Quando se fala em guerra no mundo dos games, provavelmente o jogador tenha em mente títulos em que o jogador pegue uma AK47 e saia atirando em todo o mundo. Franquias como Call of Duty, da Activision (atual Microsoft) e Battlefield, da Electronic Arts se apegam nesse estilo bem mais de ação. Outros, como a franquia Metro da ucraniana A4 Games já apostam em uma ideia de sobrevivência junto com a ação dos antecessores. Agora, existe um game onde esse termo, “sobrevivência” é posto a prova a todo o momento. Chamado de This War of Mine, e feito pela polaca 11 bit Studios como um multiplataforma, o jogador se verá na pele de um grupo de sobreviventes que devem resistir a uma guerra em curso. Pode parecer simples mas não é. E agora, nessa Análise do Guariento Portal você verá se o game This War of Mine vale a pena!
Em This War of Mine, você não joga como um soldado de elite, mas com um grupo de civis tentando sobreviver em uma cidade sitiada, enfrentando a falta de comida e de remédios e a ameaça constante de franco-atiradores e coletores hostis. O jogo concede uma experiência de guerra vista de um ângulo totalmente novo. Tome decisões de vida ou morte de acordo com sua consciência. Tente proteger a todos em seu abrigo ou sacrifique alguns deles pensando no longo prazo. Durante uma guerra, não existe decisão boa ou ruim: apenas a sobrevivência. Quanto antes você aprender isso, melhor.
Descrição de This War of Mine na Steam.
Esqueça pegar em armas e sair para a luta. Aqui em This War of Mine tudo é mais intimista. A Guerra não é um luxo, mas um terrível horror experimentado pelos cidadãos comuns. Essa é a Análise do Guariento Portal.
Primeiramente, This War of Mine não é um game fácil de digerir, e não deveria ser mesmo pela sua história. Aqui, como dito anteriormente nessa Análise, o jogador é colocado na pele de um grupo de sobreviventes que deve resistir em uma guerra, baseada verdadeiramente no Cerco de Sarajevo ocorrido na Bósnia entre 1992 e 1996. Aliás, o cerco mais longo da história moderna. Dentro de uma residência em ruínas, o jogador deve dividir as tarefas com os personagens, que possuem suas próprias características e que aos poucos conseguem atrair o jogador para um imersão desgastante. Como toda guerra deve ser, não há alegria pelo simples fato de resistir, e por isso mesmo, você não verá nenhum momento de luz no fim do túnel. Tudo aqui é feito de tal maneira a criar uma atmosfera opressora para o jogador. E o pessoal da 11 bit Studios acertou em cheio.
Acertaram especialmente na questão mais técnica. Não que o game seja um vislumbre gráfico tal como Horizon: Forbidden West. Entretanto, existem games que não precisam de gráficos absurdos para impactar, e This War of Mine sabe muito bem, através de seu estilo feito com lápis como entrar na mente do jogador. Com uma iluminação em tons de cinza e uma trilha sonora fria e melancólica, que chega a lembrar Frostpunk (com Análise aqui), a sensação que se passa é de que o fim não será o melhor, e que a sobrevivência pode exigir bem mais do que o jogador pode estar dispostos a fazer. E essa atmosfera aliás, tem a tendência de piorar cada vez mais com o passar do tempo. Com os suprimentos acabando e a necessidade de remédios e de até mesmo se aquecer, o jogador será obrigado a sair daquela residência e se expor.
Cada ação gera uma reação, isso Newton já poderia dizer séculos atrás. Porém, em um cenário de sobrevivência, qualquer ação estará fora do radar de moralidade e ética. Afinal, perdemos a humanidade quando sobrevivemos a um evento como esse?
