Por muitos anos os fãs do gênero “corrida arcade” ficaram apenas relembrando os áureos tempos do glorioso Top Gear e sonhando com um novo jogo nos moldes desse clássico absoluto. Bom, esse sonho virou realidade com Horizon Chase Turbo!
Desenvolvido e publicado pelo estúdio brasileiro Aquiris, sediado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Horizon Chase Turbo é a versão turbinada (pegou a referência?) de Horizon Chase, que foi lançado em 20 de Agosto de 2015. Repleto de pistas e veículos desbloqueáveis, essa versão expandida foi lançada em 15 de Maio de 2018 para todas as plataformas. Horizon Chase Turbo seguiu o sucesso de críticas e vendas do jogo base, contando com controles refinados, gameplay viciante e OST desenvolvida por ninguém mais, ninguém menos, que o próprio gênio Barry Leitch, criador da OST de Top Gear.
Esse review é baseado na versão de Nintendo Switch. Bora conferir os detalhes desse jogo incrível!
Jogabilidade.
Horizon Chase Turbo seguiu os passos do jogo no qual foi inspirado, contando com jogabilidade simples e viciante! Sempre começando na última posição, você precisa avançar para o primeiro lugar enquanto enfrenta adversários dispostos a tudo para impedir sua progressão, inclusive tentando jogá-lo para fora da pista nas curvas! Além disso, você terá que cuidar do nível do combustível, pois apenas em locais específicos é possível abastecer. Você também terá que coletar moedas nas corridas. A quantidade e a dificuldade para coletar todas varia em cada um dos circuitos, e alguns são extremamente desafiadores!
Respira e não pira, pois nem tudo são desvantagens! Em algumas pistas você poderá contar com algumas cargas de nitro, que faz seu carro ir além da aceleração máxima por um curto período de tempo. Você adquire essas cargas extras da mesma maneira que adquire as moedas, ou seja, passando por cima delas.
Os controles de Horizon Chase Turbo são simples e intuitivos, oferecendo opções para acelerar, frear e acionar o nitro. A configuração dos botões de ombro para acelerar e frear, com nitro no botão Y, é particularmente eficaz, eliminando a necessidade de contorcionismos ou soltar o acelerador para usar o nitro.
À medida que o jogador avança no modo ‘Volta ao Mundo’ de Horizon Chase Turbo, vencendo corridas e coletando moedas, várias corridas bônus e melhorias para os carros são desbloqueadas. E deixa eu lhe dizer que essas melhorias vão fazer muita diferença. Caso você mantenha seus carros originais será muito mais difícil alcançar a primeira posição nas pistas mais avançadas. Além de que, aspectos como o controle do carro impactam muito na hora de fazer curvas mais difíceis. É impressionante o cuidado que a Aquiris empregou na hora de fazer as estatísticas dos carros terem impacto.
Level Design.
Como a maioria dos jogos de corrida, sejam arcades ou não, Horizon Chase Turbo começa com pistas com desenhos bem simples. Isso permite que o jogador foque mais nas mecânicas básicas e no comportamento da IA que controla os adversários. Mas conforme o jogo avança os circuitos vão ficando cada vez mais desafiadores. A equipe de design projetou a curva de aprendizado muito bem, mantendo o mesmo nível de agressividade e desempenho nos adversários. Isso coloca a verdadeira dificuldade na capacidade do jogador de lidar com circuitos mais desafiadores enquanto gerencia todos os outros aspectos do jogo.
A equipe de desenvolvimento também usou de diversos recursos para não deixar o jogador cair no marasmo em Horizon Chase Turbo. Meus preferidos são as corridas com tempestade de neve ou na escuridão total. Nessas ocasiões você precisa ficar com um olho na pista e outro no mapa, o que é bem desafiador e divertido ao mesmo tempo. É como se no mundo real você dirigisse com visibilidade baixíssima, tendo que confiar no seu GPS para conseguir ter alguma previsão de onde e para onde precisa fazer as curvas. Mas para além disso, os devs também utilizaram diferentes larguras de pista, sendo algumas estreitas o suficiente para trafegar apenas “um carro e meio”, obrigando o jogador a segurar o carro até a pista alargar novamente, ou tentar jogar os adversários pra fora da pista. Também existem circuitos onde pedras e outros impeditivos estão bloqueando um dos lados da pista.
Somando a diversidade aplicada ao level design com a curva de dificuldade que a jogabilidade oferece, Horizon Chase Turbo se apresenta como um jogo extremamente refinado no gameplay!
Som.
Antes de começar a falar sobre a sonoplastia/OST de Horizon Chase Turbo, eu quero do fundo do coração lhe convidar para acessar aqui a OST oficial no canal do próprio, do homem, da lenda viva, do genial Barry Leitch! Clica ali e dá play, eu espero.
Clicou? Tomou a primeira pedrada que é a trilha da tela inicial desse jogo? Perfeito, vamos continuar então. Como mencionei anteriormente, a trilha sonora de Horizon Chase Turbo foi criada pela mente por trás de uma das músicas de videogame mais conhecidas de todos os tempos. O cara que criou o tema “Las Vegas” do primeiro Top Gear. Tema esse que aparece em todo e qualquer evento referente a música de video games. E que, por incrível que pareça, até o pessoal da Aquiris entrar em contato com ele, não tinha noção do quão gigante é o nome dele até hoje no mundo dos games!
