CROW ESTÁ VINDO, E ELE TEM SANGUE TUPINIQUIM:
Entrevistas são difíceis, ainda mais dentro do universo do entretenimento eletrônico. Por isso que, quando possível, elas são tratadas com prioridade, como foi com a romena Atypical Games, e agora, com o estúdio independente brasileiro NightShade. E dessa conversa inicial, a deixa para uma entrevista mais ampla, que foi prontamente acolhida pelo representante do estúdio através da voz, ou melhor, da escrita do Sloow. Pontos como o mercado brasileiro de jogos, a dificuldade de produzir esse tipo de conteúdo em terras brasileiras e obviamente, os caminhos e as novidades do primeiro lançamento do estúdio, Inside Byte foram pautas que podem ser conferidas abaixo. De antemão, agradecemos profundamente as informações, dados e imagens prestadas pela NightShade, e esperamos futuamente um novo encontro, desta vez com mais informações ainda, e quem sabe futuros projetos. Assim, para os leitores do Guariento Portal, divirtam-se com esta entrevista.
UM PEQUENO OLHAR PELA ÓTICA DA NIGHTSHADE STUDIOS:
[Vítor Hugo, do Guariento Portal] Bem, primeiro em nome do Guariento Portal é um prazer conhecer vocês e claro, agradecemos desde já o tempo que vocês nos deram para esta entrevista. O Guariento Portal é um site brasileiro com foco em games, filmes e curiosidades em geral. Porém, focamos bastante tanto na parte de críticas, mas sem deixar de criar nossos especiais. Aliás, tomamos conhecimento do trabalho de vocês através do X (ex-Twitter), e o que mais nos motivou com essa troca de informações foi saber que a NightShade é brasileira e de seu primeiro game, Inside Byte. Que claramente será alvo de perguntas por aqui. Assim, muito obrigado por esta parceria. Falo em nomes dos outros membros que não puderam estar presentes.
[Sloow, da NightShade Studios]: Primeiramente, gostaria de agradecer profundamente pelo convite para esta entrevista. É uma honra poder compartilhar o nosso trabalho com o Guariento Portal e com o público de vocês! Eu sou Miguel, mas na internet sou mais conhecido como Sloow. Como criador e diretor de Inside Byte, estou aqui representando a equipe incrível da NightShade Studios, e é um prazer poder falar sobre esse projeto que todos temos trabalhado com tanta dedicação.
O nosso objetivo aqui é trazer o máximo de clareza e detalhes para cada pergunta, além de compartilhar algumas informações exclusivas sobre o desenvolvimento e o futuro de Inside Byte. Esse é um projeto muito especial para nós, e estamos empolgados em dividi-lo com todos vocês, que acompanham o mercado nacional e torcem por novos talentos e histórias únicas. Mais uma vez, obrigado ao Guariento Portal por esta chamada. Espero que vocês aproveitem a entrevista e se sintam tão animados quanto nós estamos com o que está por vir!
COMO TUDO COMEÇOU E CONTINUARÁ:
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Pois bem, começando pelo básico. Como surgiu a ideia de entrar na produção de jogos eletrônicos? Era o sonho de alguém específico que foi sendo comprado pela equipe? Aliás, quantas pessoas atualmente embarcaram nesse sonho?
[Sloow, da NightShade Studios]: Eu, Sloow, sempre sonhei em criar meus próprios jogos, e essa jornada começou em 2020, quando comecei a desenvolver jogos simples que nunca foram lançados ao público. Essa paixão pela produção de jogos se manteve ao longo dos anos, embora meus projetos iniciais fossem mais voltados para aprendizado e passatempo. No entanto, a partir do ano passado, comecei a sentir um impulso maior para desenvolver um projeto mais ambicioso.
Minha primeira tentativa ocorreu em setembro do ano passado, quando formei uma pequena equipe para criar uma fangame do jogo Five Nights at Freddy’s, com estilo pixel art/top-down. Embora a ideia fosse promissora, minha falta de experiência em gerenciamento de equipe resultou em dificuldades que levaram à descontinuação do projeto.
Neste ano, inspirado por outros jogos de horror com mascotes e pelo anúncio de Sparky: Hills of Death, decidi criar meu próprio jogo do gênero. Gradualmente, fui montando uma incrível equipe que deu vida ao Inside Byte. Atualmente, contamos com mais de 20 membros, e a equipe continua a crescer à medida que o projeto avança. Sou profundamente grato por trabalhar com cada um deles, todos são não apenas dedicados, mas também pessoas incríveis, o que torna os momentos difíceis mais leves e faz com que todo o esforço valha a pena.
