Filmes de terror nasceram com a própria ideia da sétima arte, e evoluíram com o decorrer do tempo. Basta lembrar de clássicos como o Gabinete do Doutor Caligari, expoente do expressionismo alemão da década de 20 (lá no Urso.tv, nosso site brother por sinal). Contudo, você também sabe que, depois que o cinema começou a ter som, a trilha sonora é parte fundamental para a criação do mecanismo de medo. E é claro que trilhas sonoras se tornaram tão icônicas quanto seus próprios títulos. Afinal, o que seria desses filmes se suas trilhas não fossem conhecidas na primeira partitura? Por isso mesmo, elencamos aqui no Guariento Portal, do nosso jeitinho três filmes que a trilha sonora com toda certeza você conhece. E é claro, você é obrigado a ver A Profecia (1976), A Hora do Pesadelo (1984) e O Exorcista (1973).
Um, dois, O Freddy vem te pegar. Três, quatro, é melhor trancar a porta. Cinco, Seis, Agarre seu crucifixo. Sete, oito, fique acordado até tarde. Nove, dez, não durma nunca mais
Canção de Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo.
#1 – A Profecia ou The Omen (1976), com “Ave Satani”, produzida por Jerry Goldsmith. Que também fez a trilha de A Múmia, que a gente tem Análise!
Começando a nossa lista especial, podemos falar que A Profecia de 1976, ou The Omen no original já tem mistérios por demais dentro de sua produção. Que inclusive pode até ser falado em outro momento. Contudo, a trilha pode ser dita de uma única forma, capirotesca. A canção Ave Satani foi indicada e ganhou o Oscar de melhor canção original, sendo uma das poucas trilhas estrangeiras a ganhar a premiação. A questão é que ela usa uma temática de canto gregoriano com uma letra em latim. É claro que a letra é bem curtinha, mas seu significado meu amigo, esse de fato você não vai se surpreender se conhecer o filme. A Profecia conta a história do filho do dito cujo que nasce na Terra, o Anticristo. Então, a música não vai ter saudações para o lado branco da força não.
Produzido por Jerry Goldsmith, a música faz uma verdadeira saudação ao inferno e a todos os seus moradores, assim como a criança destinada a trazer o fim do mundo na escatologia cristã. Dentro do filme A Profecia, a história conta o nascimento do garoto Damien (que pelo nome você percebe que não é coisa boa). Seus pais substitutos são o diplomata americano no Reino Roberth Thorn e sua esposa Katherine Thorn. O ator Harvey Spencer Stephens, responsável por Damien Thorn interagiu muito bem com o personagem, pois nos bastidores ele era conhecido como insuportável mesmo. Já a trilha, Ave Satani, pelo próprio nome é uma envergadura de uma Missa tradicional da Igreja Católica, transformando-a em uma Missa Negra. Bem, não podemos dizer que conseguiu produzir com maestria o que o filme queria passar, e até hoje seus acordes assustam, por isso está nesta lista do Guariento Portal.
#2 – A Hora do Pesadelo ou A Nightmare on Elm Street (1984), com seu “Main Title”, produzida por Charles Bernstein. Esse sem dúvida foi seu maior trabalho, embora tenha participado de Cujo, a versão de 1983.
Diferente de A Profecia e do nosso próximo colocado, A Hora do Pesadelo, ou A Nightmare on Elm Street é o mais “lúdico” por assim dizer. Mas não menos aterrador. Afinal, estamos falando da franquia que alçou Freddy Krueger (Robert Englund) como um dos personagens icônicos do gênero de terror. E que com toda certeza botou muito marmanjo com insônia, inclusive este que vos escreve. O filme feito por Wes Craven trás um grupo de jovens moradores da Rua Elm que passam a ser atormentados após dormir por uma criatura bem estranha e com um humor um tanto sádico, característicos dele mesmo. Diferente de outros vilões do mundo do terror, Freddy é conhecido justamente por gostar de brincar, do jeito dele, com sua vítima antes do finalmente. E o pior, ele faz isso no mundo dos sonhos. Como então se defender de algo quando se está dormindo?