É então que This War of Mine brilha completamente na sua ideia de trazer aquilo que se propôs, o pior da guerra. Pois temos os conflitos éticos e morais como a chave de inquietação para o game da 11 bit Studios. Como deve ocorrer em uma guerra do mundo real, as escolhas para a sobrevivência ultrapassam qualquer ideal de moralidade, e isso é visto quando a situação começa complicar. Quer um exemplo: para ter um pouco de comida, uma personagem pode se vender por favores sexuais para angariar um pouco mais de comida para o dia seguinte. Ou então quem sabe roubar o remédio de um casal de idosos e os deixarem a mercê da morte para sobreviver. Aos poucos, todas estas ações também causam um trauma psicológico no personagem, ao ponto de se pensar se realmente vale a pena sobreviver e perder a humanidade.
Essa questão psicológica também trás mais estragos, tanto ao jogador quanto para os personagens. Cada um deles sofre com uma espécie de depressão ou transtorno traumático devido a situação. Então, conversar, nem que seja para pôr o assunto em dia é necessário. Além disso, os sobreviventes devem ser bem alimentados, cuidados e estarem em seguranças, pois outros podem invadir a decrépita residência em que se encontram. A morte de um membro do grupo pode representar a morte de todos. Ou, a depender da situação, é necessário deixar um deles morrer para que todos os outros sobrevivam. A resposta é: quem seria o sacrificado? This War of Mine não é um game que lhe dará essas respostas. E todas as possibilidades são tão amargas que, depois de duas horas jogando This War of Mine é provável que o jogador se pegue achando ter jogado bem mais.
Quanto mais os dias passam, mais as chances de sobreviver diminuem. E o que deve ser feito pode colocar o jogador a pensar se realmente vale sobreviver a tudo isso. Mesmo com alguns problemas de dificuldade e repetição.
Nesta Análise, em termos de jogabilidade, This War of Mine é simples. Ao estilo point and click, o jogador terá a disposição para controlar cada um dos indivíduos de seu bunker, da mesma forma que com os insumos a disposição, produzir itens de mobiliário ou até mesmo de aquecimento. Com a alteração de 12 em 12 horas, os primeiros dias podem parecer até mesmo chatos, uma vez que a situação pouco se altera. E como quase tudo ainda existe dentro daquela residência, o jogador não precisará se aventurar. A situação piora com o passar dos dias, e com a guerra ainda a continuar. É então que os desafios começam a aparecer, mas com uma jogabilidade tranquila, é possível que o jogador se foque apenas na história e no texto que o título da 11 bit Studios tem a mostrar. Quanto mais tempo jogar, maior será a dificuldade!
Entretanto, essa questão de dificuldade, embora seja evidente dentro de todo o cenário do game, e conforme a Análise aqui do Guariento Portal comentou anteriormente seja interessante, ela também pode ser um ponto negativo. Não por menos, o jogador pode se encontrar em uma Vitória de Pirro, onde as perdas acabam por ser maiores do que os ganhos. Assim, essa dificuldade não é em termos de jogabilidade, mas realmente através de sua narrativa. Outro ponto é que essa mecânica de sobrevivência, quando mais tempo se passa fica com a sensação de repetição, que entra em contraponto uma vez que o game já não é confortável de se jogar por muito e muito tempo. Como falado, é claro que tudo isso é justificável em se tratando de um game que fala do ponto mais cru de uma guerra, mas ainda assim são pequenos defeitos que uma Análise deve relatar.
This War of Mine de certa forma é um game singular por apresentar a ferida completa de uma guerra. Retira-se todo o esplendor de grandes franquias, para se apegar ao psicológico e as escolhas de cada cidadão, que nada tem haver com o conflito. Mas que sofrem duras consequências.
Assim, dentre pontos positivos e negativos, This War of Mine é um título que sem dúvida pode colocar tranquilamente muito game AAA no chinelo, ao unir uma simplicidade absurda com uma dinâmica de imersão como poucos outros games conseguiram. Ao trazer o clima mórbido de um sobrevivente de guerra, ainda mais com uma ótica psicológica em que todas as ações terão alguma consequência, o game é “desagradável” no ponto certo. Afinal, que título ao mostrar esse lado, ao invés dos salvadores da pátria teria esse tipo poder ao jogador? Tudo isso é claro pintado com uma arquitetura escura, uma trilha sonora melancólica e uma jogabilidade simples. Sem dúvida, o pessoal da 11 bit Studios sabia exatamente o que queria mostrar com esse game. E acertaram. É como se víssemos a invasão da Polônia de 1939 ou da Ucrânia em 2022 na tela do Nintendo Switch ou de outra plataforma.
