CHAME OS AMIGOS:
A primeira pergunta é: Quem não gosta de arrancar a cabeça de zumbi? E a segunda pergunta é: Quem não adora fazer isso com os amigos?! Pois bem, é só olhar o sucesso (até hoje) de Left 4 Dead para saber que ambas as respostas para essas perguntas são um grande SIM! Por isso, a ideia de fazer um jogo onde você vire para estraçalhar zumbis, seja sozinho ou com amigos, parecia uma ótima ideia! Mas, será que Dead Island conseguiu cumprir bem esse papel?
Lançado em 06/09/11 sendo desenvolvido Techland em parceria com a Deepsilver para PS3, Xbox 360 e Pc e depois tendo recebido um port, com todas as DLCs para PS4 e Xbox One. Tratando-se de um jogo de aventura, com câmera em primeira pessoa, elementos de rpg no gênero looter, uma pitada de plataforma e com modo cooperativo para até quatro jogadores.
RESSACA BRABA:
Dead Island começa com o nosso protagonista (indefinido) totalmente alcoolizado (a) em uma festa, interagindo com diversas pessoas. Até que, aos poucos, as coisas começam a ficar estranhas, desde pessoas se agarrando (não de uma forma legal) na pista de dança, até uma moça claramente infectada no banheiro! Então, tudo termina com a gente apagando no nosso quarto e acordando com uma ressaca absurda e sem saber o que ocorreu com aquele hotel, que agora é um lugar infernal! Por isso, escolhemos um dos cinco personagens jogáveis e partimos para explorar essa ilha maldita!
ESCOLHENDO SEU ESTILO:
Primeiramente, vamos aos controles de Dead Island. Mas, antes disso, quero falar um pouco sobre os cinco personagens que, apesar de terem movimentos idênticos, eles possuem vocações e alguns status diferentes. Logan é especialista em arremesso, com 100 de HP, 100 de speed e 80 de stamina. Purna é especialista em arma de fogo, com 100 de HP, 100 de speed e 90 de stamina. Já Xian é boa com lâminas e tem 90 de HP, 100 de speed e 100 de stamina.
Enquanto isso, o Sam é ótimo com arma pesada e tem 110 de HP, 100 de speed e 90 de stamina. E, por último, temos o Ryder que é coringa com 100 em todos os atributos e nenhuma especialidade. Todos os cinco podem andar, correr, pular, mirar e atirar, bater com armas brancas, agachar, tudo bem padrão mesmo.
CHUTANDO ATÉ A VITÓRIA:
Por isso, a escolha de qual o melhor personagem vai depender do seu gosto e do gosto dos seus amigos, caso você queira jogar com alguém. Os controles funcionam bem na maioria do tempo. O único problema é o ataque com as armas brancas que, por diversas vezes atravessam os zumbis e isso estressa bastante já que eles nunca vão te errar e você vai levar vários danos de forma injusta!
Porém, uma dica valiosa é usar e abusar dos chutes já que eles dão muito dano e atordoam bem os zumbis! Além disso, tome cuidado com as armas de fogo que, apesar de serem muito fortes, acabam atraindo outros zumbis e isso pode ser complicado! Mas, não é só disso que se trata o combate em Dead Island! Aqui , as armas possuem durabilidade e vão quebrar com o tempo. Todavia, é possível reparar todas elas na bancada, e ainda fazer modificações adicionando danos elementais como fogo e raio, sem falar na criação de itens arremessáveis como o coquetel molotov! Basta apenas encontrar (ou ganhar) o esquema e pronto.
A CLÁSSICA ÁRVORE:
Além disso, outro detalhe que influência no combate são as habilidades. Temos três árvores onde uma é focada na fúria que nada mais é do que uma habilidade super poderosa onde ganhamos força bruta e ainda podemos conceder efeitos extras aos aliados (e a nós) como regeneração de hp. A segunda é focada no combate e tem habilidades bem úteis como regenerar stamina ao derrotar inimigos e aumentar o acerto crítico das armas. E a terceira que foca na sobrevivência no mundo, tendo habilidades que aumenta a durabilidade das armas ou libera o lockpick para abrir baús!
Sendo sincero, eu nem toquei na árvore da fúria e o jogo transcorreu de forma tranquila. Inclusive, é bom lembrar que cada habilidade possui três níveis e que ganhamos um ponto a cada nível upado. Ou seja, se quiser atingir o máximo de durabilidade de arma, por exemplo, precisará upar os três níveis. Atente-se a isso.
ZUMBIZADA:
Agora, já que falamos do combate é bom falar dos inimigos já que a variedade de armas é bem interessante. Nós temos desde remos, até facas, madeira velha, tacos entre outras. Já nas armas de fogo a variedade é menor, mudando mesmo a questão do dano de cada uma. Falando nisso, espere um pouco para começar a fortalecer suas armas, já que rapidamente você encontra melhores!
E, sobre os inimigos, nós temos zumbis padrões, lentos e burros, mas também encontramos os clássicos brutamomentos, ou os que explodem na nossa cara, os que cospem ácido e até os gritadores que chamam outros! Se você já jogou Left 4 Dead, não vai se surpreender com nenhum. Entretanto, devo dizer que eles não ficam cansativos, até porque, o jogo não é longo o bastante para isso. Até o final, vai ser divertido ver as cabeças e braços deles voando!
