O estilo de simulação sempre foi popular no mundo do entretenimento eletrônico. No entanto, uma subespécie desse, o gênero Tycoon já teve seus grandes momentos na tela do computador. Roller Coaster Tycoon, Zoo Tycoon e mais recentemente Game Dev Tycoon, são exemplos de jogos que são sinônimos de administração de negócios, o que não quer dizer que não seja divertido. E pensando exatamente nisso, a Frontier Development, estúdio britânico parece apreciar reviver estas franquias. Primeiramente foi com Planet Coaster, um novo simulador de parques de diversões. E agora com Planet Zoo, sucessor espiritual da franquia Zoo Tycoon que já chegou anteriormente ao Xbox One e ao PC. Nesta nova identidade porém, a empresa destacava o realismo dos animais assim como a simplicidade de dirigir um zoológico. Resta saber se todos estes passos foram seguidos, e se o jogo se destaca mais como um indomável leão ou uma inofensiva chinchila.
Primeiramente, o grande destaque que Planet Zoo reserva ao jogador é a sua beleza gráfica. Seja na qualidade do cenário como na dos animais a estarem presentes. Claramente que a necessidade de um computador mais potente se faz presente para ter um detalhamento gráfico melhor. Porém, mesmo jogando com uma qualidade gráfica inferior, o jogo não tem muitas rupturas e quedas de qualidades. Os animais ali estão, em grande quantidade. Existem leões, ursos, tigres, elefantes e outras dezenas de criaturas, agora divididos entre os grandes animais e os pequenos animais. Os grandes terão de estar em seu próprio habitar, grande para as suas necessidades. Já os pequenos podem ficar em estufas, como é o caso das serpentes, das aranhas e dos anfíbios. É admirável ver que Planet Zoo buscou encenar o comportamento dos animais no cenário real.

Os animais podem parecer virtuais, mas todo o seu comportamento é real:
Assim, você irá encontrar leões vivendo em matilhas, porém muitos machos farão com que brigas comecem a acontecer. Já animais mais solitários, como os ursos pardos precisaram de uma quantidade maior de espaço. Gazelas, antílopes e zebras amam viver em bando, e por isso quando mais melhor. Desta forma, cada conjunto de animais necessitará de uma diversificação de seu planejamento. Desde a possibilidade de criar filhotes até a compra ou empréstimos de mais de um espécime. Como já falado anteriormente, a quantidade de criaturas deixa Planet Zoo parecer de fato como um zoológico de mais alta estrutura. Embora muito provavelmente ele receba expansões para o acréscimo de mais animais, a depender de seus antecessores. No entanto, isso de nenhuma forma minimiza interatividade de Planet Zoo.
Outro ponto de destaque vai para o gerenciamento em si. Afinal, um título “Tycoon”, por mais que não tenha em seu nome tem que prezar pela capacidade de gerência do jogador. E, embora seja fácil e rápido de entender os comandos, assim como a ideia de construir um zoológico e lucrar com ele, os controles não são os mais familiares. Planet Zoo tenta inventar a roda adicionando formas de comando que não há nenhuma necessidade na franquia, por mais que seja um sucessor espiritual. Assim, é comum que o jogador sinta uma dificuldade ao compreendendo os comandos do game, mesmo com um tutorial disponível. Entretanto, as informações estão todas ali presentes. É necessário encontrá-las é claro. O ranking de seu zoológico, o que os visitantes estão achando, a felicidade de seus animais, assim como os gastos em cada quiosque podem ser visualizados.

Planet Zoo é sinônimo de horas de situações a serem feitas pelo jogador:
Em termos de longevidade, o título chega a ser superior do que seus antecessores. Isso se coloca pelo fato de que além dos tradicionais modos de jogo, há uma necessidade maior de que, além de gerenciador, o jogador seja um excelente arquiteto e paisagista de seu zoológico. Nos modos de jogo, há o Modo Campanha, o Modo Carreira e sem dúvida, o mais divertido, o Sandbox. Neste último, os animais estão liberados e o dinheiro é infinito, possibilitando que o jogador tenha um horizonte de escolhas. No entanto, o desafio se encontra nos outros modos, e a Inteligência Artificial do título até permite uma certa dificuldade. Entretanto, não importando qual modo o jogador escolher, é provável que se passe mais tempo construindo o seu zoológico do que administrando de fato.
E esta situação de produzir do zero, criando toda a estrutura pode ser ao mesmo tempo um bônus quanto um ônus para Planet Zoo. Afinal, o título não é produzido para ser de uma jogatina esporádica, mas sim para levar ao jogador por horas e horas na tela do computador. Infelizmente, como Planet Zoo se mantém nessa constância de construir, criar e administrar, em determinado ponto ele pode perder o seu dinamismo. Contudo, esse momento demora bastante, uma vez que todas as possibilidades apresentadas necessitam de uma quantidade de tempo para que sejam desbravadas. São vários os cenários que podem ser feitos, assim como as mudanças de cenário. Da mesma forma que todas as pessoas contratadas precisam ter suas satisfações atendidas, e para isso devem possuir seu próprio espaço.

Para os amantes do gênero tycoon, é um título essencial na lista dos mais bem produzidos:
No fim das contas, Planet Zoo tem praticamente dois defeitos incômodos: seus controles nenhum pouco amigáveis e a perda do dinamismo do título, uma vez que após um determinado ponto, é possível identificar apenas a repetição de atividades. Não existem novas informações ou possibilidades dentro do jogo, se mantendo como um gerenciamento e construção. Entretanto, o que ele mais de foca, trás com louvor, criando um título que ao mesmo tempo mantém a imagem de seus antecessores e cria sua própria marca no mundo da simulação. A começar o espetáculo que é observar os animais, toda a sua estética gráfica e sua inteligência comportamental. Isso demonstra o trabalho oferecido pelo estúdio em estudar o comportamento dos diversos animais em cena e reproduzir todos eles nos mínimos detalhes. O que acaba criando um ambiente de fato orgânico e vivo.
Por fim e não menos importante, a liberdade entregue ao jogador é de fato suprema, em especial no modo Sandbox. Com dinheiro e terra, cabe a este e a mais ninguém criar um verdadeiro zoológico, auxiliando espécies ameaçadas de extinção, mantendo um habitat feliz para os animais e interessante para os visitantes. E claro cuidar de toda a sua equipe. Já para um desafio maior, os outros modos podem surpreender com obstáculos a serem desbloqueados, sendo que alguns deles poderão levar uma quantidade de tempo para serem alcançados. Planet Zoo definitivamente não inventa um novo conceito para o gênero de simulação, mas demonstra um amadurecimento e entendimento do mercado. Assim, consegue agregar beleza com todo um estudo técnico para tornar seu ambiental virtual o mais real e dinâmico possível.
Números
Planet Zoo
Planet Zoo trás um mundo verdejante e vivo para a tela do PC. Administre, construa e observe os mais belos animais da fauna mundial.
PRÓS
- Detalhamento gráfico bem trabalhado.
- Inteligência Artificial dos animais os transformam em "quase vivos".
- Diversos modos de jogo, aumentando a longevidade do título.
- Um game "tycoon" com o melhor das características do gênero.
CONTRAS
- Controles são difíceis de entender, mesmo com um tutorial.
- Monótono em alguns momentos, mesmo com os diversos Modos de Jogo.