A OST de Horizon Chase Turbo é perfeita. Isso mesmo que você leu. Ela é essencial para que o jogo passe a sensação incrível de estar correndo em diversos locais do mundo. Esse feito se deve a inteligência da Aquiris ao convidar o Sr. Leitch para compor a OST e dar liberdade completa para ele criar como quisesse! O resultado foi essa trilha incrível, carregada de sentimento e músicas de altíssima qualidade. Eu duvido que vocês não vão querer escutar as músicas de Horizon Chase Turbo no dia a dia.
A equipe executou a sonoplastia muito bem. Como todo jogo de corrida, os sons pertinentes de motor, pneus freando e outros sons esperados estão presentes. Coletar itens como moedas, gasolina e nitro também geram um som característico, que ajuda bastante quando ficamos em dúvida se chegamos a coletar o item ou não.
Visual.
Você deve estar esperando algum comentário sobre pixel art, né? Pois não vai acontecer! A direção de arte de Horizon Chase Turbo decidiu recorrer ao chamado “lowpoly”, modelos 3D com baixa quantidade de polígonos. Mas veja bem, a baixa quantidade de polígonos não é nem de longe algo negativo. Horizon Chase Turbo é sem sombra de dúvidas um dos jogos indie mais bonitos que eu já joguei!
O cuidado começa nos carros, se estende aos circuitos em si e também aos backgrounds. Todas as corridas em cidades que são mundialmente conhecidas, ou nas cidades do Brasil, eu me pegava ansioso pra ver o que os devs trouxeram para fazer aquele circuito retratar o local em questão. E é aqui que, mesmo utilizando o lowpoly, os designers da Aquiris mostraram que entendem da coisa! Falando como um gaúcho natural de Porto Alegre, mesma cidade dos devs, eu fiquei emocionado de ver diversos pontos turísticos da nossa cidade retratados no circuito dela.
Os visuais atendem perfeitamente bem a proposta do jogo. Os devs executaram o lowpoly com muito capricho. Podemos observar que dedicaram grande esforço para criar carros e cenários que remetem às suas contrapartes do mundo real.
Performance.
Admito para vocês que o carregamento do jogo em si, aquele momento que o logo do estúdio fica aparecendo na tela antes do menu principal aparecer, é grande. Após essa demora eu estava esperando que o jogo tivesse alguns problemas de performance, ou de loading, mas a experiência é satisfatória o tempo todo. E se você é como eu que deixa o jogo suspenso ao invés de fechar ele, até com esse pequeno problema você não terá que lidar muitas vezes.
Sobre a performance durante o gameplay vale ressaltar que não tive nenhuma ocorrência de input lag, bug ou crash. Eu valorizo muito qualquer jogo que não apresente esses 3 problemas, ainda mais em uma época que o padrão é lançar o jogo às pressas e ir corrigindo no caminho. E no caso do input lag, assim como em River City Girls, jogos de corrida arcade precisam ser extremamente responsivos.
Longevidade.
Se não fosse a OST absurdamente fantástica, com certeza a quantidade de pistas e modos de jogo seria o ponto mais alto de Horizon Chase Turbo. Sem brincadeira, é absurdo a quantidade de conteúdo que os devs decidiram criar pra esse jogo! O modo principal é a Campanha, onde existem 2 opções, World Tour e Summer Vibes. O World Tour conta com mais de 100 pistas únicas! O Summer Vibes, por outro lado, tem um escopo mais restrito, concentrando-se principalmente na liberação de opções de cores para os veículos incluídos nessa expansão.
Além do modo campanha também temos os modos Aventura, Torneio e Resistência. Cada um desses modos utiliza as pistas previamente apresentadas no World Tour, mas cada um introduzindo seus próprios desafios. Isso torna a longevidade de Horizon Chase Turbo gigante! O jogo ainda conta com multiplayer local de até 4 jogadores em tela dividida. O pessoal cansou de Mario Kart e quer um jogo de corrida mais arcade? Sem problema, Horizon Chase resolve a situação!
Conclusão.
Horizon Chase Turbo nos faz voltar no tempo. Um tempo em que jogos de corrida eram mais simples, mas gostosos de jogar. Sem história, sem precisar assistir cutscenes entre uma corrida e outra. O grande protagonista não é um personagem, mas sim você e seu carro. O estúdio Aquiris fez tudo certo com esse jogo, e coroando isso está a trilha sonora perfeita que Barry Leitch compôs. Esse é um jogo que você pode comprar sem medo, e ainda por cima vai estar apoiando um estúdio nacional! O sucesso foi tanto que em 2022 Horizon Chase 2 foi lançado para Apple Arcade, e em 2023 ganhou port para Nintendo Switch. Mas isso é assunto para outro review!
Horizon Chase Turbo se encontra a venda em todas as lojas digitais dos sistemas populares (Nintendo eShop, PlayStation Store, Steam e Xbox Store). Existe uma raríssima mídia física para consoles, mas o preço é abusivo pra dizer o mínimo.
Números
Horizon Chase Turbo
Persiga o horizonte em Horizon Chase Turbo, um incrível sucessor espiritual de Top Gear desenvolvido por brasileiros!
PRÓS
- OST fantástica por Barry Leitch
- Jogabilidade intuitiva e responsiva
- Vários modos de jogo garantindo horas de diversão
- Multiplayer local com até 4 pessoas
- Performance consistente tanto na dock quanto modo portátil do Switch
- Visuais incríveis em lowpoly