SALVANDO A GALERA:
Em seguida, vamos ao mapa de Dead Island e aqui nós também vamos seguir um padrão. O jogo se passa em vários mapas abertos, mas que precisam de load para transitarmos de um para o outro. Ou seja, um mundo semiaberto. Nele nós podemos encontrar colecionáveis como documentos, e registros de áudio (ambos são bem legais inclusive), além de itens de cura rápida como refrigerante e barras de cereal.
Outro detalhe são as secundárias que aqui, nós temos uma quantidade considerável! Sempre que chegamos a alguma base, podemos conversar com vários NPCs e ajudar cada um deles com seus problemas. Inclusive, isso é uma boa maneira de explorar mais o mapa, juntando dinheiro, achando kits médicos (que são raros) e de bônus ainda encontrar várias armas novas (além da xp das missões, claro). Algumas são simples e outras um pouco maiores, mas eu com certeza recomendo fazer algumas já que elas deixam a exploração bem divertida! Mas, tome cuidado, porque os zumbis vão renascer sempre que você transitar de uma área para outra. Não seja pego de surpresa com uma mordida no pescoço!
O HERÓI SALVA VIDAS:
Ao passo que falamos do mapa, vamos direto para a história de Dead Island que tem seus momentos. Logo depois de acordamos no quarto, fazemos contato com um tal de Sinamoi que é um salva vidas que decidiu juntar o pessoal que sobreviveu ao primeiro rompante dos zumbis e com isso, fugir da ilha de Banoi. Então, ele pede a nossa ajuda para poder resolver vários problemas, como ligar o rádio e até pedir ajuda para o pessoal que está refugiado em uma igreja! E assim, vamos desenrolando a história.
DECIDIDO A ESCAPAR:
Dead Island tem uma história bem simples e que não tem nenhuma personagem memorável. Sem exagero. Vamos andando pelos mapas, parando em campos de refugiados e não teve ninguém que eu realmente gostei ou me importei e isso vale para os protagonistas também. A que tem a personalidade mais legal, é a Purna, por ser mais decidida.
Só que, por algum motivo, eu me sentido compelido a escapar dessa ilha, desde o começo. A atmosfera da história conseguiu me prender do início ao fim e isso me ajudou também a querer auxiliar algumas pessoas que passavam pelo meu caminho. Porém, é fato que, mesmo com os documentos, a história não é memorável. Entretanto, o seu final misterioso dava sinais de que, as coisas poderiam melhorar no futuro da franquia…
UMA BELEZA DE ENCHER OS OLHOS:
Por fim, quero comentar sobre o lado técnico de Dead Island onde temos coisas muito boas e outras nem tanto. Começando pelo gráfico que é muito bonito! Eu acho incrível quando pego jogos de PS3 e Xbox 360 pra jogar e eles me surpreende com uma beleza de encher os olhos (como Little Big Planet, por exemplo). A ilha de Banoi é linda, cheia de detalhes, com ambientes variados e trazendo um desmembramento muito bem feito! Foi realmente um trabalho muito bom dos desenvolvedores!
Já sobre a trilha sonora, é onde o jogo deixa a desejar. Tem uma música inicial muito legal, cantada pelo Sam B (um dos protagonistas), mas para por aí. Não que a trilha em si seja ruim, mas ela não é nem um pouco memorável, infelizmente.
MISSÕES ORGÂNICAS:
Entretanto, no level design nós voltamos a ter um acerto bem legal! Em Dead Island também podemos dirigir alguns veículos, ou seja, os mapas são relativamente grandes. E muito bem feitos! É muito divertido e recompensador explorar os cenários, e descobrir segredos espalhados! Sem falar na forma como as missões secundárias corroboram com essa exploração, deixando tudo mais fluído! Eu tive um pequeno incomodo com a sequência nos esgotos, mas não pelo seu design e sim pelo tempo que ficamos lá dentro. Mas fora isso, todos os mapas são bem feitos e fáceis de navegar (isso é uma qualidade essencial).
CONCLUSÃO:
Em síntese, Dead Island trouxe bons gráficos, um bom combate com armas de fogo, um desmembramento muito bem feito, além de um level design ótimo! Porém, acabou pecando no combate com armas brancas que falha várias vezes, na trilha sonora pouco inspirada, na história fraca e na falta de personagens memoráveis. Porém, ele entrega um saldo positivo, mesmo que você jogue sozinho (assim como eu), já que traz uma exploração divertida e fluída, com um combate que também diverte na maior parte do tempo e uma motivação simples, mas engajante! Levando cerca de 14 horas para zerar e podendo chegar até 38 horas para completar tudo. Ele é uma boa pedida para os fãs de jogos de zumbis e para aqueles que buscam um bom passatempo online com os amigos!
Números
Dead Island
Dead Island traz uma ambientação linda, um ótimo level design, um bom combate com armas de fogo e um desmembramento invejável. Porém, acaba pecando no combate corpo-a-corpo, na trilha sonora pouco inspirada e uma história fraca.
PRÓS
- Gráficos lindos
- Level design invejável
- Tiroteio satisfatório
- Desmembrando dos zumbis muito bem feito
CONTRAS
- Combate meelee as vezes deixa na mão
- Personagens esquecíveis
- História fraca
- Trilha sonora nada memorável