Fatal Frame é uma franquia que vez ou outra aparece aqui no Guariento Portal. Além de ter um especial sobre a Mansão Himuro, palco do primeiro capítulo da franquia, e de uma análise do Spin-off Spirit Camera: The Cursed Memoir para o Nintendo 3DS, o game também aparecer na E3 de 2021. Na verdade, através de um relançamento. Fatal Frame: Maiden of Black Water, lançado originalmente para o Nintendo Wii U foi divulgado como um multiplataforma para a nova geração completa. E com data de lançamento confirmada. Nas proximidades do Halloween, Fatal Frame estará disponível para Xbox One e Series S/X, PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch e PC (via Steam) em 28 de Outubro de 2021. Isso em todos os territórios. Vale lembrar que desde o terceiro título, a franquia de terror está dividida em termos de direitos entre a Nintendo e a Koei Tecmo.
O Monte Hikami já foi adorado como um lugar sagrado onde uma religião única foi ensinada. Acredita-se que a água nesta montanha abriga espíritos, e há um ensinamento dessa região de que “os humanos nascem da água e voltam para ela no final de suas vidas”. Como resultado, “pessoas em busca da morte” vêm a esta montanha e experimentam seus últimos momentos enquanto entram em contato com a água da montanha. Eles acreditam que esta é a maneira correta de acabar com suas vidas.
Descrição do Monte Hikami de acordo com o site oficial de Fatal Frame: The Maiden of Black Water.
Retorne a Montanha Hikami e descubra os segredos de seus fantasmas e espíritos. Isso é Fatal Frame: The Maiden of Black Water.
Fatal Frame: Maiden of Black Water tem como cenário a Montanha Hikami, uma hipotética montanha no Japão. Ali, casos de suicídio são bastante comuns. Junto com a personagem principal, temos o principal modus operandi da franquia Fatal Frame, que é a Camera Obscura. Com esse equipamento, o jogador consegue encontrar os fantasmas e derrotá-los, sem esquecer é claro do componente da narrativa. Esse é um dos pontos de maior eficiência da Koei Tecmo. No entanto, essa nova versão, além de alguns DLC’s antigos, porém nem todos, também contará com uma nova aventura baseada em Ayane. Essa personagem que já apareceu em outras franquias da casa como Dead or Alive e Ninja Gaiden. Sendo que este último se encontra a venda em uma versão Collection para os mesmos consoles ditos anteriormente, por mais que seus códigos originais tenham sido perdidos.
E, falando em versão Collection, Fatal Frame: Maiden of Black Water terá uma versão digital de luxo. Essa versão, além de contar com as DLC’s que trazem vestimentas customizáveis incluirá um livro de arte igualmente digital do game. Agora, não importando qual versão o jogador pegar dessa nova revitalização da franquia, Fatal Frame terá um novo modo, o Photo Mode. Assim, qualquer personagem ou fantasma, incluindo até mesmo a Hasshaku-sama, desde que já tenha sido derrotada pode ser usada para posicioná-la em algum lugar específico e tirar as mais tenebrosas fotos com uma infinidade de efeitos. Infelizmente, as customizações referentes as franquias The Legend of Zelda e Metroid, que vinham com a versão de 2014 não estarão disponíveis em nenhuma outra versão, nem mesmo a do Nintendo Switch em 28 de Outubro de 2021.
Curte Fatal Frame? Então com toda certeza você deve apreciar outras franquias de games? Que tal Resident Evil (os primeiros e os últimos é claro?) ou quem sabe Silent Hill, que está escondida no churrasco pela Konami.
* Fatal Frame é uma franquia de survival horror que começou nas plataformas da Sony e produzida exclusivamente pela Koei Tecmo. Tem como outro nome o título Project Zero. Após o terceiro game, que seria lançado exclusivamente para o PlayStation 2, a Nintendo adquire parte da franquia. Assim, e por isso, o quarto título (Mask of the Lunar Eclipse) e o quinto game (Maiden of Black Water) são lançados exclusivamente para o Nintendo Wii e Nintendo Wii U respectivamente. Pelo menos até a apresentação da E3 de 2021, onde o quinto título se tornou de fato multiplataforma. Em 28 de Outubro de 2021, será possível encontrar Fatal Frame: Maiden of Black Water nos dois consoles da Sony e da Microsoft, além do Nintendo Switch e do PC (via Steam).