No mundo dos games, existem poucas franquias que conseguem marcar tanto só de mencionar seu nome. E Pokémon sem dúvida alguma é uma delas. Desde seus primórdios, com Pokémon Red e Blue no Game Boy até Pokémon Sword e Shield no Nintendo Switch, a franquia arrebata em número de vendas e de público. Não por menos, o Guariento Portal tem diversas postagens sobre a franquia, como Análise das mais recentes DLC’s, as primeiras da franquia, The Isle of Armor e The Crown Tundra. Contudo, a vez agora é de um spin-off que evoca um saudosismo do Nintendo 64. Encarnando um fotógrafo da vida animal, como seria encontrar Pokémon em ambientes selvagens e ter de fotografá-los? Pois entre nesse Safari com New Pokémon Snap e veja se vale a pena se aventurar pela nova região de Lental nesta Análise do Guariento Portal.
“Temos que pegar!”. Na verdade, em New Pokémon Snap é temos que fotografar em vastos e lindos cenários da Região de Lental.
Para começo da Análise, não é preciso dizer muito que o primeiro aspecto que mais impressiona são os componentes técnicos de New Pokémon Snap. Produzido pela Bandai Namco, a The Pokémon Company deixou a maior parte dos trabalho depois de sua atuação com Pokkén Tournament. E, em poucas palavras, não houve um trabalho mal acabado. As texturas dos Pokémon e dos ambientes são uma das melhores visões dentro de um Universo desta franquia já feita. As florestas, os mares, as cordilheiras, praias e desertos são tão vivos que é possível se questionar se este nivelamento gráfico poderia chegar na série principal de jogos. Cada Pokémon parece ganhar sua própria vida com movimentos e ações únicas, além de que suas ações se vinculam ao mundo que se encontram. Não há queda de performance nem mesmo nos momentos em que há grande aparecimento de muitos Pokémon selvagens.
A trilha sonora também não faz feio, com sons ambientais e uma música que pode levar a uma contemplação completa de cada área da região de Lental. Na verdade, New Pokémon Snap pode ser visto como um excelente game contemplativo. Afinal, ao invés de ginásios e a ideia original de capturar todas as criaturas, aqui o dever do jogador é fotografar nas mais variadas condições todos aqueles Pokémon que aparecem a sua frente. Parece até uma jornada simples e monótona, mas a fórmula como foi produzida na verdade eleva a curiosidade e o desafio. E, como praticamente todas as suas áreas possuem uma vida própria, seja em sua estrutura dinâmica quanto de seus Pokémon, extremamente bem produzidos, não se torna em nada cansativo retornar a cada uma das áreas para fotografar novamente.
Jogabilidade de fácil entendimento e instigante. Você não vai sentir o tempo passar ao tentar tirar as melhores fotos.
Claro que, mesmo belo, polido e com uma boa trilha sonora, de nada adiantaria se New Pokémon Snap fosse preguiçoso em sua jogabilidade. Mas não o é. Por mais que possa parecer mais uma vez monótono fotografar Pokémon, sua dinâmica na verdade instiga o jogador a ir cada vez, e a repetir sua tarefa até conseguir o máximo. No game, há uma divisão de estrelas, que vão de uma até quatro e dos tipos dessas, de bronze até diamante. Diversos aspectos como o Zoom, o tamanho do Pokémon na foto e qual movimentação ele faz podem alterar drasticamente a pontuação. O que faz o jogador prestar a devida atenção antes de tirar suas fotos. No total, para ter acesso a Déx da região e aos dados dos monstros de bolso, o jogador deverá tirar quatro fotos no total, de uma a quatro estrelas para liberar os dados daquela criatura.
Seria até complicado saber exatamente quais as posições ou movimentações adequadas sozinho. Porém, New Pokémon Snap ainda ajuda com algumas dicas promovidas pelo Professor da Região, batizado de Mirror. Aos poucos, em uma tela em separado, o jogador pode ver que movimento ou hábito de determinado Pokémon pode ser visto para que assim consiga uma foto melhor. E, além disso, no decorrer da jornada, é possível usar itens para induzir que os Pokémon façam alguma movimentação diferente. Há frutas que podem ser jogadas e assim fotografar todos eles comendo, um Ilumina Orb, que faz com que eles apresentem um comportamento distinto e brilhem e uma música pode ser usada durante a noite, para acordar algumas criaturas. Com esse arsenal, é possível prestar a devida atenção em cada local, e assim retornar diversas vezes para buscar sempre as melhores fotos.
