Rolou Pokémon Presents para a alegria dos Mestres Pokémon mundo afora! E com ele é claro novidades sobre os games Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Que, para que não sabe, são remakes dos clássicos Pokémon Diamond e Pearl do Nintendo DS. Os games já haviam sido revelados anteriormente, sendo desenvolvidos pela ILCA. Enquanto que a Game Freak (responsável por todos os games anteriores) está responsável por Pokémon Legends: Arceus, que sairá em Janeiro de 2022 para Nintendo Switch. Contudo, o objetivo aqui específico é falar sobre os remakes da Região de Sinnoh. Então, que tal ver todas as novidades e diferenças com os originais que Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl vão trazer aos jogadores. Que assim poderão novamente visitar os Contest, personalizar suas Poké bolas e até mesmo visitar o início de tudo no Monte Coronet.
Igual mas com algumas mudanças. Um mundo que a gente já conhece, mas agora com um subterrâneo maior a explorar. Essa é a Sinnoh dos Remakes.
O primeiro destaque de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl é a aparente melhora nos gráficos em relação as primeiras imagens e trailer apresentados. Tendo um estilo chibi bem similar ao que foi usado por exemplo em The Legend of Zelda: Link’s Awakening, a região de Sinnoh continua a mesma. Todas as cidades estão ali, seja a leste ou a oeste do Monte Coronet, e a princípio, o enredo do game também se mantém alterado. O Team Galatic está presente, a Elite dos Quatro da Região, o Professor Rowan e todo o grupo de Pokémon Inicial. Piplup, o pinguim de água, Turtwig, a tartaruga de terra e Chimchar, o macaquinho de fogo. Continuando nas similaridades, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl apresentam os famosos Contests, reformulados graficamente, mas com sua mesma pegada de seus antecessores, fazendo ganhar as famosas fitas dos Contests.
Tanto em Hoenn quanto em Sinnoh, além dos famosos Treinadores Pokémon, temos os Coordenadores Pokémon, que se enfrentam justamente nestes Contests. Aqui, os Pokémon os concursos são distribuídos em cinco classificações, assim como os golpes das criaturas. A cada fita obtida, o jogador poderá adentrar em uma dificuldade maior no Contest, até chegar ao Master Rank de determinada modalidade. Assim, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl retornam com uma certa diferenciação do que apenas a captura e o enfrentamento da Elite dos Quatro que já são cartas conhecidas da franquia Pokémon. Além dos Contest, uma marca exclusiva de Sinnoh retorna com novidades, o seu subsolo (ou Underground). Nos originais Pokémon Diamond e Pearl, o jogador poderia obter itens valiosos, como fósseis e pedras no subsolo de Sinnoh. Agora, além disso, será possível obter Pokémon. Não, você não leu errado, o Subsolo de Sinnoh ganhará uma ótima atualização.
Treinadores afora pediam infindáveis vezes que era legal o Pokémon seguir o treinador. A Game Freak se fingia de morta. Mas agora, em Brilliant Diamond e Shining Pearl isso será possível a partir de algum momento:
Aqui chamado de Grand Underground, existem regiões com ambientes específicos, e em cada uma será possível encontrar os chamados Pokémon Hideaways, sendo que alguns só poderão ser encontrados nessa região. Pelo mapa da região de Sinnoh, existirão regiões pantanosas, regiões quentes com lava, desérticas e geladas, de forma bastante análoga ao que ocorre na superfície do continente. No entanto, não se sabe se outros Pokémon que aparecem depois de Diamond e Pearl (no caso Unova, Kalos, Alola e Galar) estarão disponíveis em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Em uma imagem de um Bidoof disponibilizada, ele aparece com o seu número na National Pokédex, o que deixa a suposição de que essa Déx pode estar disponível nos remakes, diferente de Pokémon Sword e Shield. Onde por manifestação da Game Freak, ela não está disponível. No entanto maiores detalhes devem ser revelados até o lançamento dos games em Novembro de 2021.
Outro destaque é que, a partir de algum momento da narrativa, um Pokémon poderá seguir o jogador perante o mapa. Isso já acontecia em Pokémon Gold e Silver e seus remakes, Heart Gold e Soul Silver. Nas duas expansões de Pokémon Sword e Shield, The Isle of Armor e The Crown Tundra, também é possível colocar o primeiro Pokémon de sua equipe para o seguir no mapa geral. Porém, no caso das expansões, somente nos mapas destas duas expansões. Em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, isso será possível com “todos os Pokémon que aparecem em Sinnoh” e a partir de algum momento não especificado na narrativa. Junto a isso, Sinnoh também trará a possibilidade de customizar suas Pokéballs através das Capsulas. Em Pokémon Diamond e Pearl, isso já era possível, e trazia alguns efeitos quando o Pokémon saía de sua Pokéball. Isso continuará nos remakes.
Customização será um foco nos remakes, algo pego em Pokémon Sword e Shield. Além disso, se comprar até um determinado prazo, o jogador vai ganhar um brinde, como sempre rola em jogos da franquia Pokémon.
Junto dessa customização de Pokéball, haverá uma customização maior de trajes em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Em Veilstone, ao invés do Game Corner, agora existirá uma loja onde será possível mudar o seu estilo e visual. Se o jogador adquirir (seja pela mídia física ou digital) uma cópia dos remakes da franquia até o dia 21 de Fevereiro de 2022, ganhará um código para um Ovo de Manaphy. Para quem não conhece, Manaphy é um Pokémon especial que anteriormente só era obtido por troca do mesmo ovo através do spin-off Pokémon Ranger do Nintendo DS. Ao se colocar Manaphy em uma encubadora com um Ditto, ele originará um ovo não se Manaphy, mas de Phione. Por fim, e não menos importante, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl receberão suporte do Pokémon Home, espécie de acervo de transferência de criaturas, mas somente em 2022.
A gente sabe que você quer jogar os novos games de Pokémon. Mas então que dar uma olhada nos já existente, como o Game New Pokémon Snap, que o Guariento Portal tem uma Análise ou dicas de captura em Galar. Como as Aves Lendárias de Kanto e os Regis de Hoenn.
Inspirados para o remake de Sinnoh? Pois então pode anotar em sua agenda, celular ou em outro lugar. Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl estarão disponíveis no Nintendo Switch a partir de 19 de Novembro de 2021 exclusivamente para o Nintendo Switch. Após a apresentação do Pokémon Presents, já era possível fazer a requisição do game através da eShop brasileira da plataforma. Vale lembrar que, segundo a política da Nintendo, o valor (R$299,00) será debitado na conta pelo meio solicitado não menos do que sete dias antes do lançamento dos games, onde ele estará disponível para download. No total, o game possui um tamanho de 10GB e contará com vários idiomas. Infelizmente não o português. Não menos importante, vale lembrar que Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl não são as únicas aventuras na região de Sinnoh. Pokémon Legends: Arceus chegará em 2022, mas isso é uma outra história.