Finalmente, retornamos a Westeros em 2022 com A Casa do Dragão. A série, um spin-off no Universo de Game of Thrones (baseado em As Crônicas de Gelo e Fogo de George Martin), trás um período crítico de Fogo e Sangue da família Targaryen. A Dança dos Dragões. Porém, esquecendo um pouco o que sairá desta história entre as amigas e rivais Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy) e Allicent Hightower (Olivia Cooke), o primeiro episódio da série trás um novo significado para tudo que já foi visto em Westeros. Especialmente o momento em que Aegon, o Conquistador, se torna de fato Senhor de quase tudo. De um simples ato de poder, o ancestral Targaryen pode ter tido um sonho, uma premonição sobre a chegada da Longa Noite, de seu rei e dos Caminhantes Brancos. Mas calma, que o Guariento Portal vai tentar explicar nesta Curiosidade.
* Atenção: É claro que esta Curiosidade possui vários spoilers do primeiro episódio de A Casa do Dragão. Assim como da Oitava Temporada de Game of Thrones e de partes dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Então, se acaso não tenha visto nenhuma das séries ou lido os livros, é possível que você não entenda muita coisa. Se quiser esperar, retorne pelo menos depois de assistir o primeiro episódio, disponível na HBO Max, e continue a ler aqui no Guariento Portal.
Aegon I também era um sonhador. E teve um baita pesadelo.
Direto ao ponto. A informação de maior impacto para todo a Westeros e seus espectadores foi revelada pelo Rei Viserys I (Paddy Considine), após nomear sua filha, a Princesa Rhaenyra Targaryen (Milly Alcock) como herdeiro de Pedra do Dragão e do Trono de Ferro. O rei conta, perto do crânio do dragão Balerion que a história de Westeros revela que Aegon, ao olhar para o outro lado da Baía do Água Negra viu uma terra rica que precisava ser conquistada. Entretanto, ao invés da ânsia de poder de Aegon e suas irmãs esposas, Rhaenys e Visenya, havia uma atitude nobre, pois ele tinha o dom de ter sonhos proféticos. Tais sonhos não seriam a primeira vez a ocorrer dentro da linhagem Targaryen. Daenys, a Sonhadora, mais de um século antes de Aegon sonhou com a Perdição de Valíria.

Foi graças a ela que Aenar Targaryen, o Exilado se mudou doze anos antes do fim do Império Valiriano. Sua morada, o posto mais ocidental existente, uma ilha de Westeros chamada Pedra do Dragão. A Perdição aconteceu, e assim os Targaryen se tornaram os únicos Senhores de Dragão em todo o mundo conhecido. Por isso, a ideia de um Sonho Profético, aqui chamado de Sonhos de Dragão não é algo novo, uma vez que a linhagem dos dragões já conta com ao menos um caso relatado. Voltando a Aegon, o Rei Viserys diz que tal sonho previu o fim do Mundo dos Homens. Isso iria começar com um terrível inverno que sopraria no distante Norte. Apenas a escuridão absoluta vinha de seus ventos, e Aegon viu essa escuridão. E tudo que habita nesta escuridão destruiria o mundo dos vivos.
Frio e escuridão vão se abater no distante Norte.
Há mais uma coisa que preciso lhe contar. Nossas histórias contam que Aegon olhou pelo outro lado do Água Negra e viu uma terra rica. Mas não foi sua ambição que o levou a esta conquista. Foi um sonho. Assim como Daenys previu o fim de Valíria, Aegon previu o fim do mundo dos homens. E isso começou com um terrível inverno recaindo sobre o distante Norte. Aegon se deparou com uma imensa escuridão ao viajar por estes ventos e tudo que habita dentro dele destruirá o mundo dos vivos. Quando o Grande Inverno chegar Rhaenyra, todos de Westeros devem se opor. E se Mundo dos Homens sobreviver, um Targaryen deve sentar no Trono de Ferro, um Rei ou uma Rainha, forte o suficiente para unir o Reino contra o frio e a escuridão.
Palavras de Viserys I Targaryen para Rhaenyra Targaryen em A Casa do Dragão.

Não precisa ter mais do que cinco neurônios para ver que tal sonho se refere ao Rei da Noite, fazendo uma ligação direta entre o final de Game of Thrones e praticamente toda a história dentro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Na verdade, trás um novo significado; toda a problemática do Trono de Ferro nos três episódios finais de Game of Thrones não deveriam ser nada em relação a trama do Rei da Noite, uma vez que é por sua causa que toda a Conquista ocorre por parte de Aegon. De fato, a Longa Noite é o antagonista supremo dentro de Westeros, e não uma família leonina e seus aliados afogados. Porém, o Rei Viserys fala ainda mais, que é por isso, para que o mundo dos vivos sobreviva, é necessário que um Targaryen sempre ocupe o Trono de Ferro.
Quem é o Trono de Ferro na Batalha da Longa Noite?
A este Sonho de Dragão foi dado o nome de Canção de Gelo e Fogo, que não ironicamente é o nome dos livros em sua versão inglesa (A Song of Ice and Fire). Assim, caberia a todo o Rei Targaryen passar para o seu herdeiro presuntivo. Que no caso do Rei Viserys I passou a ser sua filha, Rhaenyra. Tudo bem, mas como o Sonho de Aegon afeta de fato os acontecimentos de todo este mundo? Primeiramente, a óbvia descaracterização de Game of Thrones em seu final, colocando o conflito do Trono de Ferro como principal ao invés da Longa Noite é um aspecto. O que também se faz questionar o motivo de Arya Stark (Maisie Williams) ser a responsável pela derrota do Rei da Noite. O correto encaixe se perdeu tal como este sonho durante o longo percurso da jornada Targaryen.