Além do tema principal em A Hora do Pesadelo, com sintetizadores que trazem a atmosfera dos anos 80 para dentro do filme, os ruídos presentes na música deixam uma sensação inquietante, justamente para mexer com o psicológico do espectador. É praticamente como se o Freddy tivesse feito a trilha para todos escutarem, pois terror psicológico é com ele mesmo. Há de se destacar que junto com essa trilha, há também a igualmente conhecida Canção do Freddy, não menos apavorante é claro. Bem curta, essa trilha entra especialmente ao som de crianças cantando em um vocal baixo, contando até dez para a aparição dos personagem. Eu não tenho dúvida alguma que quando começou o “One, Two” pela primeira vez para você, provavelmente ficou baqueado uns dias tentando dormir, mas não conseguiu. Por isso mesmo, A Hora do Pesadelo e essas duas trilhas estão aqui nesse especial.
#3 – O Exorcista, ou The Exorcist (1973) com “Tubular Bells”, produzida originalmente por Mike Oldfield. A Trilha mais despretensiosa dentro da lista, ou será que não?
A gente pode até falar de A Profecia e A Hora do Pesadelo, mas seria impossível não falar do filme que definiu o subgênero de possessão demoníaca dentro do terror. E que aliás ganhou umas melhorias com James Wan e seu Invocação do Mal. O Exorcista é o filme que de cada trinta listas de terror, ele estará em trinta e um. Trazendo um caso dito baseado em fatos de um garoto que foi atormentado por uma entidade nos Estados Unidos dos anos 30, o longa de William Friedkin deixou todo mundo apavorado quando estreou nos cinemas. E olha que foram poucas as salas iniciais em 1973. A história da pequena Reagan MacNeil (Linda Blair) e da luta pela sua alma contra o demônio Pazuzu criou toda a estética dos filmes que com certeza são usados até hoje. Contudo, e paradoxalmente, a trilha sonora aqui foi pouco utilizada.
Inclusive, em O Exorcista o momento em que Tubular Bells aparece não tem palavrões, crucifixos e nem cabeças virando 360 graus. Muito pelo contrário, trata-se da mãe de Reagan, Chris MacNeil andando até a sua casa. Simples assim. Mas a estrutura em piano com uma densidade de notas consegue passar uma sensação de que algo de errado está acontecendo. E o espectador, até aquele momento não sabe o que se passa. Conta-se nos bastidores que havia uma música do compositor Lalo Schifrin para o filme. Porém, ela era tão absurda de apavorante que nos testes, as pessoas tinham reações extremas de terror. Seria bom ver essa partitura como curiosidade, mas talvez O Exorcista não se tornasse tão conhecido por suas junções tão bem feitas. Que aliás, foi o primeiro filme desse gênero a ser indicado como Melhor Filme pelo Óscar. E tem Análise aqui no Guariento Portal também.
Dá pra ter mais, é claro que dá. Não só de A Profecia, A Hora do Pesadelo e O Exorcista resiste o Terror. Mas esses nomes são fundamentais.
É claro que nessa lista do Guariento Portal, como falamos, colocamos três filmes em que a trilha sonora é responsável por alguns calafrios. E também que esses longas são expoentes do gênero terror. Então, se você não viu A Profecia, A Hora do Pesadelo ou O Exorcista e gosta do gênero. Irmão, após ler tudo isso que escrevemos você tem a urgência de encontrar esses filmes nos streamings da vida. O original A Profecia, de 1976 está no Telecine, que pode ser assistido de qualquer lugar, em qualquer equipamento como TV’s e Smatphones. Já O Exorcista, o original não foi encontrado em nenhum sistema de Streaming, mas existe uma série na Amazon Prime Video e outros filmes continuações no HBO Max. Alago similar com A Hora do Pesadelo, com seu remake de 2010 e outras continuações no canal de Game of Thrones.
Então, vai querer mais alguma lista do Guariento Portal sobre esse e outros assuntos? É claro que o mundo do terror é completamente inesgotável, e você pode conferir análises de filmes que nós já fizemos (e que, quem sabe podem aparecer em breve em uma nova listagem). Pra isso, a gente só quer uma coisa, se inscreva aqui no Guariento Portal, para sempre estar por dentro de nossas novidades, que não é só filme, mas também games e séries. A depender de como estamos nos sentido e como o mercado para views está no momento. Assim, quer dar dicas de filmes e games? Sinta-se a vontade. Conheça também o nosso canal brother Urso.TV, que tem uma biblioteca colossalmente grande de filmes a disposição para você ver notas, atores, diretores e tudo mais. O que está esperando? A gente te espera em breve aqui no Guariento Portal.