O FIM DA AVENTURA, OU NÃO:
Nessa altura do campeonato, Mass Effect já era uma franquia consolidada e muito querida. Apesar de ter perdido a sua exclusividade no Xbox 360, ela ainda seguia extremamente relevante no console da Microsoft e agora também no console da Sony. Por isso, o fechamento dessa história acabou gerando uma grande expectativa! Mas, será que Mass Effect 3 cumpriu?! Lançado em 06/03/12, sendo desenvolvido pela Bioware e publicado pela EA para PS3, Xbox 360 e PC, posteriormente para Wii U em novembro do mesmo ano e ainda recebeu um port em 2021 para PS4, Xbox One e também PC. Trata-se de um RPG de ação, em terceira pessoa e temática espacial.
A INVASÃO:
Mass Effect 3 começa com Shepard descansando após seus feitos heroicos nos dois jogos. Ele acabou voltando para a Terra (finalmente) e vive relativamente bem. Porém, seu amigo de guerra, Anderson, acaba convocando-o para uma reunião com um conselho, já que ele sabe muito sobre os reapers e a ameaça voltou. Mas, no meio dessa reunião, os reapers invadem a Terra e Shepard, e Anderson, se veem obrigados a fugir para se salvar!

CHEGOU O ROLAMENTO:
Primeiramente, vamos ao combate e, como esperado, Mass Effect 3 mantém tudo que foi visto no 2, mas adiciona algumas coisas. Agora podemos pular beiradas, como se fosse de um degrau para o outro. Também é possível subir escadas e rolar! As duas primeiras adições ajudam mais na exploração. Mas, poder rolar foi uma adição sensacional! Fica muito melhor na hora do combate! Senti muita falta disso nos jogos anteriores. Outro detalhe importante é que o ataque físico melhorou consideravelmente, tornando-o viável (finalmente). Sem falar que não temos mais estamina e isso, novamente, ajuda na dinâmica do combate. Porém, agora temos um sistema de peso.
Por isso, não dá para equipar várias armas caso você fique com sobrecarga. Na realidade, isso não me atrapalhou porque só usei shotgun e rifle. Mas, fica de alerta. Para finalizar a parte do combate, quero ressaltar a introdução do stealth. Que, na verdade, é bem simples, e você raramente vai usar, mas existe. E de uma das melhorias principais que foram nos upgrades. Agora, voltaram a ser parecidos com o primeiro jogo, e por isso estão bem menos burocráticos e mais divertidos! Foi o grande acerto em Mass Effect 3!

A TROCA DE VIÉS:
Mas, não é só isso. Também temos armas novas, como o lança-foguetes e uma arma a laser que é muito forte! Porém, os puzzles foram totalmente retirados e isso me estranhou um pouco. Mass Effect 1 e 2 não tinham muitos, mas não ter nenhum aqui foi uma surpresa. Então, como você deve ter notado, Mass Effect 3 tem um viés total de ação no seu combate. Na verdade, a franquia sempre trouxe esse combate de ação, mas aqui está muito mais, graças às novas adições (e a detalhes da história também). Por isso, é fácil falar que esse é o melhor combate da trilogia, com uma boa folga. Inclusive, o fato de ainda ser munição não atrapalha em nada aqui!
RESGATANDO A GALÁXIA:
Agora, vamos aos afazeres de Mass Effect 3. Assim como nos jogos anteriores, temos as missões dos aliados e as secundárias, nada novo sob o sol. Porém, foram adicionadas áreas conquistadas pelos Reapers e nelas podemos fazer missões de resgate, por exemplo. Sem falar que nossa nave pode ser detectada e expulsa daquele sistema por uma nave reaper. Ou seja, a lógica segue sendo a mesma e, por isso, meu conselho permanece: faça as missões dos aliados.

BUSCANDO AJUDA!
Em seguida, vamos à parte da história de Mass Effect 3. E aqui, nós temos uma história bem mais interessante do que no segundo jogo. Depois do ataque na Terra, Shepard vai até o conselho pedir ajuda para lutar contra os reapers. Porém, ele descobre que os ataques estão ocorrendo em toda a galáxia e, por isso, não dava para mobilizar as energias para salvar a Terra. Por isso, a nossa missão passa a ser a criação de aliança com as outras raças para que elas possam realizar um ataque absurdo contra os reapers! E, além disso, temos que descobrir como criar uma arma suprema que é capaz de acabar com esses malditos! Ou seja, temos que ajudar os outros planetas em suas guerras para que eles possam nos ajudar.

URGENTE DESDE O COMEÇO:
E eu devo dizer que essa trama é infinitamente mais engajante do que qualquer outra até então. O senso de urgência é absurdo e ele nunca para porque todo planeta que você visita está em conflito e parece que o mundo vai acabar. Tanto é que isso acaba te tirando um pouco das secundárias porque você fica querendo ajudar todo mundo ao mesmo tempo! Sem falar que, o final… Vou te contar, viu! Muito interessante e com uma escolha moral bem legal. Para falar a verdade, a única coisa de que não gostei muito foi que não senti grande impacto nas nossas escolhas, nem nas ações durante as ceninhas. Na verdade, a única decisão que senti peso foi na última e isso é uma queda se comparado aos dois anteriores. Mas fora isso, a história atingiu realmente o ápice!

MANTENDO A LINHA:
Por fim, vamos ao lado técnico e aqui, finalmente, conseguiram trazer o fator uau aos mapas de Mass Effect! Sem dúvidas, Mass Effect 3 tem os cenários mais bonitos da trilogia! Claro que tudo evoluiu graficamente, desde as expressões faciais até outros efeitos. Mas, como eu sempre reclamei da ambientação, é totalmente justo o elogio aqui! Deu muito certo! Já sobre a trilha, não é surpresa dizer que segue tão boa quanto antes. Tem mais foco na ação, mas segue sendo bem legal! Agora, quanto ao level design, é complexo. As missões principais são ótimas, mas achei as secundárias menos engajantes do que antes. Claro que as dos aliados seguem boas, mas ainda assim, nenhuma no nível da que fiz para a Liara em Mass Effect 2. O design de Mass Effect 3 ainda é bom, mas também senti uma leve queda.

CONCLUSÃO:
Em síntese, Mass Effect 3 traz um combate excelente, uma história de tirar o fôlego, gráficos ainda mais bonitos, um bom sistema de upgrades na melhora dos aliados e um bom level design. Porém, acaba pecando na falta de peso das escolhas e nas missões secundárias menos interessantes. Com uma campanha que pode ser finalizada em 24 horas, mas que pode chegar até 50 horas para quem busca os 100%, ele é um fechamento muito legal para uma trilogia simplesmente sensacional! A essa altura, ainda é difícil dizer se meu favorito é o 1 ou o 3, mas é fato que essa é, sem dúvidas, uma das melhores trilogias da história! São 3 jogos ótimos e valem cada segundo! E faça as missões dos aliados!
Números
Mass Effect 3
Mass Effect 3 traz um combate excelente, uma história de tirar o fôlego, gráficos ainda mais bonitos, um bom sistema de upgrades, na melhora dos aliados e um bom level design. Porém, acaba pecando na falta de peso das escolhas e nas missões secundárias menos interessantes.
PRÓS
- Combate muito divertido
- História direta ao ponto
- Gráficos bonitos
- Sistema de upgrades melhor do que antes
- Level design divertido
CONTRAS
- As escolhas não pesam tanto na história
- Missões dos aliados caíram um pouco em relação ao segundo jogo