Quando você, meu nobre espectador vai até uma sala de cinema, o que espera experimentar? Se for um filme romântico, aquela história de lacrimejar os olhos e acalentar o coração. Um suspense te deixa na expectativa, acelera seus batimentos cardíacos. Porém, existem filmes que quebram esse recorde; pois fizeram uma galera passar mal nos cinemas e não conseguirem assistir tudo que está na tela. Normalmente, mas nem sempre, o gênero terror é o protagonista de tais momentos. Por isso, pensando justamente nisso que o Guariento Portal listou apenas 3 Filmes que jornais ao redor do mundo noticiaram que pessoas passaram mal durante suas sessões. Então, pegue sua pipoca, e seja com um serial killer como Jigsaw em Jogos Mortais 3. Ou então um Demônio como em A Morte do Demônio ou o Exorcista. Assim, vamos para uma Lista pesada e de alto calibre do Universo Cinematográfico.
Claro, antes de mais nada; A Morte do Demônio: A Ascensão e Jogos Mortais 3 ganharam classificação indicativa pelo Ministério da Justiça do Brasil de 18 anos, enquanto o Exorcista é mais brando, para 14 anos no Brasil. Ou seja, desde o início, eles já chegaram avisando para o que vieram. Com uma história que seja mesclando o sobrenatural, ou então com alto índice de carnificina e gore, esses longas estão na prateleira de amantes do gênero terror. Mas é claro que não são recomendados para todas as pessoas. Esses filmes são como remédios; possuem vastos efeitos colaterais. Porém, até mesmo aqueles mais fortes a mutilações ou conflito de almas podem não resistir. É o que aconteceu com algumas pessoas ao redor do mundo. Assim, feito o aviso, vamos começar nossa visita ao demônio kandariano criado por Sam Raimi, de Arraste-me Para o Inferno.
#1 – A Morte do Demônio: A Ascensão (2023).
Sem dúvida alguma, esse foi o filme que levou a criação dessa Lista. A Morte do Demônio: A Ascensão, ou Evil Dead Rise em sua língua natal, o inglês, leva aos cinemas novamente a franquia criada por Sam Raimi. Isso é, quando dava seus primeiros passos como diretor em 1981. Claro, quem está acostumado com a franquia, sabe que o que não falta são efeitos práticos que jogam sangue e mutilações de membros em todos os cantos e por todos os personagens. Porém, A Morte do Demônio: A Ascensão parece superar o que já havia sido feito. Chegando a ultrapassar a enxurrada de sangue do remake de 2013. Desta forma, nomeado como visceral, o filme conta até com uma cena envolvendo um ralador de queijo. Essa cena, somente pelo trailer, já fez arrepiar qualquer tipo de espinha e os cabelos que nem mesmo esse redator sabia que tinha no corpo.
Claro que com tudo isso, A Morte do Demônio: A Ascensão, não foi preciso nem esperar a sua estreia. As sessões feitas em cabine de pré-estreia já fizeram o marketing necessário para um longa que mistura possessão e um dos mais altos índices de gore. Foi pressão baixa de um lado, gente sendo atendida por meio de ambulâncias do outro. No fim das contas, ou melhor, no estalar dos ovos, A Morte do Demônio: A Ascensão já conseguiu se colocar como uma das promessas de 2023. Produzido pelo irlandês Lee Cronin, e contando com Sam Raimi como produtor executivo, o filme gira em torno de Beth, que faz uma visita para sua irmã Ellie em Los Angeles. O que elas não esperavam era encontrar o Necronomicon, livro que invoca um demônio kandariano que causa um inferno em suas vidas. Da mesma forma que Pazuzu fez em O Exorcista.
#2 – O Exorcista (1973).
Se A Morte do Demônio: A Ascensão vem para escalpelar o ano de 2023, o que dizer do filme que marcou todos os anos e um dos poucos do gênero terror que concorreu ao Oscar? Pois então, esse é O Exorcista. O clássico de todos os clássicos, lançado em 1973. No longa, o espectador passeia pela história de uma menina que, inocentemente, brinca com um tabuleiro de Ouija e acaba sendo possuída por uma entidade milenar chamada Pazuzu. Essa criatura era um demônio sumério que realmente tinha essa nomenclatura e era reverenciado na Mesopotâmia contra Lamashtu. No entanto, pensando na década do filme, o que esperar de cenas que continham vômito verde e, na versão não censurada, movimentos não recomendados com um crucifixo. O clima ficava ainda melhor quando se conhecia que tal história foi baseada em fatos reais. Pior do que qualquer encosto ou dybuuk.
