O PRIMEIRO PASSO EM UMA OLIMPÍADA A GENTE NUNCA ESQUECE:
As Olimpíadas! Na Antiguidade, uma oferenda para Zeus da Mitologia Grega. E na Era Moderna, ideia iniciada pelo Barão Pierre de Coubertain (1863-1937), uma experiência de nacionalidade dentro de inúmeros esportes. Capaz inclusive de encerrar rivalidades. Algumas não foram possíveis como Irã e Estados Unidos, ou Sérvia e Albânia. Mas, no mundo dos games, foi mais do que o suficiente para que um certo ouriço e um encanador bigodudo descem as mãos e viajassem para as arenas de Pequim, na China. Iniciava-se em 2007 a franquia Mario & Sonic com Mario & Sonic at The Olympic Games, onde os personagens de ambas as franquias competiam como esportistas no Nintendo DS. Esse então é o momento daquela cesta de três pontos para saber se esse game vale realmente um Revisitando o Passado. E deixa assim seu legado além de outros títulos da própria Gigante de Kyoto.
ANTIGOS RIVAIS AGORA SE ENFRENTAM NAS ARENAS DE PEQUIM, NA CHINA:
Iniciando esta boa competição, é importante destacar que Mario & Sonic at The Olympic Games é o típico game que, embora disponível também para o Nintendo Wii, difere completamente entre suas versões, como aconteceu com SimCity também, da Maxis entre GBA e PC. Na versão DS, o uso da tela e da caneta do portátil são seus principais aspectos positivos. Trazendo, de certa forma, um game que não se torna enjoativo visto que a depender das modalidades, a jogabilidade será drasticamente alterada. Assim, jogar com um personagem no atletismo, no ciclismo ou na natação pode trazer performances completamente distintas. Mario & Sonic acaba se aproximando dos party games já vistos na franquia Mario, como Mario Party, mesclando com os esportes mais loucos da Nintendo, como Mario Tennis e Mario Soccer, esse última produzida pela Next Level Games. A diferença agora é que temos Sonic e sua trupe dispostos ao pódium.
A escolha do personagem não é algo que simplesmente vai pelo gosto. Afinal, em uma corrida, seria a lógica acreditar que Sonic bateria a todos os membros do Clã Mario com extrema facilidade. É por isso que existem status, tipo como ocorre em Pokémon e Dragon Quest, por exemplo, para cada candidato. Sonic de fato pode correr mais do que Fidípides ou Usain Bolt, mas se cansará mais rápido. Já Bowser, com seu corpo parrudo pode não vestir terno ou tocar piano, mas será bem mais resistente. Logo, é uma forma criativa que Mario & Sonic at The Olympic Games acaba trazendo para evitar problemas lógicos e equilibra a dificuldade. Afinal, o jogador deve passar por todas modalidades para desbravar novas aventuras. De outra forma, será necessário passar pelo mesmo caminho com mais de um personagem para conseguir sua medalha de ouro que vale mais do que dinheiro.
NÃO SÃO APENAS MINIGAMES EM CONJUNTO, TEM UM CARÁTER DESBRAVADOR:
Sendo um desenvolvimento da Sega em colaboração com a Nintendo, a estética de Mario & Sonic at The Olympic Games é colorida e cativante. Afinal, estamos falando de dois dos principais ícones dos videogames que, pelo menos na década antecessora ao game, jamais seriam vistos juntos. O que acaba passando a verdadeira ideia de uma Olimpíada. Mesmo com títulos mais elegantes em termos gráficos, Mario & Sonic consegue alegrar e demarcar alguns monumentos conhecidos dos Jogos de Pequim, como o Estádio do Ninho do Pássaro. Em termos de modalidade, embora seja grande a quantidade de esportes, o game consegue trazer um grupo tradicional. Desde a ginástica artística, de Simone Biles e Rebeca Andrade, até a natação de Cezar Cielo e Michael Phelps. No entanto, não temos todas as modalidades desbloqueadas, é necessário que o jogador conquiste arcos de uma espécie de Modo Carreira, aqui chamado de Circuito.
Esse desbloqueio quase que obriga o jogador a progredir e a se diversificar em todas as modalidades. Há também esportes específicos onde poderes especiais podem ajudar ou atrapalhar o jogador, chamado Modo Sonho. Transformando as Olímpiadas em algo ainda mais lúdico e muito mais próximo das esmeraldas e de moedas de ouro que flutuam no ar. Claro que, tendo essa temática esportiva, Mario & Sonic at The Olympic Games também sabe como usar o fator multiplayer. Tanto é que o game possuía multiplayer local quanto ao redor do mundo através da Wi Fi Connection do Nintendo DS. Isso nas suas duas versões. E essa é a maior graça do título. No entanto, quem for obter o game após o término da vida útil do portátil, ficará impossibilitado dessa rede online, tendo apenas o singleplayer ou aquele amigo mais próximo que também curte um bom esporte a disposição.
AVIÃO SEM ASA, FOGUEIRA SEM BRASA, SOU EU ASSIM SEM WI-FI:
Infelizmente, a falta de um online atual acaba sendo um dos pontos mais problemáticos de Mario & Sonic at The Olympic Games. Nessa pegada de esportes, o game se torna bem mais divertido quando se joga com amigos, sendo uma experiência mais divertida do que no singleplayer. Ocorre que, sendo solitário, e mesmo com boas inventividades no uso da tela sensível ao toque e nas jogabilidades distintas em cada modalidade, Mario & Sonic pode cansar. Algo que acaba sendo bastante natural em games do tipo Party, que são divertidos em família, mas sozinhos deixam bastante a desejar. Tanto é que, para os mais dedicados, é possível desbloquear as modalidades em até 8 horas diretas de jogatina. E o game inteiro em cerca de 12 horas. Não é algo mal para um título que se encosta em ser realmente um mero passatempo dentro das Olimpiadas de Verão de Pequim.
