O NASCIMENTO DE UM CLÁSSICO
Mass Effect surgiu em 2007, como uma nova franquia da Bioware. E, como a empresa já tinha boa experiência com RPGs, era de se esperar que uma expectativa fosse criada em torno dessa nova aventura! Claro que, a essa altura, Mass Effect possui uma legião de fãs. Mas, será que o jogo já começou bem ou foi evoluindo pelo caminho? Lançado em 20/11/07, sendo desenvolvido pela Bioware e publicado pela Microsoft exclusivamente para Xbox 360. Acabou recebendo um port para PC em 2008 e só foi ter a sua versão de PS3 em 2012 (após a EA comprar a Bioware), e depois tendo recebido um port (com boas melhorias) em 2021 para PS4, Xbox One e também PC. Trata-se de um RPG de ação, em terceira pessoa e temática espacial.
COMANDANTE SHEPARD
Mass Effect começa contando um pouco da história do nosso personagem, Shepard (que pode ser homem, mulher ou criado do zero). Temos um histórico de sobrevivência na Terra, sem família e vivendo no sufoco. Até que começamos a lutar oficialmente pelo mundo. Então, descobrimos que o efeito de massa (mass effect) foi um evento de muitos anos atrás que ocorreu graças à descoberta de uma nova tecnologia e acabou permitindo um avanço na humanidade nunca visto! Por isso, hoje, estamos a caminho de Eden Prime, uma colônia humana, e Shepard está sobre teste para saber se pode liderar essa expedição. E é aqui que a nossa jornada especial começa!

CUIDADO NA HORA DE ESCONDER:
Primeiramente, vamos aos controles de Mass Effect. Por se tratar de um RPG de ação, você vai ter bastante tiroteio rolando. É possível andar, correr, agachar, tomar cobertura, usar ataques especiais (dependendo da sua classe), jogar granadas, dar comando aos aliados e atirar em tudo que se move. E também temos estamina, então tome cuidado na hora de calcular sua fuga na correria. Você também vai encontrar alguns puzzles. Mass Effect conta com uma variedade baixa de armas, e todas seguem o padrão que você conhece. Pistolas, rifles, escopetas e snipers. Porém, o jogo conta com um combate muito gostoso com todas elas! Sério, muitos se levam pela história e personagens, mas devo admitir que o combate me pegou demais! Fiquei totalmente viciado! Mas, tenha cuidado, porque a cobertura às vezes falha e você leva dano mesmo se estiver atrás dela!

ATIRANDO DE CABEÇA FRIA:
Inclusive, vale mencionar que os tipos de armas são poucos, mas a variedade entre elas é ótima. Ou seja, você tem vários tipos de rifles para coletar ao longo da jornada e pode equipar melhorias neles todos! Isso vale para as armaduras também. Sem falar que as armas possuem um sistema de resfriamento, então não precisa se preocupar com munição (isso ajuda a deixar o ritmo do combate mais frenético). Além disso, Mass Effect conta com habilidades especiais dependendo da sua classe e isso vai sendo desbloqueado à medida que upamos tanto o nosso personagem quanto o resto da equipe! Por isso, nunca se esqueça de fortalecer seus companheiros, porque isso pode fazer a diferença em combates mais difíceis. Porém, quero dar ênfase na palavra ‘’pode’’, porque a inteligência dos companheiros é meio ruim! Então, muitas vezes eles irão te deixar na mão.

VARIANDO A EQUIPE:
Apesar disso, em Mass Effect você vai montar sua equipe com mais dois NPCs e eles podem te dar bônus em três atributos: combate, tech e bio. Quanto maior for, mais coisas você liberará. Por exemplo, é possível decodificar portas e baús espalhados no mapa, se o nível de tech da sua equipe for alto! E isso deixa a experiência de montar a equipe mais legal. Sem falar que é possível voltar em vários mapas, então você pode trocar de equipa na nave e retornar para abrir um baú que queira, por exemplo.

ATAQUE AOS GETHS:
Então, já que falei dos nossos amigos, acho que é uma boa hora de falar das atividades em Mass Effect. O jogo conta com uma estrutura linear, mas com algumas missões secundárias espalhadas pelos planetas. Já sobre os inimigos, teremos os Geths como principais e alguns humanos e bichos. A variedade é baixa, mas realmente não incomoda, já que o combate é delícia! Outro detalhe, os planetas inexplorados. Aqui, você aterrissa num planeta, com o seu tanque (que tem uma dirigibilidade tenebrosa, lembrando o Far Cry) e pode sair em uma área aberta. Pequena, mas aberta, e assim descobrir itens. Devo dizer que achei essa a parte mais sem graça do jogo.

MALDITOS MACACOS:
Assim, você chega lá, no meio do nada, e fica andando sem nenhuma perspectiva e as recompensas que encontra valem raramente a pena. Fora que existem algumas missões bem chatas, como quando eu tive que ficar procurando em várias tribos de macacos se algum tinha um item específico. Só que, não havia nada nos macacos que indicasse a posse desse tal item. Em outras palavras, eu tive que ficar andando de tribo em tribo, chegando perto dos macacos e esperando meu personagem resmungar se tinha achado o item ou não. Esses planetas soaram como algo só para encher linguiça e inflar o tempo de jogo. Acho válido fazer alguns para testar, mas já adianto que achei bem fraco.