Naquela época, não existia internet. Então, o marketing era boca a boca. Ou em jornais escritos. E o The New York Times fez questão de fazer uma matéria sobre o longa. Produzido pelo norte americano William Friedkin e baseado em um livro igualmente aterrador de William Peter Blatty, O Exorcista ganhou uma página sobre ele. Seu conteúdo era algo como “gritos, vômitos e incômodos não deixaram algumas pessoas sequer terminar de assistir a sessão”. Até hoje, a história de como Regan MacNeil foi possuída por Pazuzu é a receita ideal para qualquer filme de possessão demoníaca. Assim, é obrigação a todo diretor assisti-lo, pois aqui foram colocadas as amarras deste subgênero, até na sonoplastia. O Exorcista fecha com chave de ouro o horror sobrenatural, já que o próximo é muito mais terreno porém, quase tão sádico quanto os Cenobitas de Hellraiser.
#3 – Jogos Mortais 3 (2006).
Sem dúvida, Jogos Mortais é o título mais diferente dessa Lista. Mas ele não está aqui por benevolência. Aliás, a palavra benevolência praticamente não existe no vocabulário de Jigsaw, o serial killer que mesmo morto, ainda consegue causar nas milhares de continuações horríveis dessa franquia. Porém, é em Jogos Mortais 3, ou Saw III no seu idioma nativo, o inglês, que os litros de sangue derramados devem ter custado mais da metade do orçamento do longa. Além de armadilhas que, no fundo, ninguém consegue escapar, temos um terror psicológico absurdo no terceiro ato dessa franquia. Ou seja, violência é uma constante em Jogos Mortais que até mesmo Cersei Lannister, de Game of Thrones, iria aplaudir de pé. Quem sabe até mesmo ela não usaria uma dessas ideias com membros da Fé do Sete ou com os milhares de inimigos que ganhou com o tempo?
Mesmo não tendo mais James Wan, o dono do Invocaverso, na torre de controle, sendo apenas responsável pela história e diretor executivo, o filme foi responsável por um aviso no sistema de ambulâncias do Reino Unido. Pela BBC, cerca de quatro pessoas foram atendidas por terem desmaiado ou terem tido algum tipo de incômodo, sendo que dois deles tiveram de ser hospitalizados. Dado o aumento no número de ocorrências, o serviço de socorro do Reino Unido emitiu o seguinte alerta para o filme, “se você sabe que é sensível para sustos, por favor, não vá ver Jogos Mortais 3”. No fim das contas, e com o fim do jogo que foi a vida de Jigsaw, o filme do diretor Darren Lynn Bousman arrecadou muito dinheiro mundo afora, mas foi o ponto de virada em termos de ruindade na franquia Jogos Mortais.
Três filmes que se for assistir, dê uma de Pedro Sampaio: Atenção!
Claro, e isso não há dúvida, que listar apenas três filmes que causaram pânico nos cinemas é uma gota no meio do oceano. Além do mais, o gênero de terror é marcado por várias dessas histórias, levadas na gênese do que é sentir medo, ou asco do que se passa na tela. Assim, é possível listar filmes feitos apenas para chocar, o que ocasionou a criação de um subgênero do horror, o Exploitation. Aqui, o poço fica ainda mais profundo, mas não chega ao inferno que são os Shock Movies. Que, pelo nome você nobre leitor e espectador sabe que tem um sentido; apenas chocar. Nesse caso, entram parafilias, violência extremamente absurda com todas as fases de crescimento do ser humano e bizarrices que fariam o Guariento Portal ser banido da existência terrena. Pelo menos, os três longas dessa Lista são possíveis de assistir, com moderação.
Assim, seja escutando os cânticos amaldiçoados do Necronomicon, brincando com uma entidade esquisita ou tendo de operar um serial killer, temos aqui exemplos de filmes que, se já não estavam escritos nas estrelas, foram feitos para marcar o coração do espectador. A Morte do Demônio: A Ascensão, O Exorcista e Jogos Mortais 3, cada um à sua imagem e maneira marcaram o gênero do terror. Com muito sangue, cenas excepcionalmente assustadoras, seja com uma história mais terrena ou mais sobrenatural. Estes são filmes que sem dúvida alguma um cinéfilo de terror deve em algum momento de sua existência ver. Além disso, uma menção honrosa poderia ser colocada no tenebroso Terrifier 2 e de seu palhaço Art. Porém, como seu nobre redator tem Coulrofobia, deixaremos para uma outra oportunidade. Quem sabe uma Lista de mais filmes sacia nossos leitores aqui do Guariento Portal! Ou também de outro assunto!