Impossível também não destacar que, em outros critérios técnicos, Mario & Sonic at The Olympic Games também deixa bastante a desejar. O game contém uma quantidade absurda de serrilhados em seus personagens, algo que Pokémon Heart Gold e Soul Silver (NDS) da Game Freak e The Legend of Zelda: Phantom Hourglass da própria Nintendo jamais fizeram. Mesmo com boa iluminação e coloração, o som não é impecável, e em alguns momentos parece ter saído de algum lugar abafado. Por um lado, não há queda de frames. Pelo menos elas não foram visíveis, mas a direção artística acaba sendo deteriorada em virtude de uma possível jogabilidade mais fluida. Repetindo, para os padrões do Nintendo DS, Mario & Sonic at The Olympic Games tem uma estética maltratada e bem simples, até demais. O que tira pontos notáveis da mesma forma que a queda em uma trave na ginástica.
ALGUMAS QUEDAS E TROPEÇOS MARCAM A PARTICIPAÇÃO DE MARIO & SONIC:
Assim, no fim das contas, dos pontos e dos pódiuns, Mario & Sonic at The Olympic Games se assegura na diversão com os amigos ou na curiosidade de ver antigos rivais competindo amistosamente. Algo que sempre se manteve em seus títulos, como o dos Jogos de Tóquio de 2020 no Nintendo Switch. Com mais de duas dezenas de modalidades, o jogador terá um banquete digno de Baco em escolher, dentro do Panteão das duas franquias, o seu personagem para desbravar o hipismo, o salto do trampolim e até mesmo o tênis de uma forma que Rafael Nadal jamais jogará. A atmosfera consegue cativar, e não por menos foi responsável por alguns milhões de unidades vendidas somente na versão de Nintendo DS. O bom uso e as diferenças de jogabilidade também são bonificações para o game, de forma geral, obrigando o jogador a melhorar sempre, não importa qual personagem ou modalidade.
Porém, é impossível fechar os olhos para os erros, que são vários. A parte gráfica é uma delas, pois não é bonita e muito menos bem trabalhada. No entanto, é no fim a apresentação que acaba levando o game para no máximo o terceiro lugar. O título, no fim das contas é ótimo quando se tem amigos, e se torna cansativo quando se está sozinho. Por mais que não sejam poucas as modalidades, o jogador acaba se acostumando com esses minigames, não tendo expectativa alguma de continuar. Algo que até hoje dói também em Pokemon X e Y, no Nintendo 3DS. Desta forma, em uma frase, o game é um passo juvenil numa franquia de esportes, com erros e acertos. Vale lembrar que na Nuuvem, você pode comprar ou presentear um Gift Card Digital 150 Reais e apreciar as Olímpiadas com Mario & Sonic at The Olympic Games Tokyo 2020.
PEQUIM ESTÁ LONGE, MAS TEMOS PROMOÇÕES OLÍMPICAS:
Pequim pode ter recebido as Olimpíadas de 2008, e o game Mario & Sonic at The Olympic Games, que você conferiu nesse Revisitando o Passado. Porém, em termos de promoções, independente de você estar em Paris, no Rio de Janeiro ou até mesmo em Los Angeles, a Nuuvem é capaz de ofertar sempre as melhores medalhas. Ou melhor, ofertas. E, em se tratando de plataformas Nintendo é possível comprar não somente títulos, como parcelar suas compras. Claro que, como País do Futebol, até que se prove ao contrário, temos ofertas no Brasil de títulos como EA SPORTS FC 24, ou sua versão mais recente, EA SPORTS FC 25, ambos da Electronic Arts para o híbrido da Nintendo. Ou quem sabe, com uma pegada mais casual, o game Nintendo Switch Sports, que acaba trazendo certa nostalgia dos tempos do Nintendo Wii com uma ótica competição esportiva. É só correr, ou melhor, clicar!
Números
Mario & Sonic at the Olympic Games (Nintendo DS)
Dando os primeiros passos nos Jogos Olímpicos em Pequim, Mario & Sonic deixam as desavenças de décadas de lado para competir dentro do espírito olímpico. Mesmo que alguns empurrões e puxões de orelha sejam necessários em Mario & Sonic at the Olympic Games, em sua versão de Nintendo DS.
PRÓS
- Várias modalidades e cada uma delas jogadas a sua maneira fazem do título inovador e não tão cansativo.
- Colorido e afetivo. Mario & Sonic acabam conquistando o público com certa simplicidade pelo panteão de personagens a disposição.
- Cada membro do elenco possui seus próprios status, o que eleva uma certa estratégia em cada modalidade, com seus pontos fortes e fracos.
- O desbloqueio de novas modalidades, e uma longevidade acima das 10 horas trazem diversão para quem sabe o que procura.
CONTRAS
- A perda da jogabilidade online acaba fazendo o game perder completamente a graça, mesmo com vários esportes a disposição.
- Esteticamente, o game apresenta muitos serrilhados em seus personagens e a trilha sonora é bastante abafada.
- Enredo simples, uma vez que se trata de um party game dentro do contexto das Olimpíadas.