Claro que dentro do Nintendo Switch ou em outro lugar, temos alguns pequenos defeitos que não diminuem em nada o poder de discussão e imersão de This War of Mine. O primeiro deles é a dificuldade, que escala de maneira exponencial conforme os dias passam e as necessidades ficam mais evidentes. Além disso, essa passagem do tempo faz com que o estilo point and click presente no título fique cada vez mais repetitivo. Mesmo com as diferenciações de personagens, e com a aleatoriedade de pessoas estranhas que aparecem, sejam para o bem ou para o mal. Afinal, em uma guerra, não existem mocinhos nem vilões. E nem sempre aquilo que você está disposto a fazer por alguém, ele está disposto a fazer por você. Isso fica evidente em This War of Mine, que trás todos estes pensamentos, indagações para dentro de um game.
Divertido? Você pode perguntar através dessa Análise. Sim, This War of Mine é um game que merece ser jogador para aqueles com uma mente forte e aberta para se pensar, depois de desligado o Nintendo Switch sobre as ações do game da 11 bit Studios.
Afinal, depois de tudo isso dentro dessa Análise do Guariento Portal, é possível dizer que This War of Mine é divertido? Sim. De certa forma ele é. Mas existem algumas ressalvas quanto a questão de quais jogadores estariam dispostos a apreciar essa obra da 11 bit Studios. Por mais que todo o seu contexto seja pesado, o ideal é que qualquer jogador veja esse lado nenhum pouco elegante da guerra. E muito mais real do que outros games de peso no mercado atual. No entanto, é claro que This War of Mine é desconfortante de se jogar e pode ser um game que cause certas aversões especialmente a pessoas mais sensíveis. Desta forma, tendo este cuidado, a simplicidade do título e o seu lado cru são sem dúvida pontos que fazem com que o game seja necessário para se jogar.
* A Análise de This War of Mine teve como base o Nintendo Switch. Porém, o game também está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One (e Series S/X por retrocompatibilidade). Além é claro para dispositivos mobile. Vale destacar que o título foi comprado diretamente pelo pessoal do Guariento Portal. Contudo, os eventuais lucros, como a própria 11 bit Studios destacou, estão sendo transferidos para auxiliar o problema humanitário que se tornou a Guerra Russo Ucraniana de 2022. Essa versão do Nintendo Switch conta com algumas DLC’s, que serão analisadas em breve. O game conta com Português do Brasil nativo, mas não é vendido na eShop online da plataforma neste país. Para adquirir o game, pelo mesmo no console da Nintendo, é necessário alterar seu cadastro para outra região, como o México e os Estados Unidos.
Números
This War of Mine (Nintendo Switch)
Sobreviva em This War of Mine! Da polaca 11 bit Studios, game trás o lado mais obscuro de uma guerra, onde as ações que devem ser tomadas levam a consequências que vão muito além do bem e do mal. Simples, didático mas profundo para todos. O que você faria para sobreviver em uma guerra?
PRÓS
- Game extremamente profundo, trazendo uma percepção diferente da guerra.
- Trilha sonora e aspectos visuais conseguem imergir ainda mais nessa temática sombria.
- Com o decorrer do tempo, as opções ficam cada vez mais complicadas, e todas elas exigirão que o jogador tome partido.
- A jogabilidade é simples, através do point and click. O que combina com o texto bem complexo do game.
- Denso e profundo, This War of Mine tem a diversão mais "psicológica" já vista em algum tipo de jogo desse tipo.
CONTRAS
- A longevidade é parte integrante de This War of Mine, mas seu estilo faz com que as ações sejam repetitivas.
- Chega um determinado momento que a dificuldade é sufocante, até mesmo para um título com essa temática.