Porém, nos livros, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) também tem visões. A então “última” descendente viva conhecida dos dragões, durante sua estadia em Qarth, na Sala dos Imortais, também passa a ser adepta e visualizar profecias na Fúria dos Reis. O que pode indicar assim que o Sonho não está tão perdido assim. Na visão, ela vê Rhaegar Targaryen, seu irmão e então herdeiro de Aerys II, O Rei Louco, dizer que seu filho se chamará Aegon Targaryen e será dele a Canção de Gelo e Fogo. A série da HBO fez questão de enrolar esse meio de campo, uma vez que Aegon é tanto o nome do filho do Príncipe com Elia Martell quanto também de Jon Snow (Kit Harrington), fruto dele com Lyanna Stark. Nos livros, o nome Aegon é exclusivo do filho da princesa dornesa e do príncipe de Pedra do Dragão.
Sempre deve haver um Stark em Winterfell e um Targaryen no Trono.
Então, a família Targaryen estaria predestinada a salvar o mundo dos vivos enquanto eles estivessem no Trono de Ferro. Porém, este Portal anexa ainda uma ponta especial a este Sonho de Dragão, e vindo do Norte. Descendentes dos Primeiros Homens, a cultura nortenha mantém a tradição de que milênios antes ocorreu uma primeira Longa Noite, um momento terrível de escuridão. E que com a junção dos Filhos da Floresta, dos Primeiros Homens e da figura de Brandon Stark, o Construtor, foi possível derrotar a Longa Noite e construir a Muralha, para que o que fosse de terrível ficasse preso para sempre nas Terras de Sempre Inverno. Há também o lema icônico da família Stark de que “O Inverno está Chegando” e que “Sempre deve haver um Stark em Winterfell”. Então, qual exatamente poderia ser o papel desta família nortenha dentro do Sonho de Aegon?

A pergunta faz certo sentido quanto se percebe que o Norte, com exceção do Vale, que tinha uma Regência, foi o único dos Reinos que se ajoelhou pacificamente a Conquista de Aegon. A história de Westeros conta que Torrhen Stark, o último Rei do Norte chegou até a entrada das Terras Fluviais com cerca de trinta mil soldados. Seu irmão bastardo, Brandon Snow, se ofereceu para na surdina, entrar no acampamento inimigo e matar os três dragões de Aegon, Balerion, Vhagar e Meraxes. Já haviam ocorrido batalhas importantes, como a Queima de Harrenhall e a do Campo de Fogo, dizimando importantes linhagens reais. Percebendo tudo isso, Torrhen simplesmente se ajoelhou, transformando a família Stark em Protetora do Norte. A pergunta que se faz é? O que exatamente fez o Rei Stark se ajoelhar de maneira tão rápida a Aegon Targaryen?
Com a série encerrada, o encaixe deve ficar melhor nos livros.
Claro que dentro da série Game of Thrones, a revelação do Sonho de Dragão de Aegon tenta trazer uma ligação ao fim da série, revelando ainda mais o quanto ela poderia ter sido melhor e mais explorada, de maneira correta aliás. Todo o arcabouço de que os Caminhantes Brancos eram o verdadeiro inimigo foram deixados de lado para a destruição de Porto Real e a morte de Daenerys Targaryen. Pelo menos com a história dos livros ainda em produção, é possível que tal informação tenha sido um baita spoiler. Afinal, o próprio George Martin deu o aval para que tal profecia fosse revelada neste primeiro episódio. Infelizmente, como não podemos alterar o passado, o fim de Game of Thrones se mantém daquele mesmo jeito. Já quanto aos livros, o Sonho de Aegon pode ser um presságio do que está por vir nas Crônicas de Gelo e Fogo.
Podemos dizer então que é comum os Sonhos de Dragão na linhagem Targaryen né. Já que Daenys, Aegon, Daenerys (essa com visões) pode ver isso tudo. Quem mais será né?
Então Bruno, se você quer ver algo bem mais específico e com detalhes sobre as profecias dentro da família Targaryen, aconselho fortemente a você ver o vídeo no Canal da Mikannn e da Carol, elas falam e muito de Game of Thrones e agora de House of the Dragon, que aliás foi até uma fonte para eu também entender e escrever essa matéria todinha. https://www.youtube.com/watch?v=39PDv–HF00