O repertório de franquias da Nintendo é extenso. Não por menos, são os exclusivos da empresa que encabeçam a maioria de suas vendas. Indo de Super Mario, The Legend of Zelda e Fire Emblem, até Pokémon em parceria com a The Pokémon Company e Fatal Frame com a Koei Tecmo, é possível dizer que a Gigante de Kyoto tem um bastião de franquias. Além disso, é comum que empresas do porte da Nintendo se alinhem a outros estúdios para a produção de games. É o caso da japonesa Platinum Games. Recentemente, o estúdio confirmou que Astral Chain, título produzido pela companhia para o Nintendo Switch é uma propriedade intelectual exclusiva da Nintendo. Assim, torna-se impossível sua aparição em outras plataformas. A declaração foi dada pelo Presidente da própria Platinum Games, Atsushi Inaba, com a tradução do Arena Nintendo.
Astral Chain foi feito pela Platinum Games. Porém, é uma propriedade da Nintendo:
De acordo com Inaba, a questão é simples. Como Astral Chain é uma propriedade da Nintendo, há limitações sobre o que a Platinum Games poderia comentar. Essa fala se reflete após um questionamento quanto a outra franquia da Platinum Games que mais recentemente ganhou um port para o Nintendo Switch. No caso, The Wonderful 101, lançado originalmente para o Wii U. No caso desse game, a Nintendo permitiu em 2020 que o estúdio pudesse publicar o game em qualquer plataforma que quisesse. Isso teria aberto, para alguns, um precedente para que outros games produzidos pela Platinum pudesse chegar em outras plataformas. Se, de um lado, The Wonderful 101 já apareceu para o PlayStation 4 e o PC, a resposta de Astral Chain é taxativa. Ele não aparecerá. É uma propriedade da Nintendo e ela decidirá onde e quando lançar.
Claro que quando se menciona o nome de Platinum Games e Nintendo, também é impossível não falar de Bayonetta. A franquia, que se iniciou com a Sega e sendo um multiplataforma, se tornou um exclusivo da Nintendo com o financiamento da empresa japonesa no game lançado para o Nintendo Wii U em 2014 e depois para o Switch. Antes mesmo do questionamento para com Astral Chain, Bayonetta já havia sido objeto de debates de fãs de outras plataformas. Segundo a própria Platinum, o trabalho deles com a franquia é o desenvolvimento de jogos, porém os direitos, no primeiro game, este sim multiplataforma, foi originado pela Sega. Afinal, o estúdio havia recebido verba para a produção do game. Assim, Bayonetta foi lançado em 2009 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Contudo, na criação de Bayonetta 2 o financiamento foi compartilhado entre Sega e Nintendo.
Já Bayonetta é um caso mais complexo. Embora o primeiro game seja da Sega, as duas continuações tiveram financiamento da Nintendo, tornando a empresa coproprietária da franquia:
Por tal motivo, Bayonetta 2 se tornou uma copropriedade entre Sega e Nintendo. E, desta forma, para a publicação em outra plataforma, há a necessidade de que ambas as empresas permitam tal port. O caso do vindouro Bayonetta 3, que se encontra em desenvolvimento é ainda mais enigmático. Segundo o diretor Hideki Kamiya, todo o financiamento do game desta vez, é oriundo da própria Nintendo, embora os direitos ainda sejam compartilhados. Infelizmente, o próprio Kamiya não deu novas informações sobre como se encontra o desenvolvimento de Bayonetta 3, oficialmente divulgado na The Game Awards de 2017. Na verdade, o diretor optou para que os mais entusiastas esqueçam um pouco o título, para que no momento exato recebam as informações e fiquem empolgados com o título.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta notícia sobre o direito intelectual do game Astral Chain. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você curtiu essa notícia sobre a propriedade de Astral Chain pela Nintendo, provavelmente poderá gostar de outras novidades. Dentre as principais novidades que o Guariento Portal pode oferecer, dentro do Nintendo Switch temos uma lista de games que tem a alma de Dark Souls, assim como títulos de qualidade lançados em 2020. Indo para a franquia Pokémon, além de algumas curiosidades quanto a um game de Nintendo 3DS em Kalos depois de X e Y e como foi possível colocar o continente de Kanto em Pokémon Gold e Silver. Já em outras curiosidades, temos o anúncio de Resident Evil Village, com direito a vídeo no canal do Portal no Youtube, a possibilidade de um continuação de Pokkén Tournament e um pouco mais do que era originalmente Luigi’s Mansion.
* A parceria entre Nintendo e Platinum Games foi enriquecida desde que o estúdio produziu Star Fox Zero em 2016 para o Wii U. Foi a primeira vez que o estúdio trabalhou com uma propriedade da Nintendo. Após este lançamento, surge então uma parceria que levaria ao já ditos games The Wonderful 101, Bayonetta, Bayonetta 2 e Astral Chain. Todos os títulos estão disponíveis na eShop do Nintendo Switch a preços variados. Já Bayonetta 3 segue sem uma janela de lançamento, mas ainda em produção.