Pode parecer paradoxal, mas o game apresenta uma progressão bem tranquila, mas com uma dificuldade cada vez mais pesada:
New Pokémon Snap também pode ser destacado como um jogo tranquilo e contemplativo, mas com uma dificuldade peculiar. As fases vão sendo liberadas de uma maneira tão tranquila e natural que o jogador não percebe a passagem do tempo durante a sessão de jogatina. No entanto, quando é necessário ver a efetiva atuação do jogador, as coisas complicam. Afinal, como já dito, para completar a passagem de cada criatura, é necessário tirar quatro fotos, de uma a quatro estrelas e colocá-la dentro de seu álbum para que o monstrinho seja concluído na Déx. Isso é claro sem contar as criaturas lendárias e míticas, como Mew, Ho-Oh e Celebi, que exigem que o jogador tenha aumentado o nível da localidade até praticamente ao máximo. Ou seja, elevando a longevidade do título. Há possibilidade de contemplar seus amigos de forma online com as fotos e customizá-las é mais um aperitivo agradável.
Qual o motivo de termos de escolher apenas uma foto? E pra que tantas maçãs se vários Pokémon dão as costas para ela?
Infelizmente, New Pokémon Snap apresenta problemas que afetam sua jogabilidade, embora sejam bem poucos. Em primeiro lugar, é preciso analisar os itens que o jogador pode usar para fazer os Pokémon assumirem posições raras para serem fotografadas. Não são todos os Pokémon que fazem essas apresentações depois que o jogador usa determinado elemento. Alguns Pokémon vão parar para comer a maçã, outros vão simplesmente esquecer que aquele item foi jogado. O mesmo ocorre com o Ilumina Orb. Alguns farão posições majestosas abrindo asas, mostrando os chifres ou dançando. Outros pelo contrário, continuarão fazendo a mesma coisa. E por fim, a música que praticamente tem uma mísera cota de Pokémon. Logo, esses itens, que são vistos como uma função de auxiliar na empreitada não conseguem auxiliar na grande massa de criaturas, ficando o jogador a mercê realmente de sua própria câmera e de seu devido foco.
O segundo, e último ponto problemático de New Pokémon Snap é o entendimento exato do sistema de pontuação das fotos. Na verdade, de seus dois sistemas, pois como dito, um é relativo aos níveis de estrelas e o outro é a qualidade dessas estrelas. Por mais que itens como tamanho, quantidade de criaturas na foto e centralização apareçam entre os itens para terem suas devidas marcas, ainda assim há fotos em que o jogador tem certeza de que cumpri esses requisitos, mas o jogador lhe corta em alguma pontuação. Além disso, há de se ressaltar que em cada rodada, o jogador pode fotografar diversas vezes uma mesma criatura, porém terá de escolher uma única foto para mostrar ao Professor, desperdiçando assim todas as outras que produziu. E assim tendo que retornar ao Neo One e tentar refazer uma foto que você perdeu.
New Pokémon Snap lembra de seu antecessor, mas cria sua própria marca com o excelente trabalho da Bandai Namco.
Desta forma, nesta Análise, New Pokémon Snap é um estranho game de altíssima qualidade. Embora esse estranho seja no bom sentido, pois ao se deparar com a franquia Pokémon, espera-se encontrar sua franquia original. Porém, o que temos aqui é um game calmo mas sem ser jamais monótono. O ambiente extremamente rico é um dos maiores acertos visuais dentro da franquia já visto. Machamp, Magikarp, Ledian, Tyranitar e todos os outros seriam adoráveis nestes termos nos jogos principais. A trilha sonora e os cenários também não deixam a desejar. A jogabilidade é prática uma vez que com poucas sessões já é fácil entender a dinâmica de fotografia dentro de New Pokémon Snap. Porém, é a curiosidade de ter cada vez mais a melhor foto que fará com o que o jogador retorne, sem parecer algo custoso ou cansativo, mas sim algo divertido e que aumenta a jogabilidade do game.