INFLUÊNCIAS SEM DÚVIDA SOMBRIAS, MAS CONTUNDENTES:
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Como é possível perceber nas redes sociais de vocês, o foco da NightShade Studios está sendo em desenvolver o game Inside Byte. Então, não tem como perguntar sobre como está sendo a produção? Quais são as principais fontes de inspiração? Particularmente, o mascote de Inside me lembra as máscaras da Peste Negra da Idade Média, algo que para um jogo de horror é um ótimo artifício, ou para RPG ‘s sombrios.
[Sloow, da NightShade Studios]: O processo de produção de Inside Byte está progredindo de maneira muito positiva. Comecei o projeto com pouco conhecimento e experiência, mas ao longo do tempo, consegui adquirir as habilidades necessárias para gerenciar melhor a equipe e organizar o desenvolvimento de forma mais eficiente. Embora a produção esteja boa, enfrento algumas dificuldades por ainda ser adolescente. Preciso equilibrar as demandas da escola e, além disso, não tenho uma renda fixa, o que torna alguns aspectos do desenvolvimento desafiadores. Apesar dessas limitações, continuo firme e forte, sempre buscando maneiras de aprimorar o projeto ao máximo.
Nossas principais inspirações para Inside Byte incluem títulos como Bendy and the Ink Machine, Bendy and the Dark Revival, Alan Wake 2, Silent Hill, entre outros. Em relação ao design do mascote, o Crow, buscamos referências em diversos personagens de jogos, séries e filmes, combinando esses elementos para criar um design original e memorável. Essa abordagem nos permitiu alcançar um visual que realmente se destaca e se conecta com a atmosfera do jogo, e é uma feliz coincidência com o fato relacionado ao seu comentário sobre as máscaras da Peste Negra.
HABEMUS INSIDE BYTE, COM NOVIDADES:
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Ainda sobre Inside Byte, é possível compreender as dificuldades quase naturais da criação de um game. Pelo menos este redator aqui tem algum conhecimento do mercado, mas não de sua produção. Porém, seria possível partilhar com o Guariento Portal algo inédito sobre o título?
[Sloow, da NightShade Studios]: Temos várias informações para compartilhar com o público, o que torna esta entrevista realmente especial. Primeiramente, estamos planejando o lançamento de Inside Byte para o primeiro semestre de 2025. O jogo terá aproximadamente uma hora de duração e será lançado com um preço acessível, em torno de R$15 (quinze reais).
Nosso foco em Inside Byte é desenvolver uma experiência de terror psicológico aprofundada. Vamos explorar a fundo o protagonista, permitindo que os jogadores compreendam quem ele é, suas motivações e seu passado, criando uma conexão emocional significativa. Durante o jogo, o jogador passará por uma série de cenários representativos da mente do protagonista, que vai desempenhar um papel essencial na narrativa e devem ser explorados com atenção para desvendar toda a lore.
Estamos investindo fortemente na ambientação e trilha sonora para que a experiência emocional seja realmente imersiva. Estamos combinando diversas técnicas de sound design e construção de cenários para despertar uma sensação de desconforto e tensão. A ideia é que o jogador sinta-se constantemente imerso em um ambiente enigmático, capaz de transmitir as emoções do protagonista e a complexidade de sua jornada psicológica.
Com relação à estrutura do jogo, planejamos lançar três capítulos, cada um trazendo aprimoramentos significativos e oferecendo um excelente custo-benefício para quem acompanha a série. Por fim, estamos guardando uma peça fundamental da história, que queremos que os jogadores descubram diretamente ao jogar. Este elemento tem uma ligação profunda com o protagonista e vai adicionar uma camada extra de significado à experiência, além de ir muito além de uma simples história de uma empresa com um monstro.
MULTIPLATAFORMA, TALVEZ QUEM SABE? E OUTROS PROJETOS, ESTÃO A VISTA?
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Há planos para que Inside Byte seja multiplataforma? E claro, como diz o ditado, o futuro a Deus pertence. Porém, o estúdio já vem pensando em planos de longo prazo para produzir e se inserir cada vez mais no mundo dos games?
