EM BREVE VOCÊ VAI VÊ-LOS!
Dentro do grande gênero de horror sobrenatural, uma região do globo se destaca, a Ásia. Mais precisamente o Sudeste Asiático. No início do século XXI, houve uma verdadeira invasão de longas metragens orientais. E junto do já conhecido Japão, países como Indonésia, Vietnã e a Tailândia entenderam as nuances do gênero. Aliás, é do reino do povo Tai que temos alguns dos melhores filmes para quem busca um horror sobrenatural de qualidade. Fotografias, cultura, lugares assombrados, karma e religiosidade se reúnem em seus roteiros, onde o final nunca é bom para os vivos. Assim, o Guariento Portal inicia a viagem de um dia do Brasil até a moderna Bangkok do precursor Espíritos: A Morte está ao Seu Lado, ao interior do país com Quando a Morte Sussurra e pelas montanhas de A Médium. Esteja preparado e não fique com dor nas costas para carregar seus segredos e essa Lista.
#1 – ESPÍRITOS: A MORTE ESTÁ AO SEU LADO, OU SHUTTER, DE 2004.
É impossível começar qualquer Lista de terror tailandês e o primeiro entre os pares não ser Shutter. Ou melhor, Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado, de 2004. O título, bastante explicativo por sinal, já era o suficiente para causar arrepios. Contudo, é na exposição das figuras sobrenaturais e na história que o filme alarga o conceito de rancor. Algo já conhecido na cultura oriental, como os Onryo da Mitologia Japonesa. De maneira geral, um espírito pode se acoplar em um ser humano quando, por motivos de seu falecimento, ele não concluiu seus desafios em vida ou no caso de você ser o responsável pelo seu fim. Nesse caso, o karma permanecerá na família. E mais cedo ou mais tarde irá lhe encontrar. Com todo esse contexto, o espectador observa os eventos na vida do fotógrafo Thun e de sua namorada Jane.
O que antes era uma vida normal de qualquer cidadão médio tailandês se transforma em uma rotina assombrada. Isso pelo fato de que, em algumas fotos, começam a ser reveladas aparições de uma terceira figura, de uma garota desconhecida. Pelo menos para Jane, já que Tun a conhece muito bem. Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado consegue unir uma história dramática com assombração, ao ponto do espectador ao final torcer para o fantasma, responsável por muitas dores nas costas. E por um terceiro ato memorável. Não há sangue como Jogos Mortais X (2023), porém o indíce de sustos é enorme. O longa, produzido pela GMM, o maior conglomerado de mídia da Tailândia e conquistando 7 milhões de dólares, fez sucesso em seu país e fora dele. Ao ponto de que em 2008 ganhou um remake estadunidense, mas que não chega ao fio de cabelo da Kayako Saeki.
#2 – A MÉDIUM, OU RANG SONG, DE 2021.
Embora tenha dedo e financiamento da terra do K-Pop e de Invasão Zumbi (2016), a Coreia do Sul, A Médium continua sendo outra representação do horror sobrenatural do Sudeste Asiático. Rodado inteiramente na região de Isan, na Tailândia, o filme tem como mente criativa a mesma pessoa por trás de Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado. Ou seja, fraco conteúdo não é um de seus elementos. Bem mais intimista que seu predecessor, A Médium conta a história da família da xamã Nim, escolhida por um espírito ancestral para ser a sua guia. Porém, além dos problemas familiares tradicionais, o sobrenatural aparece quando Mink, a sobrinha da xamã começa a apresentar sintomas de possessão após passar por um ritual. O problema é que, dessa porteira aberta, muitas coisas passaram. E nenhuma delas era boa.
O espectador observa que o conceito de karma aqui novamente é muito bem explorado. A xamã originalmente não deveria deter seus poderes, e que os antepassados de uma família podiam andar de mãos dadas com Jeffrey Dahmer ou Jack, o Estripador. Aos poucos, esses eventos foram se acumulando e, quando do ritual, a jovem Mink acabou sendo possuída por todo esse karma vingativo. Embora não pareça, A Médium conta com uma boa progressão em sua história, filmado como um falso documentário, ao estilo A Bruxa de Blair (1999). Ele também não esbanja grotesco ou vísceras, mas seu terceiro ato destoa completamente de tudo que se apresentou. Mesmo assim, o filme foi escolhido como o representante da Tailândia no Óscar e faturou 7 milhões de dólares, o sexto maior de seu ano na Coreia do Sul e não poderia ficar de fora dessa Lista de Horror sobrenatural.
#3 – QUANDO A MORTE SUSSURRA, OU TEE YOD, DE 2023.
Quando a Morte Sussurra não é um eterno desconhecido. Aparecendo em outra Lista, de filmes asiáticos de terror, o longa também é uma expressão do quão longe a Tailândia pode chegar. Mas, dessa vez sem o envolvimento de qualquer membro dos filmes antecessores. Desta vez, a questão de karma é menos acentuada, como base na história de um espírito do folclore Tai de nome Pop. Embora não dito durante o filme, esse espírito é responsável por possuir pessoas e devorar suas vísceras, levando obviamente o possuído à morte. Logo no primeiro ato de Quando a Morte Sussurra, o espectador já se encontra ciente de que sangue não será um problema. Pelo contrário, é a solução para o roteiro. Aos poucos, uma grande família do interior da Tailândia vê sua vida de cultivo de arroz mudar drasticamente.
Isso se dá pelo fato de que uma das meninas, a jovem Yam passa a ser controlada por um espírito visto perto de um bambuzal que por si só é tenebroso. De índole budista, o filme apresenta uma forma bem diferente de exorcismo, diferente das vistas em O Exorcista: O Devoto (2023) e O Exorcista do Papa (2023), de cunho cristão. Entretanto, mesmo com toda a reza possível e a vitalidade do irmão mais velho Yaq, parece ser impossível resolver essa maldição. Além de boas apresentações da assombração e o vínculo com a família, Quando a Morte Sussurra também tem ótimos efeitos práticos e um terceiro ato que mantém a máxima de filmes de terror dessa região. Dificilmente, a situação tem um destino bom para os vivos. Em sua terra natal, o longa metragem faturou cerca de 500 milhões de Baht, do total orçado de 20 milhões.
A TAILÂNDIA NÃO É SÓ BANGKOK E PRAIAS MARAVILHOSAS.
Claro que esses são apenas alguns dos filmes de horror tailandeses disponíveis. Existem outros de dificílimo acesso, ou que nem sequer possuem dublagem para o português. O Universo do horror é extremamente vasto, um poço que de onde se entra e dificilmente sai. Mostrando que a Tailândia não é só uma terra de lindas praias e construções budistas. Sua cultura, bem distinta dos padrões ocidentais, oferece uma forma de se observar o lado espiritual com receio, e até mesmo com um medo bem maior que a cristandade. Assim, e infelizmente, Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado só pode ser assistido por formas não tradicionais, como o Youtube. Já A Médium está disponível no Amazon Prime Vídeo. Por fim, Quando a Morte Sussura pode está no streaming da Netflix. Então, o que falta para você assitir essa Lista com o melhor do horror sobrenatural da Tailândia? Estamos esperando!