (UBC), um comitê que organiza uma série de torneios de Unite Battles. Com estas batalhas, jogadores formam equipes de cinco Pokémon para competir entre si e ver quem consegue marcar mais pontos antes do tempo acabar. Os jogadores também encontrarão uma forma nova e misteriosa de energia, conhecida como energia de Aeos. A energia de Aeos pode ser usada em Unite Battles para evoluir Pokémon. Estas Unite Battles contam com torcedores fiéis ao redor do mundo, e Treinadores de toda parte sonham em participar delas. Você assumirá o papel de um Treinador principiante, que chegou à Ilha Aeos para participar destas batalhas.
Nas Unite Battles, Treinadores e seus parceiros Pokémon competem em batalhas de equipe de 5 contra 5. Para vencer uma Unite Battle, é preciso ter uma pontuação maior do que a do outro time quando o tempo acabar. Agora, para pontuar para a sua equipe, você precisa juntar energia de Aeos derrotando Pokémon selvagens e da equipe oponente, depois depositá-la em um dos goal zones da equipe oponente. As Unite Battles são realizadas em diversos estádios diferentes e as regras de cada estádio são únicas. Elas podem incluir números diferentes de membros nas equipes, durações diferentes de partidas e até Pokémon Lendários diferentes aparecendo.
Nestas Unite Battles, é importante cooperar com os outros membros da sua equipe.
Ao batalhar contra uma equipe experiente ou quando a sua equipe estiver em desvantagem, você poderá encontrar um caminho para a vitória ao coordenar estratégias com os outros membros da sua equipe. Em partidas ranqueadas, você poderá receber pontos por performance, que podem aumentar ou diminuir a sua posição no ranque dependendo do resultado na batalha. Ao começar sua jornada, você batalhará na Beginner Cup, até alcançar a Master Cup. Além disso, os jogadores que entrarem para o ranque serão registrados em um ranque mundial que todo mundo poderá conferir.
Antes de cada Unite Battle, os Pokémon participantes voltam para o nível 1 através do poder da energia de Aeos, e durante cada batalha, eles recebem Exp. Points e aumentam o seu nível. Ao aumentarem o seu nível, os Pokémon aprendem movimentos poderosos e evoluem. Quando um Pokémon atinge os níveis mais altos, ele aprende o seu Unite Move, um movimento poderoso que só pode ser aprendido e usado em Unite Battles. Os Unite Moves são tão poderosos que podem mudar o rumo de uma batalha!
Quem não quer um Venusaur mergulhador? Nós queremos, e no MOBA Pokémon UNITE. Ou PokéLol para os mais íntimos, isso é possível.
Em Pokémon UNITE, você pode mudar a aparência dos seus Pokémon e do seu Treinador. Participe de Unite Battles exibindo o seu estilo único! Você pode usar Holowear, uma tecnologia especial que usa energia de Aeos, para vestir seus Pokémon com uma variedade de roupas. Você também pode personalizar a aparência, as roupas e os acessórios do seu Treinador para que ele fique sempre com o melhor visual, tanto dentro quanto fora de batalha. Podes atualizar o seu perfil com uma foto Unite, que conta com o avatar do seu Treinador e o seu parceiro Pokémon, e você pode personalizar a foto mudando a expressão e a pose do seu Treinador, ou adicionando adesivos. Antes de começar uma partida, você e outros jogadores também poderão ver as fotos Unite uns dos outros!
Pokémon UNITE conta com muitos Pokémon diferentes, como Charizard, Pikachu e Greninja. Embora resistência e fraqueza a tipos específicos não exista nas Unite Battles, cada Pokémon tem suas próprias características e função: Attacker, Defender, Speedster, Supporter ou All-Rounder. Estas funções refletem os seus estilos de batalha. Sugerimos que você pratique com Pokémon diferentes para descobrir qual combina mais com você. Para usar um Pokémon em uma Unite Battle, você precisará da Unite license para aquele Pokémon. As Unite licenses podem ser obtidas através do Unite Battle Committee, onde você poderá trocar moedas de Aeon (recebidas em Unite Battles) por aquela que desejar.
Curioso para saber o motivos de chamarmos de PokéLol? Fácil, é só você ler o próximo parágrafo relativo ao game.
Mas por que você mencionaram PokéLol? Fácil. Pokémon UNITE na verdade trata-se de um MOBA, ao estilo League of Legends. Neste game, os jogadores se dividirão em dois grupos com cinco personagens cada. Claro que sendo Pokémon, que podem inclusive ter skin próprias, como um Machamp havaiano ou um Venusaur nadador. Do total, cerca de 34 espécies vistas nos RPG’s da série principal estará a disposição dos jogadores, divididos em classes como ataque, suporte e defensor. Em um primeiro momento, apenas os jogadores do Nintendo Switch poderão jogar o título, que será free-to-play. Ou seja, jogar não é o problema, porém você poderá gastar o seu rico dinheirinho dentro do jogo para comprar Skin diferenciadas, como por exemplo Fortnite da Epic Games também vem fazendo a muito tempo.
Interessante notar que no MOBA Pokémon UNITE, será possível evoluir os Pokémon participantes. É o caso que acontece com Scorbunny, o inicial de fogo da região de Galar de Pokémon Sword e Shield. Outros personagens, como Charizard também dão as caras. Todas as criaturas começaram no Nível 1, evoluindo no decorrer da jogatina, que pode ocorrer em estádios diversificadas e com equipes diversas. Tudo a depender da escolha das criaturas na área e suas ações. Como dito, no Nintendo Switch, o game chega em algum momento de Julho de 2021, sem uma data definida. Já para os aparelhos mobile com iOS ou Google a data ficou para dois meses depois, em Setembro de 2021. Até lá, a galera que possui o híbrido da Nintendo já deve ter ficado fissurada no game MOBA. Mas, interessante notar essa ideia de plataforma cruzada, considerando os dispositivos mobile como uma plataforma de games.
Ficou curioso com Pokémon UNITE, o MOBA de Pokémon? Ou o Pokélol? Pois então espere um cado para poder se divertir. Ou então veja outros aplicativos e games que a franquia da The Pokémon Company aparece.
Essa não é a primeira vez que vemos algo de Pokémon em mobile. Desde que Pokémon Go foi lançado pela Niantic, vez ou outra aparecem games da The Pokémon Company nesses dispositivos. No entanto, é nos aparelhos da Nintendo que a franquia rende suas séries principais. O último lançamento inédito do RPG principal foi o já revelado Pokémon Sword e Shield, que contou com as primeiras duas expansões da franquia, The Isle of Armor e The Crown Tundra. Ambas aliás contam com uma análise do Guariento Portal. Há também Pokémon Let’s Go Eevee e Let’s Go Pikachu, que mescla um pouco da jogabilidade do visto em Pokémon Go com a série principal. Agora, além do MOBA que chega em Julho de 2021, também teremos os revelados remakes de Sinnoh e uma aventura inédita, aparentemente mais aberta produzida diretamente pela The Pokémon Company. Mas essa só em Janeiro de 2022.