FORTALECENDO OS LAÇOS:
Mas, não é só isso. Como falei, Mass Effect conta com missões secundárias e elas vão se dividir, basicamente, em duas categorias: missões dos aliados e missões que não valem a pena. As secundárias básicas normalmente não são interessantes, como uma que tive que entregar informações para uma jornalista. Assim, até pareceu legal, mas não levou a nada. Entretanto, o mesmo não pode ser dito das missões para fortalecer os laços com a nossa equipe. Claro que nem todas vão ser legais, mas no geral a qualidade é ótima! Até porque você acaba conhecendo mais de cada um deles, entendo suas histórias e motivações e isso pode te ajudar em escolhas cruciais no futuro! Já que, se eles confiarem em você, novas abordagens serão desbloqueadas! Eu tenho uma regra de dar mais atenção para os NPCs que eu mais gosto. Aconselho que você faça o máximo possível delas!

A VISÃO CAÓTICA:
Em seguida, vamos à parte que mais chama a atenção em qualquer RPG, e aqui em Mass Effect não seria diferente. Vamos para a história! Logo após chegar a Eden Prime, começamos a procurar um Beacon que estava emitindo um sinal estranho. Porém, percebemos que o Saren (vilão do jogo) também estava atrás desse artefato. Ao encontrar o tal Beacon, interagimos com ele e começamos a ter uma visão terrível e caótica sobre uma guerra antiga. Por isso, nossa missão é desvendar qual era essa mensagem, revelar a traição do Saren para o conselho e impedir que o universo vá para o inferno, basicamente!

CURTA E MEMORÁVEL:
E assim, Shepard cumpre um papel clássico de heroísmo. Tudo depende da gente e da nossa equipe. Porém, esse universo é muito interessante! As revelações do passado, do vilão, das motivações, tudo é muito bem feito! Sem falar nos momentos e escolhas memoráveis sobre a vida e a morte de alguns personagens que deixam tudo ainda mais crível! A história em si, é curtinha, mas vale a pena demais cada momento! Desde as missões com os aliados até ler os documentos! Realmente, é um dos pontos mais altos de Mass Effect! Inclusive, temos um sistema de karma que vai mudando de acordo com nossas ações ao longo da jornada e isso é sempre legal!

VACILO NOS CENÁRIOS:
Por fim, vamos ao lado técnico e Mass Effect não faz feio, no geral. Graficamente, o jogo conta com boas expressões faciais, e isso é essencial já que tem muitos diálogos e até cenas de sexo. Seria péssimo se todo mundo tivesse cara de bobo. Porém, os cenários acabam deixando um pouco a desejar. Aqui, é difícil você achar um planeta que você pensa ‘’uau que coisa linda’’. A maioria fica ali no bonito, no máximo (isso vai mudar ao longo da saga). Já sobre a trilha sonora, ela é boa! Épica em diversos momentos.
Mas achei que faltou uma música tema incrível, como em God of War ou Halo. Agora, o level design é ótimo! Claro, como eu já adiantei, tirando os planetas inexplorados, o resto é ótimo! Os mapas lineares são simples, mas bem divertidos de serem explorados e, principalmente, auxiliam no combate com seus muros para nos escondermos. É muito bem feito, e as missões, no geral, são ótimas também!

CONCLUSÃO:
Em síntese, Mass Effect traz um combate muito viciante, com uma história muito interessante e reveladora, boas missões de aliados, boa trilha sonora e um level design bem feito! Porém, acaba pecando nas secundárias, nos planetas inexplorados, nos aliados meio burros e na dirigibilidade tenebrosa do tanque (obrigatório em várias partes). Com uma campanha que pode ser finalizada em 17 horas e podendo chegar até 42 horas para quem busca a platina. E assim, é uma aventura obrigatória para quem gosta de RPG espacial. Mas, se você não gosta, ainda assim vale a pena testar porque é simplesmente um jogaço! Talvez, Mass Effect seja aquele que vai te fazer gostar de RPGs no espaço!
Números
Mass Effect
Mass Effect traz um combate muito viciante, com uma história muito interessante e reveladora, boas missões de aliados, boa trilha sonora e um level design bem feito! Porém, acaba pecando nas secundárias, nos planetas inexplorados, nos aliados meio burros e na dirigibilidade tenebrosa do tanque (que é obrigatório em várias partes).
PRÓS
- História simples e cativante
- Personagens memoráveis
- Combate divertido
- Boas expressões faciais
- Missões de aliados bem feitas
- Sistema de resfriamento de armas é ótimo
- Boa trilha sonora
CONTRAS
- Missões de exploração são fracas
- Faltou uma música tema
- Dirigibilidade tenebrosa
- Cobertura as vezes falha