[Sloow, da NightShade Studios]: Planejamos lançar Inside Byte para várias plataformas, embora cada uma em diferentes momentos. O lançamento inicial será exclusivamente para PC, e, após isso, pretendemos desenvolver uma versão para dispositivos móveis, com previsão de lançamento possivelmente em 2026. Quanto ao lançamento em consoles, ainda é uma meta em aberto, pois exige um planejamento mais específico que exploraremos melhor após o lançamento do jogo.
Além de Inside Byte, tenho grandes planos para expandir a NightShade Studios. Existem outros projetos que planejamos desenvolver, ainda dentro do gênero de terror, mas distintos do gênero mascot horror. Estes novos projetos buscam oferecer experiências únicas e envolventes, com histórias e ambientações distintas. Nosso principal objetivo é nos consolidar na indústria como desenvolvedores de experiências de horror autênticas e cativantes, trazendo algo novo e inesquecível para o público.
AQUI É O BRASIL, ENTÃO A PERGUNTA É SOBRE … O MERCADO BRASILEIRO!
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Uma última pergunta, é essa não tinha como não ser feita. O mercado de produção de games no Brasil ainda é pequeno, se comparado com o tamanho de seu mercado, sendo um dos mais importantes da América Latina ao lado do México. Há algum auxílio de órgãos governamentais neste lado da indústria que a NightShade conseguiu ter acesso? Como o estúdio enxerga de um lado as complicações ou facilidades em se produzir jogos no Brasil e do outro seu mercado consumidor?
[Sloow, da NightShade Studios]: No momento, a NightShade Studios não conta com apoio financeiro governamental ou de terceiros para o desenvolvimento de Inside Byte. A maior parte do investimento veio do meu próprio bolso, com contribuições adicionais de outros membros da equipe. Estamos planejando lançar uma campanha de financiamento coletivo, como um Catarse, para arrecadar fundos que nos ajudem a acelerar a produção e expandir o escopo do projeto.
Estamos começando a enfrentar algumas dificuldades no mercado, especialmente em termos de impostos e taxas de distribuição. Por exemplo, ao lançar na Steam, uma parte significativa dos lucros é impactada pela tributação brasileira e internacional, além da taxa da própria plataforma, que somadas reduzem nosso lucro em cerca de 50%. Isso exige uma adaptação para viabilizar o projeto financeiramente e atingir nosso público.
Por outro lado, o mercado de games brasileiro tem se mostrado muito promissor. O público consumidor de jogos aqui é grande e engajado, com uma comunidade que tem apoiado fortemente produções nacionais e que valoriza experiências únicas e inovadoras. Enxergamos o mercado brasileiro como uma excelente oportunidade de expansão, especialmente à medida que conseguimos nos conectar com um público que busca cada vez mais títulos independentes e com narrativas profundas.
SINAL DE QUE O CENÁRIO DE GAMES NO BRASIL PODE EVOLUIR:
[Vítor Hugo, do Guariento Portal]: Bem galera, creio que já seja o suficiente, até por que a gente não pode também esplanar todos os segredos que virão de Inside Byte senão perderia a graça de jogá-lo. Porém, novamente ressaltando, agradecemos ao Sloow em ter dedicado o seu tempo nessa entrevista compartilhando informações preciosas. Particularmente, este redator que vos escreve é um entusiasta em ver a evolução do mercado de games no Brasil. E isso não apenas como um consumidor, mas também como representante do Guariento Portal que se dedica a esse ramo. Então saibam que o espaço estará sempre aberto.
[Sloow, da NightShade Studios]: Para finalizar, nós da NightShade Studios gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão pela oportunidade do Guariento Portal de realizar essa entrevista. Este tipo de interação não só nos ajuda a dar mais visibilidade ao nosso trabalho, como também nos aproxima ainda mais do público, permitindo que compartilhemos de forma transparente o desenvolvimento de Inside Byte. Estamos muito animados com o que está por vir, então fiquem atentos e preparados para os próximos meses! Pois teremos novidades a respeito da Steam, e o tão aguardado trailer.
Para acompanhar nossas atualizações, novidades e mais detalhes sobre o progresso do jogo, convidamos todos a seguirem nossas redes sociais:
Youtube: https://www.youtube.com/@devnightshadestudios
Discord: https://discord.gg/SZjx57Ax
Instagram: https://www.instagram.com/inside_byte/
Mais uma vez, obrigado ao Guariento Portal pela entrevista e apoio.