DEPOIS DE ANOS NA GELADEIRA
Psychonatus 2 demorou anos para sair. Mesmo com um gancho deixado no primeiro jogo, foram preciso 16 anos para que a sequência de um dos jogos mais criativos da sexta geração, ganhasse vida! Mas, será que todo esse tempo, valeu a pena?! Lançado em 25/08/21, sendo desenvolvido pela Double Fine e publicado pela Xbox Game Studios para PS4, Xbox One e PC. Tratando-se de um jogo de plataforma e aventura 3D, lotado, novamente, de poderes psíquicos!
A VIDA DOS PSICONAUTAS:
Psychonauts 2 começa com um flashback dos acontecimentos do primeiro jogo. Contanto desde a chegada do Raz no acapamento, até o final emocionante. Agora, ele finalmente entrou para os psiconautas e depois de uma missão bem sucedida, ele vive trabalhando no setor administrativo, por assim dizer. Porém, uma nova missão importante surge, e o nosso herói é convocado para uma grande aventura!
A RECEITA DO SUCESSO:
Primeiramente, eu vou falar sobre o que foi adicionado em Psychonauts 2, já que a base é a mesma do primeiro jogo. Agora, Razz pode rolar para se esquivar dos ataques e a mira foi melhorada, ficando excelente (finalmente). Além disso, temos novos poderes juntamente com a exclusão de alguns outros. Mas, não se preocupe, a qualidade segue ótima (mas eu senti falta da invisibilidade). Outro detalhe é que o combate que já era bom melhorou, e os pulos estão bem mais precisos do que anteriormente! Ou seja, está tudo muito gostoso e responsivo, como um bom jogo de plataforma deve ser!
AS BOAS E VELHAS BAGAGENS:
Portanto, já posso falar dos inimigos que ganharam novidades, aumentando ainda mais o leque. E isso inclui os chefões que conseguem ser mais legais e mais memoráveis que os anteriores! No mais, todos os colecionáveis retornam! Temos ainda as bagagens, as arrowheads, as cartas, os figments e as memórias dos personagens. Todavia, agora você vai encontrar algumas missões secundárias pelos mapas. São legais, e acabam dando um pouco de profundidade a outros personagens, como a família do Razz! Vale a pena fazer.
A COLEÇÃO DE BROCHES:
Entretanto, temos outras novidades bem consideráveis. A primeira delas são os upgrades mais bem direcionados. Agora, toda vez que passamos de nível (seja com os figments ou com o Psi Core + Psi Card) ganhamos pontos que podemos usar para fortalecer os poderes psíquicos que quisermos. Ou seja, bem mais legal e funcional, além de podermos priorizar os ataques da nossa preferência.
Além disso, temos broches que podem ser comprados e equipados para dar habilidades passivas, como o Razz dançar quando fica parado, ou outras que fortalecem os ataques físicos ou os poderes! É como fazer uma build, e eu sempre adoro quando os jogos me dão essa possibilidade! Sem falar nas metades de um cérebro que, ao encontras as duas, aumentamos o nosso HP máximo!
EM BUSCA DO AGENTE DUPLO!
Em seguida, vamos a história de Psychonauts 2, que também segue o mesmo tom da primeira. Logo depois, de conseguirmos capturar o Doutor Loboto, na primeira missão, Raz é rebaixado para um estagiário e precisa começar a estudar com outras crianças. Entretanto, um novo mistério surge, e um chefe dos psiconautas está inconsciente. Mas, não é só isso! Também surge o rumor de que existe um infiltrado dentro dos psiconautas, já que o Doutor Loboto não estava agindo sozinho! Então, temos que partir em várias aventuras para descobrir quem é o traidor!
Assim como no primeiro jogo, aqui nós temos novamente, uma história cheia de humor, com um mistério intrigante e personagens cativantes! Além de expandir ainda mais o universo dos psiconautas, contando até a história dos fundadores! Sem mencionar a família do Raz, que não só aparece aqui, como tem uma boa história de fundo! Eu gostei tanto dessa, quanto da primeira! Foi simplesmente uma delícia acompanhar as duas tramas uma atrás da outra!
O ESTILO ARTÍSTICO NO GRÁFICO MODERNO
Por fim, vamos ao lado técnico de Psychonauts 2, onde os gráficos mantiveram o mesmo estilo artístico, mas foram atualizados nos moldes mais recentes e conseguiram ficar ainda mais bonitos! É um cenário mais bonito do que o outro! E assim, se o um já era gratificante de se apreciar, o dois então é um deleite constante! Já sobre a trilha sonora, nós temos a mesma qualidade do anterior, inclusive com algumas musicas bem parecidas. Mas, a variedade de tons segue ótima do início ao fim!
O DESIGN PERFEITO:
Por último, temos o level design que agora, finalmente, eu posso rasgar elogios! É a mesma vibe do primeiro, onde a gente vaga pela mente das pessoas e, assim como antes, temos uma variedade incrível e uma criatividade louvável! A única diferença, é que não temos mais fases chatas com mecânicas que não fazem sentido! Além disso, temos uma variação de gameplay muito legal. Para você ter uma ideia, tem até uma fase meio masterchef aqui! É um level design simplesmente sensacional, em todos os momentos! Corrigiram, e corrigiram bem!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Psychonauts 2 traz uma história divertida e misteriosa, com personagens carismáticos, boa trilha sonora, poderes legais, bons controles, e um level design muito criativo e viciante! Tendo uma campanha que pode ir de 15 horas, até mais ou menos 26 horas para quem busca o 100%. É uma daquelas sequências perfeitas! Manteve tudo que funcionou no primeiro, aprimorou diversos aspectos e ainda concertou todos os erros! Se o um já era obrigatório, o dois, se você deixar passar, será um pecado!
Números
Psychonauts 2
Psychonauts 2 trouxe de volta tudo que deu certo no antecessor! Tem uma história intrigante, boa trilha sonora, personagens carismáticos, um level design primoroso e um combate aprimorado! Além disso, entregou novidades muito bem vindas, como o ajuste de mira e os upgrades das habilidades.
PRÓS
- História intrigante
- Personagens carismáticos
- Boa trilha sonora
- Ótimo level design
- Combate gostoso
- Poderes legais