Claro que algumas pontas ficaram soltas. E destas destacam-se os dois pontos já ditos de New Pokémon Snap. Os ditos itens que ajudam na estrutura do game, as frutas, os orbes que iluminam e a música simplesmente não afetam todos os Pokémon. Quiçá fazem efeito em uma parcela mínima de criaturas. Algumas é claro, com estes itens é possível chegar as quatro estrelas, mas a maior parte o jogador contará com a sorte, ao fotografar o momento certo. E a outra é a escolha obrigatória de uma foto apenas para mostrar ao Professor Mirror assim como os requisitos que, embora na tela, em determinados momentos são desproporcionais, dando uma enganada no jogador. Mesmo assim, New Pokémon Snap é uma aventura extremamente divertida no Nintendo Switch. Um retorno bastante adequado e artisticamente belo que lembra o seu antecessor, Pokémon Snap do Nintendo 64.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta Análise de New Pokémon Snap para o Nintendo Switch. E veja como tirar fotos é tão divertido. Não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Se você gostou dessa Análise sobre New Pokémon Snap para o Nintendo Switch, saiba que o Guariento Portal tem um espaço dedicado para os games. Na verdade, para a franquia de jogos Pokémon. De análise até curiosiade. A franquia teria uma outra versão dentro da região de Kalos, lar de X e Y no Nintendo 3DS. Ainda no portátil, o Guariento Portal fez uma análise sobre Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon assim como uma dica de como treinar de forma mais fácil seus Pokémon nesse game. Já em Pokémon Sword e Shield do Nintendo Switch, temos várias dicas de como capturar os Regis de Hoenn e as Espadas da Justiça de Unova. Além é claro das Aves Lendárias de Galar. Já nas análise de games, temos Raji: An Ancient Epic da indiana Nodding Head Games e Darksiders: Warmastered Edition da THQ Nordic, que tem versão para o Nintendo Switch.
* New Pokémon Snap é a segunda entrada na franquia Pokémon em que a Bandai Namco participa de maneira proeminente. Logicamente, a empresa já havia ajudado a Nintendo e suas subsidiárias em outros games, como Super Smash Bros. Ultimate (Nintendo Switch) além de ter sido a dona anterior da Monolith Soft, conhecida pela franquia Xeno. Seu primeiro game foi Pokkén Tournament, título de luta para Nintendo Wii U e Switch.
Promoção Pokémon você só encontra em um lugar, na Nuuvem. Está duvidando? Então veja você mesmo!
Em 2021, a Nuuvem se tornou uma fornecedora de jogos oficiais da Nintendo, que havia saído do Brasil. Assim, jogos da franquia podem ser obtidos de maneira legítima (e online) para o Nintendo 3DS e o Nintendo Switch. Tem Kanto, Johto, Alola e Galar, assim como spin-off’s, como Pokkén Tournament. Confira, e o melhor, a compra pode ser parcelada no cartão de crédito, nada melhor para alguém que ama cartão como todo brasileiro. E assim você ajuda o Portal em a continuar a fazer sua Curiosidade. Análise ou Crítica. Confira e clique no link para ser direcionado para a página da Nuuvem:
Jogo Pokémon Gold, Pokémon Silver ou Pokémon Crystal (Nintendo 3DS) – R$ 33,69.
Game Pokémon Ultra Sun ou Pokémon Ultra Moon (Nintendo 3DS) – R$ 134,70.
Jogo Pokémon Let’s Go Eevee ou Pokémon Let’s Go Pikachu (Nintendo Switch) – R$ 299,00.
Game Pokémon Sword ou Pokémon Shield (Nintendo Switch) – R$ 299,00.
Pokkén Tournament DX (Nintendo Switch) – R$ 299,00.
Pacote de Expansão Pokémon Sword ou Pokémon Shield (Nintendo Switch) – R$ 149,00.
Jogo New Pokémon Snap (Nintendo Switch) – R$ 299,00
Números
New Pokémon Snap.
Trazendo na memória o game de 1999, New Pokémon Snap é uma aventura contemplativa e exuberante dentro do Nintendo Switch.
PRÓS
- Gráficos e cenários deslumbrantes no Universo Pokémon, um dos melhores já vistos.
- Contemplação com uma ótima trilha sonora, sem se perder ou ficar algo monótono.
- Jogabilidade adequada, rápida e simples que o jogador não precisará pensar muito.
- Retornar aos cenários já visitados não é um martírio. Pelo contrário, é um ótimo divertimento.
- O tempo passa completamente despercebido com a carga leve, porém com a dificuldade a aumentar.
- Fotos podem ser personalizadas e divertidamente distribuída para os amigos e para o mundo.
CONTRAS
- Algumas mecânicas que auxiliam nas fotos não funcionam tão bem.